O Linux do Windows já está na loja de apps da Microsoft, mas com uma simples condição
Muito para além do Windows, a Microsoft tem apostado em integrar outros sistemas na sua oferta. A prova disso é a possibilidade de usarmos o Linux diretamente no Windows e em breve até o Android e as suas apps vamos ter ali presentes.
Dando continuidade aos desenvolvimentos, a Microsoft tem agora uma surpresa. O WLS, o Linux do Windows, está na loja de apps da gigante do software e pronto a ser usado. No entanto, há uma condição que nem todos cumprem para o poder instalar.
Desde que a Microsoft apresentou o Windows 10 que o WSL (Windows Subsystem for Linux) está presente. Este dá ao utilizador o acesso a uma distribuição Linux completa e que agora até consegue oferecer um ambiente gráfico.
Agora é dado mais um passo, que vem simplificar ainda mais a sua instalação. Esta passa a ser uma app da loja da Microsoft e assim garante atualizações constantes e independentes do que for criado para o Windows, segundo um rumo próprio.
Para facilitar o processo de migração para a nova versão, as duas versões do WSL vão ser suportadas. A mais recente tem prioridade na execução dentro do Windows, podendo ainda usar as distribuições Linux que estiverem já instaladas no Windows.
Esta versão garante o acesso direto a todas as novidades que foram desenvolvidas nos últimos meses e que assim chegam de forma direta. A interface gráfica das apps Linux pode ser acedida também de imediato, sendo uma configuração muito simples.
A Microsoft tem apenas uma condição para os utilizadores poderem usar esta versão do WSL. Devem ter instalado o Windows 11, na build 22000 ou superior e aceder à loja de apps da Microsoft. A WSL Preview vai estar ali presente e pronta a ser instalada.
Esta passará a ser a forma mais simples para ter o Linux no Windows 11, com todas as suas funcionalidades. Este parece ser também o caminho que a Microsoft vai seguir quando trouxer o Android para o seu novo sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
Nao tive paciência para ler o artigo todo.
Alguem que tenha tido, qual é a condição?
Windows 11
O tempo que perdeu a fazer a pergunta, tinha lido o artigo e nem precisaria de a fazer.
LOL
Esta forma de escrever artigos efetivamente irrita, colocam uma “minhoquice” no título para obrigar a ler o texto todo para a desmistificar.
Se no título dissesse que a funcionalidade era apenas para windows 11, a notícia ficava bem mais interessante, e de certeza ia ter aqui comentários acerca do Windows 11 em vez de “qual é a condição?”
“Windows 11, na build 22000 ou superior”
“Devem ter instalado o Windows 11, na build 22000 ou superior e aceder à loja de apps da Microsoft.”
ter windows 11 na buid 22000
Existe outra maneira dual boot!! Existe ainda outra maneira mandar a Microsoft e o seu SO “plantar batatas para o Afeganistão”
+1
Existe ainda outra.
Virtualbox.
Amigo, instalei o Ubuntu em dual boot com o W10, mas por 2 vezes após uma actualização do windows, tive que reconstruir o grub, porque a porcaria do windows deu cabo do dual-boot. Mas tens razão numa coisa, o windows está cada vez mais perto de ir plantar batatas. Cumps.
Não é nada, estão-te a enganar, tens que deixar o Bill Gates comer a tua namorada, ele agora é divorciado e fez uma parceria com a Microsoft.
Há quantos anos muitas distribuições Linux permitem rodar os diversos Windows no seu interior? Até temos uma distro ( Q4OS ) que tem um ficheiro executável que se instala no windows como qualquer aplicação. Não cria partição, sómente uma pasta e é a partir daí que funciona, não formata nem altera nada ao Windows…. o Linux pode não ser o mais presente nos terminais de empresas, serviços e particulares, mas está presente em tudo antes de chegar a tudo. Departamento de Defesa USA e a Estação Espacial Internacional, entre inúmeros exemplos, opera Linux!