Há muitas novidades na última build Insider do Windows 10
O trabalho de desenvolvimento e de melhoria do Windows 10 não para. Constantemente a Microsoft lança novidades e novas funções, tornando este sistema operativo cada vez melhor e com mais funcionalidades.
Um dos pontos de chegada destas novidades é o programa Insiders, onde passam por testes exaustivos dos utilizadores, para encontrar falhas e problemas. A mais recente build do Windows 10 dedicada aos Insiders traz duas novidades muito esperadas, que agora encontram caminho para a próxima grande atualização, a Redstone 4.
Esta próxima grande atualização do Windows 10 prepara-se para ser anunciada na primavera do próximo ano e tem já algumas novidades em testes no programa Insiders. Mas a Microsoft parece ter já mais duas novidades prontas a ser adicionadas, estando agora em testes.
A opção da Microsoft foi colocá-las já nesta build, lançada ontem e com o número 17063, que traz, finalmente, a Timeline e o Sets. Caso sejam Insiders vão vê-las já no vosso Windows 10.
Timeline, a sua memória de trabalho do Windows 10
A Timeline do Windows 10 é já conhecida de todos e trará a este sistema operativo um arquivo histórico de tudo o que o utilizador fez no Windows, representado numa linha temporal.
Para além de serem mostrados os ficheiros, as aplicações e as páginas Web que foram visitadas, num arquivo histórico, é ainda possível retomar qualquer uma dessas atividades.
Depois de ter sido apresentada em maio, sendo dada como certa na Fall Creators Update, acabou por ser adiada pela Microsoft, sem data de lançamento.
A sua introdução na build Insider 17063 mostra que está madura o suficiente para ser tornada pública e testada até à exaustão, sendo depois lançada na próxima atualização do Windows.
Sets, os separadores no Windows 10
Outra das novidades que podemos encontrar na build Insider 17063 é o Sets. Este é também um pedido bem antigo dos utilizadores do Windows, que vêm finalmente chegar os separadores às aplicações deste sistema operativo.
Apresentado pela Microsoft no final de novembro, esta será a forma de interligar numa única interface todas as aplicações que estamos a usar no Windows.
Tudo se vai centrar numa única janela, de qualquer uma das aplicações Microsoft, onde poderemos abrir os separadores que necessitamos e aí aceder às apps que queremos usar.
O próprio separador vai ter presentes as apps que poderão ser usadas e dará acesso às mesmas, da mesma forma que hoje usamos os atalhos para os sites nos browsers.
As restantes novidade da build Insider 17063 do Windows 10
Estas são apenas duas das principais novidades desta build. A Microsoft acabou também por melhorar o Edge, dando-lhe melhorias, por exemplo, no seu grafismo, e até a Cortana, que tem também uma nova interface e uma arrumação diferente de algumas áreas.
Se estão no programa Insiders então é hora de testar todas estas novidades do Windows 10 que os restantes utilizadores apenas vão poder experimentar na primavera do próximo ano.
Este artigo tem mais de um ano
lá vai o windows 10 a caminhar para um SO cada vez mais pesado e lento!!! cada build que sai é mais lenta!!! deviam era melhorar o que já está e não acrescentarem features que não têm qualquer interesse, ás vezes até são prejudiciais!!!! Depois os consumidores são obrigados precocemente a mudar os equipamentos para processadores com 8 cores e 16 GB de RAM e SSD … para poderem correr normalmente o Windows!!!
Progresso, não se podem fazer so features a pensar nos processadores y ram’s do seculo passado, è preciso preparar o futuro, de todas as formas podes desactivar todas estas features e animacoes para nao fazer tanta diferença, agora os consumidores com maquinas mais recentes (nem digo potentes) agradecem terem um SO moderno (opiniones)
Diz_me lá para que eu preciso de uma timeline onde está tudo o que fiz? só serve para a Microsoft saber o que eu faço no PC. agora já nem poderei ver meninas avantajadas no meu PC? A cada build o Windows é mais lento, mas essa é uma jogada suja da ms para comprar o último topo de gama. acho que estás empresas não olham a ninguém para atingirem os seus objectivos que é, tirar o máximo aos pobres
nao deves ser um user muito assiduo para nao veres a utilidade de uma timeline estas a fazer um trabalho no dia a seguir queres continuar basta ires a timeline e recuperares todas as janelas que tinhas abertas e continuares em vez de abrirres tudo de novo para nao falar de controlo de versoes puderes voltar atras no tempo e conseguires ver os dias em que trabalhas te num projecto. Depois se queres criticar omenos citica com coisas que façam sentido entao a ms melhora o windows para ficar mais lento e obrigar a comprar o top e gama? Primeiro sabes quantos computadores é que a ms fabrica? muito poucos portanto o lucro deles é muito pouco Segundo entao uma empresa melhora os seus produto adicionando funcionalidades mas tem de estar a pensar nas capacidades dos computadores? Esse nao é o trbalho deles o trabalho deles é melhorar os seus produtos. O senhor deve ser daqueles que por si ainda estavamos no windows 98 porque a ms nao pode melhorar o windows nao va os pc do ano 2000 ficarem lentos.
Nao tens PC para isso ficas com o windows 7 ou o XP se nao tens de ter o Pc mais actual agr ele nao abrigam nada a ninguem
o meu PC é novo e gamer, mas por exemplo coloca o Windows 7 a correr num PC antigo ou rápido. o 7 e XP foram os melhores, apartir do 8.1 foi a regredir, mas prontos
Testei ontem o timeline e achei aquio fantástico e pode mudar completamente o workflow tornando-o muito mais eficiente.
Já agora, tenho o insider a correr num VM, com poucos recursos alocados (2 cores + 4GB) e a coisa até não está muito mal – não seria utilizável no dia a dia, mas isto a correr num PC normal e atual não antevejo problemas de performance.
e é uma maquina virtual um PC com esse recuros provavelmente ja seria melhor ainda claro um pouco longe do ideal mas hj em dia 2 cores e 4gb de ram nao se o padrao ja estamos acima disso.
Tambem ja testei e para quem realiza projetos e trabalho é quase todo num computador a timeline dá muito jeito mas claro à sempre quem nao va achar util
Já faltava a conversa das empresas más que roubam os pobres, quando o que mais há é oferta para todas as carteiras. E nem todos utilizam o PC para jogos. O windows 10 está muito bem pensado para trabalho e é um sistema muito fluido. Para mim é o melhor windows de sempre, muito mais estável que o 7. Nunca lhe vi um blue screen, nem sei se tem, tão pouco.
Eu utilizo um tablet windows com um processador atom e o este windows correr muito bem.
PS – Eu também utilizo o PC para jogos, mas o windows é pensada como uma ferramenta de trabalho. Quem não gosta usa consolas.
Comps
isso do “progresso” tem muito que se lhe diga. a ms até poderia criar todas as features e mais algumas mas permitir ao utilizador descarregá-las ou não.
pensa nisto: porque raio as licenças ltsb do windows 10 são caríssimas? muitíssimo mais caras do que uma licença pro? no caso de uma empresa (e de pessoas como eu, por exemplo) a melhor opção seria sem dúvida a licença ltsb mas são tão caras que se fores por portugal fora ver que micro, pequenas (estas constituem a maioria do tecido empresarial português) e até médias empresas as têm quase não vais encontrar
O que???
O windows está muito melhor!
Alias estou a testar a ultima versão e até voa…
A tecnologia exige que se mude de pc de 2 em 2 anos…
Quem não pode deixa-se estar com o windows xp e que não se queixe
Tenho um i7, 32GB Ram, uma nVidia 1080, SSD Samsung 512GB e tudo corre bem, não sei onde o windows é lento.
O Windows xp é que provocava bluescreen’s
mau era se o windows não corresse bem nessa maquina xD
2 em 2 anos é um bocado exagerado. Eu diria que 5 anos é um bom prazo para a grande maioria dos utilizadores.
Aliás, tenho um PC em casa com uns 7 anos e ainda corre o Windows 10 sem grandes problemas.
O meu também anda na casa dos 7 anos (e na altura era de média de gama) e ainda corre o W10 sem qualquer problema… Por isso, subscrevo.
queres tu dizer: o consumismo desenfreado exige que se mude de pc de 2 em 2 anos.
um cidadão ou uma empresa conscientes nunca o farão
2 em 2 anos é para tesos. Eu troco de 3 em 3 meses.
De escova de dentes, claro.
Não sei que versão tens mas no meu Atom com 4 GB RAM OU um antigo AMD E-450 corre a última atualização em o mínimo stress
se vocês acham normal ter que mudar de equipamento de 2 em 2 anos … ok …. então o burro sou eu!!!!
não… acho 2 em 2 anos um exagero. Acho que o “ideial” está nos 5/6 anos – é o que faço – e tem mais a ver com a evolução da arquitectura dos CPUs.
2 em 2 anos diria que é aconselhável no mercado profissional ligado ao design/multimedia – e nem precisa de trocar toda a máquina, basta uns pequenos upgrades de hardware.
*facepalm*
Concordo.
Acabei de regressar ao Win7 uma vez que o computador estava, cada vez, mais lento. Entre mudar de portátil ou de SO, fica mais barata a 2.ª opção.
Acho que tens razão…e se conseguires “mudar” para o Win XP deve ficar ficar mais rápido ainda!
…lá isso é verdade!
A actualização que fiz a semana passada…o Office deixou de funcionar…
Experimenta usar software legal talvez nada deixe de funcionar, e se deixar, sendo legal podes ligar para o apoio da Microsoft e eles ajudam-te 🙂
+1
Não deixa de ser uma dor de cabeça, na empresa tivemos com problemas de mail durante uma semana tudo devido a uma actualização do Outlook, e a MS não foi de grande ajuda a Google por outro lado foi quem me safou.
Filipe F
Isso é pa rir…
Uma pessoa, primeiro tem de encontrar o numero ou email do suporte MS, e quando os contactas, o que te perguntam :
“Já colocou a sua questao na comunidade microsoft?” ah e tal… Nao… “Entao coloque e contacte-nos se nao obtiver resposta em 60 dias”.
As impressoras de talões e os ecrãs de touch com cerca de 1 ano que alguns dos meus clientes usam são legais (assim como tudo relativo a estes computadores porque são de estabelecimentos comerciais) , mas o windows consegue faz-los deixar de funcionar depois de um update. E nem sempre é tão simples de resolver como simplesmente reinstalar o driver.
Sim é verdade, trabalho com varios Kiosk’s e POS, e eu sei o que peno apos cada atualização do windows.
nao sei a quanto tempo esta neste ramos mas vou lhe dar um concelho Funciona ? entao deixe se de atualizaçoes so se atualiza quando existe algum beneficio nisso as atualizaçoes so trazem problemas ao que ja temos configurado o que é normal eu tenho muitos SO linux em servidores e se sair um versao nova do SO eu nao vou mudar nos servidores todos e configurar tudo de novo
Mais umas coisas para desactivar. A linha temporal so deve de ser bom para eles de certeza
Eles querem mesmo saber da tua vida!
És algum espião ou celebridade que esteja constantemente a alvo de paparazzi.
Todas as gotas fazem um oceano..
o oceano para eles ainda é pior se quiseres espiar alguma coisa importante 99% das gotas sao velhas a ver cortinados na ner
Eu gostei bastante do timeline. Vejo isto a optimizar bastante o meu workflow diário.
Bom dia,
Será desta que a Cortana vem em PT-PT ???
Ahh…. pelos vistos , não 😀
Entre PT-PT em que boa parte dos 10 milhões tem tanto acento que nem os outros portugueses os entendem, mais os que chamam as coisas por outros nomes… Não é fácil nem estimulante.
esquece isso.
Quem não pode arreia, com as maquinas acontece o mesmo. Querem ter um avião numa maquina ultrapassada. Para isso usem o linux e de preferência de à 10 anos atrás tipo instalar à unha, a ver se vão lá.
O problema é esse, antigamente fazia-se as coisas a pensar no que existe atualmente, nao se fazia ” daqui a uns anitos vai sair o intel core i10 com 10 cores de 3ghz cada, vamos fazer um produto este ano para esse processador”.
E assim surgem os bugs e tretas que nao funcionam.
Core i11
Talvez não seja apenas um problema de máquinas antiquadas.
No meu caso, tenho um Dell XPS 15 com um processador Core i7 2630 e 6 Gb de memória, com disco SSD de 256Gb (não é o estado da arte mas também não se trata de nenhum charuto) e notei que o Win 10 estava cada vez mais lento. Após voltar ao Windows 7 (tudo legal ;)) o portátil voltou a “voar”.
Vou continuar no Win 7 porque, para mim, não há nada no W10 pelo que valha a pena trocar. Estas novas funcionalidades apenas servem para sobrecarregar cada vez mais os computadores.
Enquanto puder, ficarei no Win7.
Olha que falas no Linux mas o ubunto ou o debian ja tiveram melhores anos tambem
Todos nós temos que admitir que a Microsoft está a por os computadores mais lentos a cada atualização!
Agora se querem um Windows 10 a correr estas atualizações todas sem travar prensei em gastar mas que 700€ nas lojas PT.
Claro que muitos haters vêm dizer que é muito caro, mas o IOS que corre tão bem e quase que nunca trava precisa de computadores caríssimos e extremamente projetados parra o IOS.
O Windows 7 continua a ser uma boa opção.
“Todos nós temos que admitir que a Microsoft está a por os computadores mais lentos a cada atualização!”
Não concordo nada.
Lento fica apesar de não ser uma grande diferença, mas como se diz acima as pessoas têm que se atualizar a cada 5 anos se não já começa a engasgar, digo que fica pesado porque tenho um pc com 4 anos, que a cada grande atualização acaba a pesar um pouco mais,
P.S. gosto muito do Win 10
O novidade mais importante e mesmo ficar cada mais lento ….
Caríssimos comentadores, falemos de experiências reais, colocando a coisa de forma sintética: HP all on board, 30 GB de disco, (coisa para crianças) após install build 16, obtive uma melhoria de desempenho sem precedentes. E mais do mesmo se passou com todas as máquinas que por aqui rolam, 5 e posso dizer também, que nenhuma tem manicure e pedicure em dia, verdadeiros assadores de castanhas pelas exigências cá de casa. Portanto, Microsoft no seu melhor. PS: Qualquer máquina que entre por esta porta, (minha) nas primeiras horas, terão a certeza que qualquer software pré instalado da marca, será definitivamente banido das minhas terras. Cumprimentos cá de longe, um bem haja e boas festividades.
“Falam” em lentidão isto e aquilo, porra pah tenho 1 quad core Q6600 com 8 gigas de memoria prai à 12 anos (sim 12 anos) e tem aguentado o WIN10 muito bem sem sentir alguma quebra na velocidade do mesmo com updates do Insider. Agora pergunto-me como será possível que um I7 ou outro qualquer dentro dessa gama fique lento? Será que o problema não é mesmo o utilizador que se mete a inventar e depois fica a pensar que é o maior a mexer no WIN10?
Inútil eeee Ainda mais inútil… *Opinião Pessoal claro, pode ser útil para outros*
Eu daria prioridade a um novo explorer com Fluent Design e um W10 Starter com menos funcionalidades e a apontar para low end PC (uma forma de meter o 7 e o XP de vez no lixo).
Se bem que eles andam atarefados com o Project Andromeda… Vamos ver o que sai dali.
Realmente era algo que já devia tar feito, con tantos utilizadores windows 10 tablets e híbridos ainda se usa um explorador de ficheiros, antigo com uma má interface para utilizadores touch e muito fora de moda