Não pode migrar para o Windows 11? Linux é a solução que os especialistas recomendam
O fim do Windows 10 é um dado adquirido. A Microsoft ditou o dia 14 de outubro para que isso aconteça e por isso a migração para o Windows 11 é inevitável. Ainda assim, muitos simplesmente não podem ou não querem que isso aconteça e para esses, a solução existe. O que os especialistas recomendam nesse caso é a utilização de uma distribuição Linux.
Com os hackers a aguardar a chegada da data do fim do Windows 10, os especialistas da ESET Alemanha confirmaram que não adianta permanecer no sistema operativo anterior da Microsoft. A evolução do malware e as táticas maliciosas dos hackers terão tempo suficiente para pensar num plano para aproveitar as vulnerabilidades que o Windows 10 terá.
Os relatórios determinam que esta mudança será ainda mais perigosa do que o fim do Windows 7. Se faz parte do grupo dos afetados pelo suporte, então pode estar interessado em saber mais sobre esta situação com as informações partilhadas. O debate sobre a mudança para o Windows 11 continua, mas agora os especialistas da ESET Alemanha resolveram alertar para as consequências de não o fazer, pois a situação torna-se mais grave do que o esperado.
Aparentemente, este já não é um evento semelhante à mudança do Windows 7 para o Windows 10. No final de 2019, apenas 20% permaneciam na versão antiga e em 2020 a grande maioria fez a atualização. Desta vez, são 65% os computadores que têm o Windows 10 e estão relutantes em migrar, o que aumenta a probabilidade de ataques. Devido aos requisitos necessários para o Windows 11, muitos podem não conseguir fazer esta mudança.
No entanto, o especialista Thorsten Urbanski recomenda que, neste caso, optem por migrar para Linux. Isto, claro, em vez de permanecer no Sistema operativo da Microsoft, o que é a pior opção.
Aconselhamos vivamente a todos os utilizadores que não esperem até outubro, mas que mudem imediatamente para o Windows 11 ou escolham um sistema operativo alternativo se o seu dispositivo não puder ser atualizado para o sistema operativo Windows mais recente. Caso contrário, os utilizadores expõem-se a riscos de segurança consideráveis e tornam-se vulneráveis a ataques cibernéticos perigosos e à perda de dados.
Dada esta mudança no suporte de segurança do Windows 10, o problema dos hackers aumenta porque já estariam a pensar numa estratégia de ataque no dia 14 de outubro de 2025. Ou seja, abrir-se-á uma brecha para estes cibercriminosos porque “conhecem muito bem estes números e estão à espera do dia em que o apoio termine”.
Se Windows não é uma hipótese, eu recomendo Mac.
Como irão migrar para Mac? o problema é que as pessoas têm um hardware antigo e não conseguem instalar o windows 11 no seu pc.
ao comprarem um pc novo o mesmo já terá características que permiterm instalar um s.o mais recente.
Mac e muito superior a linux que e demasiado limitado
Linux mais limitado que o macOS? Curioso. Em que medida?
Microsoft office corre em mac, nao corre em linux. Adobe suite, final cut, logic pro, autocad, pixelmator, affinity photo. Se formos para gaming até o league of legends corre em mac e nao corre em linux…mais?
Não corre em linux o office? Desde quando? É o que eu digo, esta malta nem sabe o que o linux pode fazer LOLOL
Oh fivela, vai ler umas coisinhas em vez de dizeres patetices, o linux com o wine corre tudo e mais alguma coisa do windows e se queres windows 11 num pc potente mas antigo instalas linux e metes uma maquina virtual de W11 com o TPM 2.0 crackado e jogas a porcaria do LOL em linux já viste? Dá corda ao cérebro pa
Para o Fivelas… https://www.linuxfordevices.com/tutorials/linux/install-league-of-legends
Fivelas já ouviste em falar em alternativas certo? Já agora o League of Legends funciona no Wine.
Se o problema de muitos é não gastar dinheiro para ter hardware para.correr w11 então a sua solução é.comprar uma máquina nova…
Aconselho a darem uma oportunidade ao Linux Mint, até o Firefox é mais rápido e consome menos recursos, em máquinas com alguma idade então ainda se nota mais o elevado desempenho quando comparado com o Windows.
Em portáteis com o Linux Mint como consome menos recursos ficam logo com mais horas de autonomia.
Big Linux também é muito bom.
Se é.para consumir.pouco então manjaro quase metade do consumo do mint em memória e processador.
Eu tenho Linux Mint num portatil Lenovo T400. Tem 2 SSD , 8 RAM … Uma verdadeira Bomba !!!
O portatil é velhinho, mas com 2 SSD , mete no sapato muitos portáteis novinhos em folha.
Ou talvez trocar de equipamento… porque neste momento, se não corre Windows 11, já não vai para novo…
E não venham com teorias de android, porque na grande maioria das marcas, se quisermos andar em cima das novas versões, ao fim de 3 anos, 4 no máximo, já não se aguentam das “canetas”…
Isso, viva o desperdício e consumismo. Máquinas perfeitamente funcionais e com hardware decente devem é ir para o lixo só porque o sistema operativo já não recebe atualizações de segurança.
Devido a especificidade de certos softwares que uso no meu trabalho, é-me impossível passar tanto para Linux, como para MAC, a única alternativa é mesmo atualizar a máquina e migrar para W11.
Nem sempre a troca de SO é uma opção válida, muito porque os programadores de certos softwares só vê o Windows, acho até que alguns nem sabem da existência de outros SO no mercado.
Então este artigo, obviamente não é para ti. Além de que se usas obrigatoriamente esses softwares,” tens ” mais que capacidade para trocar de Windows.
Agora, diria que uma grande % de utilizadores trabalham/usam browsers e que sim é possivel fazerem essa migração.
Mas claro, se não te encaixas neste artigo, então ele não é direcionado para ti. Passa a frente.
Este artigo é para quem quiser. Os linuxeiros estão sempre nos artigos de windows a vender a banha da cobra. Aqui os windoweiros podem fazer o mesmo.
Correção, e para quem lhe interessar… É bem diferente.
Porque o que existe muito por aí, é falta de conhecimento
Linux não é banha da cobra está a confundir Linux com Apple, trabalho com os 3 sistemas nenhum deles é o unicórnio cada macaco no seu galho aliás todos trabalhamos com Linux ou não seria o SO mais usado na Internet. Agora sim é verdade que 90% dos utilizadores poderiam usar Linux como desktop mas isso é um problema para quem tem de vender hardware. Nesse caso a Apple é o maior exemplo e agora até vai ter muitas máquinas em promoção para escoar o stock dos M pois vai voltar a ter Intel nas suas máquinas
Infelizmente, tenho que discordar consigo.
Linux mint – recomendo vivamente
Maquina – Lenovo T400 com 8 Gibytes de RAM . Velhinho mas a dar o ar da sua graça. Tem 2 SSD , em que um deles está no lugar do CR-ROM. Confesso que me chega perfeitamente para desenvolver software com Bootstrap , CCS , JS , etc …
Tenho máquina HP de 2016 c/TPM2.0 e todos os requisitos exigidos pelo W11, proteção de núcleo processador etc. Uso Windows de o W95. Comecei a usar Ubuntu em 2008. Já testei e usei muitas distribuições Linux, para mais de uma centena. Ultimamente usava W11 e linux em dual-boot. cansei de estar dividido por 2 amores e considerei os prós e contras de optar só por um e optei pelo velho mas actualizado ubuntu 24.04.1 LTS. Aderi ao Ubuntu Pro que permite inscrever até 5 máquinas para uso doméstico ( Empresas têm que pagar ) e tenho actualizações de distro e de segurança automácticas por 10 anos! Considerando que cada LTS ( Long Term Suport ) que sai a cada 2 anos, conclui-se na práctica que terei o sistema sempre actualizado. Só se o hardware ficar obsoleto demais mas o Linux não tem a mesma filosofia da Microsoft nem da Apple. E Ubuntu é desenvolvido pela Canonical!
Ubuntu a 100% já quase a fazer 4 anos. Estava como o Sr, mas arrisquei e fiz upgrade para o Ubuntu 24.10…primeiro numa máquina, agora as 3 lá de casa todas a correr a mesma versão.
Quem quiser experimentar o Linux sem ter grande experiência e sem querer investir numa máquina nova recomendo o Zorin OS, uma distribuição baseada no Ubuntu e orientada para usuários sem experiência em Linux e que estão familiarizados com o Windows. É extremamente parecido com o W7. Depois há outras distribuições muito boas como o Linux Mint ou o próprio Ubuntu.
Zorin é refugo, Fedora é refugo. Usem o Mint para começo e depois então expandam-se para outras.
Isto parece aquelas publicidades que fazem parecer que existe uma urgência para forçar o pessoal a fazer uma coisa qualquer. Até acabar o suport temos até Outubro. Daí para a frente depois ae verá. Mas a MS já relaxou a instalação do Widoa 11 em maquinas que não o suportavam. Por outro lado é experar. a adopção do W11 é baixa e o mercado é dominado pelo W10. É possivel que a MS tenha que estender os updades de segurança por mais uma ano ou assim…
Linux não serve para nada, nenhuma empresa usa linux para trabalhar e para jogar também não serve. Nem o league of legends corre em linux e ate o meu portatil com 14 anos corre perfeitamente league of legends e windows 10
Quem não sabe o que fala devia abster-se de comentários, imensas equipas de desenvolvimento usam linux desktop a maioria de servidores globalmente correm linux.
Servidores? Mas aqui fala se em pcs e nao em servidores, sabes ler? Ou usas um servidor para comentar aqui? que toto
Quem não tem argumentos recorre ao insulto… deve ser alguma NEE
Conhece o office365?
Sabia que nem em todos os “trabalhos” necessitam o pacote MSOffice?
Mais ainda, sabia que há muitas linhas de montagem (controle CNC e Lasers, por ex.) que correm sobre linux? Quanto custaria substituir todas essas linhas de cada vez que a Micro$oft dicide retirar o suporte aos seus SO’s?
Pode ser que os “trabalhos” e trabalhadores de empresas de Vão de escada o necessitem obrigatoriamente. Outras nem por isso…
O seu comentario com insultos parvos é de uma pessoa pequena num mundo pequeno…
Infelizmente não empresa onde trabalho 3 das 4 CNC usam windows e só uma linux.
A de Linux nunca da problemas, as de Windows nem por isso. O único problema e que o software de programação e em Windows inclusive a que funciona sobre Linux, e por causa dos pos processadores proprietários, ainda não fui capaz de passar todas as funções para um pós processador Open source, para poder usar outros software que funcionem em Linux ou qualquer outro SO.
Faço tudo em Linux no meu trabalho. Não preciso de jogar.
Nao usas microsoft office no trabalho? Estranho, todas as empresas usam.
utilizo LibreOffice em casa e envio e recebo ficheiros office do trabalho. Só há pouco tempo lhes informei que não tenho produtos Microsoft em casa. Tb tiveram a mesma atitude….não gasto um Cêntimo em software e faço tudo na mesma, até rendering com o Blender
No Linux joga-se muito bem o League Of Legends, é preciso é saber metê-lo a funcionar LOL
https://www.gamingonlinux.com/2024/04/riot-games-talk-vanguard-anti-cheat-for-league-of-legends-and-why-its-a-no-for-linux/
tenho estado a correr inúmeros jogos que compro no STEAM…tudo corre no Ubuntu 24.10, mesmo o que referen apenas windows, pois o STEAm instala o PROTOn e marcha tudo
O McDonalds usa Linux tal como a IBM, Facebook, Amazon. O windows é tão mau que a Bolsa de Nova York tem de usar o Linux. Já agora os submarinos e o controlo de tráfego aéreo usam Linux tal como os comboios Bala japoneses, a Nasa, a Estação Espacial Internacional. O linux também é usado pela Pizza Hut, a OLX, a Industria de Aviação, parlamentos de países como a França. Estes são apenas alguns exemplos.
Já agora o Titanic e o Avatar usaram Linux na sua criação.
Bem tentam impinjir linux mas ninguem usa, so mesmo os nerds totos…..ate da pena ver vos a inventar tanto para ganhar utilizadores e ninguem quer saber lol
Edta a fazer alguma confusão sim todas usam Linux mas também todas usam Windows porqie no final o Linux tal como o Windows ou o ios não são perfeitos e cada um tem as suas vantagens e inconvenientes. Todos em casa temos equipamentos Linux todos usamos Linux sem sabermos acontece o mesmo com qualquer empresa que não descura a sua segurança e fiabilidade, usa o que de bom tem cada SO para ter garantia de continuidade de negócio
Arch Linux e fazem o vosso próprio Linux ou experimentem o EndeavourOS ou então vão de Debian puro. Para os mais “atados” o Linux Mint ou Ubuntu é obrigatório.
Metam o Linux e depois uma máquina virtual dentro do Linux com Windows 11. MAI NADA!!!
Eu não consigo deixar de usar o Chrome e não gosto dos layouts e a navegando do Linux.
Estou a pensar em Chrome OS. Só é pena deixar de poder usar o software Adobe.
Mete linux com KDE ou experimenta o elementalOS…
Pode instalar o Chrome (browser?) no Linux. Quanto aos layouts pode alterar tudo https://www.google.com/intl/en_uk/chrome/?platform=linux
Boa tarde, a todos. Cada vez q a ppware edita uma noticia, ou outro serviço noticioso, sobre o fim do win10 e o q isso representa para o mundo, fico cada vez mais revoltado. Se pensam q sou um velho do restelo, estão “secularmente” enganados, eu sou demasiado progressista para o meu próprio gosto. Devemos actualizarmo-nos sempre, abertos a novas ideias, se gostar-mos, continuamos, senão, mudamos de direção, há sempre alternativas se tivermos a mente aberta para isso, o progresso surge de nós e da direção q lhe queremos dar. Mas a minha revolta vem do facto de q a inevitabilidade a cada notícia parece mais o fim do mundo do que o fim de uma era. Ok, a microsoft quer ser igual no interface a todos os outros mas superior a todos como sempre. Ok, força! E porq não fazê-lo apenas com a possibilidade de podermos escolher o modo interface como se de um wallpaper se tratásse? Para isso é preciso obrigar as pessoas a comprar novos equipamentos no minimo, no valor de 500 euros, q vão ser capazes de suportar o 11 por quanto tempo já q o 12 está aí pronto a rebentar? Elitismo! Por mim a microsoft já teve o seu uso, a sua função, hoje pensa q é governo do planeta digital, e como tal, tal como a trumpmania, quer o poder pelo poder, nunca acaba bem, nunca. Subir é uma canseira, mas caír, … frações de segundos… e levantar, raramente ou nunca. Por isso a minha revolta contra tudo aquilo q nos submete, afinal, onde está a liberdade? Nos outros sistemas operativos. Assim podem eles prosperar e inovar conforme as nossas necessidades, até,… essa se instituir no poder, e aí, começa tudo de novo. É isso! Para quê tanta notícia, enfase, choradeira, histeria… ganhemos coragem, toca a encher o peito de ar e recomeçar noutro sistema, vão ver q será revigorante. Pelo menos até algo de inesperado acontecer, tal como, por exemplo, num mundo corporativo a microsoft comprar a linux e mudar o jogo, ou ao aliar-se á google e convencê-los a fazer o mesmo caminho dos despotas. É, estamos sujeitos a isso. No entanto, o futuro é agora, por isso, as nossas armas são as nossas escolhas, enquanto as podermos fazer. Eu tenho um pc hp icore 5 com 16gb de ram e não é elegível para receber o 11. Daria para rir se não fosse mais sério do que aparenta. Claro q onsegui instalar o mesmo, e foi aí q descobri q não gosto dele, mesmo tentando obrigar-me a fazê-lo por razões profissionais, mas não consegui. Não arrebata, é mediocre na apresentação, cores esbatidas, infeliz no conceito e concepção. Há quem goste e discorde de mim, têm esse direito como eu tenho o meu de não gostar. Fiz downgrade. Ainda continuo a usar o 10 mas raramente, para aceder aos sites do governo cativos pela microsoft. Volto a repetir o q disse noutro post, já repararam como o win10 ficou tão pesado ao ponto de termos q ter q fazer upgrade de memoria e disco ssd? Tenho feito alguns mas aconselhado a fazer também a mudança, já q usam quase e somente o smartphone porq não mudar para o chrome OS? Para já, é bom, fiável e divertido para o espírito jovem. O linux dá outras possibilidades e mais profissional. O apple, enfim outro elitista, mas q agora já quebrado para uso geral continua confinado á sua própria natureza, mas enfim, já uma alternativa viável. Por isso, escolham, ou não… os mais desafortunados, estão desgraçados, como sempre, os outros acham q estão melhor, será? Não se deixem levar pela preguiça, poder eacolher aimda é a vossa melhor arma.
O teu caso é aquele em que metes um debian puro e leve e instalas uma vmware (sim, tmabém há vmware para linux sr. fivela) ou outra aplicação das centenas que existem em linux FREE e instalas o W11 na maquina virtual, dás 8GB de RAM, 4 ou 8 cores e ficas com o W11 e podes otimizar para a grafica e som só ser usado na vmware e tudo para jogares a porcaria do LOL do fivela, atado esse fivela pá…
Trabalho numa empresa do estado, apesar de eu não ser funcionário da função pública, que ainda “corre” muita coisa em windows 95, logo usarei o windows 10, talvez sempre, dado que a politica da microsoft não permite que o meu PC “corra” o win 11, e depois fala-se muito e consumismo, etc, etc, etc,
Pela primeira vez o Windows exige um hardware especial e já tudo aponta o dedo.
O Android usa e abusa de falta de suporte oficial e ninguém diz nada.
Todos os dias há telemóveis a ir para o lixo que tem capacidade de hardware para correr versões Android mais recentes e ninguém liga nenhum.
O facto de não atualizarem direto de um site oficial Android e poderem estar minadas por fabricantes menos conhecidos e idóneos é outro ponto que ninguém foca.
Windows Phone atualizaram sempre direto do site oficial durante 4 anos com passagem do W8 para W10, mas parece que já ninguém se lembra.
Para quem quer usar o Windows 11 os Mini Pc’s são uma alternativa.
SO por SO, Windows leva uma abada tal… estão sempre a comparar coisas que nao estao em iguais circunstancias, o que segura o Windows sao os fabricantes de software/hardware que apenas fazem para eles, metam isso na vossa cabeça e não por falta de capacidade do SO. Eu até percebo porque existem softs que nao existem exactamente iguais para Linux, porque havendo, quem no seu perfeito juizo iria usar Windows?