E agora Microsoft? Há um novo problema a afetar a utilização do Windows 7
O fim do suporte ao Windows 7 foi efetivado pela Microsoft no dia 14 de janeiro. Desse dia em diante, todos os problemas que assolem este sistema operativo vão ficar por resolver e a afetar os utilizadores, independentemente do seu impacto.
Esta era a ideia inicial da Microsoft, mas como se viu foi ligeiramente alterada, tendo já sido lançada uma atualização. Agora, e sem qualquer razão aparente, um novo problema surgiu. OS utilizadores simplesmente não conseguem desligar o Windows 7.
Novos problemas no sistema da Microsoft
Esta nova falha do Windows 7 surgiu inesperadamente há poucos dias e lentamente tem começado a espalhar-se por um número muito elevado de utilizadores.
Do que é descrito, e até mostrado por vários, este problema surge quando o utilizador tenta desligar a sua máquina da forma normal.
Sem qualquer razão, surge uma mensagem ao utilizador que simplesmente impede o desligar do Windows, indicando que este não tem permissões para realizar essa tarefa. Por muito que seja repetido o processo, este simplesmente dá essa mensagem de erro.
Deixou de ser possível desligar o Windows
As teorias que têm surgido apontam para que este problema tenha sido trazido pela última atualização que a Microsoft lançou para este sistema, e que tantos problemas trouxe. Para corrigir uma falha, acabou entretanto por remover o wallpaper.
GREAT!!! This is the last thing I need right now: shit getting weird now Windows 7 is no longer supported. Went to shutdown only to get a "DON'T HAVE PERMISSION TO SHUTDOWN" error. NICE! Doing a backup before I try & force the shutdown, just in case I can't boot up tomorrow.
— ObscuroArcanum (@ObscuroArcanum) February 7, 2020
Há ainda quem refira que o problema poderá estar associado a políticas de grupo do UAC (Account Control) com problemas ou, e esta é muito mais rebuscada, a atualizações de telemetria da Microsoft que estejam a agir no Windows 7.
Uma solução temporária para o problema
Apesar de não haver ainda uma solução oficial para este problema, existem algumas formas simples de garantir que o Windows é desligado de forma correta e sem causar problemas.
A mais simples é mesmo usar o comando shutdown no DOS ou na PowerShell. Com as flags certas, desliga-se de imediato. Há ainda em use o Ctrl Alt Delete e depois carregue no botão vermelho.
2 soluções para corrigir esta falha do Windows 7
Sem suporte oficial e apenas com a confirmação do problema pela Microsoft, os utilizadores já trataram de encontrar formas de resolver a falha. A primeira passa por alterar as Políticas de grupo do Windows 7, seguia de um reboot.
A segunda forma é mais complicada e passa por fazer um restauro do Windows 7 para uma data anterior ao problema. Esta está descrita nesta resposta do Reddit e foi já sobretudo confirmada por vários utilizadores.
Não se esperava que este tipo de problemas surgissem depois do fim do suporte do Windows 7. Falhas de segurança, bugs em serviços seriam graves, mas aceitáveis. Nunca foi esperado que falhas dentro do próprio sistema da Microsoft fossem agora uma realidade.
Este artigo tem mais de um ano
É só executar o “Tweaking.com – Windows Repair Free” https://www.tweaking.com/content/page/windows_repair_all_in_one.html
com todas opções marcadas, resolve bem rápido.
cara o win7 num tem mais suporte problemas passaram a sere corriqueiros, e fazer parte, como disse e deu prazo a Microaoft migre ou sofra as consequencias ou vai de win 8.1 ou 10 ou mude para Linux e para de mimimi de algi sem suporte e deixa o sistema
ok e que tal agora tentares falares português?
“escreveres”
Na verdade seria “escrever”.
Pô xi Fernando! Sê tem razão aí! Esse cara do Window são dismais! Puxa vida!
Pra mim, esses problemas não existem, de fato (não, não sou um fanboy de Windows). O que existem são “problemas criados de forma proposital a fim de forçar os usuários de Windows 7 migrarem para o Windows 10”.
Daqui a pouco ocorre outra atualização “bugada” do tipo, Windows 7 se recusa a iniciar e coisas do tipo.
A Microsoft quer que todos migrem a força para o Windows 10. Burra ela, que não sabe que se o 7 não for mais opção existe o Windows 8.1 e Linux.
Sabes qual o custo de manutenção de sistemas operativos?
Menor que o custo da sua ignorância.
Pura verdade eles querem derrubar o windows 7 de todo jeito. Ele é o melhor e sempre será o melhor windows que existe
Com o XP aconteceu algo similar logo após o fim do suporte. Não me admira que tantos problemas ocorram em um período de tempo curto após o fim do suporte do Windows 7. É provável que vejamos um cenário parecido em Janeiro de 2023 quando o 8.1 perder o suporte, bugs “esquisitos” e “não propositais” aparecerão magicamente e solução da MS será a mesma: migrem para o Windows 10 🙂
cara o win7 num tem mais suporte problemas passaram a sere corriqueiros, e fazer parte, como disse e deu prazo a Microaoft migre ou sofra as consequencias ou vai de win 8.1 ou 10 ou mude para Linux e para de mimimi de algi sem suporte e deixa o sistema, o que vive de passado somente Museu!
Peço desculpa mas estão á espera de quê para mudar para o win10? Mais rapido, seguro e eficaz.
Aliás existe uma forma legal de passar do 7 para o 10.
Porque insistem no lixo do win7 atual?
Quando vejo alguém afirmar que o windows 10 é mais rápido do que o windows 7 fico logo com a certeza da sua má fé. Utilizei o 7 desde o seu aparecimento, uso atualmente o 10, e não tem nada a ver. Por vezes o 10 até para abrir janelas é lento. E nem compreendo porquê! Tenho um pc recente, com 32 gb de memória, uma boa gráfica e um processador capaz, o windows está a usar mais memória do que no windows 7 sem fazer nada, fazendo 0!!!!! Mas ainda assim tenho muita memória disponível que nem está a ser usada e a abrir janelas é lento???? Nunca tive esse problema no 7. O 7 foi sempre um S.O. muito estável. O que é muito suspeito começarem a surgir problemas destes, e logo agora. Será também má fé, neste caso da Microsoft?
Você ta usando que build do windows? A questão de consumo de memória, nem sempre um sistema consumindo menos significa ser melhor. Como você tem muita memória tem sistemas que deixam cache para programas abrirem mais rápido(nao sei de o win10 faz isso, mas têm distros linux que faz. A questão da respostas varia bastante, se vc usa ssd, se tem reiniciado, tem muitos arquivos e se ta fragmentado pq no 10 quando vc desliga ele não desliga de vdd ele entra num estado de hibernação, o sistema só desliga msm quando você reinicia. Eu tinha desligado meu note, dps de uns dias fui pegar e fui olhar no painel de controle, a gracinha tava com tempo de uso uns 4 dias
Só de comparar o uso de ram de ambos e a quantidade de processos ativos dá pra notar que o Windows 7 é muito mais “leve” e “rápido” que o Windows 10.
Quem diz o contrário são fanboys do Windows 10 (pior que isso existe) que defendem o sistema da MS de forma doentia como solução mágica a tudo e quase sempre uso SSDs pra dizer que é “rápido”. Coitado deles!
Simplesmente porque ele é o melhor que existe … Na instalação do windows 7 basta desligar o windows update e pronto fim dos problemas. O windows 7é o melhor windows que existe
Mas quem é que ainda usa o windows 7?
Muito mais gente do que pensas 🙂
Eu sou um deles e digo mais… desde o dia 14 até hj, estou farto de ligar e desligar e nunca tive problemas…
Ás vezes fico a pensar de onde e como surgem esses problemas… chego a pensar que devem ser 2/3 mil computadores em TODO o mundo… é mesmo mt estranho…
Ainda se fosse só o Windows 7…. Há casos em que não pode ser outro sistema operativo que não o XP por causa de softwares/drivers que não foram atualizados por uma qualquer razão…..
E desenganem-se que isto só acontece em empresas de vão de escada! Há grandes empresas (cotadas em bolsa!!!) cujos controlos de AVAC, por exemplo, é feito por um software desenvolvido em 2002 e que nunca sofreu alterações porque faz o que é preciso fazer, e essas empresas não vêm necessidade de investir para evoluir para algo que faz exatamente o mesmo… Ignoram, muitas vezes conscientemente, que o suporte terminou há anos e que muitas vulnerabilidades, muito bem conhecidas e divulgadas, não foram corrigidas…
Yep, ha muitos casos desses.
Até ao dia em que esses sistemas ficam infectados ou inoperationais por infecção e depois é um “Deus me acude” para repor o serviço…
esse sistemas estão isolados!
Todas as escolas do país.
Eu até te digo mais, ainda está semana estive no S. João e os sistema operativo no computador do médico era o
..
Wait for it…
Xp
e depois admiram-se que os ransomwares aparecem nos hospitais ou organismos publicos…
Mais de 50% dos hospitais da CUF ainda usam W7. É só um pequeno exemplo.
Eu e todos os gamer sabem que o windows 7 é o melhor
Aconteceu com o Windows 10 também, não é exclusivo do Windows 7
Tenho um Toshiba L500 que vinha com o Win7 de origem e posso dizer que com o Windows 10 o laptop tem uma performance de longe superior. Zero problemas com o update ou drivers.
O único upgrade de hardware que fiz foi um SSD que me custou 30 euros. Por isso não percebo o porquê da malta insistir em ter o Win7.
O Windows 7 teve de ser pago, ou seja o Windows 7 é um produto e nos, os consumidores.
Já a atualização para o WIndows 10 foi gratuita… Ora, tal como nas redes sociais, se o “produto” é gratuito”, quer dizer que o produto somos nós, e a nossa informação privada.
É precisa mais alguma razão para NUNCA na vida mudar para o Windows 10? Então aqui vai: menos controlo sobre o nosso próprio computador (então as versões Home são uma anedota), menos liberdade sobre o que lá podemos instalar, e conteúdo monetizado.
WIndows 7 = Liberdade
(e como não vou na cantiga de fazer “actualizações de segurança” assim que elas são publicadas (e prefiro sempre deixar o primeiro milho para os pardais), NUNCA na vida terei este “problema” da impossibilidade de desligar o PC… só por acaso lembrei-me da expressão OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA… só por acaso…)
Deves ser daqueles que anda com um capacete de aluminio com medo que lhe leiam a cabeça….
Paranóias… cada um tem a sua.
Windows 7 teve de ser pago, ou seja o Windows 7 é um produto, e nós os consumidores.
Atualização para Windows 10 foi gratuita… Ora, tal como nas redes sociais, se o produto é “gratuito”, quer dizer que o verdadeiro produto somos nós e a nossa informação privada.
É preciso mais alguma razão para não mudar para o Windows 10?
(como não vou na cantiga de fazer “actualizações de segurança” assim que são publicadas , nunca terei este “problema” da impossibilidade de desligar o PC. Lembrei-me do conceito Obsolescência Programada… só por acaso)
Não precisas de ter multiplas contas.
Deixa de meter spam nos comentários.
Cá para mim a Microsoft criou este problema de propósito para o pessoal se chatear e migrar para o 10.
Atras deste problema virão muitos mais e assim fazem a transição, vencem pelo cansaço.
eu tenho o windows 10 e manjaro linux no computador zero problemas porque nunca utilizo a parte do windows 10 cada um tem o que merece
Eu nunca tive esse problemas pois mandei o Windows “dar uma volta ao bilhar grande” e a Microsoft também foi.
Tenho 3 portáteis com Windows, o +antigo é um Toshiba T130, c SSD e XP 32, um Samsung 900 c I7 e WD7, e um Toshiba Z30 c WD10 e I5 nova geração. E qual o + rápido a surfar, nunca teve problemas de virus, e até trabalha com Photoshop?… O XP. Os outros estão sempre parados. Então o WD10… Já perdi a paciência com os problemas e o tempo q perdi com as actualizações
Pessoal todos os problemas do windows 7 vem através do windows update, na instalação do windows 7 basta desligar o windows update pra ele não ficar baixando atualizações e que muitas delas vem corrompidas causando problemas no windows….( Eu toda vez que faço a instalação do windows 7, eu toda vez desligo o (windows update) é ele que é o causador dos problemas )