Microsoft vai trazer mais uma excelente novidade para as GPU usadas no Windows 10
A Microsoft tem desenvolvido o Windows 10 a um ritmo elevado. Nos últimos meses têm sido muitas as novidades que são mostradas como quase prontas a serem lançadas, em áreas que até agora eram esquecidas.
Uma novidade poderá chegar em breve, sendo útil para muitos utilizadores. É algo que o Windows 10 já merecia há anos e que agora finalmente vai surgir. Está dedicada às GPU e vai permitir controlar melhor que se passa nestas.
Ainda mais informação das GPU para o Windows 10
Com a última grande atualização a ser apenas uma simples correção de problemas, espera-se muito da próxima que vai ser lançada. A 20H1 será disponibilizada no início de 2020 e, por isso, os utilizadores esperam por todas as novidades que já deviam ter sido lançadas.
Mesmo com esta lista pronta e quase pronta, há ainda espaço para algumas novidades serem preparadas pela Microsoft. A mais recente surgiu na build 18963 e mostra que há ainda espaço para inovação e para a criação de melhorias.
Falamos da novidade que surgiu no Gestor de Tarefas, onde é possível ter ainda mais informação sobre as GPU instaladas e em utilização. Falamos em especial das externas, que melhoram a utilização do Windows 10, ao nível gráfico.
A Microsoft tem a temperatura como novidade
O que esta build trouxe ao Gestor de Tarefas é a possibilidade de ver a temperatura a que estes elementos estão a funcionar. Por norma tendem a atingir temperaturas elevadas e é importante controlar. Até agora havia a dependência de aplicações externas para ter esta informação.
Algo que não está presente é um histórico associado a estes registos. Apenas está disponível a temperatura atual e só esta pode ser consultada. A Microsoft poderá em breve complementar a informação com este registo temporal de temperatura.
Depois de testes com esta novidade, tudo aponta para que seja incorporada já na próxima grande atualização. Está madura e será extremamente útil para os utilizadores do Windows 10, que assim podem controlar mais um parâmetro das GPU.
Este artigo tem mais de um ano
No Linux já existe há anossssssssssss
E depois? Estamos a falar de Windows, não de linux!
O título está um pouco confuso.
+1
“Microsoft vai trazer mais uma novidade…” O que é novidade para eles, é comum para o resto do planeta.
Podiam fazer é alguma coisa sobre a questão da privacidade dos utilizadores do W.10
Para o resto do planeta? Hum… serão os dois ou três por cento que não usam Wobdows no pc? Deve ser.
Queria dizer como ė óbvio: windows.
2% ou 3%? Não há dados porque é um SO gratuito, mas duvido que o linux tenha conquistado menos de uns 15% dos utilizadores de computadores em todo o mundo. E depois há os utilizadores do mac, que aumentaram bastante nos últimos 10 anos. Pessoalmente, conheço muita gente que se virou para o linux, muitos após o fim do suporte ao windows xp. Outros virar-se-ão dentro de em breve para esse SO, após o fim do suporte ao windows 7, como forma de fugir às práticas pouco éticas da micro$oft, e à necessidade de fazer upgrades de hardware dos seus pc’s, para conseguirem correr o windows 10, que não tem quaisquer benefícios em relação ao w7. É apenas mais vistoso, mais inclinado a impor a sua vontade ao utilizador (actualizações forçadas, por exemplo), menos tolerante a personalizações e a software mais antigo, e menos amigo de privacidades, em relação aos seus antecessores…
“Não há dados porque é um SO gratuito”, totalmente irrelevante se assumires que todos tem aceso a internet.
Com acesso a internet tens estatísticas dos browsers, de programas, updates etc etc.
Não há dados mas é no mínimo 15%.
Se não há dados então podemos afirmar que não existe 1 único utilizador….
De notar que muitas das novidades no W10 estão relacionadas com a atualização do wddm (Windows Display Driver Model) para a versão 2.7, mas apenas suportado pelas gpu’s mais recentes.
Poderá ver se a sua gpu suporta a wddm 2.6, abrindo a aplicação dxdiag
As novidades para a wddm 2.7: Windows 10 20H1 (10.0.18980) mínimo
Shader Model 6.5 (6.3 mínimo)
DirectX 12 Raytracing Tier 1.1 ( muito importante nos próximos jogos, 2020 on)
Muitos jogos já têm suporte para Vulkan (API), concorrente ao DirectX 12 da Microsoft.
Que excelente novidade. Não caibo em mim de felicidade. Irra
A novidade é… que dá a temperatura do GPU?! Who cares? A quem interessa a temperatuda do GPU tem apps da própria empresa ou muito melhores dedicadas (a maioria a OC ou UC).
Se se encarregassem de acabar com o DX12 e adotassem o Vulkan, e obrigassem a AMD/NVIDIA a enviar os updates de drivers pelo centro de updates do Windows (ou pela loja)… mas nao. Inutilidades.
+1
Novidade, temperatura kkkkkkj
Apenas mostra a temperatura
“Meu Deus que incrível”
Seria incrível se:
colocassem abas no Explorer (ficou para os apps)
Usar os app como gadgets na área se trabalho
Não entendi dessa, as fabricantes de VGA já tem softwares específicos, além disso vc mesmo faz suas configurações controlando as linhas de temperaturas ideais para cada VGA ou simplesmente deixando em modo automático! Lá mostra, temperatura, voltagem, velocidade das fans etc etc!
é para quem nao usa esses softwares e para quem quer ter algo integrado,
O facto que terceiros ja terem criado uma funcionalidade nunca é mau ter uma solução nativa