Microsoft consegue o impossível e migração em massa para o Windows 11 acontece
O fim do Windows 10 está a chegar a passos rápidos. Isso deveria ser razão para os utilizadores adotarem o Windows 11 rapidamente, mas isso não tem sido visto nos últimos meses. As táticas da Microsoft parecem agora começar a surtir efeito, com a migração em massa para o Windows 11 a começar a acontecer.
Quando a Microsoft anunciou o fim do suporte ao Windows 10 em 14 de outubro de 2025, anunciava o abandono do sistema operativo de computador mais utilizado no mundo. O que parecia uma loucura acabou por fazer todo o sentido. Mas a Microsoft corria um grande risco com esta decisão, pois os utilizadores podiam simplesmente decidir ficar no sistema.
No entanto, agora parece que a Microsoft acertou e as suas táticas estão a resultar. A quota de mercado do Windows 11 disparou nos últimos dois meses, ao ponto de se estar a aproximar do Windows 10. O Windows 11 teve uma quota de 42,69% em março passado, enquanto o Windows 10 caiu para 54,2%, segundo os dados da Statcounter.
Embora ainda não esteja perto de ultrapassar, o Windows 11 está numa posição melhor do que estava no final de 2024, quando o Windows 10 ganhou quota de mercado, chegando aos 62,7%. Ainda não se sabe se o Windows 11 acompanhará este ritmo, mas, se o conseguir, não seria surpreendente se se tornasse o sistema operativo para computadores mais utilizado em maio, ou mesmo em abril.
Por outras palavras, os utilizadores estão finalmente a adotar o Windows 11, e há muitas razões para isso, embora nem todas sejam positivas. Por um lado, os utilizadores que atualizam para o sistema mais recente não devem ser uma surpresa, considerando que é uma atualização gratuita e o Windows 11 vem pré-instalado na maioria dos computadores vendidos ao público em geral.
O que é realmente estranho e surpreendente é que o antigo sistema esteja a ganhar utilizadores. Mas por detrás desta migração em massa há algo mais do que uma simples renovação de equipamento. Não é segredo para ninguém que a Microsoft se tornou mais agressiva com as atualizações do Windows 11, praticamente obrigando os utilizadores a arriscar, quer queiram quer não.
No entanto, é importante destacar que, mesmo que o Windows 11 se torne um sucesso repentino, nunca conseguirá agradar a todos os utilizadores do Windows 10. Muitos computadores com Windows 10 não conseguem usar o Windows 11 devido aos requisitos. Assim, espera-se que em outubro, o Windows 10 ainda tenha milhões de utilizadores.
Do Windows migra-se para Linux, um Debian ou algo parecido e com a app wine instalado faz tudo o que fazia no Windows e com mais segurança, e quando uma empresa de software faz propaganda para vender hardware compatível com 11 está tudo dito.
Eu uso Linux já desde o ano passado na minha máquina pessoal e tem sido porreiro. Mas o que dizes não é de todo verdade, o Wine não resolve magicamente o problema de existirem diversos programas windows que mesmo com wine não vão funcionar em Linux, ou vão funcionar mal, o ideal é migrar para soluções opensource nativas de Linux que existem e têm bastante qualidade, por outro lado aconselhar Debian a quem vai migrar agora e não percebe muito de Linux não é um bom conselho, seria mais fácil uma distro mais acessivel como o Linux Mint ou Ubuntu.
Ai ai ai!!! Agora é se vão ser elas!!!
Agora foi sugerir uma coisa dessas?!?! É bom que tenha umas boas sapatilhas para correr à frente da onda que ai vem!!!?
eheheh
Linux é tabu, amigo! Não se pode sugerir isso!!!
Claro que posso, eu já tenho uma máquina com Debian 11 a correr com o Nagios, o meu problema é que no meu Hobby, 90 % das aplicações que uso são desenvolvidas para Windows e não sei até que ponto o wine dá conta disto tudo?
Não dá, desenrasca apenas, se precisas de aplicações que só existem para o windows e não existem para Linux ou não existe alternativa nativa Linux então fica no windows. Mas duvido muito que não arranjes boas alternativas Linux.
Se só usas serviços online (cloud. PDF ou suportes proprietários), deves ter programas, idênticos, para Linux. Verifica é, com qual, das 8333000 milhões, de versões disponíveis, são validados, pela empresa. É que, há 99,999% de serem incompatíveis, com uma versão, que instales, porque viste 450000 milhões de pessoas, online, a dizerem que é a melhor.
Não pode nada!!!
Você dá cabo do negócio aos homens, pá!!!
Recomende lá o Windows sff e deixe-se dessa mania de ser diferente, pá!!!
(agora, fora de sarcasmos, concordo com o FernandoHY25!!! O ideal é alternativas nativas para Linux que, quase de certeza, existirão… Colocar as esperanças em cima do Wine…….. não é muito boa ideia!!! Até poderá funcionar, mas eu não iria por ai…)
As apps da Microsoft normalmente não correm mas o resto pode correr mas só saberás se fores aqui:
https://appdb.winehq.org/
O que eu uso não é nada muito complicado, são pequenas aplicações relacionadas com o Radio Amadorismo e electronica, mas que só foram desenvolvidas para Windows.
Eu tinha muito preconceito, mas cá estou com um pc mais antigo e fui experimentar o Linux Mint. Me surpreendi com o quão usável e leve é! Arrependo-me de nunca ter experimentado antes.
Instalei este AnduinOS no meu Laptop, baseado em Ubuntu 24.04 Lts.No desktop tenho Ubuntu 24.10 Rolling. Funciona maravilha, leve, intuitivo, familiar para quem está acostumado com Windows ( Tenho o W11 noutro desktop ) e suportado pela Canonical. Tem actualizações até 2029 e pode ser extensível por mais anos aderindo ( gratuitamente até 5 máquinas ) ao Ubuntu-Pro! O Site da AnduinOS explica todos os passos como aceder a aplicações, criação da gnome-software para ter acesso à loja flatpak ( não uso snaps ) etc. Mais que suficiente para um utilizador doméstico e/ou pc de trabalho!
Não, nenhum Linux faz o mesmo que o Windows pois para usar o Linux para jogar o equivalente ao solitário não faz sentido nenhum.
Num futuro em que possas acessar uma maquina na cloud e emular, talvez faça sentido.
Tens noção que actualmente jogar em Linux, mesmo alguns jogos windows, correm mais rápido e bastante bem em Linux? Basta instalar a Steam store, Lutris…etc..parece-me que ainda estás com a mentalidade de há 10 anos atrás, actualiza-te 🙂
Não sabes mesmo nada LOL.
Há jogos que batem em muito os do Windows.
OpenArena
Nexuiz
Warzone 2100
0 A.D.
etc
praticamente todos os pc’s que correm Win10 podem correr o Win11.
Só não é da forma oficial!
Será???? Duvido. E sei do que falo. Depende em muito dos pcs.
Podem ser atualizados, mas depois……
mas depois o que??
fazem updates, fazem tudo que um pc supostamente compatível. mas um bocado mais lento!
tantos pcs que nao fazem um update para o windows simplesmente por um update de bios ou uma configuraçao para se mudar.
Gosto de quem fala de fogo de vista e nunca na vida colocou as maos na massa.
intel 4 geraçao a funcionar com windows 11 de base, e sem aldrabices na pen! e dizem que nao é compativel!
tudo esquema para se comprar hardware
Verdade….tenho 2 HP, de 2016 e 2018 e um Lenovo ThinkPad de 2016. Instalação com pen criada com MediaCreationTool.exe na própria Microsoft e tudo legal. Claro que os equipamentos têm que ter o Secureboot e o TPM 1.2/2.0
Good for you:)
O que vai originar é algumas pessoas optarem por outros sistemas.
75%, dos PC, vendidos até 2020, não são compatíveis, com o instalador oficial, do Win10. Só, a partir de 1 de Janeiro, de 2021, é que, ao serem montados, já possuem, tudo, o que a Microsoft exige.
Não percam é o Linux de vista. Se for para a frente o que se fala cada vez com mais insistência, de as administrações públicas da UE passarem a usar o Linux como SO, e talvez o DOCS ou outros Offices gratuitos -nada é “gratuito”, mas pelo menos não pagam licenças aos camones – convém saberem movimentar-se em ambiente Linux.
Isso nunca vai ser “permitido”!!!
Há demasiado dinheiro e bolsos untados para tal acontecer…
basta ver à briga que tem sido na Alemanha…..
Isso foi até agora com a guerra da Ucrânia e as tarifas do Trump a Alemanha “acordou” da sonolência !
Não acordou nada!!!
nós cá na europa gostamos de levar onde o sol não brilha!!! É um velho hábito…
e sabe o que dizem dos velhos hábitos… tendem a não morrer.
vai continuar tudo na mesma XD
Pagar 65200000000000000000 de euros, mais 900000 milhões, anuais, para usar Linux, nos serviços públicos?
Aceita pagar 46% de IVA e 40% de IRS, mínimo?
Aqui, há 99,99% de pessoas, que acham que 10000% é tudo grátis e os 980000 milhões, em manutenção, são rentáveis.
Onde é que foi buscar esses números? à sede da Microsoft?
As táticas da Microsoft parecem agora começar a surtir efeito, com a migração em massa para o Windows 11 a começar a acontecer.
TENHO MUITAS DUVIDAS NISTO.
É os media a quererem manipular e induzir a ideia no povo de que o rebanho vai todo pelo caminho que eles pretendem…
mas dai a ser realmente verdade…
Só para avisar que, se sair Windows 10, vou instalar Linux. Se tivesse um SSD maior, certamente manteria o Windows 10 para sempre. Assim, só preciso de uma distribuição Linux que tenha um bom design — algo próximo do Windows — e vou nessa. Já estive a pensar usar o Google Chrome OS, também.
Se for possível correr isso numa máquina virtual para Linux, também pode ser uma boa ideia.
Alguém tem sugestões??
O espaço em disco necessário para instalar Linux é muito menor que o Windows. 20Gb chega.
Experimenta usar o Zenwalk. Sim e baseado no slackware mas nao e nenhum bicho papao.
Mais uma oportunidade para migrar para Linux e/ou macOS. Se a máquina for velha, na compra de uma nova, a opção é sem dúvida Macbook Air. Numa máquina com processador intel de 6ª ou 7ª geração ainda corre bem uma distro Linux. Como diria alguém que conheço, venha Deus ou o Diabo e escolha.
Tenho W11 num Desktop, Ubuntu 24.10 em outro desktop e instalei este https://distrowatch.com/table.php?distribution=anduin no meu Laptop igualmente baseado em Ubuntu 24.04Lts, com actualizações até 2029 mas com possibilidade de extensão gratuita a 5 máquinas por mais alguns anos com aderência ao programa Ubuntu-Pro.. Existe tantas e tantas alternativas…é preciso é gostar de aprender e pesquisar. O Linux acaba por ser muito fácil e intuitivo de usar. Agora para quem se acomodou sempre ao mesmo, ou gasta dinheiro ou vai patinar…..
Li esta semana um comentário no Youtube que dizia assim; “Migrei do windows para o linux. Mas agora voltei para o windows, porque não podia instalar tudo o que uso no windows” Esse é o maior problema do linux. Mesmo usando o wine ou outro, não instala tudo o que queremos. O linux só irá rebentar a sério, quando for possível, desde logo instalar qualquer programa windows, sem ser preciso utilizar om wine ou outro. Mas eles, que criam distros, parece que ainda não o perceberam.
No que me diz respeito, vou finalmente abandonar o windows da Microsoft. Irei migrar para o windows 11 24h2 Ghost Specret!
Comentário corrigido!
Li esta semana um comentário no Youtube que dizia assim; “Migrei do windows para o linux. Mas agora voltei para o windows, porque não podia instalar tudo o que uso no windows” Esse é o maior problema do linux. Mesmo usando o wine ou outro, não instala tudo o que queremos. O linux só irá rebentar a sério, quando for possível, desde logo instalar qualquer programa windows, sem ser preciso utilizar o wine ou outro. Mas eles, que criam distros, parece que ainda não o perceberam. Eles, quando perceberem isto e agirem em conformidade, o linux irá dar o salto…
No que me diz respeito, vou finalmente abandonar o windows da Microsoft. Irei migrar para o windows 11 24h2 Ghost Spectre
Lol. Vais migrar para uma “distro” em que mal sabes o que está a correr em background!? Parvos são os que ainda pensam que nessa vida há “almoço grátis”.
TPM 1.2 Já não funciona tem que se autalizar para o 2.0 e depende da maquina e para ja 4 geracao diz que nao é compatível so se for a versao tipo anterior h24 por aí mas a h25 vai haver critérios que não vai funcionar se a maquina nao tiver secure boot e tpm e o novo certificado instalado na BIOS, acho que vou a migrar de vez para linux… mas o problema disto e ter alternativas para linux sobre questão de alguns programas. Mas acho que isso vai mexer no mercado pois vão começar a ter software para linux sobre alguns programas que so desenvolvem para mac e windows por exemplo os programas da Adobe.
Tenta o windows 11 24h2 Ghost Spectre ou por exemplo o X Lite Optimum, que são os melhores SO baseados no Windows. Não têm requisitos. São leves para maquinas potentes e mais antigas E se fizeres como vou fazer; instalares windows 11 24h2 Ghost Spectre Superlite, mais leve é!
Principalmente sobre o windows 11 24h2 Ghost Spectre, não falta informação no youtube!
Podes instalar os programas normalmente, como no windows original!
Eu migrei do 95 para o xp, depois para o 7 e agora de á 2 anos para cá do 7 para dual boot entre Mint e Windows 11. Como vêem saltei muitas versões incluindo o 10.
Há alguns jogos que tem de lá estar o Windows e algum software de produtividade tbm.
Mas o Linux comparativamente á uns anos para cá tbm melhorou e há muitas coisas que tbm se pode fazer no Linux. Já experimentei Ubuntu, Kali Linux e Mint e a que gostei mais foi do Mint.
Ouço falar bem do debian mas nunca usei.
Até a cisco já tem uma versão do packet tracer a rolar em Linux de base
Não vou dizer que o Windows não presta e tal o Linux é que é bom, nada disso, mas posso vos garantir que não perdem nada em experimentar um Ubuntu ou um Mint….mas não é uma live CD, é instalar e fazer um bocadinho de esforço para assimilar alguma coisa…. não se vão arrepender
O windows 11 24h2 Ghost Spectre ou o X Lite Optimum 24h2 são as melhores opções baseadas no windows para quem está farto do windows da microsoft, como é o meu caso.
Ao contrário do que não acontece com o linux, pode-se instalar qualquer programa normalmente.
São bem leves!
Há outros, mas estes são os melhores.
O linux com eles, vai ficar ainda mais afastado, devido à obrigatoriedade(erro crasso), da utilização do wine ou outro, para instalar programas windows!
Eu não vou para Windows 11, já estou no 12, debian 12
A Microsoft devia ser multada por retirar programas do Windows sem consentimento formal dos proprietários dos computadores.
Hoje quando fui para utilizar o MS Paint que é um programa que vinha instalado de raiz como um dos programas dos Acessórios do Windows e qual não foi o meu espanto não permite criar novos ficheiros (seja .jpg ou outros) nem permite alterar os ficheiros já existentes.
Após pesquisa na net descobri que o programa foi “dasactivado” na atualização de 26-02-2025 11:30 Versão Prévia de KB5052077 (Build 19045.5555 do SO).
Nas notas do que foi instalado/modificado não fala em nenhuma alteração ao programa MS Paint.
Procurei alterar/corrigir/reinstalar a versão anterior e nada funciona. Na loja da Microsoft já não existe esta aplicação, existem muitas outras mas o bom e velhinho MS Paint népia. Todas as opções “sérias” na net remetem para a loja da Microsoft. As “menos sérias” é só vírus.
A minha indignação deriva do facto de que eu comprei o computador já com a versão Windows 10 instalada, portanto legal, fui obrigado a me registar na Microsoft, a fornecer mais dados do que para as finanças e agora “desligam” um programa que eu paguei sem me passar cavaco. Já com o Outlook fizeram o mesmo…
Depois ficam chateados quando dizemos mal da Microsoft e não queremos migrar para o Windows 11 nem instalar/selecionar o Edge como motor de busca. Só fazem trampa
Para quando um sistema operativo europeu com programas europeus de forma a não precisarmos desta gente???
Usas-te um palavra, “Trampa”, que me diz algo, eu acho que já vi algures uma palavra muito parecida, mas não consigo lembrar-me de onde!!!
Eu qdo formato o telemóvel, Xiaomi xinoca, instalam me coisas que eu não quero sem o meu consentimento, tipo tik tok tretas entre outras. Tenho de as desinstalar duas vezes até não voltarem mais. Nesse ponto não posso concordar contigo, no que diz respeito a políticas agressivas a Microsoft ainda era a menos má e só ficou pior porque foi forçada a isso pelos concorrentes…..
Nesse ponto de vista só escapa o Linux e vamos lá ver até quando
Só para avisar que tenho o win 11 instalado em computadores velhos já há dois anos e tudo continua bem. Mais rápido que o win 10.
Foi tudo instalado com ajuda do rufus
Muito bem, parabéns à Microsoft por ter convencido os seus utilizadores. Eu vou do W10 para Linux, obrigado. A propósito estamos todos preocupados com ambiente, não estamos?
Obsolescência programada!
O que dá dinheiro à Microsoft é o 365 (42%) e o Azure (37%). O Windows nem chega a 10% do negócio, já não querem saber.
Ainda só tem 42% passados tantos anos? Que lol!
O Windows 10 continua a ser bug-free!
Também se pode migrar para o Google OSFlex.