Microsoft mudou as regras e deixou de receber novos drivers de impressoras no Windows
A Microsoft tenta melhorar o Windows de forma constante e a procura garantir a máxima proteção aos utilizadores. Este é um processo em que tem de mudar muito no Windows e um desses passos foi agora dado. A gigante do software deixou de receber novos drivers de impressoras no Windows e vai controlar ainda mais este processo.
Não é nova a ideia da Microsoft de terminar com os drivers de terceiros no Windows. Quer assim controlar todo o processo e garantir ao utilizador que apenas são usados os que estão mesmo seguros e que assim não comprometem o utilizador e o seu Windows.
Para isso, e com a última build lançada ainda em 2023, no canal Canary, a Microsoft deu o passo necessário. Passou a dar ainda mais foco ao mecanismo de impressão WPP (Windows Protected Print). Este quer trazer uma forma universal para usar e gerir as impressoras no sistema da Microsoft.
Para ter esse controlo adicional e uma camada mais elevada de proteção, este modo terá apenas suporte para as impressoras certificadas para o Mopria. Esta norma está implementada nos computadores desde o Windows 10 21H2. É um padrão criado por diversas empresas que permite utilizar qualquer tipo de hardware sem instalar nada. Basta ligar uma impressora Mopria para ser reconhecida e ficar pronta a usar.
Estas medidas tentam reforçar a segurança dos utilizadores ao descarregar ficheiros de terceiros. No entanto, os fabricantes sempre poderão optar por usar drivers, mas estes não vão ser instalados através do Windows Update. A opção de ter que aceder ao site do fabricante e baixá-los será algo que poderá continuar a ser feito, embora sob a responsabilidade de cada um.
Além desta mudança na gestão de drivers, a Microsoft quer que todas as apps que oferecem uma experiência extra ao utilizador sejam integrados na Microsoft Store. Ou seja, se tiver uma impressora e o fabricante tiver desenvolvido um software mais poderoso, posso obtê-la na loja de apps da Microsoft.
Segundo o cronograma publicado pela Microsoft, em 2025 os drivers não serão distribuídos pelo Windows Update. Em 2026 será dado um novo passo para dar prioridade absoluta ao Mopria e finalmente em 2027 os drivers de terceiros não serão mais atualizados. Desta forma, as empresas terão que adaptar os seus drivers a este padrão para poder oferecer uma melhor experiência ao utilizador.
Este artigo tem mais de um ano
“A opção de ter que aceder ao site do fabricante e baixá-los será algo que poderá continuar a ser feito, embora sob a responsabilidade de cada um.” A mim interessa-me é isto. Agora sobre as opções que a Microsoft toma ou deixa de tomar é lá com ela, desde que deixe os utilizadores baixarem os drivers das respectivas marcas das suas impressoras.
lol
Tens de perceber que ir buscar drivers aos fabricantes nos dias que correm já é coisa do passado, muitos já nem drivers fornecem no hardware mais recente é tudo via sistema operativo pelo update, só quem tem sistemas mais velhos é que ainda vai buscar drivers… a ideia é mesmo acabar com os acessos thirtparty…
Nem todos são ricos como tu…
Mas isso era o que se fazia no Windows XP
Era bom se fosse assim como a M$ diz e tudo funcionasse.
Sobretudo para MFP’s há vários tipos de controladores e fazem-se necessários pois muitos dos que fazem parte dos updates do Windows acabam por ser básicos e até trazer algumas incompatibilidades.
Existe problemas de incompatibilidade pois o problema sempre foi manter periféricos velhos a trabalhar com sistemas mais recentes, por outras palavras nunca houve interesse nisso, simplesmente o suporte acaba e não queres com chatices compra periféricos novos…
Não sei porque raio a Microsoft não lança uma API ou Standard de impressão dessa forma era mais simples para o utilizador e para a Microsoft que anda sempre com problemas com drivers.
Não invalidava as empresas terem os seus próprios drivers mas só se o utilizador optasse instalava para ter acesso a mais funcionalidades.
Já existe driver genérico desde o Windows 95
Tenho uma Xerox em casa que tem WiFi e WiFi direct, sempre que os meus sobrinhos vem cá a casa e se ligam a rede o Windows instala a impressora automaticamente, sem ninguém lhe pedir, e depois quando vão embora ela fica la instalada e predefinida, eles desinstalam mas ao voltarem volta a ser instalada. O mesmo me acontece a mim quando levo o meu PC para a empresa, instala as 7 diferentes impressoras/scanner. Pergunto é isso que a Microsoft queres? Vale mais não instalar nada a não ser que o utilizador peça
Isso é estranho tenho o mesmo sistema e numca me aconteceu tal coisa, de certeza que não há ai outra coisa que faz com isso aconteça… nem todos os fenómenos são culpa do sistema operativo…
Acontece com o Windows 10 e Windows 11, na empresa há HP, e Brothers, aqui em casa só uma Xerox B225, qualquer PC que venha ca a casa com W10 ou W11 instala automaticamente a impressora/scaner e a app da MS-Store para a Xerox, eu quando levo o meu PC para a empresa o mesmo com a HP e a app da mesma, a Brother só fica mesmo instalada, qual o fenómeno não sei, mas é assim.
Já desisti de entender, no meu PC simplesmente deixei de levar para a empresa (o chefe teve de adquirir um para o meu posto de trabalho e usamos a OneDrive para guardar os ficheiros de trabalho. O Pessoal que cá vem a casa (nomeadamente os sobrinhos) desinstalam e pronto.
Estou a ver, mas lá está, eu uso Windows 11, 10, 7 e XP nunca tive problemas com isso, é no mínimo estranho…
Se calhar têm o protocolo WSD ativo (https://en.wikipedia.org/wiki/Web_Services_for_Devices)
Se tiver, experimenta desligá-lo e vê se ela volta a “auto-instalar-se”
Por vezes, os fabricantes tenta ajudar, mas no final só complicam 🙂