Microsoft mostra como o Windows melhorou o desempenho ao longo do último ano
A Microsoft tem feito um trabalho intenso para melhorar o Windows em qualquer uma das suas versões. Foca-se agora na última versão lançada, mas continua a procurar otimizar tudo o que tem já disponível para todos. A Microsoft revelou agora como o Windows melhorou o seu desempenho ao longo do último ano.
Foram muitas as áreas onde o Windows melhorou no último ano. Nem todas são visíveis para o utilizador, mas a verdade é que o seu impacto acaba por se sentir no que está acessível. Claro que o desempenho é também uma área essencial e que recebeu melhorias.
A gigante do software procurou assim garantir que as apps tenham um desempenho melhor, apenas com mecanismos simples. Assim, bastou priorizar como estas estão acessíveis aos utilizadores para os resultados serem de imediato visíveis.
O que descobrimos foi que podemos garantir que as apps com as quais o utilizador está a tentar interagir sejam responsivas e priorizadas, e também que, em muitos casos, as apps em segundo plano concluam o arranque mais rapidamente devido à contenção reduzida. Em vez de libertar todas as apps do arranque de uma única vez, moderamos o seu lançamento. Isso ajuda a evitar a contenção significativa no lançamento e garante que a app em primeiro plano com o qual o utilizador está a interagir permaneça eficiente e responsiva.
Estas melhorias beneficiam mais os dispositivos com menos recursos, e medimos uma melhoria de 25 a 50% nos tempos de arranque de apps no período após a autenticação na nossa experiência com várias apps de arranque.
Este trabalho de melhoria do Windows resulta também da avaliação pela Microsoft do comportamento dos utilizadores. É natural que estes tenham muitas apps a serem iniciadas no arranque e isso tem um peso grande nesse momento, sendo assim necessário focar-se aí.
Mais do que explicar um passo único e como o conseguiram resolver, a Microsoft quis também mostrar de forma alargada estas melhorias. Apresentou por isso um conjunto de pontos em que se focou no último ano para dar ainda mais ao Windows e aos seus utilizadores.
- Melhoraram as interações de shell usadas com frequência, como a barra de tarefas, notificações e configurações rápidas em até 15%!
- Deram acesso à produtividade de forma mais rápida, melhorando o tempo necessário para aceder à área de trabalho em 10% e reduzindo o impacto das apps do arranque em mais de 50%.
- Tornaram os PCs mais sustentáveis com as novas recomendações de energia e atualização do Windows com reconhecimento de carbono. Viram assim uma redução média de 6% no consumo de energia os utilizadores que usam as configurações de energia recomendadas
- O Windows 11 é a versão mais confiável do Windows de todos os tempos, com atualizações recentes continuando a melhorar a confiança
- O Microsoft Edge arranca mais rápido do que nunca e economiza memória com recursos como os Sleeping Tabs, que poupa até 83% da memória para separadores em segundo plano
- A nova app Teams para Windows é 2x mais rápida e usa metade dos recursos
Certamente que a Microsoft irá continuar a desenvolver o Windows e a criar melhorias para os utilizadores. Estas vão ser abertas a todos e assim dar acesso a novas otimizações para todos os tipos de equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
Eu achei o UI do win11 mais lento e menos responsivo que o win10. Provavelmente porque deve calcular as formas arredondadas ou algo mais. Veja a rapidez do UI do Lubuntu por exemplo.
Não entendo o azeite contra o W11, exceptuando a limitação artificial em que hardware podemos instalar. Tenho 3 portáteis em casa, todos cumprem os requisitos para o W11 e todos passaram do W10 a W11 (o mais velho tem um CPU de ha 5 gerações, é da 8a geração e ja lhe meti um ssd mais rápido que o de serie pela Asus era horrível; o mais novo tem um CPU da 11a geração) e todos não só ficaram mais rápidos (os que passaram de W10 a W11 todos por update, nenhum foi instalação de raiz) como mais estáveis. Exemplo o mais antigo que tem placa dupla (integrada + dedicada) e cada duas por tres no W10 tinha um BSOD e no W11 nunca aconteceu; outro exemplo é que o UI é mais fluído em todos.
Logo três portateis, todos 8 Gb RAM, CPU de portátil, nenhum de última geração e ainda assim ficaram muito melhor com o W11 e nenhum sofreu qualquer optimização especial. Além disso a loja e aquelas images da net da microsoft no ecra de desbloqueio no W10 também com frequência dava problemas nos três, no W11 nunca tive nenhum problema.
Portanto sou fã do W11 e tenho pena que não exista uma versão oficial Light para hardware mais antigo.
… WinXP foi bom. WinME foi ruim. Win7 foi bom. Win8 foi ruim. Win10 foi bom. Win11 foi ruim. Provavelmente a microsoft acerta no Win 12 🙂 kkkk
Em quê que o W11 foi “ruim”? É só dizer para cumprir o tick-tock? Todos os que conheço que têm pc e actualizável para W11 deixaram actualizar para W11 e zero problemas e muito contentes. A cara metade viu dum dia para o outro passar para o W11 e quando viu a primeira vez achou mais bonito, rápido e não teve complicações nenhumas em usar. Também o modo tablet é substancialmente melhor.
Portanto….a maioria é mesmo dizer por dizer.
Faltou o Win Vista xD
Corrigindo. MSDOS foi bom, Win 3.11 foi ruim, Win95 foi bom, Win98 foi ruim, Win98SE foi bom, WinME foi ruim, WinXP foi bom. WinVista foi ruim. Win7 foi bom. Win8 foi ruim. Win10 foi bom. Win11 foi ruim. Win12 deve ser bom
win 3.0 foi bo,,95 ruim, w95 plus melhor, win 98 ruim, win 98 SE emlhor que fez ate agora, WME pessimo, W2k NT muito bom,…
Windows sempre foi é e será ruim desde a sua criação.
É hate do pessoal. Algum artista lança o rumor, pronto, passa a ser verdade. Tenho o Windows 11 em 2 pcs, um deles de 2018 e corre bemsem problemas.
Adoro os especialistas que aqui comentam que o Windows 11 não vale nada e etc, mas eu como técnico de informática que lido com máquinas todos os dias e que reparo variadíssimas máquinas por dia, desde o tempo do Windows XP até aos dias de hoje, de todos as versões que saíram e que deram mais dores de cabeça, foi o Windows Vista, pois foi um passo maior que a perna, do Windows XP para o Vista, e só conseguimos ver uma maior estabilidade no Windows 7. As verdadeiras razões do fracasso do Windows Vista foi devido às muitas mudanças a nível de GUI, source mal desenvolvido e falta de compatibilidade nos drivers (muitas das vezes por culpa dos fabricantes que não os desenvolvem corretamente), no entanto para quem pouco percebe de Informática não consegue perceber que o Windows após a versão 7 até aos dias de hoje sofreu muitas mudanças internas, mas todas elas para melhor, no entanto para os populares utilizadores domésticos que nada percebem de informática e que vivem à margem das opiniões que circulam na Internet ou por vezes pela culpa dos próprios que instalam nas suas máquinas softwares de terceiros que entram em conflitos com drivers do Windows e que depois só sabem é instalar tudo o que lhes aparece à frente, depois o que circula na Internet é “A culpa é do Windows”… enfim. Em resumo eu acho na minha opinião que cada caso é um caso e eu atendo muitos clientes que por vezes só fazem asneiras e muitas das vezes nem eles mesmo sabem explicar como as coisas acontecem. Portanto nem tudo é culpa do sistema operativo e a compatibilidade de hardware é muito importante, para a instabilidade da máquina e do seu desempenho. no entanto para quem aqui comenta que o Windows 7, 8, 10 e 11 foram um fracasso, não sabe o que diz, nem diz o que sabe!