Microsoft está a alertar! Se usa esta versão do Windows 10 é melhor atualizar rapidamente
Com o Windows 10 e a versão posterior, a Microsoft tomou um caminho diferente no que toca às atualizações. Estas surgem 2 vezes por ano e trazem sempre novidades, já muito avaliadas e testadas até à exaustão.
Claro que isso leva a que a Microsoft tenha de manter prazos menores na manutenção das versões. Assim, porque há mais uma a terminar a sua vida útil, a Microsoft alerta para que sejam feitas as necessárias atualizações.
Apesar de ser algo associado apenas ao Android, também o Windows 10 tem um nível muito grade de fragmentação. Aqui o efeito é muito menor, mas, ainda assim, mantém muitos utilizadores longe das mais recentes versões, na maior parte das vezes por decisão deliberada.
As causas são muitas e focam-se nos problemas que vão surgindo e que posteriormente, são tratados. Assim, estas máquinas ficam desatualizadas e até expostas a problemas que poderiam ser facilmente resolvidos e até evitados.
Para impedir que um novo problema seja criado, a Microsoft está a alertar os utilizadores para uma mudança importante. A versão 20H2 do Windows 10 perderá o suporte já no próximo dia 10 de maio de 2022 e os utilizadores das versões abaixo devem fazer a atualização o mais depressa possível.
- Windows 10 Home, versão 20H2
- Windows 10 Pro, versão 20H2
- Windows 10 Pro Education, versão 20H2
- Windows 10 Pro para estações de trabalho, versão 20H2
Essas edições não vão receber mais atualizações de segurança após o dia 10 de maio de 2022. Todos os que precisarem de suporte por parte da Microsoft após essa data, vão receber a indicação de que devem atualizar os seus dispositivos para a versão mais recente do Windows 10. Só assim haverá suporte.
Curiosamente, nem todas as versões vão ter este cenário. Segundo a Microsoft, as builds 20H2 das versões Enterprise, Education e IoT Enterprise só vão chegar ao fim do serviço no dia 9 de maio de 2023, ou seja, 1 ano depois das restantes.
Esta é uma notificação importante e que todos devem seguir. Se estão ainda na versão 20H2, devem assim que possível atualizar para uma versão mais recente do Windows 10 ou até mesmo dar o salto para o Windows 11. Só assim estarão protegidos e longe de problemas que qualquer falha no sistema da Microsoft possa ter.
Este artigo tem mais de um ano
E então os melhores windows são os sem suporte que não anda a M$ a alterar tudo e deixar tudo sem funcionar em termos
Exato, como na semana passada, um update para o W11 além de deixar os widgets sem funcionar ficou com um consumo excessivo do CPU.
normal… o win11 está em fase de testes
E pelo jeito o Ruindows 11 vai ficar em fase de testes por muito tempo ainda para resolver todos os inumeros defeitos do Sistema Operativo.
é melhor atualizar rapidamente para outro SO
Eu uso chrome os, rápido, seguro e acima de tudo fluído. Top top.
Só tenho pena que alguns dos jogos que eu gosto de jogar só funcionem no Windows (eu sei que há formas de correrem em Linux mas eu não sei fazer isso) porque o desktop a bombar com o Mint Cinnamon mais recente seria uma grande mais valia…
Meu Microsoft surface tem a versão do Windows 21H2, e depois de últimas atualizações não me abre aplicações oficiais, nem me acede a Microsoft Store nem a página do Windows Update, alguém sabe me explicar o que fazer para resolver tal?
Já atualizei para o Windows 11 Pro.Até está mais rápido que o 10.Depende dos PCs, pelo menos no Dell está estável!