Microsoft prepara-se para dar uma nova cara ao Windows 10 na próxima grande atualização
A Microsoft tem conseguido dar ao Windows 10 uma nova imagem, tendo recuperado a sua linha mais tradicional dos sistemas operativos. Lentamente este sistema está a ser totalmente remodelado e renovado, com muitas melhorias estéticas.
Na próxima grande atualização, que a Microsoft deverá lançar no início do próximo ano, esperam-se ainda mais melhorias e novidades. Uma delas é a renovação da própria imagem do Windows 10.
Ainda não tem uma data definida para chegar, mas a Microsoft já começou a detalhar o que a próxima grande atualização do Windows 10 vai trazer. Focando-se na parte gráfica e estética, a Microsoft quer renovar a cara do Windows 10.
Há um novo tema ligth no Windows 10
Para isso, prepara-se para nos dar um tema light, que muda completamente a interface do Windows 10, indo desde o menu inciar até à própria barra de tarefas e passando por áreas como o teclado virtual.
Para compor ainda mais este cenário de alteração, a Microsoft propõe também uma nova imagem de fundo, adaptada a toda esta nova imagem. Ativar este novo tema light requer apenas alguns cliques nas Definições.
Alterações profundas nas atualizações do Windows 10
Falar do Windows 10 nestes dias obriga necessariamente a referir as atualizações. A Microsoft volta a mudar mexer nesta área e agora dá aos utilizadores a possibilidade destes colocarem em pausa as atualizações de forma mais direta.
Também a forma como estas atualizações vão ser instaladas está a mudar. O SO da Microsoft passa a contar com alguma inteligência nesta área e apenas fará a instalação em horas que o utilizador não esteja a usar a sua máquina.
A snipping tool está também melhorada
A nova ferramenta de captação e recorte de imagens do Windows 10 foi também melhorada. Depois de ter recebido a possibilidade de ter um contador de tempo, tem agora a possibilidade de captar janelas de forma direta.
Por outro lado, e para facilitar a sua utilização, esta ferramenta de captação de imagens passa a memorizar a opção do utilizador e sempre que é lançada é essa a opção a uso.
Todas estas novidades, mesmo sendo apenas para a próxima grande atualização do Windows, estão já a ser disponibilizadas a todos os que estão no canal Fast do programa Insiders do Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
este tema light faz-me lembrar o plasma do KDE, mas com um menu melhor.
A IBM comprou a Red Hat, a Microsoft comprou a github, não tarda com tanta integração Linux na Microsoft, não me admira uma compra do Linux pela Microsoft… Depois temos KDE em vez do Explorer
“não me admira uma compra do Linux pela Microsoft”
grande bacurada!
Tens a noção que Linux não é possivel ser comprado?!
Ela pode usar licença BSD que nem a Apple fez e hoje veja o sucesso do macOS entre a elite da sociedade.
Elite da sociedade? Lol, ha cada um
A Google agarrou no Linux e desenvolveu o Android e ambos co-existem
E quem é o dono do Linux para se poder comprar?
É mais provável a Microsoft comprar Canonical
Ou a Google, Amazon.
A Canonical é detentora de uma das centenas versões de Linux, não do Linux
For information regarding the Linux trademark, owned by Linus Torvalds..
The Linux Foundation offers a free, perpetual, world-wide sublicense to approved sublicense applicants. In return, the sublicensee holders must agree not to challenge Linus Torvalds’ ownership of the Linux mark in any jurisdiction, and to provide proper attribution of ownership on their goods, services and elsewhere. The Linux Sublicense Agreement is available for review.
Escreva em português, por favor.
Melhor o do kde ou do windows?
KDE é tão bugado, tão bloated, tão pesado, tão cheio de frescurites que até prefiro usar o Ruindows 10
Esqueça comentários de não-utilizadores!!!
Uso KDE (mais propriamente PLASMA – porque KDE é o nome dado à comunidade que, entre outras coisas, desenvolve o ambiente de trabalho Plasma) à anos, diariamente e sem problemas ou queixas!!!
Houve uma altura em que, efectivamente, o sistema era pesado (e “bloated”), no entanto isso JÁ NÃO SE MANIFESTA HOJE.
Tenho o Desktop com as configurações que vem de raiz a correr com 300Mb / 400 Mb de Ram… se isso é bloated, não sei que raio chamam ao GNOME e derivados.
O Plasma é, actualmente, um sistema bastante leve e optimizado, mas acima de tudo extremamente estável (naturalmente se se puser com *avarias* é normal que estrague alguma coisa…).
No entanto, em termos de temas, embora eu goste dos do Plasma – que dão para personalizar tudo (e mais alguma coisa) – para o utilizador final pode-se dizer que a *treta* é a mesma!!!
90% dos utilizadores que mudar apenas algumas coisas básicas e isso qualquer um dá para fazer ( temas do Plasma: https://store.kde.org/browse/cat/104/ ).
Relativamente a “muitas opções”…
Antigamente, não conseguia entender como é que alguém não gostava de Opções.
Mas hoje entendo que efectivamente demasiadas opções para utilizadores mais limitados pode ser um ponto negativo. Passei a dar valor ao GNOME que limita o acesso apenas a configurações mais *basicas*.
Sem querer entrar muito em guerras de Desktops (mas clarificando alguns comentários) em Linux temos (na minha opinião) 3 ambientes de trabalho que se distinguem bem uns dos outros pelos seus objectivos:
Plasma (KDE) – é o ambiente de trabalho de Linux com mais poder de personalização. É por defeito parecido com o Windows embora consiga imitar qualquer um dos outros. Tem como objectivo dar o máximo de poder ao utilizador deixando-o personalizar até o mais pequeno detalhe.
GNOME – Por oposição ao Plasma este é para utilizadores que não pretendem realizar muitas configurações/personalizações. O objectivo é incomodar o menos possivel o utilizador e manter apenas as configurações mais usadas. (Desde que migraram para o GTK3 – o toolkit sobre o qual o Gnome é criado – tem existido imensas queixas de lentidão e de este estar “bloated” e de ter limitado ainda mais as personalizações. As queixas são tantas que há imensos projectos a abandonar o GTK em favor do Qt)
LXQt – Básico! Está a ver o ambiente do windows 98? É mais ou menos isso! Pequeno, leve, básico, simples!
O resto, na minha opinião, é mais do mesmo!
No entanto, o melhor mesmo é deixar de seguir opiniões de terceiros e experimentar por si. Cada utilizador tem um gosto e qualquer um dos 3, na minha opinião, é bom! Só depende do utilizador
Com um menu melhor?!
Eu pessoalmente uso o menu mais básico do KDE – aquele que é basicamente igual ao windows 98 (mas com campo de pesquisa e 4 ou 5 atalhos).
é “pequeno” e funcional!!! Mas para quem quiser há um menu igualzinho a este para KDE (como não podia deixar de ser… em KDE há quase tudo)
Também podes ter um menu minúsculo no Windows 10, basta remover os Live Tiles (que é aquilo que o torna diferente de tudo o resto) e ficas unicamente com a “lista” de aplicações
E claro, podes sempre carregar na tecla Windows e escrever o que procuras.
O Windows 10 é altamente configurável (e, se calhar, de uma forma muito mais amigável).
Não fica igual ainda assim podes instalar outros menus no KDE. Tem menus que se parecem com o macOS
KDE não tem aqueles blocos horrorosos do Windows
>KDE não tem aqueles blocos horrorosos do Windows
Pode ter, se quiser:
Tiled Menu
https://store.kde.org/p/1160672/
O amigável é subjectivo.
Depende do utlizador.
mas sim, se há coisa que a Microsoft sabe fazer é facilitar a vida ao utilizador (até aos piratas eheheheh)
e sim, podemos ter um menu simples!
Mas confesso que no Windows uso o menu normal com Tiles porque o simples não tem os atalhos de lado 😉
“Há um novo tema ligth no Widows 10”
widows = víuvas
Por acaso foi a estreia ontem no cinema também 😉
e só reparaste nisso? =p
Light sei o que é, agora Ligth não sei ^^
Mais um…
“Há um novo tema ligth no Widows 10”
“A Microsoft volta a mudar mexer nesta área”, hein?!?!?!?!?!
Boa agora também reparei mas parece que mais ninguém deu importancia
Essa parte do tema light é do tipo dos alertas do IPMA… uma alteraçãozita e é logo caso para alerta laranja.
Velhos tempos do XP em que se usava o Reshaker para se fazerem verdadeiras personalizações.
+1
ou o WindowBlinds!!! velhos tempos
Bom dia.
E eu que ando há dois meses a contactar a comunidade e o suporte do Windows Update e ainda não tive ajuda. No meu W10, para atualizações, desde o dia 28 de setembro, às 12h45, recebo a mensagem:
“Ocorreram alguns problemas ao instalar atualizações, mas voltaremos a tentar mais tarde. Caso continue a ver esta mensagem e pretenda procurar informações na Web ou contactar o suporte, isto pode ajudar: (0x80070424)”
experimenta o telefone. COmigo funcionou varias vezes.
Faz reboot ao PC
Boa tarde,
Qd não consigo actualizar pelo Windows Update no pc , costumo ir ao site da Microsoft, e transfiro a actualização em causa, para a executar posteriormente em offline.
Abraço
Sem sarcasmo, quando algo deixa de funcionar e não consigo encontrar o problema, formato e reinstalo o windows. O meu pc já está preparado de forma a ser reinstalado a qualquer altura:
– tudo tem cópia a qualquer momento: tudo que é relevante está na cloud, pode ser reinstalado descarregando da internet de novo ou está em discos diferentes do que tem o sistema operativo.
– finalizando a instalação do windows, tenho um script em powershell para modificar as configurações do windows como eu quero e descarrega/reinstala tudo necessário automaticamente. Basta executa-lo, reiniciar o pc e tá pronto.
Tirando o tempo de preparar uma pen de instalação com a ultima versão do windows (para ter menos updates depois) + download do que tem que ser sacado outra vez (geralmente jogos grandes, tipo WoW, etc), o pc fica pronto em 10 minutos, (sinceramente acho que nem tanto).
Bom dia,
Podes partilhar esse script? A ideia é excelente
Com uma máquina que tenha SSD qualquer reinstalação do Windows se faz em minutos.
Ainda com um SSD as atualizações demoram em comparação com o Linux.
O engraçado que é no Windows, as atualizações não cobrem todo o sistema, exemplo: atualizações de aplicações não estão inclusas.
Imagine se estivessem. A Microsoft gosta de fazer as coisas lentas mesmo.
E ainda vem ciclano falar em SSD como se fosse mudar muito.
Sistema é sistema, aplicações são aplicações, onde está o problema ?
@censo: para este pessoal a ms tem obrigação de atualizar o photoshop e companhia. eles n sabem é q as aplicações ms podem ser atualizadas pelo windows.
Gostava que o windows tivesse a dockbar do macos, em vez disso tem a mesma barra de ha 20 anos e que no windows 10 passa a vida a crashar e não abre
Eu prefiro a barra do Windows.
+1
1000x a da windows!
Deve rever as suas políticas de segurança com a sua máquina!
Que barra é que está a referir-se? A barra de tarefas está ou sempre visível ou invisível.
O botão iniciar desapareceu no 8 e voltou a aparecer no 8.1, é disso que está a referir-se? Cracha!?!?!!
Cá para mim não utiliza o windows à umas décadas!
Já utilizo o windows desde 1990/91 e sei bem as alterações que sofreu, por isso digo-lhe ou não utiliza o windows à décadas ou só o utiliza no facebook e clica em todos os links do facemalwere!!!! Só pode!
Se utilizar o windows 10 Pro x64, com um antivírus/firewall decente está a salvo da maioria dos problemas e passa anos até que o windows 10 crache até bloquear como refere.
Posso dizer-lhe que o windows 10 é o mais fiável que utilizamos até hoje (e olhe que estou a falar de 120 máquinas, todas elas com o windows 10 Pro, a esmagadora maioria com o x64 e algumas com o x32 por razões de compatibilidade de um programa).
Reveja lá os procedimentos que deve estar a fazer tudo ao contrário!
Linux nem precisa de antivírus, só por esse detalhe já o faz superior.
Não tens programas instalei a vigiar sua vida, que é o que são estes antivírus.
Sem contar que os mesmos afetam no desempenho da máquina.
O mac também não
Deve ser por isso que o macOS tem um antivírus integrado…
E quanto ao Linux, fia-te na Virgem e não corras. É que se até sistemas SCADA especificamente concebidos para controlar hardware são vulneráveis a malware, acredite quem quiser que o Linux num PC é imune a isso.
E também não jogas a grossa maioria dos melhores jogos e não corre 100% de todas as ferramentas que eu preciso para trabalhar. Só por aí já o torna inferior para mim. Tem calma ao aconselhar, a tua opinião é a tua e tudo bem mas não a enfies pela garganta abaixo dos outros.
E não é como se o linux não tivesse os seus problemas também. São ferramentas e nenhuma é perfeita.
Mas porque é que diz que nenhuma é perfeita?? Bem talvez eu seja demasiado perfeccionista, mas quando faço algo, ou faço muito perfeito, ou não faço nada.
Graças ao Steam Play jogar no Linux não é mais problema. Mas se queres tanto algo para jogar existe algo chamado: consola ou vídeogame
Perfeição não existe. É um conceito utópico e demasiado subjectivo para ser bem claro e definido. Isso não existe.
Rui, não vale a pena. A maioria que aqui aparece é só para conversa de escárnio e maldizer. Sempre trabalhei com Windows e a única verdadeira chatice que tive foi com o XP que insistentemente dava BSOD…descobri mais tarde que era um módulo de RAM defeituosa…portanto…não vale a pena. Obviamente que todos os sistemas tem problemas, e tanto no Windows como no macOS ou no Linux, o mais certo é o problema estar no utilizador.
Basta comprar um computador da Apple e está o problema resolvido
+1
E se já tiveres um computador pronto? Achas que é tão simples assim gastar?
Se não se gosta de Windows e prefer-se MacOs, óbvio que se deve comprar um computador Apple.
Pior que comprar coisas só por modinha é comprar coisas que não se gosta.
Se já tem pc, é instalar Linux com “skin” macOs
Nem precisa comprar, pra isso existe os hackintosh
A tua barra do windows “crasha”? O que é que isso quer dizer? O que é que acontece ao certo à barra?
dockbar do macos rouba mais espaço que o menu inicar do Windows. Não tenho o verdadeiro full screen nas aplicações.
Acerca do KDE continua a ser um ambiente gráfico que consome muita memória, por isso é que ainda continuo a usar MATE Desktop Environment.
tens a certeza que a dock do macOS rouba mais espaço? se calhar nunca viste que podes escolher de que tamanho queres a Dock.
Porque continuam a chamar o Windows de “Windows 10” ? Honestamente, se o Windows agora é um serviço, mais vale simplesmente chamar-lhe de “Windows” ou “Windows OS”.
+ 1
Porque a microsoft continua a chamar-lhe 10 e ainda temos que os distinguir de alguma forma dos outros todos anteriores. Tipo, eu percebo onde queres chegar mas a nomenclatura actual ainda faz sentido. E nem sequer entramos nas edições do windows (home, pro, enterprise, N, etc.)
Horrível!!!!! Voltamos a 1980…
kernel linux + tema apple + janelas = ruiindows 10
WOWWWWW !!! mudou o wallpaper e as cores, é uma cara nova ! o mesmo que uma mulher pintar os olhos e dizerem que fez plastica !
ahhh e a snipping tool, taaaao utilizada…
nao me matem de vergonha
Tu não usas. Mas muitos fazem-no. Qual é a admiração ?
Pessoalmente prefiro Windows aos outros sistemas e penso que está no bom caminho não podemos ficar “agarrados” ao passado tudo requer um período de adaptação. Este sistema funde dois conceitos (desktop + mobile), falta matar o velhinho Painel Control.
Só uma pergunta esse tema light significa ter um ambiente mais leve?
Light também é luz ou sinônimo de claro, geralmente quando querem enfatizar que é leve usam lightweight ou lite.
O melhor é voltar ao Windows que realmente funciona, esse Windows 10 é uma farsa
Windows = Windows 10
É tudo a mesma porcaria, se quer algo bom vai de Apple.
Eu penso, é que a Microsoft tem é que aprimorar esta atualização de Outubro “Novembro” e deixar-se de novos voos, sem que esta atualização esteja em condições.
A atualização continua, com problemas, no entanto a Microsoft perde tempo com novas compilações para os Insiders. Não percebo mesmo, o que andam a fazer os Engenheiros da Microsoft. Seria muito bonito, fazerem as correções que terão de fazer à atualização de Outubro, ao ponto de não haver mais queijas, e queijas. Microsoft, sejam de novo a Microsoft, a que estávamos habituados do tempo do Senhor Bill Gate
Isso nunca irá acontecer. Problemas com o Windows acontecerão sempre. Já calculaste a quantidade de hardware à qual o sistema tem de se adaptar ?? Impossível.
Prefiro o XUBUNTU…
Devem é melhorar a gestão do wireless que é muito mau