Microsoft aposta no medo e traça cenário catastrófico para quem ficar no Windows 10
Todos sabem e têm presente o problema de segurança que o Windows 10 se pode tornar. O fim do suporte leva a que as atualizações deixem de existir e o sistema fique exposto. Ainda que existam algumas soluções, a Microsoft parece agora apostar no medo e traça um cenário catastrófico para quem ficar no Windows 10. Será que vai ser mesmo assim?
Cenário catastrófico para quem ficar no Windows 10
A Microsoft lançou um novo alerta de segurança para dar conta de todos os graves riscos de segurança de continuar a utilizar o Windows 10 após o fim do suporte oficial. Nesse mesmo alerta, a empresa pede aos utilizadores e organizações que atualizem para o Windows 11. Esta é a solução aparentemente para todos os problemas que possam estar para acontecer.
Poucos dias após o fim do suporte ao Windows 10, a Microsoft emitiu um sério alerta aos utilizadores e empresas que ainda não migraram para o Windows 11. A empresa revela que manter o antigo sistema operativo pode levar a uma verdadeira catástrofe de cibersegurança para quem optar por ignorar atualizações e novas medidas de proteção.
Isto foi detalhado num novo post no blog Windows for Business, onde explicam os riscos de operar com software sem suporte. Segundo a Microsoft, não receber atualizações significa não só trabalhar com um sistema desatualizado, mas também um que está diretamente desprotegido contra vulnerabilidades que possam ser exploradas por atacantes.
Microsoft aposta no medo para levar às atualizações
Curiosamente, não mencionam o programa Extended Service Update (ESU), do qual os utilizadores que decidiram continuar com o Windows 10 já usufruem. Também não mencionam o Microsoft Defender, que, apesar do fim do suporte, continuará a receber atualizações. Isto durante algum tempo para fornecer um certo nível de segurança aos computadores que ainda utilizam o sistema operativo anterior.
O relatório cita dados internos que indicam que 90% dos ataques de ransomware ocorrem em dispositivos não geridos ou com controlos de segurança mal configurados. "Os cibercriminosos não precisam de arrombar a sua fechadura mais forte. Só precisam de esperar que deixe uma janela aberta. Com o fim do suporte ao Windows 10, os atacantes sabem que muitas empresas ficarão para trás", observa a empresa.
Para as empresas, a Microsoft alerta que os custos de um ataque a uma infraestrutura sem suporte são muito mais elevados. Somam-se tempos de recuperação mais longos e um maior impacto na reputação. Por isso, recomendam auditar os ambientes empresariais, reforçar as defesas temporárias e planear uma migração imediata para as plataformas modernas, destacando os benefícios do Windows 11.





















Ops está a correr mal o plano da Microsoft de empurrar todos para uma conta Microsoft ou pagar pelas ESU.
A Microsoft tem toda a razão e eu estou extremamente agradecido à Microsoft ! Por isso a maquina que tinha o Windows 10 passou a ter o Linux ! Obrigado Microsoft, agora o problema está resolvido com o Linux ! 😉
Eu tb fiz o mesmo e estou 100% satisfeito, apesar de tb ter instalado o enterprise.
Até agora não tive qualquer problema no Linux: máquina muito mais rápida, todo o hardware configurado e as aplicações que utilizava no windows foram substituidas com sucesso.
O Linux passou a ser o OS principal e a partição do windows vou usar só para situações pontuais.
Porquê ficar com o 10, se o 11 é melhor?
Porque como a propria Microsoft indica, o Hardware não é companivel e não se responsabilizam por danos. Tendo maquinas em bom estado de funcionamento vamos comprar novas só para ter o windows 10 com um template em cima?
Para quem trabalha com windows (não estou a falar de quem faz contas no excel), é muitos mais complicado encontrar as opções que já eram faceis no W10. Até a porcaria de mudar um IP tornou-se complicado.
Porque não é 600000% dos humanos, que podem pagar 500 a 700000 euros, a cada 5 anos, por hardware novo, apesar de as redes sociais mostrarem que 600000%, dos humanos, faz isso, a cada 30 meses.
Ainda pior, a nível empresarial. Muito hardware, não tem suporte, para novos SO. Para se usar, é preciso investir milhões (dezenas de milhões), além de centenas, de milhões, em formação, para novo software e hardware. E as vantagens são… negativas. Além de pagar mais, é preciso gastar, MUITO mais, em consumíveis. Um carregador, de tintas, de hoje, dá para 15%, do que dava, um carregador produzido em 2002 e custa 6 vezes mais.
Defina “melhor” por favor.
Depende do hardware e dos programas e serviços de cada utilizador precisa.
Muitos utilizadores não vão notar a diferença, portanto são os dois igualmente bons para esses utilizadores.
Utlizadores que utilizam o TPM2 precisam do windows 11, mas utilizadores que precisam de TPM2 ou de outras coisas assim são muito poucos…
Melhor? Ahahah
Deve utilizar o PC, a nivel particular e na ótica de utilizador.
Eu não atualizo o Windows 10 desde 2023. Funciona tudo na perfeição, nada de vírus nem outras tretas e o melhor ainda, nada de extras inúteis de IA da Microsoft. É só ter cuidado quando se anda pela internet.
Pronto, vamos morrer todos.
Uuuiiii, cheio de medo ! 73 postos trabalho em migração para linux !!! Os custos da migração em W11, hardware, softw,…, permite reforço em; infraestrutura de rede, segurança e servidores !
1000000% dos utilizadores online, dizem estar a fazer isso… é estranho como não aparecem 60000000 milhões, de máquinas, a usar Linux, a cada segundo, na internet.
Estou com o Win10 LTSC com dual boot Zorin OS e tenho recebido actualizações do windows e do Defender e ainda tenho alguns aninhos com esta versão para me adaptar ao Linux (e quiçá este melhorar também um pouco)
O Windows 7 ainda recebe actualizações de “Remoção de software malicioso” e ainda é possível actualizar o Security Essentials manualmente, e o Firefox ainda actualiza a versão 115 ESR.
Não é mais seguro ficar no Win10 do que ir para o 7?
O Win10 deixou este mês de receber actualizações, já o Win7 deixou de receber há 5 anos. E a compatibilidade com outros programas é maior, por enquanto o Win10 ainda todos os programas são feitos para serem compatíveis com Win10 e Win11.
WhiteHat 2019. 68 sistemas operativos (maioria Linux) e 463 hackers. Ao final, do 2 minuto, 67 tinham sido invadidos e controlados. O 68 sobreviveu por 2 horas e 3 minutos… não usava Windows 10 ou 11. Usava Windows 98SE. Segurança 0%, como diz?
O Windows 98 SE não suporta nada, o que incçui viros e o que as pessoas precisam hoje em dia.
O MSDOS ainda é mais dificil de entrar porque não tem suporte de rede nem USB! Nem a ligar o teclado diretamente! Porra! Isso é que é segurança!
TempleOS, o melhor de todos kkkkk
Era necessário instalar o driver TCP/IP.
Se vc gosta do windows ja esta compensando em mudar para o Win 10 LTSC IOT pois ele esta usando apenas 1000 megas de memoria ram quando inicia com apenas 65 processos aberto. Ja o win 7 sp1 usa 600 megas de ram quando inicia. Ou seja ja esta compensando mudar para o Win 10 LTSC se vc gosta do windows e ter os outros programas atualizados ja estamos na versao 144 do firefox com tradutor offline
A desgraça, a catástrofe, o pânico, o apocalipse, o armagedão, o buraco negro, o infinito. Obrigado corporação micro$oft pela tua luz orientadora.
Instalem Linux nas máquinas e tirem poder ao imperador Trump, o fezes.
O ESU não tem atualizações não críticas ou não relacionadas com a segurança, funções, nem personalização e suporte personalizado (isso acabou definitivamente dia 14 de Outubro), e só pessoas que passem bem sem isto podem optar pelo ESU (que são muitos utilizadores).
Quanto ao Microsoft Defender, penso que querias dizer Windows Defender, (segurança do windows nas versões portuguesas), é que são duas coisas totalmente diferentes…
Bem, a segurança do windows é uma opção que se pode usar se confiar plenamente no próprio comportamento e não se valorizar as mais valias que soluções de segurança pagas trazem.
Se não for instalado software ou visitar sites manhosos, há algum perigo real?
Haver ha sempre. Imagina que descobrem uma falha no sistema que pode vir a ser explorada. Se nao fizeres actualizacoes essa falha vai continuar a existir. Os sites manhosos ou software so evita de apanhares virus ou malwares. Mas as falhas vao continuar a existir se nao forem efectuadas actualizacoes. Nesse caso o teu pc pode ficar zombie sem te aperceberes.
Não há mais que em qq outro PC. De resto, isso acontece nos PC atualizados…..
Há.
Por exemplo, se te roubarem o computador é muito mais difícil (mas não impossível) lerem o disco se estiver encriptado com o BitLocker do Windows 11, por causa do TPM 2, só que há imensas pessoas que nem sequer sabem o que é o BitLocker e muitas das que sabem optam por não usar.
E isto é só um exemplo, outro, se tiveres na internet a usar um programa específico, ele também é mais seguro se tiveres o TPM 2, mas para isso é preciso que o programa tenha suporte o que está longe de ser normal.
Dei por mim a ficar farto das estratégias da Microsoft e com muita vontade de querer comprar uma maquina da Apple
Muito estranho…. Tanta mudança e a quota do Linux não descola! Não se percebe! Já o do w7 foi o que se viu…. Eu recorri há algum tempo ao Rufus e tudo normal, mas não me importava nada de ficar no w10. Não iria ter mais problemas de segurança por isso….
O linux não descola porque embora tenha o Wine, Proton, Bottles, Lutris ect… tem problemas em lidar com ficheiros .exe e .msi e alguns programas como por exemplo da Adobe e esse Rufus que mencionou só funciona no Windows, utilizadores do linux que queiram usar o Rufus para criar as suas ISOs têm de usar WIndows e já nem falo em jogos e programas piratas, especialmente os Jogos, no Linux ficas “limitado” ao steam e no Windows jogas tudo, especialmente os jogos Repacks que estão em sites de torrents.
Voçê ainda pode ficar até 2032 no windows 10 IoT LTSC com o windows actualizado, também pode experimentar o Windows 11 Tiny 25H2 se o seu PC suporta o Win10.
Há quem não use o PC para jogar, apenas para para navegar na web, ouvir música, ver videos (YouTube , por exemplo) e pouco mais.
A mim o Linux serve perfeitamente para este uso básico .
E suponho que para muitos outros utilizadores do Windows 10 também servirá!
My 2 cents
Linux em iguais circunstancias, faz melhor o trabalho que outro qualquer SO. Se os fabricantes de software/hardware fossem obrigados a fazer para os 3 SO mais usados do mercado, ficariamos todos, TODOS a ver qual era melhor e o Windows, morria no dia a seguir, certinho e o mac iria passar um belo aperto.
Concordo!
O meu objectivo é frisar que nem todas as pessoas fazem coisas como edição de video ou áudio no PC, jogar, etc, e não acho boa ideia afastar essas pessoas com base em requerimentos de uso que vão para além das suas necessidades!
Não uso nada da Mitosoft desde 2018, o Linux chega-me e sobra-me.
Microsoft ridicula. O priblema não é o OS são mesmo os utilizadores!
O meu PC explodiu com o Windows 10 um verdadeiro bomba relógio.fujam Pras colinas
Mais uma contribuição para o mundo da poluição.
Sim, o Windows 11 é uma solução, exclusivamente para pessoas cegas, e mesmo assim, já não sei.
Hoje, o Windows 11, tal como o Windows 10, mas de forma mais agravada, o Windows 11 parece ser a solução para quem não tem outro remédio, e não a solução para quem procura aumento de produtividade e eficiência. O desempenho do Windows 10 em pastas com mais de 40 ficheiros é horrível, bastante inferior a uma pasta com 1000 items no Windows XP (eu ainda tenho os 2)
A tática do medo é a mesma. Quanto mais fraco o produto, mais o medo deve funcionar como um instrumento para a mudança.
Lembro-me bem de quando o Windows 7 findou o suporte e fizeram uma atualização que já começava a estragar o Windows. E também do X que não servia para fechar a mensagem, mas sim para confirmar a atualziação para o Windows 10, contra a vontade dos utilizadores.
Aqui será o mesmo: ataques informáticos através do Windows Defender para utilizadores do Windows 10, atualizações de segurança que têm como único objetivo truncar o sistema e torná-lo mais frágil, enfim… o mesmo que já era feito desde o tempo do Windows 7.
Sim, todos cegos menos tu. Tu és mais um portuga bom, sabes tudo….
O sangue, o drama, o horror… Vamos ver!
Windows 10, SEMPRE!