Marinha dos EUA conseguiu alargar suporte do Windows XP
Mais de um ano após o fim do suporte ao Windows XP, esperava-se que este sistema operativo tivesse já uma utilização marginal. Mas a realidade é bem diferente e o Windows XP consegue ainda ter uma presença bem forte em alguns mercados, especialmente em algumas áreas específicas.
É de uma destas áreas que surge agora uma notícia que a muitos podem parecer estranha. A Marinha dos Estados Unidos da América conseguiu negociar com a Microsoft para alargar o suporte ao Windows XP, pelo menos por mais alguns meses.
O novo contrato celebrado entre a Marinha dos EUA e a Microsoft consegue garantir as necessárias actualizações para o Windows XP e a resolução de problemas que venham a ser descobertos.
O valor do contrato é, como seria de esperar, bastante elevado e permitirá à Microsoft encaixar 9.1 milhões de dólares. Na verdade esta é apenas uma extensão de um contrato celebrado em Abril e que previa exactamente a mesma situação.
O problema da Marinha dos Estados Unidos está nas mais de 100 mil máquinas que têm para actualizar, sendo este um processo que se espera venha a ser moroso e bastante complicado.
A maioria destas máquinas está em navios e não estão acessíveis por diversos meses, o que tem impedido a necessária actualização. Apenas quando todas estas máquinas estiverem actualizadas para versões mais recentes e compatibilizadas com todo o software que operam, é que será possível terminar este suporte.
O contrato celebrado não se limita ao Windows XP e será estendido ao Office 2003 e também ao Exchange 2003. Tal como para o Windows XP, a Microsoft garantirá as necessárias actualizações em caso de problemas.
De notar que este não é um contrato exclusivo e que também o Exército Americano celebrou um similar com a Microsoft, garantindo todas as actualizações de segurança que venham a ser necessárias no Windows XP, mas numa escala mais reduzida, abrangendo cerca de 8 mil máquinas.
A importância destes sistemas, associados à defesa e ao controlo de áreas sensíveis dentro da Marinha, foi razão suficiente para que o contrato inicial fosse alargado.
Estão assim garantidos mais alguns meses para que a necessária transição ocorra, sem qualquer problema e de acordo com a disponibilidade necessária à Marinha Norte Americana.
Ao mesmo tempo o Windows XP volta a ganhar algum fôlego, algo que a Microsoft não queria, mantendo-se mais uns meses no activo.
Este artigo tem mais de um ano
“A importância destes sistemas, associados à defesa e ao controlo de áreas sensíveis dentro da Marinha, foi razão suficiente para que o contrato inicial fosse alargado.”
E os milhares de ATM (Caixas de multibanco) pelo mundo todo (incluindo Portugal) que ainda tem o Windows XP, também não é uma razão forte para manter o suporte?
Desde que paguem, tudo é possível!! E aqui estamos a falar de uma situação transitória, não é definitivo, como provavelmente a banca quereria.
A Microsoft chegou a extender o suporte devido ás ATM’s e muitas outras empresas que ainda não tinham concluído a transição do sistema, depois disso, até houve o rumor que os bancos iam fazer o mesmo que a Marinha fez, e pagar à MS para estender o suporte, pelo que se não foi para a frente, talvez foi por as verbas não serem suficientes.
No Brasil, vários bancos utilizam os caixas de autoatendimento (ATM) com Linux. O Banco do Brasil utilizava à alguns anos atrás o OS2, mas então, todos os ATMs foram migrados para Linux.
No começo do ano viajei pela TAP e pude verificar que os monitores de multimídias em cada poltrona também rodam Linux.
Será que é por isso que esses multimídias das companhias aéreas são tão maus? A sério, eu tenho um tablet com um processador de 15$ a correr Windows 8 super fluído.
O avião é um Airbus 330-200 se não me engano. É um avião muito moderno.
NÃO ACABEM COM O WINDOWS XP. Foi o melhor sistema operativo que a Microsoft desenhou.
Com a mudança do OS perdi imensas aplicações , perdi imensos emails, o meu PC estava bem organizado e até tive a impressão que me copiaram diversas saídas e software facilitadores (Google)
de trabalho.
Tenho 79 , sete PCs para estar atualizado, e agora lá se foi tudo, Volta quase tudo à estaca 0
VIVA A INFORMÁTICA QUE TANTO ME ENSINOU.
Até a Marinha Portuguesa, entidades bancárias, indústria automóvel e aeronáutica andam a renovar os suportes, não é ganhar fôlego nenhum, conheço empresas ainda com suporte para NT e 2K em vigor, faz parte deste Mundo pois muitas vezes o custo de trocar essas máquinas é bastante superior ao de manter o suporte.
O windows XP ainda é muito utilizado para programação de PLC, e em navios existem varios PLC’s.
Eu mesmo já tentei programar um PLC utilizando o Windows 8.1 e não consegui. Problemas desde de software de desenvolvimento até aos controladores necessário.
Surgiu em tempos uma forma de iludir os servidores de updates do windows xp. Havia uma linha no registry que ao ser mudada fazia passar o xp por equipamentos xp embeded cujo suporte ainda deve estar ativo. Cheguei a testar e funcionava, tanto que continuava recentemente a receber atualizações no meu xp.
Caramba,quantos computadores por esse mundo fora não estarão a correr o Windows XP… Isto vai ser uma tarefa hercúlea para a Microsoft,o de tentar que os utilizadores migrem(mesmo de graça !!),para o novo Windows 10,que chega já para o dia 29 de Julho.Então,segundo se sabe,muitos nem para o excelente Windows 7 migraram,como será agora ?? Na minha convicção,nem vão migrar !! Fora que muitos ainda devem utilizar o Internet Explorer 6,7 ou 8. Há muita gente que,sem saber de nada,continuará a servir-se do Windows XP. Até em Portugal !! Conheço muita gente que tem o Windows XP instalado nos PC’s e,principamente em portáteis antigos,que nem sabem que houve um Windows Vista ou um Windows 7,quanto mais este novo Windows 10 !! Vocês vão ver a confusão que isto vai dar.É que o suporte do Windows XP já acabou !!
Ainda existem empresas que utilizam software que corre em MS-DOS, feito a 20 anos atrás…
É o mesmo daquelas fabricas que começaram a operar nos anos 1940/50/60 e passados 50 anos, fecharam portas porque não se modernizaram… Em 2000 queriam continuar a utilizar as primeiras maquinas que foram instaladas na fabrica, e ter o mesmo lucro…
Afinal não são só os portugueses que deixam tudo para a última. A migração que estão a fazer agora já a podiam ter feito nos últimos 5 anos…
Será que depois de actualizarem para o W 10 os mariners descobrirão onde Saddam guardava aquelas armas? Perguntar não ofende!
Linux linux linux….. What else???
Não defendendo o windows o linux é caríssimo em manutenção para as empresas. Não como é casa que se necessário “reinstala-se todos os meses”…
Mas em que é que ser Linux resolve o problema?
É de borla para empresas? Não.
Alguma versão do Linux teve apoio durante 13 anos? Não.
A Red Hat dá suporte à aproximadamente 22 anos.
Just saying…
A Red Hat existe à 22 anos, não tem o mesmo sistema à 22 anos, basta ver que em 1995 lançaram o Red Hat Linux, e nem 10 anos depois já deixou de ter suporte, e foi substituído pelo RHEL, em que este também já vai na 7ª versão…
Esquece, percebi outra coisa ao ler o outro comentário.
De qualquer forma, não queiras comparar a transição de um sistema *nix com um sistema Windows, há coisas que a MS simplesmente “cortou”.
isto vem confirmar um comentario meu num artigo do pplware de ha pouco tempo k dizia k a marinha do usa ta a usar ou pensar usar apens o linux
Em que é que isso resolve o problema?
Nem é de borla, nem tem suporte para sempre… Vão ter de tal como com o Windows atualizar para versões recentes, ou o teu amigo tem a mesma versão do Linux desde 2000?
E eu estou e pensar que me sai o Euromilhões mas há meio…..
Ora aqui está uma matéria que os Portugueses dominam e que dão cartas ao mundo. Cada Português é um informático sabido.