Insiders do Surface Laptop estão a receber o Windows 10 Pro
O programa Insider foi criado para dar aos utilizadores a possibilidade de testarem as novidades do Windows 10, ao mesmo tempo que avaliam e descobrem falhas nas novas versões.
No entanto, a mais recente versão lançada do Insider para o Windows 10 chegou de forma confusa. Os utilizadores que têm o Windows 10 S receberam o Windows 10 Pro.
O Windows 10 S foi criado para correr no Surface Laptop e tem algumas limitações impostas pela própria Microsoft no que toca à instalação e utilização de apps, para assim ser uma versão mais segura e controlada.
Desde que foi lançado o Surface Laptop que é possível atualizar o Windows 10 para a versão Pro deste sistema operativo, passando a ter em funcionamento todas as funcionalidades adicionais do Windows.
A mais recente versão do Windows 10 S, libertada no Fast Ring do programa Insiders, trouxe uma surpresa. Em vez do Widows 10 S, o que está a aparecer é a versão Pro deste sistema operativo.
We're looking into this but even though it shows as Windows 10 Pro, it runs as Windows 10 S. Shouldn't impact you if you want to stay on Windows 10 S. https://t.co/Vq3Rvk4L0P
— Brandon LeBlanc (@brandonleblanc) January 4, 2018
Segundo a Microsoft este não é um problema real, uma vez que na verdade não é o Windows 10 Pro que está a correr. A empresa revelou que é apenas um erro de identificação.
No entanto, o erro é de tal forma grande e com impacto elevado que está a impedir a atualização para esta versão no Windows 10 S. Essa opção não aparece no sistema e por isso não pode ser usada.
Este parece ser apenas um erro temporário e sem impacto, mas que poderá impedir a instalação da próxima atualização, uma vez que o sistema estará mal identificado. Este é mais um problema que a Microsoft tem em mãos para resolver nos próximos dias.
Este artigo tem mais de um ano
A nível de Windows não vejo grande problema a corrigir o identificador e que tudo se resolva. Agora o aparelho em si é que não volta: bem construído mas a conectividade é duramente fraca (como em todos os produtos Surface) ja para não falar da inexistência de gráficas dedicadas boas.
Pressinto que só vendem o laptop em contratos com empresas em que os dispositivos devem ser quase “dados”.
Muitos deles sim a micro sempre esteve ligada ao mercado empresarial e é nele que faz os seus contratos de milhões.