Está aberta a guerra entre a Samsung e a Microsoft
A notícia surgiu ontem e deixou muitos utilizadores de computadores Samsung alarmados. Segundo o que foi descoberto a Samsung estava a bloquear a instalação de actualizações do Windows, para garantir a estabilidade e o bom funcionamento destes computadores.
Depois da notícia ter sido tornada pública, tanto a Microsoft como a Samsung vieram a público e revelaram as suas posições, tendo a gigante de Redmond deixado bem claro que esta é uma situação que não pode acontecer e com a marca Sul Coreana a tentar arranjar explicações para o sucedido.
O problema foi descoberto por um MVP da Microsoft e revelava que a Samsung estava a colocar nos seus computadores uma pequena e simples aplicação que desabilitava de forma permanente o sistema de actualizações do Windows. Mesmo depois de reactivado a aplicação da Samsung voltava a colocar o sistema desprotegido a cada reinicio da máquina.
Segundo as informações iniciais da própria Samsung este comportamento é propositado e destina-se a proteger as máquinas da instalação de drivers genéricos da Microsoft, o que poderia causar problemas nas máquinas.
Como reacção à notícia a Microsoft apressou-se a lançar um comunicado público onde condena este tipo de acções e revela que, tal como todos sabem, o Windows Update é essencial e crítico para o bom funcionamento do Windows.
Windows Update remains a critical component of our security commitment to our customers. We do not recommend disabling or modifying Windows Update in any way as this could expose a customer to increased security risks. We are in contact with Samsung to address this issue.
A Microsoft revelou também que está em contacto com a Samsung para tratarem deste problema, sem que tenha especificado que tipo de medidas vão ser tomadas.
Na esperança de resolver toda esta confusão a Samsung veio também a público tentar esclarecer o que a sua aplicação faz. Negaram que esta bloqueava as actualizações do Windows e que estão empenhados em manter os utilizadores protegidos.
Segundo a Samsung os utilizadores têm a possibilidade de decidir como e quando podem fazer as actualizações no Windows.
It is not true that we are blocking a Windows 8.1 operating system update on our computers. As part of our commitment to consumer satisfaction, we are providing our users with the option to choose if and when they want to update the Windows software on their products. We take product security very seriously and we encourage any Samsung customer with product questions or concerns to contact us directly.
A verdade é que uma aplicação com o nome Disable_Windowsupdate.exe deixa muito pouco por revelar e todos os testes realizados provaram de forma inequívoca que é este o responsável pelo desactivar dos processos de actualização do Windows.
Se pretenderem saber se o vosso computador Samsung tem este agente infiltrado e a fazer estragos, apenas precisam de colocar no explorador do Windows este caminho: %ALLUSERPROFILE%\ProgramData\Samsung, e verificar se está lá dentro a tão falada aplicação.
A Samsung vai ainda ter muito que explicar aos seus utilizadores, de forma a esclarecer as razões reais deste bloqueio das actualizações e como pode esta política ser alterada.
Este artigo tem mais de um ano
Portanto a “Guerra” é apenas uma troca de comunicados amigáveis?
deve ser uma noite de noticias lenta…
+1
Fogo pa… Toma lá um like!
Lol
+1
🙂 depende o que aches amigáveis 😉 olha que não são assim tão amigáveis. E mais… verás de agora em diante estes dois cada vez mais “aziados” em causa está algo do “mobile” 😉
Mas deixa passar uns tempos e depois conversamos 😉
a verdade é que o windows update, faz muitas fez é um update de drives desactualizadas que sei la o que…
o melhor mesmo é fazer o update manual.
E bom no caso de o fabricante ainda não ter drives para o EX: W8.1, e o windows update enfia umas +/- compatíveis e esta fino
Deves estar a falar de drivers e não drives.
Eu nunca tive o Windows a instalar-me uma driver desactualizada por cima de uma que está actualizada. Muito provavelmente a Samsung é que tem as suas driver desactualizadas, tal como é costume por maior parte dos fabricantes. Se estes actualizassem as suas drivers isto não acontecia.
quando formatas o pc, como é óbvio, eu nunca referi que fazia um downgrade.
apenas que a biblioteca do windows é desactualizada muitas vezes, e o melhor é mesmo a actualizacao^/instalação manual
Que comportamento deplorável, mas vindo da Samsung já nada me surpreende. Ainda por cima mentem.
A Samsung e a Google estão bem uma para a outra! Ambas empresas sem consideração pelos clientes!
+1
sem consideração?? loool
Afinal eu sou a Samsung, só faço update quando quero mas se houver muito problema muda-se para o sistema da “concorrência”
Entretanto ficas chateado com quem te tirou a escolha de seres tu a decidir se fazes os updates ou não
Seems legit
Então muda.
Noticia:”Esta aberta a guerra”
Conteudo: estao em comunicacao para tratar do assunto
Será a Samsung a única a instalar programas manhoso?
Lenovo? Superfish?
nao nao é.
a hp com o uhp updte t faz o sistema ficar mt lento no arraque.. as vezes come imensos ciclos de cpu sem razao aparente
Pronto, se o outros fazem então já está justificado…
Tenho feito tudo certo então, mal compro um computador novo instalo o sistema operativo de raiz!
+1
PS: Como qualquer entendido em informática…
Eu, como Técnico de Informática, tenho as minhas marcas prediletas e essa não é uma delas. Segue a lista por ordem de importância: HP, Asus, Acer e Dell. Fora estas, para computadores portáteis, estou a anos luz de ter interesse em comprar.
Toshiba também poderia ser uma marca a considerar mas não tem uma boa assistência, tendo em conta as minhas experiências.
Não basta já não atualizarem os telemóveis deles agora também bloqueiam as atualizações do Windows???
onde estão os fans boys a dizer que a apple “não tem este problema” porque é “melhor” … ?
E porquê falar deles?
Estás com saudades?
a verdade é que nada destas palhaçadas existem no OS X… hahaha
Nem em Linux.
E a culpa é da Microsoft??? No Surface, que é hardware da Microsoft também não acontece! A Samsung é que não deixa atualizar!!!
No Linux não acontece porque pura e simplesmente nenhuma marca lança desktops com Linux de origem!
Por isso é que o meu portátil da XungaXunga nunca completava as atualizações. O procedimento era todo iniciado e depois reiniciava o portátil com a mensagem não foi possível instalar a actualização.Provavelmente será a razão, pela qual até ao momento, não recebi qualquer mensagem da Microsoft para proceder à actualização do Win 8,1 para o 10.
XungaXunga ahahah, muito bom 😛
Bom isto não é guerra nenhuma. 🙂
Além disso, da maneira que o windows update (e serviços associados) consome recursos das máquinas, o mais sensato é mesmo desactivar o(s) serviço(s). É que não é assim tão literal que os updates sirvam para resolver problemas. Na Microsoft são inúmeros os exemplos de problemas causados precisamente por updates (em servidores então, nem se fala).
Por isso no meu caso, tudo desactivado. De longe a longe procedo a um update, ou assim que note problemas passíveis de solução via update.
Não, não condeno a samsung. Aliás, na minha opinião os utilizadores deveriam estar gratos 🙂
António… etá dá pena ou graça ler estes comentarions. Obrigado
Hum… Os updates não resolvem problemas? Os drivers são actualizações opcionais, por isso só dão barraca se forem seleccionados. Quanto aos updates “que dão problemas” são só actualizações de segurança e bases de software indesejado actualizados. Quanto aos recursos que consome das máquinas, depende muito da máquina. Sempre fiz updates do Windows e contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que deram barraca (não instalo drivers, tenho os do fabricante). Lá que a Samsung queira evitar isso, tudo bem, agora bloquear todos os updates… Mas não é nada que me surpreenda vindo de quem vem. E não venham dizer que depois há marcas em que sou obrigado a fazer updates e não sei que. Os updates, na minha singela opinião, servem para reforçar a segurança de um sistema operativo, seja ele qual for. Se o utilizador o faz ou não, é decisão do próprio. Não há sistemas perfeitos, mas quem os desenvolve tenta preencher as lacunas que vão sendo descobertas; como? updates…
Agora Servidores sem actualizações? Depois vem a velha história que a culpa é do Windows e não sei que, e depois acedem a informação privada e mais não sei que… Não estou a defender nada nem ninguém, só acho que muitos dos problemas poderiam ser evitados sem tomar estas decisões “radicais” do “ou é tudo, ou não é nada”. Não há sistemas perfeitos, mas há um esforço do desenvolvedor de corrigir as falhas. Agora se o utilizador final opta por fazer ou não, já é outra história.
Bom! Uma coisa eu sei! Samsung não compro! Quanto aos outros logo se vê, mas Samsung não compro!
+1 , já muito tempo atrás que tomei essa decisão .. este tipo de coisas não é novo na samsung … mas o que me levou a tomar essa decisão foi “obsolescência programada” , samsung é “master” nisto …
Será que sou só eu que mal compra um PC, formata-o para tirar a porcaria toda do fabricante?
yup …. eu não formato , mas lá que tiro montes de porcaria á isso tiro .. paletes de porcaria 🙂
Produto manhoso é o windows… no comments.
Tens noção que este post não tem nada a ver com o windows ser “manhoso” ou não certo?
“no comments”
A Samsung gosta de morder a mão que lhe alimenta…
Microsoft, Google, Apple…
“Those with power will always seek more power.”
A verdade é que tanto de um lado como do outro, todos os que vendem para massas têm o poder para fazerem o que quiserem com a informação que possuem (roubar dados, por exemplo). É por isso que sistemas operativos livres costumam agradar à malta que não gosta deste tipo de controlo. Mas a meu ver, nem os sistemas operativos livres, estão livres disto. O Ubuntu cresceu muito; aposto que agora tem o seu malwarezinho lá no fundo a fazer das suas. E a razão disto é que nem sempre são as empresas que mandam nisto; podem ser governos e outras organizações a “obrigar” as empresas a colocarem lá os seus trackers.
Basicamente, só estaremos livres em sistemas operativos desenvolvidos por nós. E mesmo esses usam linguagens de programação com acesso a bibliotecas e tal…
Mas isto são apenas teorias da conspiração. Até porque eu uso Windows 7 de fábrica no meu Shiba.
Eu por mim de futuro qualquer PC ou outro com Windows que comprar será de versão signature.
http://www.microsoftstore.com/store/msuk/en_GB/cat/categoryID.69988500
Samsung nunca mais.
Comprei uma tv da SAMSUNG que publicitava que tinha ligação à net através duma famosa pen, comprei a tv mod: LE46….e depois é que foi o giro nunca encontrei essa famosa pen no mercado, contactei a SAMSUNG portuguesa que me pediu que lhes fornecesse todos os dados e que podia ficar descansado….e fiquei…já lá vão 3 anos e nem a pen nem resposta.
Isto é tudo um pouco estranho, porque as atualizações de drivers pelo windows update costumam estar nas actualizoes opcionais. O user só instala se realmente quizer.
Mas quem é que compra laptops da Samsung?
Eu possuo vários electrodomésticos e telefones da Samsung, mas laptops ou PC’s (Se é que existem) nunca!
Meu rico Toshiba que é bem superior em absolutamente tudo aos Samsung ou Mac.
Estás muito enganado, eu também não conhecia e agora tenho um ATIVBOOK4, menos de 2kg , varias horas de bateria (5 a 7 horas) e uma performance extraordinária, por um preço muito baixo.
Gosto muito da asus e Toshiba, mas a Samsung surpreendeu!! e não tenho o tal Disable_Windowsupdate.exe!!!
O meu dispositivo não tem esse tal Disable_Windowsupdate.exe, nem nada parecido (ao menos não encontrei). Possuo um Samsung Ativ Book 9 plus
Samsung?
Jamais
Acho que é de aplaudir a Samsung! Ainda à pouco estava a repor o sistema (win 8.1) de raiz, liguei à net para ir buscar os drivers e pimba windows update entra em ação, instala o driver “genérico” da gráfica e fiquei às escuras, nem criou um ponto de restauro… Solução, voltar a instalar, desabilitar o windows update, ligar à net para ir buscar os drivers… Já não é a primeira vez que isso acontece 🙁
E quanto ao windows update é sempre ter MUITO cuidado, porque já não é o primeiro pc que por causa de uma atualização fica sem arrancar. Mas também temos que estar cientes que muitas atualizações são necessárias para o bom funcionamento do PC.
devem si inténder.
Derivado ao lixo que vem com participante todos todos os portáteis ao adquirir um instalo sempre o SO limpo.
Da me menos trabalho do que andar a ver o lixo todo e desinstalar.
Se a Samsung quisesse resolver este problema das atualizações de drivers desatualizadas apenas teria que criar uma aplicação que fizesse a atualização automática das drivers em conformidade com a versão do SO instalado. Assim evitaria que os computadores tivessem software fornecido pelo Windows.
Essa aplicação lia o tipo de componentes instalados e SO e, de seguida, transferia os últimos drivers disponíveis.
Todas as marcas de computadores deveriam fazer isso.
* Quanto ao Windows, deveria disponibilizar a opção de NÃO ATUALIZAR DRIVERS instalados de dispositivos não removíveis, ou seja, com essa opção ativa apenas instalaria atualizações de drivers de ratos, pen drives ou outros do mesmo tipo.
Bem, além de serem dois pratos e garfos deixados sobre a mesa… Trata-se de confronto comercial, e o certo é que o assunto ainda não está suficientemente sólido p’ra tirar uma conclusão concreta a respeito, porém adianto em e acredito não distal, independentemente de quem seja a culpa ou causador, logo logo será resolvido.
Solução: Limpar a instalação do OS e assim ficara livre das bugigangas que vem de fabrica instalado no OS.
Mas lembrem que eles fazem isso para impedir que o sistema fique pesado com as atualizações. Por fazer computadores com hardware tão minimo para diminuir custos.
A GRANDE REALIDADE.