Em breve poderá remover o Edge, Bing e mais apps do Windows 11, mas com uma condição
Uma das grandes queixas do Windows 11 e de outras versões é a quantidade de apps da Microsoft instaladas. Estas não são usadas por todos, mas ficam presas ao sistema. Em breve isso poderá mudar de cenário no Windows 11, graças a uma medida da União Europeia, associada à Lei dos Mercados Digitais no Espaço Económico Europeu.
Já todos nos habitámos a ver no Windows 11 as muitas apps da Microsoft. Estas não são muitas vezes usadas e ficam apenas presentes por estarem agregadas e dependentes do sistema operativo. Não é o desejado, mas é algo a que os utilizadores se habituaram.
Isso terá em breve de mudar, graças a uma das medidas mais importantes da União Europeia nos últimos anos. A Lei dos Mercados Digitais no Espaço Económico Europeu irá obrigar a mudanças em muitos serviços, prometendo sempre manter a privacidade dos utilizadores no centro das suas ações.
A Microsoft avançou agora a informação de que quer também o Windows 11 a ser compatível com esta medida da União Europeia e por isso fará alterações. De todas, a mais visível está associada às apps presentes no sistema e à possibilidade de as remover de forma definitiva.
As mudanças permitirão que os PCs nos mercados da UE desinstalem o Microsoft Edge, desabilitem o Bing no Windows Search e desliguem o feed de notícias da Microsoft e os anúncios no Widgets Board. A empresa garante também que o Windows 11 reconhecerá os padrões do utilizador e permitirá que desinstalem quase todas as apps integrados do sistema operativo.
A única questão aqui é que não será um processo aberto a todos. Apenas os utilizadores no espaço da União Europeia vão ter acesso a esta possibilidade. No caso de Portugal esta será uma certeza e por isso os nossos utilizadores vão estar abrangidos por esta alteração.
Estas mudanças vão ser lançadas numa versão de testes do Windows 11 no Insider Beta Channel nas próximas semanas e estarão disponíveis no início do próximo ano. A Microsoft afirma que o Windows 11 será totalmente compatível com a Lei dos Mercados Digitais no Espaço Económico Europeu até 6 de março de 2024.
Este artigo tem mais de um ano
Deviam obrigar também a poder-se desinstalar todo o blotware no android… Apps que só ocupam espaço e não têm utilidade nenhuma
1º alguem não deve ter percebido ao ler o artigo que se está a falar no sistema operativo windows e não android…
2º longe vão os tempos que o blotware fazia alguma mossa em termos de espaço ocupado, simplesmente meteram na cabeça que tinham de remover tudo e mais um par de botas só porque sim, simplesmente essas apps sempre fizeram parte e não é por as removeres que vais ganhar mais alguma coisa em termos de espaço, e se não tem utilidade para ti para outros se calhar já teem…
3º tens opções que vem com versões android completamente limpas, mas se calhar em termos de especificações ficam a desejar, é uma questão de pensar na altura de comprar o que se valoriza mais…
1. Eu acho que ele percebeu! E acho que deve ser tudo uma questão de português, mas da sua parte!!! É que o Manuel esta a dizer que além do windows também devia poder fazer-se no android! Não esta em causa se reparou ou não que o artigo era do windows!!! Ele esta a acrescentar um desejo ao artigo! Logo este ponto não faz qualquer sentido!
2. Tem razão!!! Os putos hoje em dia anda tudo montado em topos de gama nos quais não falta é espaço!!! É o que dá andarmos todos a viver bem!!! É a época da fartura!!! Esqueçamos lá um telm com mais de 5 anos! Ao fim de 6 meses tem de se trocar por um novo!!! Fazer uso duma coisa que, se não tivesse tanto bloatware e fosse bem gerido, daria para bastante tempo??? Nem pensar!!! Na época da fartura à que mandar logo fora o telm assim que ele disser que esta à ficar lento!!! +10pontos aqui!!!
3. Pois!!! Depende muito! Se for para fazer de telefone e ir à net até dá!!! Se for para o facebook e youtube e demais modas que mamam recursos à grande se calhar é melhor comprar um topo de gama…
João, ele tem muita razão no que disse, mas você só veio descarregar frustração e não acrescentou rigorosamente nada, as coisas são como são, se não tem dinheiro, o problema não são os outros é somente seu unicamente…
Frustração??? Não!!! Nada disso! Entendeu mal!!!
Eu não me estou a queixar!!!
Mas estou a defender o ponto de Vista do Manuel, porque ele tem muita razão no que disse! E enquanto o meu comentário seria desnecessário o segundo comentário forçou a necessidade do meu!
Assim como o seu implicou a resposta do meu!
Em suma: não havia necessidade de andarmos a chamar ignorantes uns aos outros por um user ter colocado uma boa questão!
Quanto a dinheiro… tv o meu problema seja mais uma questão de princípios anti consumismo…….. mas só talvez (até pq as minhas finanças não dizem respeito a mais ninguém!)
1. Bem dito
2. Fala por ti, ricaço.
3. Não há dinheiro para isso na atual conjuntura.
Sei perfeitamente que se está a falar do Windows no artigo. Daí ter usado a palavra “também”, quando me referi ao Android.
Relativamente ao blotware não é apenas por uma questão de espaço. Quantas apps não estão ali apenas para vender a nossa alma? Muitas nem se percebe bem para que servem…
Boa parte já é possível desinstalar, com o pormenor que é preciso um PC, ligado ao telemóvel, para o fazer.
Mas, 99,99999% das apps pré-instaladas, são das operadoras móveis. Ao comprar um telemóvel, através de uma operadora de telefonia móvel, aceita o contrato de que, no mínimo, por 24 meses, não pode desinstalar 2000 apps, que a empresa usa para os seus movimentos publicitários, envio de publicidade e para obter dados de utilização, incluindo 100% do que faz com o telemóvel. Essas poderão ser removidas, a partir do 2 ano de utilização, com o pormenor que exige uma instalação limpa do Android da marca do telemóvel, coisa que 99,999% dos humanos não sabe fazer.
Ora, aqui ta um bom comentário!
Tem algum link com toturial para partilhar???
Então links??? tutoriais ???? e que tal usar a pesquisa no google, se calhar encontra a resposta, mas pode é não ser bem como o outro user está a vender o peixe…
Exactamente por isso é que estou a pedir links específicos para o que ele indica!!!
(sim, eu também sei usar o Google!!!)
É que 99.999% é muita fruta!!!
E já agora abrir compatibilidade a todos os processadores que façam parte de sistemas que tenham TPM 2.0, secure boot mas que esbarram em cpu não compatível! Embora consiga instalar o W11 ( limpa ) sem recorrer a Rufus ( eliminação de requisitos ) informa que cpu não é compatível. Nem a Microsoft nem a HP dão suporte!
Isso não vai acontecer, simplesmente têm de se render as evidências, já aconteceu no passado com a transição para o Windows 8.1 para quem tinha hardware do inicio de século que funcionava bem até aos Windows 7, mas deixou de suportar muitos cpu’s, e com o Windows 11 simplesmente voltou a acontecer com agora ainda com agravante do TPM2.0 e secure boot, com o evoluir das coisas ainda vai ser mais restritivo as novas versões do Windows 11 e futuro Windows 12, esqueçam essa história de andar a aguentar maquinas até não dar mais, apartir de um determinado momento, ou matem-se com o sistema operativo que o pc suporta até as app deixarem de funcionar por falta de suporte ou procuram alternativas open source como linux, para que a maquina dure mais uns tempos, simplesmente tenham mente estão só a adiar o inevitavel a compra de um pc novo.
Tudo o que disse e mais isto – “…simplesmente tenham mente estão só a adiar o inevitavel a compra de um pc novo.” – é bem verdade. Vai ser o que tenho de fazer para o próximo ano, ter que comprar um novo PC Desktop. Lá terá que ser. E por incrível que possa parecer, aquando da altura, vou logo do Windows 10 para o Windows 12. Nem sequer cheguei a utilizar o Windows 11. É cada uma. 😐
Fogo, pá, já viste! Que tristesa de vida! 🙁
Falas por ti certo? Já deixei o Windows da Mamoteus€soft faz anos e pretendo continuar no Linux para sempre.
Era bom, mas esqueçam lá isso, a segurança dos sistemas obriga a cada vez mais mudanças, o hardware começa a ser limitado em determinados parâmetros em que podem ser comprometidas tais medidas, e é ai o ponto que muitos ainda não assimilaram, sempre existiu maneiras de contornar requisitos nos sistemas operativos e programas, mas depois como é natural há sempre os snãos, desta vez a Microsoft limpou a mãos, quem quer estar atualizados tem de atualizar tudo para que ambos funcionem bem dentro do estabelecido, quem não cumpre pode recorrer a alternativa, mas o que der problemas não querem saber, estão por sua conta…
A HP em suporte sempre foi uma desgraça, ai nem vale apena comentar…
A ver se é desta que temos um “Lite” sem essa treta toda a consumir recursos e memória.
Lamento, mas não é por meia dúzia de app, a menos que vais ver melhorias nesse aspecto, sobretudo se tiveres uma maquina fraca em termos de recursos, por mais voltas que se dê não há milagres…
Errado se criares o teu Windows 11 com o script Tiny11 remove muito bootloader e em vez de 140 processos no fim de uma instalação limpa ficas com apenas 80 processos a consumir recursos e 2GB de RAM já chegam perfeitamente porque a diferença na memória usada cai em 50%.
O único mal destas soluções é que não são oficiais e as vezes dão problemas em updates.
Era bom rodrigo que isso fosse assim tão linear, há décadas que lido com Windows, por mais que queiras espremer a sua gordura desnecessária, o Windows vai continuar na mesma, pois cada vez que se instala uma serie de softwares banais tens de ter mais uma carrada de tralha em background a funcionar, lembra-te estás num blogue de tecnologia, muita pessoas sabem mais disto que tu…
Se fosse realmente viável uma versão micro do Windows e tudo lá funcionasse como na full version era um espetáculo, mas não é…
Realmente os utilizadores Windows e Android são muito mais inteligentes a prova é que percionam a indústria a passar a opção de escolha para os utilizadores. Já outros sistemas os utilizadores comem tudo e não reclamam mesmo que a segurança esteja em causa usam na mesma só porque sim.
Mais uma vez temos os exigentes e os carneirinhos que seguem à risca o que o marketing decide
Não sei qual é o teu problema, sempre ouvi dizer, quem está mal muda-se, se não estás bem com os sistemas Apple, muda fica logo o problema resolvido…
Ainda falta darem a opção de remover os componentes de telemetria.
A telemetria, já a coisa pia mais fino, é através desta que eles vão tirando as notas de como os sistemas são usados e vão recolhendo dados para futuros melhoramentos….
Se isto abrangesse o windows 10 também, seria útil para algumas máquinas…
o Windows 10 já está em fim de vida, não lhe vão fazer rigorosamente mais nada até 2025, só updates de segurança…
O foco agora é windows 11 e sucessor…
Pelos vistos saiu-me a rifa (mesmo sem ter jogado)…
Removi o Windows e o PC ficou ótimo.
A sério?, mete aqui a foto do black screen para todos vermos???
Eheheh tenho 2 pc na mesma situação! Estou a ponderar fazer o mesmo ao 3! Sem o wind-oze ficou um mimo!!!
Tem dias que acho que até o Spectrum era melhor!!! Lol