Dica: Como matar apps rapidamente no Windows 10 usando o DOS ou a PowerShell
Apesar de ser um sistema completamente assente numa interface gráfica, o Windows 10 tem presente o DOS e a PowerShell que podem ser usado em muitas situações. Em especial para gerir este sustenta, tem ferramentas úteis e muito importantes para os utilizadores.
Estas são úteis para quem as sabe usar de forma inteligente e dão certamente um controlo único aos utilizadores. Hoje mostramos como podem usar o DOS ou a PowerShell para matar as apps que teimam em não querer ser terminadas.
Gerir processos de forma simples no Windows 10
Apesar de todas as funcionalidades do Windows 10 estarem disponíveis na sua interface, há utilizadores que habituaram a usar o DOS ou a PowerShell. Estes permitem tratar da maioria das tarefas de gestão, sem o peso de qualquer interface.
São alguns comandos que se conhecidos aceleram todo o processo e que facilitam a vida ao utilizador, como acontece noutros sistemas. Hoje mostramos como podem facilmente gerir as apps em execução, e matar as que estão eventualmente com comportamento anormal no Windows 10.
Matar apps de forma simples com um simples comando
Para verem uma lista das apps em execução, precisam apenas de abrir uma janela de DOS ou da PowerShell e executar o comando tasklist. Será mostrada uma lista extensa das apps e processos que estão a correr no momento no Windows 10.
Desta lista precisam de escolher a que querem matar. Só precisam de ter presente o nome do executável ou o número do processo que lhe está atribuído. Estes dados são obtidos da primeira ou da segunda coluna do resultado do comando anterior.
Pode ser usado no DOS ou na PowerShell
De seguida, devem dar um dos seguintes comandos: taskkill /IM nome_do_executavel.exe ou taskkill /PID numero_processo. Caso não funcione, podem usar a flag /F para forçar que o processo seja terminado pelo Windows 10.
Desta forma conseguem gerir as apps que estão a correr no sistema da Microsoft, recorrendo ao DOS ou à PowerShell. Estas podem parecer ferramentas ultrapassadas e sem uso, mas na verdade se explorada podem dar muito aos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
“Pode ser usado no DOS(…)”?
É assim tão difícil dizer Command-line Interface ou CLI? É que DOS é Disk Operating System e existiram vários desde o Apple DOS, passando pelo Atari DOS até ao MS-DOS. Por favor, se não sabes faz o melhor o teu trabalho, pesquisa um pouco antes de publicar barbaridades.
Assim ficas a saber que o DOS e PowerShell. Qualquer um desses é uma Command-line Interface
Mas que grande novidade Pedro, por favor…
Começa a ser prática frequente e um pouco irritante da vossa parte, responder directamente aos utilizadores do fórum, sem admitirem as gaffes que cometem.
Nem tinha reparado que tinhas sido tu o autor…esperava isto do Vítor M. , nunca de ti com o background que tens. Vocês são um grande contributo para todos os que gostam de tecnologia, mas por favor façam-no com mais atenção…este site tem influência sobre muita gente, queiram influenciar com o melhor rigor possível.
Usando o DOS? parece-me improprio…. deverá utilizar a designação Command Prompt ou Command Shell.
MS-DOS – https://en.wikipedia.org/wiki/MS-DOS
Assim ficas a saber que o DOS e PowerShell. Qualquer um desses é uma Command-line Interface
Novamente, DOS é “Disk Operating System” baixa os braços e corrige o artigo, só te fica bem
O Windows NT não tem DOS. O DOS é um sistema operativo. Aquilo a que estão a chamar DOS é uma simples interface para inserir comandos. Continuam a perpetuar nomenclaturas erradas e a induzir as pessoas em erro
Pior, é que em vez de corrigirem os artigos e agradecerem os “heads up” do pessoal, sentem-se atacados, respondem com justificações da treta e perpetuam a má informação. Já para não falar dos artigos que são claramente lidos noutros sites e reajustados para publicarem aqui como sendo originais Pplware.
KKKk.. E mesmo com nomenclatura errada estão a ler isso….Tanta hipocrisia respeitem quem da dica valiosas amigos.
É o que temos! O “perfeccionismo” no seu melhor, tudo serve para descarregar ódio e criticar só porque sim.
mesmo…
Hipocrisia? Mas tu preferes ter informação correcta, ou és dos que pensa “toda a gente diz assim, toda a gente faz assim” e então fazes também, embora seja incorrecto?