Dica: Como instalar ou remover o Notepad no Windows 10
A Microsoft tem estado a mudar a forma como desenvolve as diferentes apps do Windows 10. Estas deixaram de estar presas a este sistema e são hoje independentes e com ciclos próprios.
Uma das primeiras a receber este tratamento especial foi o bem conhecodo Notepad. Assim pode ser desenvolvido de forma muito mais direta e independente. Fruto disto, nas novas versões, este pode não estar presente diretamente e precisa de ser instalado.
Mudanças muito grandes no Notepad
Até há pouco, o Notepad era uma peça essencial do Windows 10 e não podia ser separado deste. Assim, obrigava a que qualquer desenvolvimento tivesse de surgir com as atualizações do Windows.
A Microsoft resolveu alterar esta forma e tornou o Notepad independente e arranjou-lhe um lugar na sua loja de apps. Isto abre as portas a melhorias e desenvolvimentos constantes, que o tornam ainda melhor.
Simples de instalar no Windows
Levou também a que pudesse não ser instalado diretamente com o sistema. Para esses casos, é possível fazer a sua instalação posterior e para isso devem abrir as Definições do Windows 10.
Aqui dentro devem escolher a opção Aplicações e depois escolher o separador Aplicações e funcionalidades. Logo no início encontram depois a opção Funcionalidades adicionais, que devem escolher.
A lista de funcionalidades do Windows 10
Na área seguinte vão ter acesso a todas as funcionalidades extra que estão instaladas no Windows 10. Esta pode ser uma lista extensa, mas a opção que procuram está logo no início, com o nome Adicionar uma funcionalidade.
Novamente será mostrada uma vasta lista de funcionalidades disponíveis para serem instaladas. Só precisam de escolher a pretendida, que este caso é Bloco de notas ou Notepad. No fim devem carregar no botão Instalar e seguir o processo.
A Microsoft está a mudar radicalmente o Notepad
Caso pretendam remover o Notepad, devem na janela anterior selecionar esta app. De seguida vão ter disponível o botão Desinstalar. Devem novamente seguir o processo apresentado até ao final e a app será removida.
É desta forma simples que podem agora controlar se querem ou não presente o Notepad. Este editor básico de texto acompanha o Widows há muitos anos e tem conseguido evoluir, ainda que de forma muito tímida. Pode ser que agora cresça para os níveis esperado há muito.
Este artigo tem mais de um ano
a Microsoft não devia mexer no paint, notepad e Calc, são pequenos utilitários que ocupam poucos kb, e são uteis precisamente por serem simples e leves, servem para desenrrascar muitas situações !!! o seu valor está precisamente nisso e se está bom, nao mexe !!!
É isso! Há utilitários que são em si próprios o Windows! Penso que é um erro estar a separa-los do Windows!
+1
Sinceramente, não vi por que não deixá-lo presente no Windows, como sempre esteve. É leve, prático e ideal para anotações pequenas. Os arquivos que gera são de tamanho insignificante no estágio atual do OS objeto do presente arquivo. Os usuários sem qualquer conhecimento (que são a maioria esmagadora, eu, inclusive) ficarão a ver navios. Mas, quem sou eu para dar palpite?
Escrevi “arquivo”; o correto é “artigo”.
É fácil perceber porque raio a Microsoft mexe nos aplicativos mais básicos, tentem la instalar a app sem terem uma conta microsoft associada ao windows … não conseguem … é apenas só mais uma forma de tentar que se associe uma conta microsoft a instalação do windows, muito boa gente eu inclusivo não tem nem quer ter uma conta microsoft associada ao seu computador um utilizador local chega e sobra, eu pessoalmente nunca vi vantagem alguma na conta microsoft.
Será que se consegue instalar o minesweeper novamente?