PplWare Mobile

Como fazer para que o Windows 10 o deixe de espiar?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Modem says:

    Quais as garantias que esta app não abra outras portas no PC, e que não seja também ela um problema de privacidade?

  2. int3 says:

    Pessoal, Windows Pro em domínio não aparece para fazer upgrade.
    Soluções LEGAIS?

  3. Johnny says:

    Linux -> Whoenix,TAILS ou outra distribuição qualquer.. é sempre melhor para a Privacidade que Windows

  4. Necroman says:

    Vocês leram a análise que um site muito conceituado fez dos dados que são enviados? Concluiu-se que não são dados pessoais, mas sim telemétricos e em nada prejudica a privacidade dos utilizadores, muito pelo contrário, a contribuição de todos faz com que o sistema fica cada dia melhor!

  5. Daniel says:

    Siga, mais um programa não oficial.

  6. tekMan says:

    Mais um artigo da campanha anti-Windows 10, desta vez baseado nesta afirmação muito credível:
    “Apesar do próprio Windows 10 trazer funcionalidades para activar/desactivar alguns parâmetros na área da privacidade, parece que o desactivar não funciona e os dados são na mesma enviados para a empresa de Redmond.”
    Parece?

  7. Joao says:

    O Windows Privacy Tweaker ( https://www.phrozensoft.com/2015/09/windows-privacy-tweaker-4 ) também é interessante e funciona a partir do windows 7 para cima.

    Isto com dois ou três programas deve bloquear todas as comunicações desnecessárias com a Microsoft… cada um tens os seus truques e todos juntos pode ser que resolvam o assunto.

  8. Censo says:

    Mas que dados vão para a MS? Expliquem lá isso.

    • jp says:

      Tudo com medo das informações que o Win10 usa e que dão para controlar na sua maioria nas definições.
      Então e do Android e do iOS? Desses já não há medo? Não me devo enganar muito se disser que foi a Apple a inventar estas coisas de saber tudo a respeito dos seus utilizadores. “Ah! Isso é Apple, é mais limpinho. Já não me importo que me espiem…”

    • anubis says:

      Dados de navegação.. se andas ou não a ver lolitas na net, et cetera.

  9. fr says:

    o pessoal que fez upgrade para o windows 10 se f*** em grande. que burros lol

  10. simões says:

    eu ainda não percebi qual o stress de umas informações serem passadas… está tudo maluco ou serei só eu?

    • Quintas says:

      Eu também não… Nao teno nada a esonder… Por norma acessar ao banco acesso em navegação anónima e com teclado virtual e duvido que ms ande atras de informações pessoais… Esta anda à procura de maneiras de mlhorarmos o SO, vendo onde clickamos mais e o que acedemos mais por ex.. Mas falam da MS, nao vos vejo a falar da google que também recolhe e muito informações…ainda a uns tempos reparei que eles tem meu histórico desde 2005!!

    • Argent says:

      Não estás tu nem estou eu. Este pessoal e que deve andar a fazer coisas ilegais nos PCs e agora está tudo com medo.

      PS: Bom dia Sr. Agente

  11. JMCS says:

    Já agora para que não tenham falsas informações:
    Não ando na informática há 2 dias!
    Desde os tempos de estudante já sou utilizador de sistemas informáticos desde o início de 1983!
    Já passei por muitos sistemas, o W10 não é o primeiro mau sistema que encontro pelo caminho!

    • DrMinister says:

      Porque que o consideras mau?
      Não acho que seja um mau SO, mas de facto ainda está longe de ser o melhor.
      Principalmente, para quem usa pc’s AMD’s, como eu, é que se nota mais problemas.

      De resto, gosto do SO, apesar de todos falaram de que a Microsoft andar a espiar e etc… como fosse a primeira empresa a faze-lo e o primeiro SO a fazer…
      realmente devem de ter muita coisa a esconder, e quem tem, se é “esperto” para uma coisa, também será esperto a saber esconder!

    • José says:

      Mas mau porquê?

  12. rui says:

    Volto a deixar mais uma vez a seguinte frase: “quem não deve, não teme”. Acho que é suficiente para todo e qualquer artigo deste género. Querem o que entendem por privacidade? Fechem-se em casa (numa casa sem janelas, sem electrodomésticos, electricidade, … completamente vazia) e não saiam. Anda tudo tão paranóico com isto porquê? Aquilo que entendem por privacidade nunca existiu. Como está dito ali acima, está tudo maluco?

  13. Lima says:

    Estes programas, para além de criarem instabilidade no OS, são completamente desnecessários.
    Ou acreditam mesmo no Pai Natal?
    Mas atenção… Se acham que é só a Microsoft que recolhe dados de telemetria, é melhor acordarem para a realidade….. “Outros” enviam os dados directamente para terceiros..

  14. José says:

    Mas será que a Microsoft anda mesmo espiando os utilizadores através do Windows 10? e com que fim? Pessoalmente custa-me a crer que isso esteja acontecendo? até porque penso que, o que ganharia a Microsoft com isso? Ou não será mesmo alguém ou alguma organização que esteja querendo desacreditar a Microsoft. É que sem duvida alguma, este Sistema Operativo da Microsoft, Windows 10 está ficando cada vez melhor. Pessoalmente acho tudo isto muito estranho.

  15. José says:

    Mas o Windows 10 é mau, porquê?

  16. r says:

    respondendo à pergunta do artigo… se querem mesmo privacidade, deixem de ir à net ( redes sociais, e-mail, online banking,….) deixam de usar os telemóveis, caixas multibanco, via Verde, cartões de sócio e de desconto….. E sejam felizes

  17. ZarkBit says:

    É impossivel parar a telemetria, a microsoft vai continuar a receber informação…… se querem tirar dúvidas ponham-se a mexer no Wireshark (ou similares) e vejam as conexões efectuadas para a microsoft.

    Estes programas, é tudo mais do mesmo, desactivam algumas chaves de registro, tudo o que é feito com este tipo de programas pode ser feito manualmente portanto cuidado, porque muitos destes programas são manhosos, vocês (quem não gosta da recolha de info por parte da MS) metem a vossa confiança neste tipo de software sem terem o mínimo conhecimento do que eles fazem por trás, até podem ser fidedignos, mas aposto que há quem se vaia aproveitar da situação e tirar partido para seu proveito próprio, no entanto volto a referir, é impossível parar a telemetria a 100%.

    Ponham a paranónia de lado, a MS não quer saber do que vocês fazem na net.

  18. Luis Da Costa says:

    Eu só gostaria de relembrar que a partir do momento em que o acesso ao código fonte não é possível a qualquer um, é completamente impossível de termos 100% de certezas que o Sistema Operativo não estará a partilhar informações nossas, privadas ou não, isto a não ser que não tenham uma ligação à internet para a máquina que está a correr esse mesmo sistema operativo.

    E isto é o mesmo em todos os casos:
    – No Windows (qualquer versão)
    – No Mac Os (qualquer versão)
    – Num sistema operativo Gnu/Linux (quando usamos drivers/firmware/aplicações proprietárias).
    – Principalement nos mobiles

    Até nos programas dos quais temos acesso ao código fonte e são livres de partilha e de modificação (aka Software Livre) temos de nos preocupar e verificar (ou esperar que alguém verifique). A única diferença sendo que neste caso podemos mais facilmente ver se existe algum “backdoor” e removê-lo caso necessário.

    Isto é o b.a-ba da segurança.

  19. Blue Screen of Death says:

    Existem pessoas mesmo masoquistas e que gostam de ser cobaias.

    Tudo pela ânsia irracional de quererem a mais recente novidade, o “último grito”.

    Ao fazerem o upgrade ou ao instalarem o Windows 10, tornaram as suas máquinas hospedeiras do maior, mais complexo e sofisticado malware da História das Tecnologias da Informação. Tornaram-se escravos e cobaias de um SO que é um gigantesco “Big Brother”.

    NÃO HÁ ALMOÇOS GRÁTIS… preparem-se para pagar o “preço”…

    Boa sorte…

  20. David says:

    Gratuita e com o código fonte fechado? Se assim for realmente garante uma grande segurança… o melhor é mudar de sistema operativo.

  21. aeonflux says:

    Não é só o proprio windows que está a vigiar, o proprio EDGE vigia, assim como o chrome que também está a vigiar, meras pesquisas no google j são gravadas no historico do proprio, querem-nos vigiar de todas as formas, não existe navegador que nao seja vigiado

  22. Necroman says:

    Acho especialmente (des)interessante ver artigos dedicados a programas que nem sequer são testados. É interessante vir a saber depois que os programas criam mais problemas que resolvem

  23. A. says:

    Por acaso há browser que não enviam dados e até são baseados no chrome da google como há outra coisa qu o ppl também esquçe…
    http://www.startapage
    Ah mas isso não é google ou Apple ou MS$ e portanto não não pode ser têm agendas ocultas! Deêm-me paciência… (Só a MS$ ou a Cupertino ou Google é que são crediveis, já agora…) Os Melhores Anti Vírus no mercado actualemnte nem são EUA ou Britâncicos…

  24. Vinicius says:

    Como faz pro fundo ficar preto com verde como na foto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.