Análise: Vodafone Connect Pen K5005
A necessidade de transferência rápida de dados aliada à mobilidade não pára de aumentar. A Cloud está "na moda" e são muitos os recursos que dela podemos tirar, tornou-se num meio com enormes capacidades e veio definitivamente para ficar. A cobertura de redes de "quarta geração" está solidariamente a crescer e os três operadores móveis facilitam-lhes o acesso com a sua oferta de equipamentos 4G.
A Vodafone enviou-nos o modem USB Connect Pen K5005, com capacidade de ligação às redes LTE, e fizemos um "test drive" ao seu funcionamento.
Foi há mais de 6 meses que publicámos uma análise aos equipamentos 4G da TMN. Não analisámos um modem USB como agora o fizemos com a Vodafone, no entanto o teste foi efectuado na mesma zona (embora não tão minucioso) e é possível ter uma ideia da diferença de cobertura entre as duas redes, 6 meses depois mas noutro operador.
A Vodafone disponibiliza uma estimativa de cobertura por freguesia em todo o território nacional e, na zona onde os testes foram efectuados (perto do Estádio Cidade de Coimbra), é referida cobertura "com velocidades até 43,2 Mbps na rede 3G e 150Mbps na rede 4G".
Vodafone Connect Pen K5005
Trata-se de um modem fabricado pela Huawei capaz de atingir velocidades de até 100Mbps em LTE e 43.2Mbps em HSPA+. Tem um slot para cartão Micro SD que pode ser usado como um adaptador de cartões. Estando o cartão lá colocado, transforma-se numa grande PEN Drive "com modem LTE incluído".
Especificações técnicas
- LTE 800/2600 MHz
- 2×2 MiMo, LTE categoria 3 (100Mbit/s no Downlink, 50Mbit/s no Uplink em 20MHz de largura de banda)
- UMTS com HSDPA, HSUPA, HSPA+, Dual-Carrier HSPA+ (DC-HSPA+) e Receive Diversity (42Mbit/s no Downlink, 11Mbit/s no Uplink)
- GSM com suporte EDGE
- Slot para cartão MicroSD até 32GB
- Ligação para antena externa TS-9
Primeiro que tudo, não posso deixar de referir o tamanho exagerado deste dispositivo. Não me refiro a ser de maiores dimensões dos que são oferecidos por outras marcas, porque não o é, mas refiro-me apenas ao dispositivo em geral como algo avançado tecnologicamente mas que, em termos estéticos e de comodidade, é uma regressão.
Ao ligá-lo pela primeira vez no PC senti-me estranho: rodei a ficha USB para o poder ligar, peguei no dispositivo com a parte mais óbvia virada para cima e... não encaixou. Nos computadores portáteis as portas USB têm uma posição comum: ao ligar, a parte de maior espessura fica do lado de baixo. Pois bem, para poder ligar a Connect Pen, a parte aparentemente superior fica obrigatoriamente virada para baixo, o que inclui a luz de estado, e para cima fica virada a parte com os dados técnicos do dispositivo! Resumindo, a ficha USB está virada ao contrário.
Software Vodafone Mobile Broadband
O software que acompanha este modem, embora funcione razoavelmente bem, é demasiado intrusivo no sistema (pelo menos em Windows). Após instalado, passa a figurar entre a ligação ao hardware de qualquer interface de rede (quer seja Wi-Fi, Ethernet ou móvel via USB) e a gestão do sistema Windows. Ou seja, estando o software aberto, ao ligar o PC normalmente a uma rede Wi-Fi, primeiro é o software Vodafone a obter ligação e só depois o sistema diz que está ligado, o que adiciona algum atraso na ligação. Como referi, este facto não impede que tudo funcione correctamente mas parece-me completamente desnecessário ser obrigado a adoptar este software como gestor das ligações de rede do sistema só para poder utilizar a ligação de rede móvel.
A acrescentar a isso, e porque me deslocava no carro enquanto tentava apanhar uma zona de máxima cobertura, a actualização da força do sinal de rede é deficiente e tem uma taxa de actualização muito baixa. A força de sinal indicada pela aplicação e pelo sistema não coincide na generalidade das vezes, onde a indicada pelo sistema parece mais precisa. Para conseguir ver a real força do sinal em determinado local, fui obrigado a interromper a ligação e retomar novamente, o que por vezes demora mais de um minuto a fazer esse procedimento dado e tempo inicial necessário de ligação (também este um ponto menos positivo).
Os testes
Na verdade, para a generalidade das tarefas não é necessária grande largura de banda. Algo como 10Mbit é mais que suficiente para 95% do que se faz actualmente online. O mais importante nem sempre é a largura de banda mas sim a latência e estabilidade do serviço. Para a latência, um valor menor indica melhor desempenho, para o upload e download um valor maior indica melhor desempenho.
Para efectuar os testes recorri a dois serviços diferentes: Speedtest.net (servidor Vodafone Porto) e QoS PT. Procederam-se a 15 testes em cada um dos serviços e em 5 locais ligeiramente diferentes, portanto em cada local fizeram-se 3 testes em cada um dos serviços.
Resumo dos resultados:
A discrepância entre os 2 serviços utilizados é grande e não é possível tirar uma conclusão muito sustentada. O servidor utilizado no Speedtest foi o da Vodafone Porto, que por sinal era o que fornecia melhores resultados entre os nacionais, mas mesmo assim ficaram aquém do esperado. No serviço QoS da PT, os resultados são mais animadores mas longe do "prometido" pelo serviço. O valores apresentados em cada linha são a média dos 15 testes efectuados em cada serviço. Na coluna mais à direita é a apresentada a média que considera a discrepância entre resultados.
Resumindo, os valores médios finais obtidos são inferiores à velocidade máxima alcançável pela mais rápida tecnologia 3G existente (43Mbit), portanto não foi tirado partido da tecnologia LTE (embora fosse a ligação utilizada), pelo menos considerando a cobertura disponível nesta cidade.
Quanto à estabilidade, o modem (quer funcionasse em 2G, 3G ou 4G) não decepcionou e esteve sempre à altura, sem quebras de ligação nem bloqueios. Tirando o calor intenso que transmite após alguns minutos de funcionamento (o que revela que tem um rendimento energético longe de 100%), funciona sem problemas.
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Mas antes de adquirir um dispositivo 4G tenha atenção às letrinhas pequenas nas características do produto. Porque a ANACOM assim o definiu (sabe-se lá porquê :)), existe uma PUR (Política de Utilização Responsável) referente ao tráfego mensal, onde a navegação "ilimitada" à velocidade paga está limitada a 15GB de tráfego. Uma vez atingido esse plafond "ilimitado", a torneira fecha e apenas pinga 128kbps. Eis a citação:
A Vodafone reserva o direito de aplicar medidas restritivas à utilização do Serviço de Banda Larga Móvel, se o tipo ou volume de utilização de um cliente potenciar a redução da qualidade de serviço dos restantes ou a integridade da sua rede. No âmbito destas medidas, e no que reporta ao volume de utilização, a Vodafone reserva o direito de, após verificado um consumo acumulado de 15 gigabytes no respectivo período de facturação mensal, reduzir temporariamente e até ao final desse período a velocidade de serviço disponível ao Cliente.
Utilizando 80% da largura de banda paga, portanto 80Mbit, numa transferência contínua a essa velocidade será possível esgotar o plafond "ilimitado" em apenas... 32 minutos! Após isso pode voltar a sentir como era bom navegar em linhas RDIS, há mais de 10 anos.
O Pplware agradece à Vodafone o empréstimo deste produto para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Impressionante a diferença abismal entre as velocidades medidas no SpeedNet e no QOS….
Bom dia.
Parabéns pelo artigo. Acho risório termos serviços c/ trafego ilimitado e termos (Política de Utilização Responsável). Ou seja, mais valia dizer tem u plafom de x Gb mensal e não trafego ilimitado. Sou cliente ZON fibra e infelizmente têm a mesma metodologia (Política de Utilização Responsável).
sapo adsl com factura eletronica e debito directo: sem limites de trafego
Tenho Zon Fibra e nunca ouvi falar disso. Nem nunca tive problema algum.
uma ótima análise, e vem demonstrar que que a tecnologia lte em portugal graças a anacom so veio servir para iludir oab clientes, preços altos e pouca qualidade de serviço isto aplica-se às 3 operadoras pois a história dos 15 gb trata-se de algo que é aplicado para q as operadoras não tenham de investir mais nas antenas, é como telemóveis com lte para o utilizador ter acesso às velocidades lte tem que desembolsar maia um extra para poder chegar a essas velocidade, a anacom não existe o que existe é uma monopolizacao das operadoras já repararam e oferecem todas quase o mesmo fazem as mesmas promoções!! vergonha
Mas eles próprios já admitem isso, senão vejamos a mais recente publicidade da banda larga TMN em que diz que “todas as bandas largas móveis parecem ser as mesmas, os mesmos preços as mesmas condições” e depois no fim dizem: “Mas nós temos a melhor cobertura!!!! yey!”
Quando vi esse anúncio pela primeira vez nem queria acreditar no que estava a ver… Cartelização de preços à descarada!
Análise completamente isenta, é raro ver disto hoje em dia. Até que enfim alguém no panorama jornalístico tech em Portugal tem a audácia de dizer o que realmente vale isto do 4G, que no nosso país vale uma dose valente de nada. Face do 3G existente não existe vantagem absolutamente nenhuma, velocidades semelhantes, latências continuam altas para jogos online, e coberturas deficientes e irregulares. Isto para não falar dos períodos de picos de utilização onde para abrir páginas é preciso esperar quase 1 minuto, pela resposta da rede.
Daquilo que conheço e que leio online, quem se mete em banda larga móvel tem que pisar brasas durante o período de fidelização e sofre enquanto espera pelo fim do contrato.
Só uma nota: se esta Connect Pen for como a “antiga” 3G, no Windows 8 não é preciso o software da Vodafone.
E, já agora, há uma aplicação da Vodafone na loja do Windows 8 para gerir o tráfego.
Obrigado por essa nota.
Eu nunca consegui perceber como é que com as velocidades e as larguras de banda a aumentar tanto não se consegue diminuir as latências, que bem pelo contrário, ainda aumentam! :/
Mas a Vodafone não lançou já isto em Junho 2011?
https://pplware.sapo.pt/informacao/vodafone-lanca-equipamento-4glte/
E é igual á Huawei 4G E398 da TMN que já comprei em 2011 !!!
Sim. Mas a ideia foi mostrar as condições de funcionamento, numa cidade, após todo esse tempo. Foi uma boa altura para apresentar esta análise para conhecer o actual estado da tecnologia e sua implementação.
Sendo assim… a ideia foi boa!
Parabéns pela análise isenta, acerca do 4G posso dizer que fui dos primeiros a aderir ao 4G, e na altura nada me foi dito sobre este limite de 15 GB ou de utilização responsável,nem no meu contrato vem nada especificado sobre limites ou utilização responsável.
Antes tinha 3G e esta satisfeito, não tinha limites de tráfego, aderi ao 3G porque pensei que ia continuar a ter net ilimitada. Só posso dizer que a experiencia tem sido um pesadelo, e que nem os 15 GB de trafego são correctos, por exemplo este mês reduziram-me a velocidade aos 13.5 GB. Depois os 128 kbps são ridiculos, é tão lento que nem consiguo abrir certos sites.
Eu já assinei uma petição contra esta banda larga ilimitada com limites em http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N23957
Assinem também por favor.
Eu aderi a vodafone nos velhos tempos das happy hours à noite, foi o meu primeiro ISP, nessa altura era 5 estrelas
Depois veio o plano ilimitado e aderi e tudo correu bem durante 7 ou 8 meses até eles começarema aplicar essa politica de reduzir a velocidade às 15 gb, e nao avisaram nenhum cliente e recusavam se a admitir o verdadeiro motivo, até que 1 membro da zwame obteve apos muita pressao com eles a informaçao que eles implementaram essa politica de trafego ilimitado falso. Consegui cancelar uma fidelizaçao que me tinham forçado a fazer e viagem para a internet fixa e por agora estou satisfeito.
Essas pens da vodafone sao um inferno para quem gosta de fazer downloads.
Eu também quero cancelar a minha fidelização. No meu contrato nada fala de limites de trafego ou utilizações responsáveis, fui dos primeiros a aderir. Já efectuei uma reclamação para a tmn e responderam me hoje, numa chamada telefónica a dizer que só começaram a aplicar o limite de tráfego numa data posterior a assinatura do meu contrato e que não podiam fazer nada e que todos os operadores têm de cumprir com este limite. Mas eu sei que por exemplo o meu primo tem neste momento kanguru 3G sem limites. O que é que eu posso fazer??? Só quero cancelar a fidelização, uma vez que no meu contrato e quando aderi nada me foi dito sobre este limite. No fundo não foi este o serviço a que eu aderi.
Coitados dos franceses ou dos alemães! Como são muitos mais do que os portugueses o trafego individual deve ser limitado aos 1 ou 2 GB mensais, “para não reduzir a qualidade de serviço dos restantes”…É muito mais fácil e proveitoso diminuir a velocidade do que implantar novas antenas! Se uma estrada tem buracos ou está mal concebida, não se repara, põe-se um sinal de 20Kms/hora! Mas enfim, a ANACOM lá vai fazendo o que lhe mandam…
Existe algum router onde possa ligar a pen da vodafone para distribuir net por wireless?
Obrigado
Sim, há.
Tens o Vodafone Sharing Dock, no entanto tens que actualizar o firmware para a versão lançada em Outubro do ano passado, uma vez que aquela que vem de origem, fazia com que a net estivesse constantemente a cair…
Ao pessoal que queira usar internet banda larga ate 4 moradas diferentes sem se preocupar com o PUR ha este tarifario completamente ilimitado http://www.vodafone.pt/main/particulares/tv-net-voz/pacotes/opcao-net-voz-fixa-detalhes.html