Adeus à IA no Windows 11? Este script promete tratar de tudo
A Microsoft está mais uma vez a ignorar os utilizadores com mais recursos de IA no Windows 11. Muitos mostram que não o querem no sistema e torná-lo mais simples e leve. Agora, e para ajudar, criaram uma ferramenta para eliminar a IA do sistema da Microsoft.
Quer dizer adeus à IA da Microsoft no Windows 11?
A Microsoft está obcecada com a IA, apesar da longa lista de críticas que recebe quase diariamente por parte dos utilizadores. Ninguém quer recursos de IA no Windows 11, uma das razões para a sua baixa quota de mercado. Continua a investir milhões de dólares nesta área, mas muitos utilizadores não mudam de ideias. Um número crescente de pessoas opta por desativar estas características de IA no Windows 11.
Um utilizador publicou na sua conta X (@tom_doerr) o truque definitivo para eliminar a inteligência artificial no Windows 11. Isto permite aos utilizadores eliminar as falhas de privacidade e a queda de desempenho que ocorreu desde a introdução da IA.
A ferramenta está disponível no GitHub no repositório “Remove Windows Ai”, do programador zoicware. Este pacote permite remover o Copilot, a ferramenta de pesquisa baseada em capturas de ecrã Recall e recursos de IA em aplicações como o Paint e o Bloco de Notas.
Script removes AI features from Windows 11https://t.co/6GalsYkMMw pic.twitter.com/tOsyxzx5eo
— Tom Dörr (@tom_doerr) December 8, 2025
O Remove Windows Ai promete tratar de tudo de uma vez
O Remove Windows Ai bloqueia os processos de recolha de dados que alimentam a inteligência artificial da Microsoft. Isto permite um melhor desempenho do computador, o que é crucial para os modelos mais antigos. Esta ferramenta modifica as chaves do registo, removendo pacotes AppX e instaladores ocultos, e adiciona um pacote de atualização personalizado que bloqueia a reinstalação pelo Windows Update.
Sabe-se também que o Remove Windows Ai inclui opções de personalização, permite recuperar dados de cópias de segurança e rever as alterações. Este pacote de código aberto é compatível com todas as versões do Windows 11 a partir da versão 25H2.
Apesar da sua quota de mercado crescer a um ritmo mais lento que o esperado, mesmo após o fim do suporte para o Windows 10, a Microsoft não altera a sua estratégia. O Windows 11 está repleto de recursos de IA que não convencem os utilizadores. O Remove Windows AI tornou-se a ferramenta perfeita. O programador alcançou as 1.000 estrelas em tempo recorde, algo difícil para um projeto de código aberto no GitHub.




















Mesmo não usando o recurso Recall, este ocupa cerca de 3 GB de espaço em disco. Para desinstalar basta executar a seguinte linha de código em Terminal (Administrador):
Dism /online /Disable-Feature /FeatureName:”Recall”
Depois queixam-se que o Windows não funciona bem.
Não gostam, vão para Linux ou Mac.
O problema é que vem um novo update e la vem tudo outra vez.
Basta não activar, os updates automáticos.
Se procurar updates, 1 vez, por mês, aparecem 10 a 50. Antes de carregar, em todos, abra a árvore e leia, cada linha. Os que não lhe interessam, botão direito e Ignorar sempre.
No mês seguinte, esses, não aparecem.
Só, nos grandes updates, mudam a identificação, de cada update.
Falta uma vírgula…
IA OFF
A Microsoft, já mete nojo, com esse tipo de obsessão.
Metam a IA, naquele sitio onde o sol já não nasce.
O artigo é interessante, mas deviam explicar como aplicar. Dão conhecimento da existência mas fica-se por aí.
Instalar o Windows 10 resolve o problema.
está longe do winutil do Chris titus