A última atualização do Windows 10 foi lançada e é hora de a instalar
A Microsoft lançou a sua mais recente atualização opcional para o seu popular sistema operativo, o Windows 10. A empresa está a dar os últimos retoques técnicos no sistema operativo com esta atualização, lançada pouco antes do fim do suporte. Este chegará já a 14 de outubro, havendo ainda a possibilidade de o estender por mais 1 ano.
Lançada última atualização do Windows 10
O pacote de pré-visualização, lançado com o código KB5066198, está a ser lançado para a versão 22H2 do Windows 10 e atualiza o sistema para a versão 19045.6396. Esta nova atualização corrige vários bugs críticos, bem como aplica vários patches de segurança essenciais para os utilizadores e para o sistema operativo.
Os problemas resolvidos nesta “atualização de despedida” da Microsoft estão claramente definidos e bem identificados. Isto inclui a resolução de problemas de ligação que os utilizadores têm enfrentado recentemente ao partilhar ficheiros através do protocolo SMBv1.
Além disso, o problema que afetava a implementação da versão 22H2 do Windows 10 através do Windows Autopilot foi resolvido. Os utilizadores já não encontrarão pop-ups inesperados do Controlo de Conta de Utilizador (UAC) ao instalar aplicações.
Microsoft prepara o fim deste seu sistema
Além disso, este pacote corrige um problema que causava atrasos e degradação de desempenho nas transmissões de áudio e vídeo via NDI. Com estas correções, a Microsoft dá os últimos retoques no seu icónico sistema operativo, que dentro de dias perde o suporte por parte da gigante do software.
Como este pacote é uma atualização opcional, não será descarregado e instalado automaticamente. Para o instalar, os utilizadores devem aceder ao Windows Update nas Definições, verificar se existem atualizações e clicar em “Descarregar e instalar” quando a nova atualização aparecer.
A decisão da Microsoft simboliza uma grande mudança iminente. O suporte oficial para o Windows 10 será oficialmente encerrado a 14 de outubro de 2025. Após essa data, o sistema deixará de receber qualquer atualização, incluindo patches de segurança. Os utilizadores que pretendam, podem aderir ao programa da empresa e assim garantir mais 1 anos de atualizações, mas que vão resolver apenas problemas graves.





















É hora é de desinstalar esse cancro e instalar Linux Mint.
Mint ou Zorin ficam bem servidos, é instalar e ficar tudo pronto. 95% das pessoas conseguem fazer tudo o que sempre fizeram nestas duas distros.
Sistema amador para desocupados.
O Windows 11 é que continua uma miséria. Bugs e mais bugs!
O W11 tem um problema de “juntas”
Juntar tudo, deitar fora e começar de novo. 🙂
Vou experimentar um Tiny11 com dual boot com Mint ou Zorin…ou talvez com bazzite ou Nobara, ainda não decidi.
O Zorin parece um Apple, bonito e funcional, nao vale a pena inventar.
De momento estou com Win10 LTSC e dual boot com Zorin 17.3. E não dá para largar o Windows para quem faz download de jogos por torrents, que quer instalar jogos Repacks ect… e no meu pc não deu para ligar cabo HDMI com a TV, só com o win, no Zorin não deu para ver um filme com legendas .srt e usando o VLC, no win deu…isto são alguns exemplos.
Claro que não dá, netflix, disney+, amazon prime, nada funciona no linux. Não suporta drm, nem o novo Batlefield nem Call of Duty, os users são piratas.
Seria identicamente bom a rapidez de migracao de empresas para linux tal como acontece com utilizadores domesticos. Mas segundo alguns a toxicodependencia do MSOffice nao permite fazer essa migracao. Nao tem vontade querem dizer, e dinheiro tambem nalguns casos. Fracos gestores nalgumas empresas nacionais.
O Linux é muito fraco. O Ubuntu tem uma barra que finge ser dock, o Fedora nem dá para instalar, o KDE Neon está todo mal traduzido e vê-se que é do tempo pré acordo ortográfico. E o software? O que tem o Linux que não dá no Windows? Nada. O Windows está anos luz à frente: tem Firefox, VLC, LibreOffice e ainda roda Linux com o Windows Subsystem for Linux. Software vende sistemas, como ensinou a Apple. Até o Android é bem melhor. O Linux é um sistema falhado, complicado e fraco. E o suporte? Não há!!!
Como podes dizer que o sistema operativo mais usado em todo o mundo é um sistema falhado?
90% ou perto dos servidores rodam Linux, inclusive a Microsoft lançou a sua própria distro para ser usada nos ambiente Azure.
E sim, tens suporte, por exemplo no Ubuntu tens o Ubuntu pro, já nem falo no red hat
Já agora Android é Linux também
Azure = Windows Server.
O linux está a correr em vm’s windows na cloud!
O Android não é linux, ex: não tem linha de comandos. O que interessa é o software não o sistema. A Microsoft sabe isso, a Apple sabe isso, a Google sabe isso. O linux não tem os programas que as pessoas querem.
Vítor, então acredita que para os utilizadores domésticos, funcionários de empresas, empresários (utilizadores de PC) ect…. o importante é o sistema dos servidores?? E o tipo de suporte de Ubuntu ou Red Hat??
Ou o que é importante para utilizadores de pc é a praticabilidade, compatibilidade e facilidade? Muitas empresas usam Office com macros poderosas, usam Adobe e os domésticos são os jogos que fazem download por torrent por exemplo da Fitgirl Repacks ou Dodi Repacks, jogos e programas piratas?
Certo Andre, ficou registada a tua opiniao. Felizmente as empresas que pretendem migrar nao vao ligar minimamente ao que tu dizes senao estavam bem tramadas.
As empresas, escolas e governos usam Windows! Ninguém precisa do linux para Nada! Os devs não querem desenvolver para linux! Existe centenas de distros! Zero estratégia e duplicação de esforços! O linux é feito por trabalho escravo! Tem zero acessibilidade! E tirando o kernel, é tudo amador…
Rui tu tambem me saiste ca um expert. Quer dizer que todo o ecossistema linux nao presta so porque tu achas isso. Tua opiniao tambem ficou registada. Deves pensar que so existe windows no mercado. Quanta ignorancia.
“Perdoai-lhes, senhor, não sabem o que dizem”
Porque empresas que sofware proprietário que visam lucro migrariam para um sistema de software livre que visa abolir o lucro?
Em iguais circunstancias, o Linux é o melhor SO do mundo! Tem graça que o ChatGPT acha exactamente o mesmo! O resto são opiniões, desejos, etc etc.
Nuno, ninguém questionou a qualidade do sistema operativo Linux, até pode ser o melhor SO do mundo mas não é isso que o vai fazer crescer, agora com o fim do win10 até cresça um bocado por causa dos dual boots com o windows.
Por exemplo, quem vai ao Multibanco ninguém liga para o sistema operativo, tudo o que os utilizadores querem é que aceite todos os cartões, tenha uma interface fácil de entender e navegar, o mesmo se passa com o Windows, é prático, fácil de usar e praticamente compatível com tudo.
O problema que vem aí é que agora com o Copilot, Recall, telemetria o Windows deveria mudar o nome para Spydows que é um SO totalmente digno de ser chamado Spyware OS.
Windows 7 creseu 10%, linux 0% ahahahah
Comparar o windows 7 com Linux é como comparar a estrada da beira com a beira da estrada…. nao tem nada a ver. Muita gente continua a falar do que nao sabe, mas que pensa que sabe.
Bom dia Nuno, foi um pouco vago. Pode especificar o que foi falado sem saberem?
Todos sabem que o Linux é o melhor sistema do mundo e arredores, estão nos servidores, terminais, android ect…
Mas sabe porque um sistema operativo que não recebe actualizações à 5 anos teve um crescimento de 10% e o uso de linux a rondar os 4%… no mundo inteiro?
Estava a referir a estes 10%:
O inesperado regresso do Windows 7: atinge quase 10% no mês da reforma do Windows 10
https://pplware.sapo.pt/microsoft/o-inesperado-regresso-do-windows-7-atinge-quase-10-no-dia-da-reforma-do-windows-10/
Parece que o pplware nao deixa que a minha resposta entre. Mas caro Pedro Ferreira, terei todo gosto em lhe explicar como funcionam os “negocios” IT. Voce se tiver 2 produtos iguais, vai usar o melhor, certo? mas se um deles nao puder ter algo que o outro tenha, aparenta ser pior, nao é? aparenta que nao tera capacidade para tal, o que nao é nada disso que se trata, negocios meu caro… muito dinheiro a ganhar.
Boa tarde Nuno, caso tenha 2 produtos IGUAIS um não pode ser melhor que o outro pois são IGUAIS.
Digamos que um produto pode usar Adobe para criação, edição de vídeos como muitos canais de Lunix fazem…. realmente dá a aparência de ser melhor.
Mas podemos concordar que um produto possa ser compatível com servidores e não ser compatível com utilizadores certo ou errado?
Concordo que se trata de negócios, é tudo dinheiro é por isso que o windows vem pré-instalado em todos os pcs ou quase.
Lembre-se na escola desde a primária ao doutoramento o que sistema usam? Quando vão para o mercado de trabalho em que sistema sabem trabalhar?
Basta um produto REALMENTE ser igual ao outro em jogos (não é steam) e verá o Linux a crescer mais que o Windows.