8 interessantes alternativas ao WinRar
Cada vez mais, de dia para dia, o volume de dados que os utilizadores armazenam no seu computador ou em qualquer outro dispositivo continua a crescer, sejam filmes, música, documentos ou qualquer outro tipo de informação.
As ferramentas de compressão foram uma grande invenção ainda no tempo do DOS, contudo com o passar do tempo e o acumular massivo de informação, a gestão do espaço livre e envio de ficheiros via Internet começaram a tornar-se em dois processos cada vez mais complicados. Desta feita a maior parte dos utilizadores continuam a necessitar no seu dia-a-dia de aplicações de compressão, como é o caso do famoso WinRar.
Este artigo destina-se àqueles e àquelas que usam habitualmente WinRar, ou outro, mas gostariam de conhecer uma alternativa: ficam aqui 8 sugestões.
7-Zip
E a nossa primeira sugestão é o 7-Zip. O 7-Zip é uma aplicação de compressão de código aberto e faz-se destacar tanto pela sua interface minimalista como também pelos potentes algoritmos de compressão que utiliza.
Para além destas características, esta aplicação é ainda fácil de utilizar e suporta uma grande quantidade de formatos, como ZIP, GZ e TAR, contudo onde esta aplicação realmente brilha é na compactação e na descompactação de ficheiros no seu formato próprio, o .7z.
Embora o seu formato próprio (.7z) não seja um dos mais utilizados, a verdade é que esta aplicação pode comprimir ficheiros até 30% de forma mais eficaz quando comparado com outras aplicações concorrentes, como é o caso do WinZip ou o próprio Winrar. O que torna esta aplicação uma excelente alternativa ao WinRar ou até mesmo ao WinZip, mesmo que devemos ter em conta tratar-se de uma ferramenta totalmente gratuita.
Página Oficial: 7-Zip
TrueCrypt
O TrueCrypt não é uma aplicação que possa ser equiparada ao WinRar devido ao facto de não ser simplesmente uma aplicação de compressão. TrueCrypt é muito mais do que isso. Esta aplicação irá permitir-lhe criptografar os seus ficheiros com um alto nível de segurança, gerando ficheiros semelhantes aos formatos .zip criptografados. Sendo um dos melhores no mercado actualmente.
Basicamente, ao invés de criar ficheiros comprimidos e criptografar os mesmos, esta aplicação transforma os nossos ficheiros em drives virtuais, o que significa que cada vez abrirmos um ficheiro dentro de um ficheiro comprimido, o mesmo será descompactado e desencriptado numa pasta temporária no disco rígido, o que lhe permite comprimir os nossos ficheiros com uma grande dose de segurança.
Página Oficial: TrueCrypt
WinZip
Esta aplicação é um clássico no que à compressão diz respeito. Esta ferramenta de compressão é uma das mais famosas e antigas e tem acompanhado o Windows desde os seus primeiros dias: estamos a falar do WinZip.
Recentemente actualizada, passou a oferecer uma interface mais simples e suporte para redes sociais.
Durante as suas últimas actualizações, esta aplicação acrescentou também à capacidade de compressão um conjunto de outras funcionalidades muito interessantes, como por exemplo a capacidade de gerir ficheiros comprimidos em serviços como o Dropbox, OneDrive e Google Drive, poder converter ficheiros para PDF ou até mesmo aplicar marcas d’água no ficheiros.
As funcionalidades de compressão desta aplicação são completamente gratuitas, quanto a funcionalidades mais complexas, terá de comprar uma licença para as conseguir desbloquear, contudo, o WinZip continua a ser uma das melhores e mais usadas ferramentas de compressão do mercado.
Página Oficial: WinZip
Zip Extractor
Esta próxima aplicação é também uma ferramenta de compressão muito interessante e tem uma característica que nenhuma das anteriores possui: esta ferramenta por si mesma é uma extensão que pode ser adicionada ao navegador web Google Chrome.
Esta excelente ferramenta, vai permitir que descomprimir directamente para a nossa conta do Google Drive todos aqueles ficheiros comprimidos que tenhamos no PC, o que se torna muito útil caso sejam dos utilizadores que normalmente armazenam os dados no serviço online da Google.
Com esta extensão o envio dos nossos dados para o Google Drive passará a ser um processo muito mais fácil e muito mais rápido, mas claro tudo vai depender da sua velocidade de upload na conexão de Internet.
Página Oficial: Zip Extractor
Daemon Tools Lite
Esta é uma ferramenta que provavelmente não é familiar a muitos utilizadores, o Daemon Tools Lite. Assim como o TrueCrypt esta aplicação não é uma substituição directa ao WinRar, contudo é uma alternativa para armazenar os nossos ficheiros comprimidos com total segurança.
Esta ferramenta vai permitir-lhe criar drives virtuais onde podemos armazenar os nossos ficheiros comprimidos e criptografados, gerando assim um ficheiro do formato ISO.
Caso pretendamos uma ferramenta que nos permita armazenar e compactar os ficheiros de forma segura, o Daemon Tools Lite pode ser a solução. Por outro lado, ao nível mais avançado, esta aplicação pode ajudar a superar as famosas medidas de protecção contra cópias que muitas vezes se fazem acompanhar em jogos no suporte de DVD ou CD.
Página Oficial: Daemon Tools Lite
Peazip
O PeaZip é um compressor que suporta o formato Pea (comprime, divide e criptografa de forma flexível), como suporta também 7Z, 7Z-sfx, ARC/WRC, BZ2/TBZ2, GZ/TGZ, PAQ/LPAQ, QUAD/BALZ, split, TAR, UPX, ZIP. Uma das suas grandes vantagens, à parte de todos os formatos com que pode trabalhar é o facto de existir para várias plataformas: Windows, Linux e Mac.
Pode ainda abrir, testar e extrair os seguintes formatos: ACE, ARJ, CAB, CHM, COMPOUND (MSI, DOC, XLS, PPT), CPIO, ISO, Java (JAR, EAR, WAR), Linux (DEB, PET/PUP, RPM, SLP), LHA/LZH, LZMA, Mac (DMG/HFS), NSIS, Open Office files, PAK/PK3/PK4, RAR, SMZIP, U3P, UDF, WIM, XAR, XPI, Z/TZ.
O Peazip é bastante flexível que permite também dividir ou juntar ficheiros, limpar ficheiros e efectuar testes de performance ao sistema. via KD
Página Oficial: Peazip
Hamster Free Zip Archiver
Hamster Free Zip Archiver é uma simples aplicação desenvolvida para o ajudar a criar e abrir ficheiros zip. Pode ser considerada como uma aplicação concentrada em dois formatos: .zip e 7z
Esta ferramenta usa a compressão ideal e as definições de produtividade como standard, bem como a possibilidade de poder fazer o melhor uso de opções de processamento multi-core - um dos poucos neste campo. via KD
Página Oficial: Hamster Free Zip Archiver
Haozip
Não se assustem os leitores pela origem chinesa desta aplicação mas esta pode ser considerado como um dos melhores, se não mesmo o melhor actualmente em funcionamento. O HaoZip é um utilitário programado com o melhor algoritmo de compressão não exigindo que se sacrifique a taxa de compressão, proporcionando velocidades até 40% maior quando comparado com utilitários de compressão tradicionais.
A compressão do Haozip pode chegar a ser até 30% maior do que o software de compressão habitual e suporta a descompactação de 49 formatos, incluindo .ZIP, 0 7Z, .RAR e assim por diante.
Suporte completo de compressão e descompressão de ficheiros 7Z/ZIP/TAR podendo criar sub-volumes de ficheiros compactados, criação de ficheiro auto-extraível e também suporta a criptografia de ficheiros compactados.
Suporta RAR, ISO, UDF, ISZ, ACE, UUE, CAB, BZIP2, ARJ, JAR, LZH, RPM, Z, LZMA, NSIS, CHM, DMG, HFS, WIM, DEB, MSI, CPIO, XAR e outros formatos. O programa é totalmente compatível com o WinRar, WinZip, 7-Z e outras aplicações similares de software de compactação de ficheiros.
Uma das grandes vantagens é o suporte personalizado, com a personalização através de skins, mas não se fica por aí: a tecnologia de suporte ao multi-threading, com uso eficaz de CPU multi-core, melhora a velocidade de compressão e descompressão. via KD
Página Oficial: Haozip Software Studio
Esta foram as nossas oito sugestões para ferramentas de compressão, contudo existem ainda muitas outras no mercado. Caso utilizem alguma outra que achem interessante e que também poderia figurar desta lista, partilhem connosco as vossas sugestões.
Por Hugo Sousa para Pplware
Este artigo tem mais de um ano
Há muito que utilizo o 7zip e estou mesmo muito satisfeito, não me passando pela cabeça mudar.
+1
naõ tenho a certeza mas gostava de uma ajuda
+1
Eu já experimentei e o que não gosto mesmo nele é que crasha muitas vezes, às vezes basta por a extração em pausa ou cancelar que ele deixa logo de responder…
Experimente a Beta mais recente 7-Zip 9.38, pode ser que solucione.
+1
Também eu, há anos que uso o 7-zip e 5*!
Filipe, experimenta re-instalar… comigo nunca me aconteceu isso. Experimenta a versão x86 ou x64.
p7zip
+1
Bons rácios, tempos razoáveis, opensource. O que mais se pode querer?
+1
+1
Para mim falta aqui a melhor alternativa ao winrar:
Izarc.
Esse sim! E ainda abre o dobro dos formatos do winrar.
duvido que seja melhor que 7zip…
por esta altura, já ninguém deveria estar a usar o winrar..
Eu uso e sem problemas…
+1, excepto pelo facto de instalar barras no ie 😐
Eu uso o B1 http://b1.org
Não conhecia. Ainda por cima é cross-platform. Porreiro, pá 😉
Este é o que eu uso à muito e nem penso em mudar para outro. Muito bom mesmo.
+1 Awesome!
Não conhecia.
Gosto da interface, parece rápido pelo menos a abrir, vejamos em ficheiros grandes a velocidade de descompressão.
Obrigado de qualquer forma.
Vou testar esse!
+1 há muito.
Acho que devia constar o Bandizip é o que uso à bastante tempo e até agora impecável.
Também recomendo. Boa alternativa ao 7z, com mais funcionalidades de arquivamento, como o winrar.
+1
o melhor de todos
Antes tinha o haozip mas não vejo desenvolvimento, mudei para o Peazip não quero outro
Comecei há uns tempos a usar o Bandizip, apenas por curiosidade, e agora é o que recomendo.
7Zip
Por amor de deus tirem daí o Trucrypt, ele já não é seguro e descontinuado à quase meio ano.
Pela segurança dos leitores..
Tem provas de que na pratica ele não é seguro? Foram encontrados alguns problemas, mas nenhum crítico até ao momento! ( http://istruecryptauditedyet.com )
Até ver, tudo depende da complexidade da senha… o que é (no fundo) igual em todos os programas do género (sim, alguns usam cartões de chip (o truecrypt também, mas normalmente só o usam com senha) e tal… cuja segurança desconfio ser ainda pior).
Nunca houve prova que o TrueCrypt não era seguro. Mesmo depois do desenvolvimento ter parado foi feito uma auditoria ao código e não foi descoberto nenhuma falha de segurança significativa. A história do abandono do TrueCrypt está muito mal contada.
o Gonçalo tem razão. Quem o quiser usar deverá usar a versão 7.1a e não a 7.2 oferecida no website, a qual já tem “outras” patinhas em cima.
http://security.stackexchange.com/questions/58940/is-truecrypt-not-secure-now-and-should-i-stop-using-it
https://opencryptoaudit.org/reports/iSec_Final_Open_Crypto_Audit_Project_TrueCrypt_Security_Assessment.pdf
Cumps,
Por amor de deus tirem daí o Truecrypt, ele já não é seguro e descontinuado à quase meio ano.
Pela segurança dos leitores..
Não entendam o meu comentário como uma criticas.
Porque é que não é seguro? Por ter sido vendido?
Há coisas que mesmo antigas funcionam perfeitamente e com muito bons resultados
É só seguires o site deles e leres
Muitas vezes é preciso ter bom senso e interpretar a mensagem.
Aconselho a ler:
http://www.esecurityplanet.com/open-source-security/veracrypt-a-worthy-truecrypt-alternative.html
Truecrypt é um dos melhores softwares para encriptação.
Tenho vários volumes de 1GB na dropbox. Adiciono ficheiros aos volumes através do Truecript.
Após o dismount,o dropbox actualiza em segundos um volume de 1GB. Excelente
+1
O TrueCript não está mal, mas o 7zip é uma máquina!
suporta varios formatos de compressas/descompressão, é gratuito, e tem uma encriptação fantastica!
Não percas é a chave…porque depois, já era tarde 😉
Vocês é que sabem se querem continuar a utilizar o truecrypt..
Mas quando os proprios criadores dizem que encontraram graves falhas de segurança na aplicação e eles proprios aconselham no site deles a utilizar outros programas…
Alem do mais isto é mais uma aplicação de criptação e nao de compressão..
Tanto o Truecrypt e o Daemon Tools Lite não deveriam estar nesta lista, pois são para uma outra finalidade e devem pertencer a uma outra categoria que não um mero compressor/descompressor.
Ainda por cima o Truecrypt é um projecto que foi terminado e foi desaconselhado pelos seus criadores ao descobrirem falhas de segurança graves. Os próprios remetem os utilizadores para outros produtos.
Não faz sentido colocacarem alternativas que já foram descontinuadas, como o truecrypt e o 7-zip. Para além de que não existe alternativas ao winrar e ao formato de arquivo RAR5. Usem o keygen FFF e sejam felizes, porque os grupos da scene utilizam o rar nos seus lançamentos, portanto é obrigatório e não há alternativas, pronto.
7-zip descontinuado? Só se for na tua cabeça! Eheheh
Que eu saiba a última versão stable é de 2010. Há 5 anos que só têm lançado apenas alphas e betas. Está mais do que descontinuado e fora da minha lista de programas a instalar.
Pois…. O facto de não haver uma versão stable mais recente não quer dizer que o projecto esteja fechado. Alias, a última build (9.38 beta) é bem recente: 03-01-2015. Já saiu da fase alpha e já está em beta. O projecto está a mexer, por isso não compreendo o teu comentário panhonha. Repara que o Gmail andou também anos como beta… e hoje está descontinuado?
Se ainda tiver dúvida que é um projecto abandonado, aqui está o changelog do projecto: http://www.7-zip.org/history.txt
Pode até estar em desenvolvimento, mas da maneira como está, não cria muita confiança.
5 anos só a lançar alphas e betas, é para rir, além do mais que o 7-zip nem suporta o pt-pt.
oh não what a nightmare não tem pt-pt vou chorar
Novamente mandas bitaites para o ar…
Esta ultima versão está em pt-PT e sem o acordo ortografico. Consigo ler palavras como “pasta” e “actualizar” ao invés de “diretório” e “refrescar”.
Que tal descarregar esta ultima versão e depois vem aqui dar uma opinião concreta, pois ainda não mandaste uma p’ra caixa!
Relativamente às terminologias alphas ou betas são apenas estágios da programação do produto. Outros projectos e programas utilizam apenas a numeração da versão. Veja o caso do Google Chrome, que já passa da versão 40, é um beta constante, que vão saindo como betas/devs e as consideradas mais estáveis ficam como finais.
oh panhonhas, não fales asneiras, mais vale dizer que não gostas do 7-zip agora falar besteiras? eh pá…
+1
Como deixam passar um comentário que promove a pirataria?
Não ligues ao que ele disse. Nem é preciso usar aquilo. O winrar diz que só tens X dias de uso e depois tens de comprar, mas mesmo anos depois da instalação continua a dizer que tens X dias e dá para continuar a usar. Por isso até se pode dizer que é “gratuito”.
Nem todos concordam com a sua definição de pirataria.
A versão mais recente (Beta) do 7-Zip saiu a 3 de Janeiro de 2015.
O TrueCrypt não é considerado inseguro até ao momento, pelo menos ainda ninguém demonstrou existir alguma falha crítica, e se existir já existem vários projetos prontos a corrigir a(s) mesma(s) e a disponibilizar uma atualização… se bem que quase todos andam à espera da analise ao código do TrueCrypt para depois começarem uma nova versão inspirada no TrueCrypt, mas de preferência sem cometerem os eventuais erros que possam ter sido cometidos no TrueCrypt.
A pergunta que se coloca é: quem é que ainda usa o WinRAR?
para quê mudar ?
Julgo que o winrar ainda é considerado referência, portanto uma grande fatia de pessoas usará esta ferramenta, tal como o winzip foi há bastantes anos atrás.
Sei que não posso extrapolar, mas pelo menos no meu trabalho o software utilizado para comprimir e descomprimir ficheiros é o winrar.
e pagas a licença??
ou é pirateado?
Eu uso a versão 3.51 que foi oferta estando registado a PCA Special Offer.
Não tenciono mudar 😉
+1
Fonte: https://pplware.sapo.pt/windows/software/winrar-351-free/
ftp://ftp.rarlab.com/rar/
WinRAR 3.51 Free Special Edition(PCA Special Offer) Licence – https://mega.co.nz/#!gUpmlKRQ!2QlcQMrwFGku0z-T1hiOeHylcW70cuSH7QfCQRFQ-wM
Eu uso o winrar, gratuito, sempre funcionou sem problema algum, dá para criar SFX e abre todo o tipo de ficheiros comprimidos que uso. A funcionalidade de pausa na extração funciona, bem como a de cancelar e a de segundo plano, sem crash algum, que mais posso pedir? Para quê trocar algo que funciona tão bem?
Penso que o motivo poderá ser também ao nível legal. O WinZip e o WinRAR são shareware, o que significa não deve ser usado (sobretudo nas empresas) a menos que seja adquirido.
Normalmente instalo o Haozip nos meus clientes por ser extremamente parecido com o WinRAR… Eles nem notam que está em inglês! Vou tentar em chinês para ver as reacções… 😀
gratuito?? Desde quando, sempre foi pago.
+1
É gratuito sim, mesmo depois dos 40 dias de avaliação, continua a funcionar mas com algumas limitações.
Exatamente, mas para o básico dá muito bem, comprimir, extrair e SFX, que é o que eu preciso num programa deste tipo
Também pergunto o mesmo…
E oh senhor Felipe, algo se passa na sua máquina ou com a sua instalação, porque eu tenho o 7-zip e faço isso tudo na boa!
Eu já usei há uns tempos e não funcionou, e o meu irmão instalou-o este ano, e nele também encravou algumas vezes. Não digo que não seja problema meu, talvez falte instalar algum requesito, mas a verdade é essa.
Eu uso o KGB! Em racio de compressão, não ha melhor!
interessante como o meu comentario não é aceite e os outros são quando zelo pela segurança de todos nós…
Gonçalo,
Eu estou a ver todos os seus comentários aprovados… Inclusive os que zela pela nossa segurança.
E o kgb archiver?
Eu uso o winrar,sempre funcionou sem problema algum.
Para quê mudar ?
E o arj?
Sempre usei o winrar. Nas empresas por onde passo de vez em quando vejo-o, mas o típico é o 7zip.
IZARC faltou na lista opensource…
É isso mesmo Paulo, faltou o IZArc que é ótimo, eu uso a muitos ano, tem funções ótimas e descompacta cerca de 49 extensões, compacta em 11 tipos de arquivos http://www.izarc.org/ vale uma conferida e comparação com outros softwares , eu cheguei no IZArc depois testar quase uma dezena de programas.
É a minha escolha de eleição!!
Muito bom!!
Eu uso o keka no mac!
+1 para o Bandizip
Faltou o PowerArchiver.
Faltou o extractnow!!!!!
Granda falha XD.
E finalmente eu uso o windows 8.1. Isto é já vem no proprio windows integrado no Explorer, por isso não uso nenhum programa.
Uso peazip há anos. Nunca falhou.
eu uso o lha ainda, podiam ter incluido na lista
🙂 o LHA … tenho ideia de comprimir as disquetes com isso, cheira-me a DOS
Eu em alternativa ao winrar utilizo o FreeArc, existe uma diferença muito grande para com o winrar em relação ao tamanho dos ficheiros, o FreeArc consegue ocupar muito menos espaço, tem o senão de requerer alguma memória ram para descompactar
Sempre usei o Winrar e agora com o RAR5 não quero outro 🙂
Não percebo porque é que se precisa de uma alternativ ao winrar quando faz tudo o que é preciso
unzip file.zip
unrar file.rar
tar -xzvf file.tar.gz
Em Windows prefiro o WinZip, é um clássico.
Em Linux costumo usar o default da distribuição, normal o File Roller do Gnome.
E do que pensam do extractnow? Também é eficaz e rápido…
O Haozip é tão bom tão bom que ao tentar fazer o download o meu Anti-Malware (Malwarebytes) bloqueia a página…. LOOOL
HaoZip mas de longe!!Deixa todos os outros descompactadores a léguas!!É o melhor de todos,de todos!!Já agora,excelente artigo,senhor Mário Sousa.Um abraço. 🙂
Eu cá comigo fico com o 7-zip, para além de ser grátis pode ser usado através de qualquer dispositivo móvel sem a necessidade de o instalar.
Este já faz parte do software que acompanha as placas-mãe dos computadores.
Quem tiver alguns conhecimentos nesta área pode facilmente encontra-lo lá, como foi o meu caso e desde então passou a ser o meu preferido.
para quem utiliza o 4shared, o b1 archiver também é uma boa solução, e trabalha pelo menos com rar e zip
Admirame não estar na lista o WinAce
Malta em que é que o Deamon tools litle se pode comparar ao winrar ou programas de compressão!?! Se a unica coisa que o Litle faz é criar imagens de cds ISO e monta-las???
Para usar o winrar em empresas é necessário pagar a licença? (Já vi tantas com este software e nunca vi ninguem a pagar)