4 opções que pode aproveitar para aumentar a sua privacidade no Windows 10
Desde que a Microsoft apresentou as primeiras versões do Windows 10 que as questões de privacidade têm estado presentes. A empresa defende-se com a necessidade de recolha de telemetria, mas a verdade é que muitos utilizadores não gostam de ser espiados.
Apesar de não ser possível desligar por completo esta recolha, existem pequenos passos que podem ser tomados. Conheça 4 opções que pode aproveitar para aumentar a sua privacidade no Windows 10.
Muita da informação que a Microsoft recolhe serve para a empresa saber o comportamento do Windows 10 e das apps que nele correm. Claro que existe muito mais informação recolhida e que está focada no utilizador e nos seus hábitos.
Nas Definições do Windows 10 muitas destas informações podem ser bloqueadas e assim aumentar a privacidade do utilizador. Conheça 4 dessas opções que deve alterar para aumentar a sua privacidade no Windows 10.
Desative o ID de publicidade
A primeira opção, o ID de publicidade, está acessível nas Definições do Windows 10, dentro de Privacidade e no separador Geral. Devem desligar esta opção, a primeira que está disponível.
O ID de publicidade serve para a Microsoft e algumas apps conseguirem focar a publicidade apresentada e torná-la mais dirigida aos utilizadores. Este perfil deixa assim de ser usado e o utilizador não é reconhecido.
Desligue a localização do dispositivo
A segunda opção esta centrada na localização do dispositivo. Acedam às Definições, a Privacidade e no final a Localização. Também aqui devem desligar a primeira opção, associada ao acesso à localização do dispositivo.
Ao desligarem esta opção estão a bloquear o acesso à localização do dispositivo. Também aqui a informação é usada para dar informações do utilizador, não apenas sobre os locais, mas também sobre o seu histórico. Esta permite também criar perfis dos utilizadores.
Altere as permissões das aplicações
Tal como nos smartphones, também o Windows 10 tem controlo de permissões de acesso das aplicações. Estas podem ser acedidas nas Definições e depois a Aplicações. No separador Aplicações e funcionalidades encontram a lista de aplicações instaladas.
Ao clicarem em qualquer uma das aplicações presentes podem consultar a informação a que estas podem aceder, através das Opções Avançadas.
Na zona de Permissões da aplicação podem ver a que recursos estas apps têm acesso. Podem controlá-las de forma individual, permitindo ou negando o acesso a muitos recursos.
Ponderem as apps que querem controlar e quais as permissões que vão ter, desde o acesso à câmara, ao microfone, aos vídeos e a muitos mais recursos. Ao desligarem estas opções evitam que as apps tenham acesso à vossa informação.
Desligue o Diagnóstico e comentários
Por fim temos a opção Diagnóstico e comentários. Esta é a que mais recentemente causou problemas à Microsoft, por enviar dados sensíveis dos computadores para a empresa. Apesar de não poder ser desligado, o Diagnóstico e comentários pode ser colocado no modo Básico, em que o mínimo de informação é recolhida e enviada para a Microsoft.
Para alterar esta opção devem aceder às Definições e depois a Privacidade. No separador Diagnóstico e comentários podem encontrar as duas opções disponíveis: Básico e Completo.
Estas são as opções que devem alterar para conseguirem enviar o mínimo de informação pessoal para a Microsoft, mantendo o anonimato e a privacidade no Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
pedro simões não saias a rua. a muitos a cuscar o que as pessoas fazem
“pedro simões”????????????? Senhor mik, os nomes próprios começam todos por letra maiúscula, além de que o Senhor Pedro Simões, deve ser respeitado. O seu mik, também deveria ser Mik.
Custa ver as pessoas, não saberem agradecer, a quem nos ensina, e só faz bem, neste site pplware. Penso que deve desculpas ao Senhor Pedro Simões.
mais um com a mania de professor por estes lados no pplware. vai dar uma volta que te faz bem
mil, se não queres aprender que andas aqui a fazer? Faz um favor e deixa de gastar oxigénio, o resto da humanidade agradece. Troll da m3rda.
“mik”…é nome próprio ? E depois sou eu … Tanto azedume!
Não adianta fazer nada disso, pois o Windows poder mudar novamente as configurações. Isso está na EULA, basta ler e não aceitar logo de cara.
Sim, de fato, na própria EULA diz isto. Eles tem total acesso a seus dados pessoais e podem mudar qualquer coisa a qualquer momento sem seu consentimento, isto também aplica-se a modificações feitas pelo usuário.
Estive a ler assim na diagonal, mas não encontrei nada disso. Podem por favor deixar o link para o EULA e uma pequena transcrição como prova?
Estou tentando postar os links mas o pplware fica ocultando meus comentários
Com links ficam presos no SPAM, coloca com um espaço a seguir ao http deve sair e já se corrige.
Privacidade e Windows 10 são duas coisas que juntas não fazem nenhum sentido.
Totalmente de acordo.
E achas que a tua insignificante vida é digna de ser espiada ??? Tanta paranoia com a trata da privacidade do windows. Get a life !
…”treta”…
Mais um que aceitos os termos e condições porque teve preguiça de ler.
O que fazes on line ? Isso é que te devia preocupar.
Só se preocupa aqueles que não sabem como se armar. Não é meu caso, pode ser o teu, mas não te preocupes, como dizes és insignificante.
E sou! Tu não és? O Sol gira à tua volta?
Ele não pode. Porque, pela tua lógica, é a partir desse momento que se vão preocupar com ele.
Depois, tu não fazes ideia da vida dos outros.
E além disso, se achas que vidas “insignificantes” não são dignas de serem espiadas, pergunt-te então porque é que o fazem. Se achas que não, estás ainda mais enterrado na areia do que já parece.
Filmes ? Sabes o que são ? Deves saber, pois fazes muitos…
No Linux, você manda nele.
No Windows, ele manda em você.
Sim, sim!
Outra vez a velha lenga-lenga…!
Este é seu argumento? Já houveram melhores por aqui.
https://pplware.sapo.pt/linux/ubuntu-recolher-informacao-utilizadores/
Na qual você pode optar por não enviar, diferente do Windows. Você continua insistindo, já leste a EULA? Provavelmente não leste, pois se houvesse saberia o quão parvo pareces ao comparar Ubuntu com Windows.
Só o fato do Ubuntu ser de código aberto, libre, free já detona qualquer *@$# proprietário.
não percebo esta gente a queixar-se da privacidade do windows. mas gostam de vir para aqui comentar e até o pplware pode saber o vosso ip. gostam de criar contas no youtube fazes pesquisas no google ou ter contas nas redes sociais etc. f d x
Meu caro, é possível criar conta no YouTube com dados falsos e sem necessidade de utilizar conta do Gmail.
É possível usar um VPN/Proxy ou ter IP dinâmico.
O IP que o “Pplware” tem não é meu original. Nem sequer aceito os cookies.
Não uso o Google, obrigado! Redes sociais apenas as descentralizadas.
Pois…isso é paranoia ! …para não lhe chamar de patologia… !
Uma paranoia gostosa.
Usa quem quer. Disfruta quem pode. Quem te quer espiar, afinal ?
Novamente usando a falácia do “Nothing to hide”.
Não há falácia alguma. Tu escondes o que quererás esconder. Isso é contigo. Agora, fundamentalismos com isto ou aquilo, é que acho pura paranoia. Só para de ajudar a ser mais esclarecido : ligues-te onde te ligares, passas a ser um “alvo” apetecível. Seja qual for o sistema, seja qual for a plataforma. Consegues viver com isso ? Eu estou perfeitamente tranquilo porque sou eu que controlo o meu modo “on line”. E tu? Tens a certeza que controlas o teu modo “on line” ?
Eu prezo pela privacidade, isso não quer dizer que terei 100% dela, mais quanto mais eu conseguir melhor. Simples assim, coisa que todos deveriam fazer, ao invés de dar os dados para qualquer um. E se não ligas pra privacidade, passa seu e-mail e senha, afinal não tens nada a esconder, todos estão te espiando, né? rsrs
Claro que há, https://en.wikipedia.org/wiki/Nothing_to_hide_argument
oh daniel. não saias a rua por causa da privacidade e cuidado com a cmtv porque andam em todo lado. não compres smartphone e compra antes um nokia 3310. não fazes contracto com ninguém. andam com a cara tapadinha etc.
anda*
Essa é a falácia da tua argumentação : por achares que nada ligo à minha privacidade julgas que dou as minhas passwords. Julgas muito e achas demais. Devias preocupar-te mais com o teu modo “online”.
Ué, tá mais que na cara que você caga e anda pra sua privacidade. Mas fazer o que, né? Cada um com sua prioridades na vida, eu prezo pela privacidade e você não.
A mesma ladainha de sempre em todo lugar, uma hora cansa.
Abraços!
Arguing that you don’t care about the right to privacy because you have nothing to hide is no different than saying you don’t care about free speech because you have nothing to say.
~Edward Snowden
Por 10€ acho que se resolve o problema… ACHO!!!
https://www.abelssoft.de/en/windows/Security-Privacy/Win10PrivacyFix
Nada disso resolve o problema em 100%, só do Windows ser proprietário, não temos acesso ao código fonte, logo não sabemos o que há detrás dos panos.
Por 10€ acho que se resolve o problema… ACHO!!!
https://www.abelssoft.de/en/windows/Security-Privacy/Win10PrivacyFix
gpedit.msc ftw.
No caso de usar apenas a versão Pro e mesmo assim a Microsoft poderá mudar suas configurações se ela quiser.
Para desligar tudo que seja telemetria basta usar:
SpybotAntiBeacon-1.6-setup
https://www.safer-networking.org/products/spybot-anti-beacon/
Coitado de você, acredita também em fadas?
Can I get 100 Tin Foil Hats for this guys here?
Tin foil hats are not made out of tin
Só para aclarar uma coisa. No Linux Ubuntu a recolha de informação IRÁ ser FACULTATIVA. Basta clicar na opção para não enviar. MAs atenção que isto é só no Ubuntu 18.04 e será só no UBUNTU. Quer dizer que eu uso Fedora e não há nada no Fedora. Há centenas de linuxs todos diferentes e neles todos não há recolha de informação. Quanto ao Windows … horrível como sempre. Microsoft no seu pior.
Nada de mais errado. Mas vive com isso e depois não te queixes…
É verdade, nas outras distros nem sequer existe isso.
Por isso que não prestam como o OSX
off topic
Quando percebem o ditado quem nasce ” torto cedo ou tarde ” é sô olhar para o escândalo facebook teve de chegar 2018 e 2019 para começaram a acreditar mas há muita gente que não quer facebook ou contas google há mais email por aí e muitas VPN (até de mais)
A questão com o win 10 e privacidade é o ditado quem nasce torto pois!! o macos sim senhor podia ser uma opção e como conseguir por a corrar de forma práctica num normal PC o contrário até a apple facilita e o que não falta por aí mas quem têm de usar pc por muitas razões e quer migra para o win 10 por maquina antiga programs privacidade etc não falta razões mas já percebi que se quiser mudar para o mundo linux tenho de perder muitas horas de estudo e trabalho ate conseguir livrar me da tirania win 10 o problema do win 7 ficar sem suporte não é só updates é que depois o software deixa de suportar o win 7 e so trabalha com win 10 não deixo de elogaiar o pplware e o canal linux a questão é como de uma maneira pratica realmente usar alternativas pelo menos ate chegar o win 11 se a msft$ aprender a lição !!