Windows XP morreu de vez. Microsoft acaba suporte ao Windows Embedded POSReady 2009
Depois de muitos anos no ativo, o Windows XP foi dado como terminado em 2014. Muito julgavam que este sistema rapidamente desapareceria, mas ainda hoje tem uma utilização considerável.
A Microsoft matou-o no dia 08 de abril de 2014, mas deixou ainda algumas versões ativas. Esta semana o Windows XP está oficialmente morto, com o fim do suporte ao Windows Embedded POSReady 2009.
Foram muitos os anos em que o Windows XP esteve presente nos computadores dos utilizadores. Foi provavelmente um dos sistemas operativos mais usados, e isso têm-se notado na dificuldade que tem tido em desaparecer.
O fim de vida do Windows Embedded POSReady 2009
Esta semana, a Microsoft terminou o suporte da última versão que tinha por base o Windows XP. Em causa está a versão Windows Embedded POSReady 2009, dedicada a sistemas de pagamentos. Esta estava a ter um suporte alargado por parte da Microsoft.
Microsoft manteve suporte desta versão do Windows XP
Como o nome da versão indica, esta não se dedicava aos clientes finais, mas sim a sistemas de pagamentos. Por ser um sistema crítico, a Microsoft alargou o suporte inicial, para garantir a sua segurança.
Curiosamente, e graças a um pequeno hack, estas atualizações estavam a ser usadas por utilizadores da versão base do Windows XP. Desta forma, não oficial, as segurança do Windows XP estava a ser mantida, pelo menos para alguns.
O Windows XP não consegue morrer
Com uma quota de mercado que ainda hoje é representativa, o Windows XP esteve no ativo muito tempo. Ao todo, foram 17 anos, 7 meses e 16 dias que este sistema operativo esteve no ativo e a receber suporte da Microsoft.
Com este fim do suporte ao Windows Embedded POSReady 2009, a Microsoft matou de vez o Windows XP e abriu as portas aos seus restantes sistemas. A alternativa é apenas e só o Windows 10, uma vez que também o Windows 7 está a terminar o seu suporte.
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente já era sem tempo!
Se empresas não têm Money para atualizar o hardware metam “Linux”.
Quem tem dinheiro que se atualize para o Windows 10
Não é preciso ter dinheiro.O processo ainda é gratuito.Basta fazer o download da ferramenta Media Creation Tool da Microsoft,relativa ao Windows 10,e siga para bingo.Simplesmente isto. 🙂
Fiz várias instalações de W10 e não é bem assim. A ativação funciona se os servidores da MS tiverem lá uma licença que indica que o computador tem ou teve uma versão do Windows 7 ou 8/8.1, caso contrário é preciso pagar a licença.
De qualquer forma, uma máquina do tempo do XP não é mais indicado para correr W10 em condições.
Ou baixe a versão pirata das versões posteriores.
Windows XP já deu e tornou-se um sistema totalmente inseguro. Como disse o comentarista acima, ou Windows 10 ou Linux. Saudações.
Exactamente,100% de acordo.
Nem XP, 7, 8 ou 10, nem Linux. Todos ultrapassados. O Android é a solução. Dúvidas? Olha pro teu smartphone!
Primeiro queimas e depois fumas,isso nao é pra mastigar .
Ele não deve saber que o Android tem Linux a correr por baixo.
Ah pois é!
Android é para brinquedos.
Sabe de nada inocente, “Android para brinquedos”…
Beleza. Instala Android no seu PC. Depois tente fazer um servidor utilizando Android. E quando você precisar trabalhar com o micro, rode os programas de edição, de projetos, etc.
Android, aquele que é utilizado por crianças com 2 anos de idade e por pessoas com mais de 70 anos? Sim, tens razão, deve ser um excelente S. O.
O Kernel do Android é baseado em Linux! Ou estou errado?
Tem versão PC?
Android são amadores , só os verdadeiros profissionais da informática sabem a história a revolução e o poder que um PC têm.
Parece até que perdi um ente querido! Meus pêsames aos fiéis xpsistas! Melhor S.O . que a Microsoft já fez!!!!
O melhor sistema operativo que a ms fez foi o win7. Principalmente depois de uns updates, corria tudo o que o xp corria, mais o que foi desenvolvido para o 7 sem grandes (ou mesmo sem) problemas
Neste momento o Win10 já consegue fazer tudo e mais do que o Win7 faz também demorei alguns anos para transitar para o Win10 e neste momento (nas stable builds) não tenho nada a dizer.
“A alternativa é apenas e só o Windows 10, uma vez que também o Windows 7 está a terminar o seu suporte”
E o Windows 8.1? Até Janeiro de 2023 ainda vai ter atualizações.
Saudades…Windows 98 SE e Windows XP, agora uso o 7 e estou satisfeito. Embora já tenho o 10 em DVD, espero tão cedo não ter que deixar o 7 😉
Faço minhas, as suas palavras.
ja vai tarde
É a machadada final !! Agora é que já não há desculpas para as pessoas migrarem para o Windows 10 enquanto podem.A ferramenta Media Creation Tool ainda continua à vossa disposição.Por isso vocês não têm que adiar mais o que é inadiável.
Adeus velho amigo! Cumpriu majestosamente sua função, realizou com sucesso seu papel que era trazer uma interface intuitiva e de fácil utilização, para aqueles que apenas precisavam de algo prático, para realizar tarefas simples do dia a dia em um computador!
Correto.
XP foi bem útil, atendeu perfeitamente por conta de sua estabilidade.
Mas o IOS é bem superior em suas versões para MAC e a plataforma nem se compara, só que é caro. Por isso, poucos no Brasil opinam. Pouquíssimos em comparação ao Windows em suas diversas versões tiveram acesso.
O que é que o iOS tem a ver com o Windows? Não quererás dizer macOS?
Obrigada pelas informações
Windows XP foi um dos melhores Sistemas Operacionais da MS. Tenho ele até hoje instalado no meu DELL INSPIRON 530. Roda numa Boa. Sem problemas.
O Windows XP não morreu… vai continuar a bombar em muitos pc’s.
Quem morreu foi o grupo da Microsoft que lhe dava suporte, astalavista!
+1
Continuo a usar ele… Muito superior ao XP padrão e bem minimo…
Devemos lembrar que antes de qualquer win 7 8 ou 10 aparecer o win 95, 96 ..xp estava aqui pra gente. Vou sentir saudades mais vida que segue foram ótimos sistemas operacionais e bastante revolucionários em nossas vidas. Vida que segue agora que venha win 10 e os próximos a surgirem!
Alguns comentários dizem que é “só” migrar para o Win 10 mas não é tão simples assim. Quem ainda usa o XP possui ainda hardwares como scanner (já no museu) e inpressoras e que não abrem mão deles. A máquina pode até instalar o Win 10 mas vai perder todos os hardwares. Eles te obrigam a jogar tudo fora em nome da “mordenidade”.
O Windows 10 nas suas actualizações semestrais (e até nos seus “patchs” a um ritmo inconstante sejam semanais, mensais ou bisemanais ) tem o mesmo objectivo:
Tornar ultrapassado e incompatível todo o hardware e software mais antigo e criar bugs e tornar mais pesado o sistema.
Pode ser em nome da modernidade, mas um dos objectivos é executar a chamada “obsolescência planeada”.
Tem lógica, pois as empresas de software e hardware querem naturalmente ter mais lucros e assim levar softwares e hardwares ao seu ” End of Line” e torna-los incompatíveis, “obrigando” os utilizadores a comprarem os seus produtos mais recentes.
É isso mesmo. Por isso muitos ainda seguram o XP. Os programas vão perdendo a atualização por causa do sistema operacional mas existem outros que podem substituir. Um exemplo é o Google Chrome que acabou a atualização, mas o Opera ou Firefox o substitui. O problema da “obsolescência” é que os ditos “modernos” nunca ficam melhores que seus antecessores. Eles enxugam o programa para dizer que está mais leve e acaba com seu desempenho.
100%
Meu rico Slackware em ambiente KDE! Uma vez que lhe apanhei o jeito não voltei atrás!