Windows 10 lento? Ajuste a largura de banda das atualizações
As atualizações dos sistemas operativos consomem normalmente alguma largura de banda, podendo influenciar no desempenho do próprio sistema. Sendo o Windows um dos sistemas com mais atualizações, a Microsoft decidiu disponibilizar opções que permitam controlar a largura de banda consumida pelas atualizações.
Saibam onde se encontram essas opções e como podem ser usadas.
Quem pretender controlar a largura de banda das atualizações no Windows 10 deve ter instalada a atualização Fall Creators Update. Felizmente não é preciso qualquer tipo de "hack" no complexo registo do sistema pois a Microsoft disponibilizou as funcionalidades necessárias.
Como limitar a largura de banda?
Para começar o utilizador deve abrir as Definições
Em seguida selecionamos a opção Atualizar e Segurança
Carregamos agora em Opções avançadas
No próximo passo selecionamos a opção Otimização da Entrega
E para finalizar carreguem em Opções avançadas
Dentro das opções avançadas, o utilizador pode definir limites no que diz respeito à largura de banda para transferir atualizações. Caso a sua máquina sirva para partilhar as atualizações por outros computadores, pode também limitar a largura de banda ao nível do upload (carregamento).
E está feito. Estas opções podem ajudar certamente, a usar de forma eficiente, a largura de banda que normalmente não é assim tanta.
Este artigo tem mais de um ano
isto funciona a partir de que versão do windows 10?
tens essa info no artigo
“Quem pretender controlar a largura de banda das atualizações no Windows 10 deve ter instalada a atualização Fall Creators Update.”
Realmente as actualizações do windows são um «inferno», principamente se a banda larga for tudo menos banda larga…
Isso ja tem a ver com o fraco servico de Internet e nao relacionado com o SO.
Estas opções afectam a velocidade da Net e não propriamente a do PC.
O windows update deixa por vez o pc mais lento, não devido a largura de banda usada mas sim pelos serviços usados, por exemplo: svchost.exe que fica a consumir CPU e memória feito parvo! Sem sabermos muito bem porquê.
Por isso, eu recomendo o contrário, deixem a largura de banda no máximo, assim livrem-se das actualizações o mais rápido possível. Ou desactivem as actualizações automáticas e fazem quando vos convém.
Essa sugestão serve para ambiente doméstico. Para ambientes empresariais com centenas ou milhares de computadores (mesmo com SCCM) esta funcionalidade é muito bem vinda.
E desactivar o auto restart? É que quem tem o windows a fazer de server… Está de 2 em 2 semanas a ter de logar…
tenho o windows 10 PRo (x64), version 1703, OS build 15063.729, e não tenho as “Opções Avançadas” do penultimo screen e consequentemente não tenho acesso ao ultimo screen!!
pelo texto, é so na ultima versao… 1709 (Fall Creators Update)…
tens a anterior, por isso atualiza o sistema.
thanks
Muito bom pplware, não sabia disso, e tive problemas nos jogos pois essas atualizações me desconectavam do jogo, VLW.
Esta configuração já existia mas por GPO local ou de um domínio. Isto basicamente limita a largura de banda utilizada pelo BITS. O mesmo para o peer cache.
A NOS já me faz isso automaticamente nos dias bons 😀
X2
Muito bom artigo
Outra coisa mais importante: alguém sabe de um modo econômico passar um Windows 10 Home (oficial) para Pro? Estou a pensar em comprar um portátil mas só vem com home e eu quero o bitlocker (pro) …..
o pplware fez um artigo sobre essa possibilidade há pouco tempo neste site:
https://pt.scdkey.com/microsoft-windows-10-pro-oem-cd-key-global_1227-20.html?auth=&site=pt&from=aHR0cHM6Ly9wdC5zY2RrZXkuY29tLz9hdXRoPSZzaXRlPXB0JmZyb209
fica em 13 euros
Bom artigo! Obrigado pela informação!
Yo arreglo ardenadores y cuando instalo a un PC Windows 10 dejo que se instale la primera actuación que de hay vienen los drivers del pc y una vez terminado ya desactivo actualización. Porque a cuantas más actualizaciones más pesa y más lento.
Assi você deixa o cliente vulnerável