UE prepara-se para meter a Microsoft e o Teams em novos problemas…
A relevância do Microsoft Teams como solução de videoconferência é notável, mas a União Europeia não gosta da forma como chegou a este ponto. Reguladores europeus vão processar a empresa em breve por práticas anticompetitivas.
O monopólio do Teams da Microsoft
De acordo com o Financial Times, a Comissão Europeia está a fazer progressos na elaboração de uma declaração formal de objeções contra a Microsoft. Este documento descreve a posição preliminar da Comissão quando se considera que uma empresa violou as regras de concorrência da UE.
No início de abril, a Microsoft já tinha efetuado algumas alterações aos termos de licenciamento do Microsoft 365, do Office 365 e do Teams para evitar este tipo de problemas. Entre outras coisas, permitiu uma opção para deixar de incluir o Teams como parte do Office, tanto na Europa como no resto do mundo.
Mas isso não parece ter sido suficiente para a União Europeia. De acordo com a fonte, os rivais da Microsoft nesta área afirmam que o Teams funciona melhor no Windows do que estas alternativas, porque a empresa de Redmond favorece o seu desenvolvimento. Além disso, os preços praticados pela Microsoft não incentivam os utilizadores a escolher outras aplicações de videoconferência.
O processo de investigação e esta possível declaração de objeções são mais um capítulo de uma história que começou em 2020, quando o Slack processou a Microsoft perante a Comissão Europeia.
Comunicação de objeções deverá ser publicada em breve
A investigação da UE sobre a Teams foi reativada no verão passado e a comunicação de objeções deverá ser publicada dentro de algumas semanas. De acordo com fontes próximas do processo, vários rivais da Microsoft reunir-se-ão com a Comissão Europeia esta semana.
Mesmo assim, a Microsoft pode voltar a fazer alterações à forma como oferece o Teams, e mesmo estas novas conversações e reuniões não tornam certo que a declaração de objeções e a ação judicial sejam finalmente aplicadas.
A coima para a Microsoft poderá ser colossal: até 10% das suas receitas anuais, embora este valor nunca tenha sido utilizado contra as grandes empresas tecnológicas quando estas enfrentaram processos antitrust. A Apple, que recentemente poderia ter sido multada nessa percentagem, foi multada em 1,8 mil milhões de euros, cerca de 0,5% das suas receitas em 2023.
Leia também:
Comunas… Esta UE leu muito carl Marx… Hoje em dia não se pode desenvolver nada sem que esta corja de burocratas, não queira logo meter as mãos.
Deixem lá o software e o hardware e preocupem-se mais com as pessoas.
Pelos vistos o povinho é que não percebe nada do mundo que o rodeia!!!!!!
1º Totalmente de acordo em obrigar as grandes empresas mundiais que fogem ao fisco, paguem impostos em todos os países em que esta vende. Existe algum motivo racional que faça com que a Apple, Microsoft, etc…. facturem todas as suas vendas na Irlanda e seja este país a ficar com os impostos na totalidade?
Outro aspecto, se há alguém que até estudou numa Universidade, em pleno século XXI e ainda não tenha percebido que existe uma guerra comercial entre EUA e UE, é porque não percebeu no mundo que vive!!!!!
A UE já aplicou multas milionárias a empresas americanas e estes fizeram o mesmo a empresas europeias!!!!!
Apple, Microsoft, Deutsche Bank, VW……. etc, etc.
Agora, existir alguém que pensa que os países vivem do ar e não dos impostos que cobram e pior, achar que não se deve taxar/regular as grandes empresas tecnológicas mundiais é não ter a mínima noção do que é um país e nem de onde vem o dinheiro para as Estradas, Escolas, Hospitais…. que cada um de nós utiliza!!!!!!!
Bolas, estamos assim tão mal na compreensão do mundo que nos rodeia?!?!?!
Estas a querer dizer que a UE esta assim tao ma de dinheiro e so se safa aplicando multas pesadas as empresas Americanas ? Ate concordo que se deva regular a forma como estas empresas actuam na europa mas por acaso fazem alguma coisa em relacao aos dados do facebook que nos usam e criam uma lei que impeca o uso dos nossos dados ? Se estao assim tao preocupados com as empresas de software deveriam tambem comecar por isso. Hipocrisia e que nao.
Sim, quem dirige a União Europeia é muito competente e percebe muito de mundo que nos rodeia.
Eles percebem muito de comércio, de colheres de pau, de entradas USB.
E de forças militares???
Nós últimos anos, quantas vezes a União Europeia perguntou aos seus estados membros sobre as forças armadas e impôs aos seus governantes que valorizassem esse sector?
Falam em sanções à Rússia, mas continuamos a comprar combustíveis à Rússia.
Transição energética??? Ah sim… Porque interessa encher os bolsos de certas pessoas. Fazem tudo por dinheiro. 0 por princípios de valor.
Quantas vezes a União Europeia multou os governantes de Portugal porque taxam imposto sobre imposto? 0
Multam o estado e quem paga a multa são os mesmos do costume.
E podia falar de muitos outros assuntos dos quais a União Europeia é especialista.
Rui, lê o texto outra vez… não estamos a falar de impostos . ♂️
Se os países querem mamar os lucros das empresas privadas que metam os impostos mais baixo que a Irlanda, e assim as empresas começam a declarar os impostos nesses países, é assim tão difícil perceber isso?
Falando agora de estradas escolas e hospitais, se 10% do que o estado nos rouba focem pra isso estávamos nós bem.
Isto é ridículo! Concorrentes queixarem-se que a MS favoreceno funcionamento do Teams no Win em detrimento de outras plataformas… isso é motivo para gastafem os meus impostos a pagar Boys num processo milionário contra a MS???
Vamos correr com todas as empresas americanas do mercado europeu. Talvez estejamos confiantes que com os chineses é que vai ser! Com eles é que a Europa vai voltar a ser aquilo que nunca foi!
Respirem….inspirem….e voltem a respirar e a expirar…e pronto….está tudo bem novamente:)
Estes comentários são mesmo de quem não percebe de economia… A Europa está preocupada com AS PESSOAS, principalmente OS EUROPEUS.
Aquilo que a União Europeia quer, é que a Microsoft não use a sua posição dominante no mercado para favorecer os seus serviços em detrimento da concorrência. A concorrência é aquilo que garante que O CONSUMIDOR tem os melhores produtos aos melhores preços.
A Europa está preocupada com AS PESSOAS, principalmente OS EUROPEUS.
Nota-se… um pouco off-topic, mas fronteiras completamente abertas, alias nem é abertas é escancaradas, é mesmo de quem se preocupa com os EUROPEUS.
Ora nem mais, tudo dito e escrito.
WOW… quando não se tem argumentos atira-se o barro à parede com os estigmas do costume… Continuem, um dia vocês ganham… e aí seremos aquilo que vocês tanto criticam.
Há pessoas que acreditam mesmo na bondade de políticos.
Sabe quem paga as multas exorbitantes que a ditadora UE exige as empresas? AS PESSOAS, OS EUROPEUS.
Sabe o que as empresas que levam com essas multas fazem pra pagar essas multas? AUMENTAM O PREÇO DOS PRODUTOS, e sabes quem se lixa com o aumento do preço desses produtos? AS PESSOAS OS EUROPEUS.
Ora nem mais, tb tudo dito e escrito.
É incrível a imaginação das pessoas… as empresas afinal são instituições de solidariedade, que só cobram porque têm de pagar multas, e os politicos afinal são os liberais que só querem ter lucros exorbitantes com multas. Incrível mesmo!