Microsoft nega que o Surface Book 2 tenha problemas de bateria
O Surface Book 2 trouxe para os utilizadores desta linha de portáteis uma nova posição e uma abordagem muito mais interessante. Finalmente o conceito único do modelo anterior tem agora as capacidades esperadas.
Mas nem tudo são coisas boas e a verdade é que muitos descobriram um problema no Surface Book 2, relacionado com a bateria. A Microsoft nega e garante que o comportamento é o esperado.
As queixas têm-se acumulado nos últimos tempos, agora que as primeiras unidades do Surface Book 2 começaram a chegar ao mercado e os primeiros testes começam a ser feitos. Todas apontam para o mesmo, o Surface Book 2 de 15'' tem um problema sério na bateria que o leva a consumir mais do que o carregador consegue entregar.
Este problema parece manifestar-se quando o Surface Book 2 está a fazer tarefas mais exigentes e que tenha o CPU e o GPU a trabalhar na sua potência máxima, tipicamente durante jogos. Nessas alturas os consumos de bateria são superiores ao que o transformador está preparado para entregar.
Isto resulta numa situação em que em pouco tempo o Surface Book 2 deixa de funcionar e desliga-se por falta de carga para trabalhar. A solução é mesmo pausar esses processos e fazê-los de forma faseada para conseguir equilibrar os consumos de energia.
A Microsoft já foi confrontada com esta situação e segundo a informação que divulgou, esta parece ser uma situação normal. A empresa revela que o controlo destes consumos deverá ser feito pelos utilizadores, nas definições de energia do Windows 10. Com o slider disponibilizado podem definir se querem mais potência e menos duração da bateria, ou o oposto.
Surface Book 2 was designed to deliver unmatched power and performance for anyone who needs a powerful machine to work and create, making it a great option for STEM professionals (designers, developers, engineers). The Surface Book 2 Power Mode Slider is provided as a means to give the user control over the range of performance and battery life. In some intense, prolonged gaming scenarios with Power Mode Slider set to 'best performance' the battery may discharge while connected to the power supply provided in-box with Surface Book 2. However, through power management design, the battery will never drain entirely, ensuring that users are able to keep working, creating or gaming.
Mesmo com esta explicação da Microsoft, esta não é uma situação normal. O transformador que acompanha o modelo de 15'' teria a obrigação de fornecer a energia necessária, tal como acontece em qualquer outro equipamento. A própria explicação da Microsoft é estranha e pouco lógica, ao remeter para o Windows 10 e para os utilizadores a gestão da energia, com a perda de performance.
Este artigo tem mais de um ano
Esse problema não é da . O carregadora e porta foram feitos para menos de 100W, em potência total consome mais daí que parte da energia tem que ser fornecida pela bateria. Se não tiver carga não funciona.
LOL, A parte de comentarios de mac, linux, samsung , iPhones, porque aqueles e são bons ou aqueles que são maus.
Gente , isto e uma verdadeira merd******, daqui a bocado vamos ter de pagar extra para ter uma carregador que realmente funcione, ou para podermos carregar totalmente xD (micro-transactions style).
So espero e que o pessoal que tenha que faça queixa para não haver mais empresas a copiar esta grande ideia.
”daqui a bocado vamos ter de pagar extra para ter uma carregador que realmente funcione” iPhone X diz olá
Oh pa mandem eles passear por esses preços ja se vai buscar um bom pc gamer da msi e corrente nao lhe falta entre os 150 a 250 watts
Feio grande e pesado…isto não é um portátil de gaming, mas sim de trabalho que até aguenta com gaming… Entretanto já alguém se dedicou a fazer as contas ao tempo que levará a drenar a bateria nesta situação?! Creio que li na Verge que era a 10% à hora….logo um non issue!
Artigo da treta que nem sequer explica qual é o problema nem quando acontece, limita-se a falar num suposto “problema sério” nas, plural, baterias do Surface Book 2.
E nem “as queixas têm-se acumulado”, o problema só foi detetado pelos jornalistas que fizeram as análises quando estavam a jogar Overwatch, com as definições no máximo.
E a razão é simples, por USB, pela específicação USB Power Delivery, não é possível ter consumos de energia superiores a 100 W. Ora, é só uma questão de fazer as contas e ver que o consumo total do Surface Book 2 quando está a trabalhar na carga máxima é superior a 100 W, anda por volta dos 110 W.
A única solução para o isso é abandonar o Surface Connector, que internamente é uma porta USB 3.0 por outra solução que permita mais de 100 W e tornar obsoletos todos os equipamentos que o usam, mas pelos vistos a Microsoft preferiu manter a compatibilidade de hardware a fazer isso.
Resumindo… o problema existe realmente. A própria Microsoft assumiu o problema!