Próximo antivírus da Microsoft usará inteligência artificial
Os recentes casos de ataques a computadores com Windows, como o WannaCry ou o Petya vieram mostrar, mais uma vez, a necessidade de medidas de segurança fortes e que protejam os utilizadores.
Para além das óbvias atualizações, a Microsoft quer garantir que deteta antecipadamente estes ataques e consegue reagir antes dos problemas surgirem. Para isso está a preparar uma solução que vai recorrer à inteligência artificial e a informação recolhida dos milhares de PCs que correm o seu sistema operativo.
A ideia da Microsoft é simples, conforme explicou, e pretende eliminar de vez com os ataques à escala global que têm atingido os seus utilizadores. Recorrendo à recolha de informação sobre o comportamento de aplicações e serviços dentro do Windows, vai conseguir analisar, prever e mitigar ataques como os que foram feitos com o WannaCry ou o Petya.
Para isso conta colocar na próxima grande atualização do Windows 10, a Fall Creator Update, que chegará entre setembro e outubro deste ano, vários mecanismos para analisar o comportamento do Windows e conseguir prever estes ataques.
Em concreto, o Windows 10 passará a contar com elementos do Windows Defender Advanced Threat Protection, que vão ser alimentados com dados das aplicações da Microsoft, Azure e Endpoint. Ao todo a Microsoft passará a conseguir ter dados de mais de 400 mil computadores e irá conseguir analisá-los recorrendo a Inteligência Artificial para conseguir detetar ameaças.
Sempre que um comportamento anormal numa aplicação for detetado, este será enviado para a Microsoft analisar e avaliar. Claro que com toda a informação que for recolhida, em todos os computadores desta rede de dados, a Microsoft poderá avaliar e tomar medidas de proteção de forma mais rápida e segura.
Estas novidades vão-se estender também ao acesso à Internet e ao Edge, garantido assim mais um nível de proteção alargado.
Como é normal nestas situações, estas novidades vão estar primeiro disponíveis para os utilizadores empresariais. Espera-se que depois, num período rápido, seja alargada a todos os utilizadores do Windows, nas suas muitas versões.
Este artigo tem mais de um ano
Pois!!! …mas isto fez-me logo lembrar a velha frase: “foi pior a emenda que o soneto”!! Isto não seria o mesmo que dizer à polícia antes de ir de férias: “tem aqui a chave de minha casa, entrem lá de vez em quando a ver se me roubaram alguma coisa!!”
Nada a haver. Isto é o principio de Big Data. Neste caso recolha de padrões/comportamentos a nível global que depois vão ser calculados automaticamente e associados ao respectivo threat. Basicamente é como se fosses associar sintomas a uma doença para que no futuro possamos detetar essa doença e prevenir antes que seja letal.
“Nada a ver”…desculpa, mas tem de ser.
Nada contra, reconheço o meu erro hehehe
acredito que é com a melhor das intenções… é que pode ajudar a descobrir a cura da “doença”. Mas pelo caminho vai certamente muita informação, que na tendo a ver com a doença, não sabemos a que mãos vai parar. Só isso!!!
São inúmeras quantidades de dados e segundo posso entender do texto o processo será todo automatizado sem mão humana.
Só temos razão de queixa caso os nossos dados ‘vazem’ dos servidores deles e aí serem utilizados para outros propósitos. Fora isso é exatamente igual a teres a tua ficha médica guardada num hospital qualquer.
Lol.. Nunca ninguém foi tão espiado e os seus dados utilizados para outros fins de monetização com tudo o que é da google e do facebook, no entanto ninguém parece preocupado, depois vêm com estas tretas nos SOs, em… TELEMETRIA.. MACHINE LEARNING.. lol.. Não perceber um boi de tecnologia dá para fazer comentários desses..
Ou seja segundo o ante penúltimo paragrafo a Microsoft vai saber o que eu tenho instalado na minha maquina….Que “giro”
Em boa verdade até já o saberá hoje…
Até a steam sabe nos reports (mensais?) que enviam para análises.
relaxa, isso a Microsoft já sabe faz tempo
Imagina o que o Android da Google anda a fazer nos nos smartphones , lol
E vejo mta gente a dizer i love google, hehe.
Provavelmente já sabe.. Então se for da Store, sabe de certeza, e então? Outras plataformas também o sabem..
A via verde também sabe a velocidade média da tua viagem e nunca viste chegar uma multa a casa..
Por enquanto 😀
Já o fazem há mais de 10 anos com plataforma de BI, até recentemente nem sequer haviam radares fixos nas AE, não me parece que isso alguma vez venha a acontecer, perdiam muitos clientes.
Sem uma alteração na lei de protecção de dados, e as próximas alterações vão no sentido oposto, a Via Verde não pode ceder os dados às autoridades para passarem as multas. E a Via Verde não é, ela própria, uma entidade com autoridade para tal. Relaxem que dificilmente receberão uma multa em casa por terem passado na Via Verde a 240km/h.
Adeus privacidade. Bem vindo os Sistemas Operativos alternativos aos dos da Microsoft…
A Microsoft tem provavelmente a política de privacidade mais transparente do mercado, pode ser consultada aqui.
https://privacy.microsoft.com/en-us/privacystatement
Bem, parece-me que acordas-te tarde para a realidade, mais vale tarde que nunca.
Deves ter um smartphone com Android, o que achas que a Google anda a fazer no teu smartphone ?
Qualquer utilizador Android atento, chega á conclusão que ao aderir aos serviços da google, privacidade já era.
Dá uma volta pela Internet. E quem diz Android tb diz iphone.
Mas ao contrário de outros, a Microsoft está a colaborar com a Comissão Europeia para alterar algumas questões relativas a privacidade em relação aos seus produtos.
Sim, sim. E os franceses estabeleceram um prazo para alterarem a recolha de informação sobre os internautas, que atinge valores escandalosos com o S10. Aguardo atualização acerca deste assunto.
Vais ter de arranjar alternativos aos ja existentes, todos fazem recolha de dados, mas o que muita gente julga é que são dados pessoais, mas não são, são dados relativos à utilização dos equipamentos e/ou softwares. Nao falem do que nao sabem, ou então informem-se em fontes fidedignas. Já chega de querem ser espertos com tanta falta de inteligência para irem em busca de conhecimento para poderem falar verdades.
Quanto a celebre conversa sobre a privacidade, crido que a nossa privacidade somos nós que a controlamos, qualquer software que instalemos tem os termos de uso, onde as empresas sao obrigadas a informar que tipo de permissões necessitam, que dados irao precisar, se irao partilhar o email com outras empresas, etc, etc. Mas toda a gente carrega no botão que esta por baixo, nem se dao a trabalho de ler os termos, depois queixam-se que nao sabiam disto ou daquilo, esta tudo explicado la.
Tens toda a razão, porque o sistema operativo é o único ponto onde a privacidade importa.
Falando nisso, estás a ver aquele botão do Facebook lá em cima, o para “gostar” do artigo? Pois é, o Facebook sabe que tu leste este artigo.
Ah, mas dizes tu, “eu não tenho uma conta no Facebook!”.
Pois, mas mesmo assim, o Facebook sabe quem tu és e que leste este artigo.
O Cylance e o sophos x intercept ja usam AI….
We are all doomed!!
A Microsoft devia de alargar essa atualização a outras versões tipo 8.1 e o 7. Uso o 8.1 e não sou obrigado a atualizar.
Se quiseres ter acesso a estas atualizações/novas funcionalidades o mais certo é teres de mudar…
Não és obrigado a actualizar, mas como eles querem empurrar para actualizares, não te vão dar isso fora do 10.
Não sei se devemos ficar contentes ou assustados… terminator w10, não???