Porque é que o Windows 11 está mais rápido no seu PC? A Microsoft explica tudo
A poucos dias de chegar a versão final do Windows 11, e mesmo depois de todas as confusões, este é ainda um sistema que muitos querem ter. Desenhado e criado para ser ainda melhor que a versão anterior, muitos ficaram satisfeitos com o que está a ser preparado.
Quem achava que era apenas uma alteração estética das versões anteriores acabou por perceber que esta não era uma verdade. O Windows 11 é mais rápido e há uma razão para isso. A Microsoft veio agora a público explicar porque é que isto acontece.
Microsoft mostra porque o Windows 11 é muito mais rápido que o Windows 10
Ao contrário do que acontecia há alguns anos, as novas versões do Windows estão mais eficientes e conseguem consumir menos recursos. A cada nova versão ou atualização este comportamento é visto e sentido por todos os utilizadores.
Algo que quem tem testado o Windows 11 notou foi que este é um sistema que está mais rápido em qualquer equipamento que é instalado. Não é apenas por ser uma nova versão, mas sim porque tem algumas novidades que a Microsoft criou.
A gigante do software quis partilhar as razões desta maior rapidez e para isso fez um vídeo onde explica tudo. Foi Steve Dispensa, um dos membros da equipa de gestão do Windows que explicou todas as otimizações que foram criadas para o Windows 11.
Em primeiro lugar temos um design mais inteligente e que explora melhor o hardware. Isso é suportado com uma melhor gestão da memória e do CPU, que priorizam as janelas que estão em primeiro plano. Também no browser isto acontece ao serem bloqueados os separadores não usados.
O acordar do Windows 11 está mais rápido devido a uma melhoria das chamadas ao hardware que necessita de energia para a gestão de memória. Assim reduzem-se as falhas de recursos nos processos-chave, garantindo que a energia é preservada nos processos que dela necessitam.
Por fim, também as atualizações são 40% mais pequenas, o que leva a serem mais rápidas. Isso consegue-se com um novo motor de atualizações, que apenas descarrega os ficheiros necessários dos servidores da Microsoft. É com estas medidas simples, mas eficientes, que a Microsoft conseguiu tornar o Windows 11 ainda mais rápido.
Este artigo tem mais de um ano
Esperemos que NÃO SEJA rápido é mesmo em estragar a satisfação do utilizador de equipamentos recentemente adquiridos.
6 anos não considero velho e no entanto, muitos serão considerados incompatíveis.
Quando a politica da Microsoft de então seria cortar o mal pela raiz oferecendo as atualizações de segurança a toda a linha de equipamentos para minimizar a difusão de comprometimentos de segurança , vem agora limitar isso só porque o equipamento é considerado velho.
6 anos em equipamentos informáticos é pré-história, quer gostes ou não.
Isso era verdade até a pouco tempo.
Mantive um portátil LG S510 desde 2008 até 2019 a usar como ferramenta de trabalho e lazer, com alguns programas “pesados” que só se reformou por problema elétrico. Apenas levou um SSD
+1!!
Se no Windows 10 tens anúncios na porcaria do solitário…
6 anos não é velho, mas as inovações tecnológicas são muitas, e quando se lança um sistema operativo é a pensar no futuro, não no passado…
Além disso a Microsoft garante o suporte do Windows 10 até 2025, o que perfaz um período de 10 anos de suporte. por isso o seu PC daqui a 4 anos, vai ter 10 anos e ainda com suporte e actualizações do Windows 10, o que é muito bom.
Pense que nos telemóveis é bem mais reduzido o período de actualizações: 5 anos Apple e 2~3 anos Android.
…e depois do fim de suporte, continua a funcionar. ainda tenho alguns PCs a funcionar com o XP, e servem para o proposito.
Ainda usa o x veja como estar seguro, hahahahahaha
http://biosbug.com.br/ainda-utiliza-o-windows-xp-veja-como-se-manter-seguro/
6 anos, será compatível com o Win11, se tiver 2gb de ram. Se é de 2015 já tem o TPM1.2 que é necessário, pelo menos para receber uma das versões lá para Março de 2022.
Deve ter é de descobrir como aceder à BIOS e activar o TPM, pois é quase certo que está desactivado.
Tanto como os processadores AMD ZEN (1000 series e 2000g series) como a maioria dos processarores Intel Core 7th-gen e anteriores com algumas excepções já foram confirmados que não serão compatíveis. Portanto há vários processadores com menos de 5 anos que não são compatíveis por exemplo o Ryzen 5 2400G lançado em Fevereiro de 2018 não será compatível.
E o Ryzen 2400G é um processador bem mais do que capaz. Esta birra da microsoft com os CPUs não faz grande sentido. Andam todo o mundo preocupado com o ambiente mas esta medida quer se queira ou não vai levar a muita gente a comprar equipamentos novos sem necessidade. Compreendo a ideia do TPM, mas mesmo assim forçar nesta altura, podia ser facultativo e no proximo windows obrigatório, até porque agora já toda a gente conhece o dito cujo TPM.
Eu não sei qual é o motivo para a MS não suportar a primeira geração de Ryzen mas não tem a ver com o TPM, para além disso a MS já força OEMs a terem TPM desde 2015/2016 se querem obrigar a ter TPM por motivos de segurança já deram bastante tempo para a industria suportar.
A Microsoft como a grande maioria das empresas está-se marimbando para o ambiente, mas tem o maior amor pelo lucro, com o Windows 10 “gratuito”, a venda de PCs em queda comparativamente com a proliferação de Android, telefones, tablets, e Chrome OS assim como a popularidade da Apple, fez com que as vendas da Microsoft tenham caído, ora a Microsoft ganha dinheiro quando os fabricantes lhes pagam licença para usar e instalar o seu sistema nos computadores, e os fabricantes, Acer, HP, Asus, assim como AMD, Intel etc, só pagam à Microsoft se venderem novo Hardware, daí fazer todo o sentido obrigar o cliente a comprar um novo computador para que a Microsoft e empresas de venda de hardware fiquem contentes com o guito. Se isto fizer sucesso vamos ver esta politica a continuar nos anos vindouros. Quem fica a perder é claro é consumidor, porque a Microsoft não tem interesse num sistema completo, optimizado e com poucos erros,pelomenos enquanto existirem ferramentas como as da Adobe, Vegas etc, só para PC…
10 anos de toshiba l775, Intel Cougar Point HM65, Intel Sandy Bridge , intel core i5 2430m 2,4-2,8-3,0 Ghz dual core hiperthreading, nVidia gt525m 2Gb, 8Gb ram ssd sata3 256 Gb toshiba pro
e alguma afinação na perfeição e mais rápido que o 10. Embora sem o hardware de privacidade e seguranca que a MS manda ter! ortanto ra que resmungar ou reclamar ainda or cima de BORLA!!!
A Microsoft a contribuir para o ambiente, mas de forma negativa.
Talvez deixe de comentar sobre o o Windows 11.
Raios, tenho um Toshiba L775-151 com 10 anos a bombar windows 11 ver. 22.000.176, (ssd-128gb Toshiba pro, i5 -2430M-2800Mhz, nVidia GT525M 2Gb, 16Gb de Ram SEM TpM, sem EUFI, sem secure boot nem GPT), e alem de me faltarem pequenas coisas que gosto estou satisfeito!!! e todo o software da Microsoft funcional melhor, (Teams faz blur em 10 não…será de propósito), de outros fabricantes de software nem sempre. Apesar de tudo concordo em elevar os padrões sem proibir a utilização em pcs sem as tais características de hardware requeridas porque melhora em muito a privacidade e segurança, (ainda em avaliação). E não um pc com 5-6 anos não é lixo ou velho basta acrescentar ram, (8 Gb chega) e um SSD e ter um pouco de tempo para aprender como fazer ou deixar alguém qualificado fazer !!! e apenas copei o instalador do windows 10 ara cima do instalador de Windows 11 numa pen-usb e foi FACIL.
Deixem de ser preguiçosos, preconceituosos e consumistas ate jogo MS-FS2020 com um ssd maior.
e não sou mais nem menos, melhor ou pior que ninguém ‘humildemente’.
Mais lixo… Não obrigado. Só uso Linux
Então para que veio a este tópido de Windows, para comentar? – ninguém quer saber se usa outro sistema operativo, se é para dizer o que usa – responda a questão semanal onde pergunta qual o sistema operativo que mais usa.
Obs: eu uso windows xp, vista, 7,8, 10, 11, LINUX SUSE e mac OSX… e não vim para cá falar mal.
Ainda não vos vi explicar o que é o tpm e como o tpm é uma ameaça séria para a privacidade do consumidor. Cambada de vendidos.
Tem vários artigos aqui no pplware, basta ler…
Quanto o que é tpm? = google – mas para quem não conhece:
https://en.wikipedia.org/wiki/Trusted_Platform_Module
Fixe.
Lixo ?, uso ‘Linux’, (WS e server), nos ‘sabores’ que gosto e necessito, quotidianamente alem de OSX e outros e continuo a considerar a Microsoft um bom fabricante de sistemas operativos e não só. Concordo com o Linus Torvalds quando diz que há demasiados sabores de ‘Linux’, (linux é kernel !!!) mas é em Windows que passo a maioria do tempo e o mundo em geral também, (tirando o Android e OSX e servidores e ‘boxes’em ‘linux’/’unix’ ) e compreendo o obstáculo para a maioria dos utilizadores também devido aos problemas de Office software em ‘linux’ nos jogos ta quase a ter uma fatia muito importante e com o AMD Ryzen 5600G ainda vai melhorar. Conclusão nem absolutos nem extremos tal como nos transportes onde bicicletas, carros, autocarros, camionetes e aviões tem funções e usos diferentes !!! com o software S.O., fnuvens, front e back Office , jogos, redes-Associas … fazem o mesmo !
Eu também gostava de usar o Windows Phone 10…naquela epoca, esses dispositivos só tinham 1Gb de Ram no máximo e davam 10 a zero a qualquer smartphone da altura!
é mais do mesmo. quando o windows 10 saiu tmb era o mais rápido. estão à espera do que? que as marcas digam que são mais lentos? vai dizer que são mais rapidos e provavelmente no inicio serao mais rapidos. é uma noticia de marketing apenas pois o mais rapido agr será o mais lento no futuro…parece os anuncios dos telemoveis em que as marcas dizem mal do flagship delas anterior ao novo ahah
Pior: a miudagem já se esqueceu (ou não viveu) o lançamento do win10, que queriam ter aquilo logo na primeira semana, quando demorou 18 meses a ficar disponível para os computadores que a Microsoft considerou compatíveis.
Não consigo perceber a tanta conversa que se tem gerado por causa do obsoletismo dos PCs.
É exactamente a mesma abordagem que já se vê nos smartphones há anos.
Ninguém se ofende porque um telemovel com 8 ou 9 meses já não recebe a nova versão de android.
Existem milhares de telemóveis ainda com Jelly Bean e que viram serviços serem-lhe cortados, como é o exemplo do WhatsApp.
São equipamentos tão ou mais importantes nos nossos dia-a-dias e são tão ou mais caros do que muitos dos PCs que agora terão que ser substituídos
Também não se percebe esse obsoletismo.
Percebe-se: ganância.
this!
Há malta a gastar 1k€ em telemóveis de 24 em 24 meses, mas gastar 1k€ de 5 em 5 anos num PC é um caos.
É que ainda por cima o atual W10 ainda tem suporte durante muito mais anos. Querem o software mais bleeding edge para ontem mas hardware bleeding edge… ups… este aqui de 6 anos ainda é novo.
Não entendo a sociedade….
A rapidez é sempre boa mas a estabilidade é essencial.
Não penso mudar para o Windows 11 tão cedo.
Talvez daqui a uns 2 anos, se…
Se não tens um computador montado a partir de Setembro de 2019, só mesmo lá para Abril de 2022 é que começam a poder instalar o win11. Para mais antigos (2016-2017) provavelmente só lá para Novembro-Dezembro de 2022.
Se usarem o mesmo do Win10, até Setembro de 2023 podem instalar gratuitamente, em modo update.
O critério não é esse lol .
Não é a partir de Setembro de 2019. É o hardware.
o sistema operativo devia adaptar se ao hardware e não o contrário.
se eu instalo o windows 11, ele deveria “ler” o hardware e funcionar de acordo com ele, mesmo que slgumas funcionalidades ficassem “adormecidas”.
…e assim ainda estavas a trabalhar com um ENIAC ou coisa parecida…
Por esse prisma nós podemos assumir que o W11 devia ter suporte para um Pentium 2.
Certo… Sou só eu que vejo aqui algo a não bater certo?
O comentário mais sensato que li em muitos anos mas já pensas-te que com ‘linux’ é quase isso!
Os grandes das T.I.’s “estão” muito preocupados com a segurança e privacidade do utilizador (hahaha), mas não fazem o ‘debug’ bem do software que produzem , ainda agora foi na Azure basta ler as noticias, e só nos lixam com a privacidade e segurança a propria privacidade ajuda a garantir segurança pensem … quanto menos sabem de nos mais seguros e só devem de saber o realmente necessário raios pra ‘telemetria’ estamos a fazer ‘debug’ ara os produtores ate vou mas com os meus limites dai telemetria desliga em tudo.
pois mas faz uns anos uma cidade alemã assou pro ‘linux’ e depois teve de passar para o windows novamente, (claro que fiquei chateado), Sem a Microsoft o meu trabalho teria sido muito diferente mas foi como ganhei muitos ordenados alem de queimar a tola com muitos outros SO muito mais exigentes tio novell netware ligada a AS400 e Macs(ethernet e ethertalk) tudo num só mas valeu a pena
Hardware Abstration Layer…
Este “artigo” é apenas e só publicidade.
caro amigo, eu não comento comentários, mas parece me óbvio que eu estou correto. ou será que “somos mais um dos ecologistas informatizados”, que acha que o “digital” não tem custos. logo quanto mais tempo durarem os computadores, melhor, a todos os níveis…
Fico à espera do Windows 12. Este parece ser problemático.
mas, mas… vai ter uns cantos mais arredondados… e o menu pelos vistos é no meio.
Não diga que não vale todo o esforço de mudar.
E se meter a versão Home, ainda terá o benefício de ter de associar o seu computador OBRIGATORIAMENTE a uma conta Microsoft. Se os EUA daqui a 2 anos se desentenderem com o governo português lá se arrisca a ficar com um tijolo porque a Microsoft pode ser obrigada a cortar os serviços a Portugal e quem precisar de uma conta Microsoft para entrar no sistema operativo pode ficar sem acesso… e isto sem falar em catástrofes naturais que estão a ocorrer durante todo o ano um pouco por todo o lado que podem levar à perda de infra-estruturas de comunicação.
Pode ser que incluam algum modo de autenticação off-line permanente e apenas exija uma associação inicial… mas não me agrada que o computador tenha de estar associado à Microsoft de forma tão íntima… prefiro sistema operativo deles, e o resto eu é que decido a que serviços online me associo.
o Windows 12 só vai poder ser instalado em PC quânticos.
Ahahaha é mesmo
Eu não noto que seja mais rápido, pode ser do meu PC que sem se dá conta disso. A única coisa que achava lento era a minha net de 150Mb/s e tive que aumentar para 500Mb quer em Upload ou em Download.
É verdade mas tens a possibilidade de limitar a largura de banda que a Microsoft pode usar procura la no windows 11 ou na net e mais alguns truques (via regedit) que se aplicavam ao 10 também funcionam no 11. Está mais rapido rincialmente quando encontra hardware moderno e utiliza esses recursos, senão é usar o msconfig e services.msc e procurar na net o que fazer que serviços ‘matar’ no arranque. (dicas: donotspy10, O&O shutup10 e throttlestop software que faz milagres)
Obrigado pelas dicas, já conhecia. O que eu quis dizer é que o PC é tão rápido que nem dei que o w11 fosse mais rapido. O meu PC atual é da última geração e tem memoria em fartura, só comprei as peças e montei porque precisava dele para edição de imagem.
A microsoft apostou no Bitcoin, quanto maior as falhas de segurança melhor. Por isso ir impedir a atualização do windows 11, nos computadores que não tenham as condições mínimas, perto dos 80% dos computadores atuais. nos dias de hoje ainda se vende pcs, que não está dentro dos parâmetros elegíveis para instalação do win11 .
Também vai forçar, aqueles que querem o windows 11 a comprar pc novo, ou seja uma nova licença, contas feitas, a microsoft provavelmente vai facturar mais de 10 000 000 000euros em dois anos devido a ter posto 80% dos pcs obsoletos
Ou seja o “crime” compensa
Se limitar computadores com mais de x anos já dá um Rage assim, nem quero imaginar quando começar a era dos computadores quânticos…
Ok se é mais rápido que o 10 não percebo o porquê dos requisitos tão apertados… Ou será por os requisitos serem apertados é que é mais rápido ?…
Isto tudo foi um grande tiro de canhão no próprio pé Microsoft ou então não “… Falem bem falem mal o que interessa é que falem…” eu com o meu Ruben 1600 AF nunca tive problemas de travamento telas azuis n3m nada parecido apesar da Microsoft dizer que não é compatível mas pronto é ir e vendo até agora tem atualizado sempre sertinho…
Grande Ryzen esse e barato, e faz tudo o que quiseres que ele faca mesmo windows 11 sem TMp e sem as outras coisas quase todas, o truque e pegar na pen do win10 e copiar para a pen do 11 o ‘install .wim’ ara cima do de win11 tudo isto num disco novo e sem rede ligada! já ofereci que chegue
Claramente temos aqui um gênio, que até aconselha “hacks” desnecessários, leste o que a MS publicou junto com os requisitos mínimos?
Resumindo os principais pontos:
1 – PCs que não cumpram os requisitos mínimos não terão upgrade automático para o Windows 11
2 – A MS não irá impedir a instalação do Windows 11 usando a ISO oficial que qualquer pode descarregar mesmo em PCs que não cumpram os requisitos mínimos (TPM ou geração do processador) – logo não precisas de editar nada para instalar
3 – Se instalares o Windows 11 num PC que não cumpra os requisitos mínimos a MS irá bloquear as atualizações e aqui está o grande problema, mesmo que instales as atualizações manualmente elas não serão validadas para o teu hardware logo corres um risco maior de teres instabilidade no sistema porque serás sempre basicamente uma alpha tester e qualquer problema que tenhas pode nunca vir a ser resolvido caso não ocorra em hardware mais recente
Senão atualizares o Windows para evitares problema ficas sujeito as falhas de segurança, logo não aconselho ninguém a instalar o Windows 11 num PC que não cumpra os requisitos mínimos que seja usado para trabalhar ou que não se sinta confortável em instalar atualizações manualmente e lidar com os possíveis problemas em caso de incompatibilidades que possa ter…
Apenas gosto de ‘ajudar’ e realmente não é nenhum ‘hack’ é apenas usar o ‘ficheiro’ de instalação do win 10 para não usar hack de .dll que ninguém sabe por onde anda e assim,( para instalar o 11 sem tretas).
Fazes lembrar a nVidia quando bloqueou as gráficas para o pessoal não fazer minning hehehe. Tas sempre a esperar pelo automático e quando tiveres que ler/usar o manual quebra!!! ja não tenho ugrade da minha nvidia faz anos e funciona em win 11,(gt525mcom clocks da gt550m) preciso dizer mais? Tu não aconselhas e eu é que sou o génio pois tá claro! CA ESTAREI pRA VER E CRER win 11 22000.184 and counting!. Ando nisto desde os 16 tenho 54 faz as contas.
quando apareceu i Vista aconteceu algo idêntico mais ninguém se lembra !! e com um pouco de trabalho ate era um S.O. interessante. Enfim o pedro tantas vezes falou do lobo ate que o lobo apareceu e ninguém acreditou…
Boas é sempre bom dialogar. actualmente c Windows é como um serviço portanto … percebes que quando preciso e quero uso Tails e Tor e num me falta hardware acompanhei o nascimento do ‘Linux’ e routers e outras caixas negras são em ‘ linux’, instalei Terminal Server e poderás sempre correr windows 11 através do windows 365 hehehe agora lembrei-me de quando liguei um servidor Novell Netware aos AS400 ai unss 30 anos atras foi mesmo de genio via ethernet e a IBM tuga dizia que não dava hehehe… ve melhor o meu comentário quase no too. Que fiques bem e com saude.
Vejamos se o windows 11 para com a velha mania windows de deixar o HD em 100% de uso.