O Windows 10 poderá proteger-se de aplicações maliciosas no ambiente empresarial
A Microsoft tem procurado dar ao Windows 10 as melhores e mais avançadas proteções de segurança, que vão muito para além do Windows Defender e de outro qualquer antivírus. São novidades constantes e que mostram a preocupação da empresa.
Uma possível e muito importante novidade poderá estar para chegar em breve. Falamos do InPrivate Desktop, que vai criar zonas seguras para a execução de aplicações desconhecidas.
Esta é uma novidade que ainda estará a ser preparada e que deverá em breve chegar ao Windows 10, na sua vertente empresarial. Foi descoberto recentemente no Feedback Hub da Microsoft e mostra o que poderá ser.
Na prática, o InPrivate Desktop irá ser o que a Microsoft já tem para garantir a segurança do Edge, ao colocar a sua execução numa sandbox e assim evitar que este interaja com o Windows e que possa causar estragos.
Será uma maquina virtual que, de forma transparente, tratará de executar todas as aplicações que possam não ser confiáveis e que se pretendam ser executadas de forma isolada para proteger o Windows e os dados do utilizador.
Esta funcionalidade de segurança está pensada para ser usada no ambiente empresarial, o que mostra que a Microsoft continua focada na segurança, em especial no seu principal mercado, o das empresas, onde a segurança é um ponto fulcral.
Segundo o que é descrito nas especificações da app InPrivate Desktop, que poderá ser encontrada na loja de aplicações da Microsoft, é esperado que esteja presente, no mínimo, um Windows 10 Enterprise, com a build 17718 ou superior, as funcionalidades de Hypervisor ativas na BIOS, e, pelo menos, 4GB de RAM, 5GB de disco e um CPU de 2 núcleos.
Tal como o Windows Defender Application Guard, que protege o Edge, também o InPrivate Desktop quer garantir um nível de segurança superior. A Microsoft eleva assim as suas medidas de segurança e aponta-as às aplicações, outro vetor de entrada de problemas nos sistemas operativos.
Este artigo tem mais de um ano
Será que está “novidade” vai chegar ao Windows 10 Pro (já nem falo do Home)
Estas “novidades” são para justificar o preço que pedem às empresas, que entretanto vêm nas notícias, tipo, do sapo, que o mundo da internet é hoje inseguro. Assim, a Microsoft lança estas “novidades” já presentes ao tempo em várias versões de BSD e no Linux.
E se o Windows 10 até andou a ser “oferecido” ao utilizador caseiro, logo não é este utilizador alvo da “preocupação” da Microsoft.
Costa isso eu sei disso, e vejo que pela descrição não parece muito complicado fazer uma “replica” talvez até mais otimizada. Mas sendo o Windows 10 Pro um S.O. voltado para profissionais acho que era uma funcionalidade interessante para estes utilizadores
Nem no enterprise ainda existe…
A aplicação não existe na microsoft store…
Acho que a Microsoft quer fazer uma “coisa” deste tipo, um sistema a correr dentro de uma sandox virtualizada:
https://www.qubes-os.org/video-tours/
*sandbox
Sandbox =marmita
Não será launchbox??
♀️
Ui, nem a ele próprio se consegue proteger, quanto mais de aplicações empresariais…