O novo Surface Book é muito difícil de reparar
A Microsoft resolveu redefinir as regras e estabelecer novos padrões no que toca ao mercado dos ultraportáteis lançando o Surface Book.
Esta nova máquina está agora a chegar às lojas e por isso começam a surgir os primeiros vídeos que demonstram a sua construção única. O problema é que para atingir estes limites, o Surface Book é extremamente difícil de ser reparado.
Ao ser um híbrido entre um portátil e um tablet, o Surface Book tem dentro de si um conjunto de componentes que o elevam a um novo patamar bem mais elevado.
Para conseguir manter a sua autonomia e a sua usabilidade a Microsoft viu-se obrigada a ter presentes vários componentes em duplicado localizados quer no teclado quer no próprio ecrã, que depois serve de tablet.
O mundo rendeu-se de imediato a tudo o que o Surface Book prometia, esperando que a Microsoft não os defraudasse e que este fosse mesmo o melhor portátil que se pode, por agora, comprar.
Para dar a conhecer um pouco melhor o Surface Book, os seus componentes e a sua capacidade de reparação, o site iFixit desmanchou um desses modelos.
Do que foi dado a conhecer, o Surface Book não é dos portáteis mais simples de reparar, principalmente porque a Microsoft quis garantir que os seus componentes estavam bem integrados e, principalmente, que estariam bem presos e seguros.
Para isso aplicou a muitos destes componentes cola para que fiquem presos. É precisamente aqui que surge o problema, por ser difícil remover essa cola, para aceder aos componentes que precisam de reparação.
A sua construção é de tal forma intrincada e os componentes de tal forma apertados e dependentes que dificilmente será possível ao utilizador reparar qualquer componente.
Apenas o disco SSD poderá ser substituído de forma simples, mas mesmo este requer algum trabalho, sendo necessário retirar alguns componentes antes, para que lhe possam chegar.
O vídeo que o iFixit fez ao Surface Book pode ser visto abaixo, revelando todos os problemas que vão poder ser encontrados, mas também mostrando a forma inteligente como a Microsoft incorporou todos os diversos componentes em tão pequeno espaço.
O Surface Book é uma excelente oferta da Microsoft que conseguiu explorar ao máximo este novo conceito e este novo mercado, ultrapassando a sua concorrência com uma proposta única e que tão cedo não vai ser contestada.
Mesmo com alguns problemas iniciais, fruto da sua juventude, o Surface Book veio para ser uma ferramenta de trabalho única e que irá de certeza satisfazer mesmo os utilizadores mais exigentes.
Este artigo tem mais de um ano
E os mac`s que vem com as memorias soldadas na board?? pra quando um artigo sobre isso?
Vêm… Como este?
Não vejo nada de difícil, esses meninos nunca desmancharam um IBM.
Tu é que nunca desmanchaste um IBM!
Das coisas mais fáceis, até porque são feitos para isso…
Não queiras ensinar o professor.
E eu nunca falei que era difícil.
E para te calar ainda mais, há vários tipos de IBM, e alguns vêm com a tal cola que falam neste artigo, e não custa nada tirar a mesma.
Os meninos de este artigo, que nunca viram do género, e falam que é “muito difícil”, amadores.
“Não queiras ensinar o professor.” LOL
Para não falar que tem um design horrível e é uma cópia barata do MacBook.
Não te quero ofender, mas a Apple nunca inventou nada, a não ser nomes novos, a Microsoft sempre teve décadas a frente deles, por isso disser que a Microsoft copiou a Apple é ignorância.
uiiiii alguém deveria investigar a historia da Apple e da Microsoft.
Investigação: Coisa inventada pela Apple! Sem a Apple não havia investigação.
Revolucionário!
Apple “inventou” ipad em 2011, Microsoft já tinha tables desde 2001.
Apple “inventou” computador, já existiam computadores a 30 anos.
Apple “inventou” Iphone, o primeiro smartphone saiu em 1994(iphone em 2007) e touchscreen existe pelo menos desde 2004.
Apple “inventou” IPod, já ouviste falar de MP3? é normal já existiao antes.
A Apple nunca inventou nada, a não ser nomes começados pela letra “i”.
Eu diria mais que a Apple REinventou esses produtos. Digo isto porque se olharmos para como eram os leitores mp3, smartphones e tablets antes da Apple entrar no mercado, e se olharmos para como passaram a ser depois, há uma diferença muito grande. A Apple certamente não inventou estes segmentos, mas foi a empresa que soube encontrar a formula para os dinamizar e fazer com que surgisse o “boom”.
Uma coisa é certa, até pode não os ter inventado mas melhorou bastante os conceitos que se vieram a tornar fundamentais na evolução da tecnologia nestas áreas.
@Luis: Isso é tudo dor de cotovelo? Deixa de ser troll e vai aprender historia da informática é um coisa que não te ficaria mal.
Sem duvida Luis, lembro-me bem do meu Qtek S100, já arredondado, caixa de aluminio e touch, o Iphone é uma autentica cópia com tecnologia moderna, realmente os produtos são bons mas os outros também têm os mesmos bons produtos a metade do preço.
@Luis: gostava de te ver a dar reconhecimento à xerox e à Bell Labs, porque sem eles …. depois podes vir falar de copias e companhia.
Para já é mais caro que o Mac.
e cópia não é de certeza. a Apple não tem nada que se possa comparar
Uma cópia barata que custa mais que 1 Macbook e tem mais funcionalidades.
Qual é o dispositivo da Apple semelhante a este? o macbook?
Hahahahaah
Cópia barata???? É mais caro que alguns Macs LOL!
Mas o propósito não é estar fechado?
Segundo aquilo que sei, quem repara equipamentos são os técnicos especializados neste tipo de equipamentos. Ou a malta também repara o iPad em casa?
Então mas afinal, isto se equivale ao Macbook Pro ou Ipad?
É um misto dos dois
https://www.microsoft.com/surface/en-us/devices/surface-book
Não só mas também, com os conhecimentos necessários, e algumas ferramentes apropriadas pode-se sempre dar um jeito.
A coisa que não se pode comprar ou aprender em videos é habilidade para fazer o trabalho, isso ou se nasce com ela, ou aprende-se com a experiência… pode é ficar caro ás vezes! 😀
Uma coisa é certa, os componentes não nasceram por geração expontanea detro dos equipamentos, portanto se foram lá postos, de alguma maneira podem sair.
Não é bem assim, sim eles tiveram que entrar de alguma maneira, mas se depois são soldados ou cobertos de cola, pode tornar a remoção impossível, no sentido em que, vais danificar outros componentes para remover os que queres.
Aquilo está feito para quando avariar. comprar outro.
“…mostrando a forma inteligente como a Microsoft incorporou todos os diversos componentes em tão pequeno espaço”
Inteligente? Só se for inteligente do ponto de vista do suporte que obriga os utilizadores a recorrer a uma casa especializada para proceder à reparação.
A construção sendo tão intricada é tudo menos inteligente. Faz lembrar os automóveis que para mudar uma lâmpada é necessário desmontar o para-choques.
Se tudo o que compras estás a espera que deixe de funcionar tens que ver o que se passa. Vai ao Médico e come um maça.
Tenta meter aquilo tudo dentro daquele espaço segundo o teu conceito de montagem inteligente. Se o conseguires fazer sem ser de forma “intrincada”, ainda és convidado para coordenador da secção de hardware da MS.
Há muita gente que quando o equipamento está fora da garantia ou a garantia foi invalidada que tenta arranjar os equipamentos ou pede a alguém que o faça. Num portátil basta um dos componentes falhar para se ficar com um pisa papéis e por isso há ja muita gente a fazer reparações caseiras.
Diziam o mesmo do primeiro PRO .. daqui a mais está ‘obsoleto’ e cheio de porrada em cima e ainda não precisei de o abrir xD
mesmo assim gosto mais do iphone
mas queriam o quê? Qd se faz portáteis cada vez mais finos, algo tem de de ficar para trás, querem portáteis finos e ultra modernos mas querem andar cheios de interfaces que só ocupam espaço, e ter um disco msata já não é nada mau.
O problema que este Surface Book não é um portatil/ultrabook, mas deveria sê-lo.
Verdade, o mesmo aplica-se aos macbooks:
https://pt.ifixit.com/Teardown/MacBook+Pro+13-Inch+Retina+Display+Early+2015+Teardown/38300
o mesmo aplica-se a todos os novos equipamentos que queiram ser cada vez mais finos.
Trabalho em informatica ha 20anos e digo que o windows10 é uma verdadeira desilusão. O 7 foi o melhor ate agora..w10 e estes surfaces dao uma copia mal conseguida do macbook. Esse sim o melhor investimento ate hj
Dá tempo ao Windows 10, o Windows 7 quando saiu também estava cheio de bugs e incompatibilidades, muitos diziam que era ainda pior que o Vista. Com algum tempo, os bugs serão corrigidos como foram com o 7.
dar tempo ao windows 10? Acredito que sim, em 2anos estará mais estável embora com os mesmos problemas de privacidade. Como já li o windows10 é “beautiful but useless” e prefiro o 7 pela simplicidade como tudo é feito. A meu ver windows 10 pros:
-interface bonita
-boot mais rápido
– notificações e universal apps
CONS:
-incompatibilidades com drivers
-faltam apps oficiais e de qualidade
-bugs e instabilidade no edge e no sistema em si
-privacidade inexistente
-apps fotos e explorador demoram imenso a abrir mesmo num SSD.
-encerrar demorado
– problemas com outros antivirus como o AVAST
Concordo contigo:
-faltam apps oficiais e de qualidade
-bugs e instabilidade no edge e no sistema em si
O Resto, apos instalação de raiz e instalação manual de drivers atualizadas tudo OK, quando saiu a minha placa de rede simplesmente deixava de funcionar, o que me obrigou a utilizar o WiFi, foi so esperar 1mês e já está a bombar sem problemas.
– Antivirus não uso desde o Windows7,
– Privacidade inexistente… isso existe em todo os lado, mas a Microsoft mostra opçoes para desligar e que nao desligam totalmente, outros serviços simplementes nao aparece e nao respeitam a privacidade, já agora essa mesma privacidade ja está em vigor no windows 7/8.1
– Quando ao boot mais rápido e era utilizador do 8.1 …
Correção “bugs e instabilidade no edge” não no sistema em si.
Vou utilizar o Edge em 2016 quando tiver opção para extensões para adicionar o AdBlock, até lá tambem não uso.
Dúvido que trabalhes a 20 anos em IT com essa mentalidade.
mentalidade? o W10 é mau e so os “putos” é que acham piada. Quem realmente percebe de informática e precisa de trabalhar recusa-se a faze-lo no w10.
Deves trabalhar com aqueles ferramentas em DOS então… trabalho com um iMac todos os dias porque sou obrigado e não existe coisa menos produtiva do que este SO.
Quando ao Windows 10, aprende a trabalhar com os atalhos do teclado.
se calhar o iMac n se adequa ao que fazes, ou ao teu processo de trabalho.
Penso que o Marco disse tudo. Quando tinha Mac dava-me muito bem com ele e conseguia ser bem produtivo com ele. Eu optei por deixar a Apple para trás e voltar para Windows. Consigo ser tão produtivo como em Mac no mesmo tipo de trabalho. Mac pode ser de facto pouco produtivo, mas no tu que fazes ou na forma como fazes, mas daí a dizer que a coisa menos produtiva que existe vai uma longa distância.
Basicamente arranjo Mac’s… agora expliquem.
Humm, não vou argumentar sem saber pormenores mais específicos, até porque o mais certo é cair numa área que não tenho muito conhecimento e não vou falar sem saber, mas…mantém-se o argumento: Depende do que fazes.
Para arranjar Macs pode ser um SO super chato de se trabalhar, mas noutras atividades talvez seja tão bom ou até melhor que outras plataformas (também depende um pouco das ferramentas que tens disponíveis). No que faço (Vídeo, Web Design e algum trabalho Gráfico), às vezes sinto saudades de algumas coisas do OS X que me aceleravam o trabalho, outras vezes, lembro de uma mariquice ou outra que não me deixa saudades nenhuma, mas fica-me quase elas por elas, talvez com um pouco de vantagem para o OS X.
Sim, e compreendo a tua observação, mas o uso que eu dou a computadores é multitasking, faço um pouco de tudo e com o OSX não é tão “facil”
Este é o comentário mais ridículo que já ouvi, lá em casa até podes ter o win3.1, mas se queres trabalhar vai ser com o que a empresa te der e mais nada!!!
Olha agora, os empregados a decidirem com o que é que querem trabalhar!!! a menos que a empresa seja tua e muito pequenina havia de ser giro!!
já passei por por a funcionar 5 versões do Windows e 2 de IOS para para os ipads e iphones do patronato e nunca me perguntaram se queria, são decisões de gestão que vais perceber quando trabalhares um dia na vida!
Meu amigo, um IT que trabalha no ramo a 20 anos, sabe muito bem que se quiser manter o seu trabalho e inteligência, come, cala e aprende. E não fica a chorar como os “putos”, a dizer que não presta, só porque não.
O Windows 10 não tem nada de mal, a não ser os meninos chorões, que se recusam a mudanças, e que se queixam de privacidade.
Fica sabendo que muitos anos antes do Windows 10 estar no mercado, já todo o tipo de software vos espiava.
Senão és capaz de usar o Windows 10, então duvido que a tua experiência como IT seja inferior a um ano.
superior a um ano.*
🙂 Se trabalhas à 20 anos em informática, informa-te melhor sobre quem copia/copiou o quê a quem. Não falo só da M$ e da Maça Roída, falo de histórias onde entra a Xerox (não é só papel e fotocópias!) e a Bell Labs 🙂
Informa-te também dos processos relacionados com o roubo (suposto ou não!) de patentes (mesmo que não gostemos delas elas existem!)
Perde um pouco de tempo no teu motor de busca preferido, ao fim e ao cabo em 20 anos muita coisa foi criada e/ou mudou nem sempre com os melhores princípios éticos (só para fugir da informática, vê o caso da VW)!
trabalha? acho que não… para não saber a historia…
Ninguém quer saber aquilo que dizes, onde é que está a pergunta?
O Surface Book deveria ser apenas um Ultrabook.
A ideia do híbrido até era interessante, principalmente pelo conceito e especificações de topo para um (falso) ultrabook, onde destaco a opção do chip gráfico de alta performance. Porém ao passar do plano teórico para o prático, está longe de ser um top da produtividade. Apesar de nunca ter utilizado um, estive a ver e analisar muitos reviews e cheguei a conclusão que não é muito funcional nem como um laptop e nem como um tablet:
– Ao tentar escrever tendo o equipamento no colo e começa a balançar para frente a para trás devido ao peso excessivo na parte do ecrã. Para um LAP-top é simplesmente contraproducente!
– Aquela dobradiças “xptos” que deviam conter o peso da parte do ecrã pareceu-me que não faz muito bem essa função e ao escrever com ele em cima da mesa, vimos o equipamento a deslocar-se, mesmo tendo dois longos frisos de borracha, aos invés dos tradicionais “calços”. Muito estranho!
– Como tablet, é demasiado grande e pesado e que torna a sua utilização bastante cansativa após alguns minutos com ele nas mãos. E se optarmos por manter a parte da base/teclado enquanto o utilizamos como tablet é bem provável que tenhamos que fazer fisioterapia aos braços à curto/médio prazo! O pormenor da caneta que fica presa por imã eu interpreto como um acto de vaidade e não de inovação. Há muitos relatos de pessoas que esbarram involuntariamente na caneta e ela sai disparada como se fosse um arma letal! E também há relatos de muitos que já perderam a caneta original, o que demonstra que esta “inovação” não é lá assim muito funcional (ou se calhar até é para os cofres da MS, visto que cada nova caneta custar 50€…)
Resumindo o meu ponto de vista, este híbrido é uma tentativa falhada da Microsoft, o que na teoria parecia ser um produto original de top, acaba por ser na prática mais um outro produto de 1ª geração experimental/inacabado. A grande falha foi tentar abarcar as 2 realidades: tablet e laptop. E nisso tenho que que dar a mão à palmatória à Apple, pois os seu ultrabooks são mesmo do melhor que há (nota: nunca tive um produto Apple, mas reconheço a sua qualidade no que toca os MacBooks). É melhor esperar pela Gen. 2 deste Surface Book ou então optar pelo Surface 4 Pro, que este sim está bem mais maduro como produto.
Estraga compra-se um novo… easy! 😉
Parece-me uma tendência a crescer nas empresas tecnológicas. Uma tendência má, diga-se de passagem. Obsolescência Planeada! É má para o consumidor (pelo menos para quem pensa em fazer eventuais upgrades ou mesmo trocar um disco ou módulos RAM avariados) e é má para o ambiente. A Apple por acaso faz pior ainda. Tem tudo soldado na Logic Board na maioria das suas máquinas e aí não há mesmo remédio a não ser Logic Board nova (uma fortuna) ou máquina nova (uma fortuna ainda maior lol).