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Números do trimestre da Microsoft abaixo do esperado

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Teched says:

    Basicamente ganharam em tudo menos no writedown da Nokia. Todos os serviços/hardware subiram, venderam mais Lumias, mais Surfaces, mais cloud, mais Office etc.

    • Baptista Batos says:

      Venderam mais Lumias?

      No mesmo periodo em 2014 venderam $1.9 biliões, e esta ano venderam $1.2 biliões.

      Isso é mais?

      • flavio says:

        Lê melhor o artigo e não confundas €€€ com quantidades.
        “Curiosamente, o número de dispositivos Lumia vendidos foi de 8,4 milhões, o que representa um aumento face aos 5,8 milhões do ano passado”

  2. Mikes says:

    Os Surfaces, apesar de passarem ao lado do artigo, são a actual “estrela” da MS. As vendas subiram brutalmente e ainda nem sequer estão em todos os mercados.
    Para quem diz que é um flop é melhor repensar essa ideia.

  3. JJ says:

    Resumidamente, o mercado de forma geral esta a espera do Windows 10. Acabando por ser normal a Microsoft não ter resultados tão positivos.

    Mas dai a serem “abaixo do esperado” é que duvido, porque acredito que a Microsoft sabia que até a saída do Win10, não iria aumentar ou manter os mesmos níveis de lucro, principalmente por vias de SO e de hardware (próprio ou de terceiros).

  4. Joaquim says:

    Acho curiosos estes artigos que se limitam a querer sempre “deitar abaixo”, tudo o que vem da Microsoft, principalmente, a área dos dispositivos móveis. Não consigo entender a implicância jornalística em relação ao facto de a Microsoft dispor de smartphones com a sua marca! Ainda para mais, quando no artigo é dito que no ano passado venderam 5,8 milhoes e no mesmo período deste ano, venderam 8,4 milhões! Mas depois vêm logo diz, “ah e tal”, mas só fizeram 748 milhões de dólares… E eu pergunto, e qual é o problema?

    Eu creio que vocês ainda não perceberam a actual estratégia de marketing da Microsoft! Aliás, creio que adoptou uma estratégia muito usada, em marcas asiáticas, ou seja, coloca-se um produto bastante bom no mercado, a preço muito baixo de forma a levar os consumidores a comprar porque o preço é acessível, mas sendo um produto de boa qualidade, pode levar o consumidor a fidelizar-se na marca e a começar a comprar produtos de gama média e alta da marca.

    Eu sou um exemplo disso. Usei um Nokia com Symbian e passados uns anos mudei-me para um Samsung com Android. No final do ano passado, numa campanha de Natal, adquiri um Lumia 530, mais pela curiosidade de experimentar o SO WindowsPhone….. O que sei, é que nunca mais usei o Samsung que até é mais “potente” que o 530, porque o SO do Lumia 530, é um espectáculo! E agora, este Natal, já coloco a hipótese de subir um patamar, e comprar o Lumia 640…. 😉 E acho que como eu, há muitas pessoas a seguirem este caminho…. e é isso que a Microsoft quer… 😉

    • Vítor M. says:

      É um visão tua, não nossa, até porque é uma constatação do mercado… estás a dizer então que p mercado odeia o Windows? Mentira, adora o Windows, é o melhor sistema operativo que podes ter num PC.

  5. Rui says:

    As perdas dizem apenas respeito às imparidades (write-down em Inglês) da compra da Nokia e o seu efeito na integração da Microsoft.
    Não é referido no artigo, mas há números de crescimento enormes: Os Surface cresceram 117% no trimestre!!!
    A XBOX aumentou 27%;
    O Office 365 cresceu 21%, com um aumento de 3 milhões de utilizadores só no período;

    Acho que a análise está errada, o resultado até é ligeiramente superior ao esperado:
    http://www.pocket-lint.com/news/134673-microsoft-q4-fy15-earnings-huge-losses-but-surface-xbox-and-office-365-sales-are-up

    Os analistas esperavam vendas de 22,03 mil milhões de dólares e lucro de 56 cêntimos por acção, e a Microsoft conseguiu vender 22,18 mil milhões de dólares com um lucro de 62 cêntimos por acção.

    Acho que há um erro na análise dos resultados. E tudo isto com a incorporação das imparidades da Nokia!!!!!

    • Rui,

      Primeiro apontámos o que esteve menos bem durante este trimestre, em que foram vendidos menos Windows, menos encaixe de dinheiro com os Lumia e a quebra enorme de vendas dos “não Lumia”.

      E depois, na segunda parte do texto, temos lá o que teve impacto positivo. Falamos no crescimento do Office 365 e também na parte Cloud onde o aumento chegou aos 88%.

      Não me parece que esteja a faltar ali valores. Há uma diminuição geral dos pontos onde a Microsoft vai buscar o seu dinheiro, e isso é visível nos resultados.

      E o negócio Nokia está agora a ter um impacto ainda maior do que antes. A Microsoft tem de lidar com isso e encaminhar os seus lucros para pagar o que deve.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Se há alguma coisa que conheço (quase) os truques todos são os números e as taxas.

      E fico sempre de pé-atrás com taxas fantabulásticas – como seja, a receita dos Surfaces ter crescido 117%.

      Tendo em conta que se o valor base for zero e o valor atingido for 1, a taxa de crescimento é infinita – qual era mesmo o valor de base (de 2014) da venda de Surfaces? Foi alguma coisa que se veja e dá para admirar o crescimento em 2015 ou é apenas mais uma treta com percentagens de crescimento?

      • Mikes says:

        Sim. Em 2014 lembro-me de ter lido que tinha tido uma boa performance e que calou muita gente. 2014 foi o ano de viragem nos Surface e passou a ser um equipamento que dá lucro e com uma enorme margem de crescimento (e nem está à venda em todos os mercados).
        Valores não sei. O que sei é que está a ter o seu espaço no mercado e criou um novo mercado – que mais cedo ou mais tarde a Apple vai ter de entrar.

  6. Bruno Tavares says:

    E esqueceram -se de referir os bons resultados conseguidos com a subida das vendas da XBox One, que foi outra área que contribuiu para os resultados positivos

  7. Benchmark do iPhone 6 says:

    Acho que o pessoal chegado à Microsoft está a concluir que as coisas até correram bem à Microsoft no trimestre que terminou em 30 de Junho (terminou também o ano fiscal de 2015, que vai de 1 de Julho a 30 de Junho, mas falemos do trimestre). Deixem-se de fantasias.

    Comparando o trimestre (Q4 2015) com o homólogo do ano anterior, da Microsof, [em milhares de milhões de dólares (mM)]

    – As receitas caíram de 23,4 mM para 22,2 mM (-5,1%)
    – Os resultados líquidos caíram de 4,6 mM para -3,3 mM (-169,3%)
    Excluindo os 6,7 mM de imparidades da compra da Nokia (diferença entre o valor que tinha sido inscrito no balanço na compra e o seu efectivo valor actual) que foram reconhecidas no trimestre, os resultados líquidos caíram -4,5%

    Só para comparar a Apple teve:
    – Receitas de 49,6 mM, um crescimento de 32,6%
    – Resultados líquidos de 10,7 mM, aumentaram 39,0%

    P.S. A Apple até agora é a única das tecnológicas a apresentar bons resultados no 2º trimestre de 2015 (bem sei que a Google vendeu mais anúncios, mas estou a falar de tecnologia). Os da IBM não foram bons e os pré-anunciados pela Samsung também não.

    • Rui says:

      Não digas disparates. Tira as palas e lê os números correctamente:

      Os analistas esperavam vendas de 22,03 mil milhões de dólares e lucro de 56 cêntimos por acção, e a Microsoft conseguiu vender 22,18 mil milhões de dólares com um lucro de 62 cêntimos por acção.

      Eu vejo crescimento nos resultados, onde está o decréscimo?

      http://www.pocket-lint.com/news/134673-microsoft-q4-fy15-earnings-huge-losses-but-surface-xbox-and-office-365-sales-are-up

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Vamos lá equacionar as coisas. Há duas bitolas:

        – A comparação com o trimestre homólogo do ano anterior – foi o que eu usei, é o habitualmente usado – e é o correcto.

        – A comparação com as previsões dos analistas. Aproveitando as primeiras letras da palavra, são boas para meter num certo sítio 😉

        O que não se pode fazer é – esta bitola não convém, usa-se a outra.

        Os analistas já sabiam da perda resultante das imparidades da compra da Nokia, já as tinham incorporado nas previsões – o que não deixa de ser uma perda. Andar a comparar os resultados dos analistas (que incorporavam essa essa perda) com os que a a Microsoft apresentou – simplesmente ignora essa perda.

        “Ah, mas sem a perda pelo reconhecimento das imparidades da compra da Nokia os lucros caíam menos”. Caíam menos – mas caíram. E as vendas também. Por isso, escusas de escolhera a bitola que melhor te convém, porque não disse disparate nenhum – mas tu disseste.

        • Rui says:

          Estás a distorcer os números tal e qual como um político.

          Tu e o autor do artigo refere que os resultados da Microsoft são inferiores ao estimado pelos analistas, pois bem, eu coloquei aqui um link de analistas que previram vendas inferiores às que realmente ocorreram. É SÓ O CONTRARIO DO QUE DIZES!!!!

          Agora as análises desfavoráveis à Microsoft é que são válidas e as favoráveis à Apple são as válidas….. isso diz tudo sobre a tua (im)parcialidade e credibilidade!

          • Benchmark do iPhone 6 says:

            As receitas da Microsoft caíram e teve prejuízos [os lucros caíram, mesmo sem considerar as imparidades da compra da Nokia – um negócio quase tão mau como a compra da Motorola pela Google]

            “Ah mas houve uns analistas que previam mais/menos do que o que se veio a verificar!”

            O que é que isso interessa? Saber se os analistas eram melhores ou piores, se leram bem os índícios 😉

            As empresas no fim do trimestre têm que dar as suas projeções para o trimestre seguinte. Os analistas, com um indício daqui, um estudo de mercado dacolá, fazem as suas previsões. Não têm nenhuma bola de cristal que lhes permita acertar.

            Alguns acertam, porque como são muitos e cobrem um intervalo de previsão muito amplo, mal seria que nenhum acertasse – mas a maior parte não acerta, os resultados foram melhores/piores que as suas previsões. É a vida. “Ah, mas faz-se a média das previsões e essa é que vale”. Se é uma média, há-de estar mais perto do valor que se vier a verificar, do que as previsões que estejam no outro extremo- mas nada mais do que isso.

            De maneiras que é assim – a comparação com o trimestre homólogo do ano anterior é que vale [e a comparação com os resultados de empresas do mesmo sector para o mesmo período]. As vendas e os lucros da Apple subiram, as da MIcrosoft desceram – são os factos, mais analista, menos analista 😉

      • FG says:

        O que é que interessam os analistas?

        A Microsoft está a contrair…

        Apenas os analistas achavam que o tombo ia ser maior…

    • cacun says:

      Pelo comentário só posso concluir duas coisas:
      1- Deves ter comissão da Apple para estar tão contente.
      2 – Deves estar a pensar mudar para a Microsoft para estar tão preocupado com as quedas apresentadas.

    • kekes says:

      A diferença e que a Apple diz que vai vender menos no proximo trimestre e a MS diz o oposto.

      • JBM says:

        Diz? onde? A Apple indicou que espera crescimento no novo trimestre de cerca de 19%, e tendo em conta o histórico das previsões que faz, os resultados no final deverão ser superiores a isso.

        • kekes says:

          Nisso ninguem acredita, por isso as acções da Apple cairam mais que as da MS , mais de 4%!

          • JBM says:

            agora são os outros que não acreditam? Então não disseste que era a Apple que dizia que ía vender menos? decide-te. Cá para mim nem sequer prestaste atenção ao que quer que tenhas lido e agora vais ao sabor do que te dá mais jeito.
            Não tem nada a ver com outros acreditarem ou não na Apple, tem a ver com alguns terem esperado que a Apple tivesse dado uma previsão de crescimento ainda mais alta.
            Essas quedas nas cotações não faz qualquer juízo comparativo entre os resultados das duas empresas. Tens uma Microsoft que não cresce e tens a Apple a crescer mais de 30%. E para veres como isso é tão transitório repara bem que neste momento as duas cotações já tem perdas semelhantes (3,9% vs 3,7%)

    • Felipe Teixeira says:

      Temos que levar sempre com esta espécie de analista.

    • João MS says:

      Não percebi esta parte:

      – Os resultados líquidos caíram de 4,6 mM para -3,3 mM (-169,3%)

    • JJ says:

      Nos últimos 6 meses, quantos produtos lançou a Microsoft?
      Nos últimos 6 meses, quantos produtos lançou a Apple?

      Se a Apple lançou produtos, é normal ter mais vendas (lucros) que a Microsoft, que não lançou.
      Alem disso, o mercado ligado a Microsoft esta praticamente parado, visto que esta todo a espera do Win10 e dos produtos que serão lançados a seguir.

      Nesta base, isto não é assim tão preocupante, como muitos querem fazer crer. A Microsoft, tem base de manobra para estes números e já esta habituada a ter decréscimo de lucros, meses antes do lançamento de novo SO.

      Preocupante será, os lucros não aumentarem nos próximos 6 meses (em comparação ao ano anterior).

      • JBM says:

        Nos últimos seis meses a Apple lançou apenas um novo dispositivo, o Watch, e um novo serviço, sendo que nenhum deles serve para explicar a maioria do crescimento da Apple.
        A Microsoft lançou vários Lumia, um novo Surface e novo software, como o Office para Android. Por isso como vês não tem nada a ver com lançamentos de produtos.

  8. Paulo says:

    Pior está mesmo a Grécia.

  9. Rui Carriço says:

    Curioso que de manhã li imprensa económica e referiam resultados acima das espectativas da MS… Apesar do prejuízo esperado devido ao pagamento da Nokia, não foi tão alto como se esperava com o Surface a e Xbox a venderem acima do esperado

  10. sakura says:

    hi, hi, a boss da MS “(cortana) power BI ” diz que se a MS não abrir as tek,s iria ser cusada de posição dominante em 3, 4, anos.

    A nokia tem vida propria … podem mudar o coe mas ….. já se viu que “”NUNCA”” vai ser da MS é tipo uma “”ilha grega”” mesmo assim vale pelas patentes, e quem usa windows está em standby…. se o W10 for um flopp… ai……………

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