Experimente já novo Edge que é baseado no poderoso Chromium
Depois de tantos insucessos com os seus browsers, a Microsoft decidiu finalmente fazer uso de tecnologias que já têm dado provas de sucesso. Como sabemos, o novo Edge que será baseado no Chromium e as vantagens e funcionalidades serão mais que muitas.
Uma versão do Edge baseado no poderoso Chromium já está disponível. Instalem já e experimentem todas as funcionalidades que estão disponíveis.
Estará para muito em breve o lançamento do novo browser da Microsoft para o Windows 10. Este será baseado no Chromium e terá tudo o que a Google tem dado ao seu browser, o Chrome. Este será adaptado para estar integrado nos serviços da Microsoft.
Bing é o motor de busca por omissão
O Bing é o principal motor de busca do browser, como seria de esperar para um browser criado pela Microsoft.
Extensões no Edge
Como também já tínhamos revelado, as extensões serão instaladas via loja de aplicações da Microsoft e basicamente serão as mesmas que existem para o Chrome. Atualmente estão já disponíveis na loja de aplicações da Microsoft milhares de extensões. Será também possível instalar extensões via Chrome Web Store
Sincronização e Perfis
Tal como já é comum em todos os browsers, o Edge permitirá ter vários perfis e assim sincronizar a informação entre vários dispositivos. Relativamente a informações que pode sincronizar, o novo Edge permite-lhe sincronizar passwords, endereços, informações relativas aos serviços de pagamentos, etc.
Ferramentas para programadores
A popular ferramenta para programadores também está disponível no novo Edge. Com esta ferramenta é possível saber determinadas informações, como, por exemplo, a performance de um site, tempo de carregamento de uma página, alterações ao nível do CSS e HTML, etc.
Personalização
Relativamente à personalização do browser, por agora ainda não existem muitas opções. No entanto, é já possível escolher o look dos separadores, personalizar a página inicial como apresentado na primeira imagem deste artigo, etc.
Do que o Pplware já testou, parece que finalmente a Microsoft está no bom caminho. O browser está super-rápido, como referido tem suporte para extensões do Chrome e parece-nos que a Microsoft está também a apostar na elegância. Se estão curiosos em experimentar esta versão, façam já download no link seguinte e deem-nos o vosso feedback.
Este artigo tem mais de um ano
“Todas as funcionalidades” (Está cheio de limitações…..)
“Estará para muito em breve o lançamento do novo browser da Microsoft para o Windows 10” Falso, a Beta será disponibilizada lá para o verão, logo nunca pode estar para ser lançado em breve…..
– Todas as funcionalidades disponíveis até agora.
– Breve é um conceito relativo (ao tempo). Se for final do ano…pode ser breve.
Semântica……
Pedro, ele tem razão. Simplesmente aceitem.
Tens sempre de ter razão, dassS. Humildade não é o teu forte…
Ele tem razao ao que toca a defeniçao “breve” depende do ponto de vista de cada um, pra mim um ano pode ser breve pra ti nem por isso (depende da urgencia).
Peguem no “poderoso Chromium” e arranjem um quarto!
O próximo passo é vir com o Google como motor de pesquisa padrão.
Mais algum tempo e chegam lá.
Acerta 1000x menos no que queremos encontrar…
+1000
Após instalar não está nada mau, até ver pareceu rápido dos quatro testes realizados. Vai começar a ser o Preferencial, o Edge anterior não deixava fazer certas operações este já permite, basta ver por onde é que eles se basearam.
Aquela versão anteriormente lançada instalei e gostei mas passado alguns dias tirei e antes disso vi que a respectiva instalação ocupava 500 e tal MB no disco é muito espaço ocupado para isso á melhores opções
Obrigado
Eu uso o Edge e quando isto for lançado vou largar e passar para outro browser.
Eu também uso o Edge “original” cp,mo browser pré-defenido…mas estou com a versão Beta deste “novo” Edge e posso dizer que,para já,estou agradávelmente surpreendido! Ainda não tem todas as funcionalidades (é uam versão Beta) mas está a funcionar sem bugs e com uma boa velçocidade e estabilidade…vale a pena testar!
“Vitor”,com a versão Beta não está a trabalhar pois ela não está disponível neste momento para ninguém e só será lançada mais tarde,provavelmente aquando da nova actualização de Abril/Maio do Windows 10.Neste momento só tem acesso a ela quem trabalha internamente.O que nós temos disponíveis são as versões de Desenvolvimento (Developer),e a Alfa(Canary).Está feita a correcção. 🙂
Blue Beat…tem razão! Estou com a versão DEV…peço desculpa pelo erro! Hábito de baixar os “Betas”…mas está a funcionar muito bem! Embora ainda incompleta,claro…
Incentivar o uso do Edge neste momento é criminoso. Todos usam o motor blink!
Chrome – Blink
Chromium – Blink
Safari – Webkit (pai do blink)
Brave – Blink
Vivaldi – Blink
Sobra um unico guerreiro a combanter a monocultura web:
Firefox – Gecko.
É nossa responsabilidade, do pessoal que até gosta de informática, de usar e promover o firefox acima a qualquer outro. Há zero razoes para não o fazer-
Chromium…existe algum browser com esse nome? Ou essa é a “base” de todos os que nomeou…inclusive do Firefox?
Existe!
No Ubuntu, por exemplo, usas o Chromium e não o Chrome 😉
O Chromium é a base de todos aqueles browsers que o Carlos referiu (esqueceu-se do Opera e do Falkon 😉
Todos eles tem origem no KHTML ao qual foi feito um fork para criar o WebKit que por sua vez foi feito um fork para criar o Blink (que também já tem um fork que é o QtWebEngine). Mas no fundo, no fundo e para simplificar as coisas pode-se dizer que é tudo Chromium (Google)
O único que NÃO tem como base o Chromium é mesmo o Firefox.
DEIXO O LINK: https://www.chromium.org/
de vez em quando aparece um comentário de jeito…
Também era, do teu ponto de vista, o pessoal que até gosta de informática usar e promover o Edge “original”, sabe aquele que usa como motor o EDGEHTML, mas viu-se no que deu. Agora quem não quer utilizar o Firefox não tem mais nenhuma opção sem ser utilizar Chromium.
Em relação aos outros não sei, mas o Chrome é originalmente baseado no Chromium se não me engano
Eu pergunto qual é o problema do Blink e a grande diferença entre ele e o Gecko? São ambos open source, qualquer um é melhor que o EDGEHTML ou MSHTML que era closed source.
O problema do Blink é o facto de a maior parte dos browsers utilizar o Blink, basicamente a Google tem o monopólio dos browsers.
Continuo sem porque é que isso é mau. Quantos mais browsers usarem o mesmo motor, menos incompatibilidades há, e o blink é o motor mais avançado atualmente. Se por algum motivo a Google quiser tirar proveito do seu motor Open Source estar na maior parte dos browsers e começar a fazer coisas manhosas, irá aparecer outro fork para continuar com a mesma ideologia. Se o motor fosse proprietário, poderia ser problematico, agora não sendo menos mal.
Ja todos sabemos onde foi parar o monopólio do Internet Explorer. A Microsoft comandava a evolução e a direção da internet.
Foi a muito custo que se equilibrou um pouco esse monopólio, mas apenas para o dar de novo a Google…
“Ah mas o IE era closed source e com este podemos sempre fazer um fork”… Pois… Mas e ja houve algum fork que tenha tido sucesso?
Nem a microsoft com os seus bolsos fundos conseguiu fazer frente ao Chrome…
Mas vamos a exemplos mais praticos de onde podera estar o problema de ser tudo Chromium-based:
. a google faz os seus sites funcionarem mal noutros browsers
. Faz uso de uma serie de “truques” de forma a que o seu browser pareca mais rapido do que realmente é (a custa do consumo de dados desnecessarios e do uso abusivo de recursos do computador)
. Tendo o monopolio eles podem implementar tecnologias no chrome que favoreçam os seus negocios, se a concorrencia nao seguir os seus passos sera vista como atrasada
. Actualmente e a google q controla o desenvolvimento do projecto. Sao eles que aceitam ou rejeitam funcoes.
. O chrome faz dinheiro com os dados pessoais do utilizador
. E ja agora: o Chrome NAO É OPENSOURCE (so o chromium e que e)
E muitas outras coisas
As pessoas neste website tem preconceito deveras com Firefox.
Uso-o e não tenho a que reclamar. Funciona perfeitamente.
O problema é que geral está presa ao Google e Google faz de tudo pra deixar seus serviços mais lentos em browsers não-blink como Firefox, pra forçar as pessoas a usarem o Chrome.
Esse monopólio do blink está preocupante. Tudo parece derivar do Chromium.
Do Firefox pouco se fala e muito se critica, sem sequer conhecer.
Não me dou a luxo de ler tanta bobagem sobre o mesmo.
Tentei instalar, mas dá-me esta mensagem: “Can’t install on this device because it doesn’t meet the minimum hardware requirements for Microsoft Edge Dev.
Não funciona em tostadeiras claramente…
Provavelmente o Windows é 32Bit…
Se não me falha a memória o Edge é só para 64Bit (alguém sabe ao certo?)
Aquele espaço em branco encima das tabs e aquele espaço em branco debaixo do (min,max,close)… Horrivel.
estou a comentar com o DEV Edge e aquele espaço em branco comigo não existe
Ja instalei o edge dev e está exactamente como nas imagens. Se reparares, o edge normal usa a barra de cima na sua totalidade (botões e tabs ocupam a totalidade do espaço) neste e em todos os browsers com base chromium , existe sempre aquela minuscula diferenca estetica horrivel. Aliás, abre o normal e o dev e mete lado a lado. Verificas que a barra de tabs + search ocupam um tamanho ligeiramente maior na versão dev. Isso a meu ver é muito mau.
Só espero mesmo que transfiram a carta trunfo do edge. As sessions.
Na minha opinião, que não sou da área da informática, apenas é uma ferramenta para a minha actividade, aplica-se na integra os provérbios portugueses à Microsoft: “a galinha da minha vizinha é bem melhor que a minha”, ou “fazer filhos em mulher alheia”! Já o fez com a área mobile (uso e continuarei a usar o meu L950XL), abdicando do SO em vez de investir e o promover junto dos programadores, agora é com o MS EDGE. Possivelmente não faltará muito para abandonar o MS OFFICE e o WINDOWS, adoptando outros da concorrência com a imagem MS.
Não desrespeitando a sua opinião, utilizei W10M e melhor sistema operativo que aquele é complicado, incompleto mas adorava o SO, infelizmente a falta de interesse dos desenvolvedores no sistema acabou por o levar aonde ele está, a Microsoft bem que tentou cativar os desenvolvedores mas não os pode obrigar. A situação com o Microsoft Edge é exatamente a mesma, um grande browser com vista no futuro mas a falta de interesse dos desenvolvedores levou a que a Microsoft para não ficar sem browser o adaptasse para as entranhas da concorrência. o que a Microsoft tenta fazer é não morrer no mercado, infelizmente coisas incríveis são abandonadas.
Por mim já matavam de vez era o Java…
Eu diria mais matar todas as linguagens de programação e voltar aos cartões perfurados.
+1
(embora as versões 11 e 12 do Java estejam bastante melhores…)
O plugin já morreu pelo menos.
Flash está a morrer…
Shockwave player idem…
Este ….dev, ocupa pouquinho….700 e picos Mb
Instalem o Cryptotab
https://get.cryptobrowser.site/5693393
É sempre a bombar