As novidades da Microsoft podem agora ser vistas no Windows Terminal
Para a maioria dos utilizadores, as grandes novidades do Windows 10 são estéticas e saltam à vista. A verdade é que há muito que escapa à vista e está nas apps e no núcleo deste sistema operativo.
Uma das recentes novidades que vimos chegar foi o Windows Terminal. Esta é a aposta da Microsoft para reunir numa única app todas as interfaces de gestão dos muitos sistemas que pode ter dentro de si. Este foi novamente atualizado e as novidades são muitas e interessantes.
A grande novidade do Windows Terminal
Foi com um foco grande na gestão dos vários sistemas que podem estar no Windows 10 que a Microsoft criou o Windows Terminal. Este reinventa principalmente e de forma total o que tínhamos para aceder ao DOS e até à Power Shell. Claro que adiciona a capacidade de gerir o Linux agora presente.
A mais recente versão do Windows Terminal vem dar ainda mais capacidades a este gestor de terminais. Não são apenas estéticas, mas automatizam alguns processos que eram necessários para a gestão do dia a dia.
Microsoft tem novidades para este terminal do Windows 10
Esta nova versão consegue detetar todas as versões do Linux presentes no Windows 10. A análise de todas as distribuições do Windows Subsystem for Linux (WSL) presentes alimenta o Windows Terminal. Claro que depois isto as torna disponíveis para utilização.
No campo da interface, esta versão pode agora contar com um ficheiro padrão que pode ser usado. É aqui que os utilizadores vão depois adicionar as suas alterações e personalizações. Também aqui há novidades com o Windows Terminal a poder ser aberto de forma maximizada ou numa posição específica do ecrã.
Acesso ao Linux e a todos os sistemas presentes
A Microsoft quer agora lançar atualizações mais frequentes e preparar a chegada da primeira versão oficial deste gestor. Uma novidade invisível para todos é a versão 7 da Power Shell. Esta está ainda em testes e deverá ser lançada igualmente em breve na forma final.
Todos os que quiserem testar o Windows Terminal podem instalá-lo diretamente da Microsoft Store ou do GitHub. É ainda um software em desenvolvimento, mas que está já certamente maduro para ser usado em qualquer situação.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Microsoft
Neste artigo: Linux, Microsoft, terminal, windows 10, Windows Terminal
Mas Windows não tem terminal, terminal é coisa ultrapassada, coisa de Linux. Quem usa terminal? Só entusiastas e devs! Usuário comum quer saber de botão coloridinho com várias flores e frufru.
Certo. 100% dos utilizadores “normais” não querem saber, muitos deles nem sabem o que isso é, mas acho uma adição muito boa para o SO da Microsoft e mostra que esta está a ver qualidades nos outros que pode aproveitar para si… Sendo isso bom ou mau para o mercado/end user…
Você não captou o meu sarcasmo.
Ainda se usa o Terminal, para configurações especificas de routers, switches e outros, não está ultrapassado, embora hajam outras aplicações como o Putty, o terminal ainda é utilizável e atual
Só é “legal” ou como vocês dizem “giro, fixe” usar terminal se for no Windows ou macOS, porque no Linux é visto como “ultrapassado”.
Quando é que aprendem que o Windows não tem nenhum DOS? É linha de comandos!
É dos sim, era o sistema operacional da Microsoft e é a base do windows, assim como o kernel do Linux
Oi? Como é?
E isso mesmo, o ms-dos foi o primeiro sistema operacional da Microsoft e serviu de base para todos os outros sistemas posteriores atualmente é tratado como uma ferramenta administrativa do windows, comparar com o kernel do Linux não está errado já que ele serve de base para sistemas derivados do Linux como o Android e outros.
Apesar de hoje ser emulado no windows atualmente, as primeiras versões do windows até o windows 95 eram parcialmente baseados no dos, hoje o dia funciona como o kernel do Linux onde apesar do sistema operacional em si evoluir os comandos no terminal são universais nos sistemas derivados, permanecem os comandos utilizados no ms-dos nas versões posteriores ao 95 e atualmente no windows 10 e com está nova ferramenta vai facilitar pois ela íntegra todas as principais ferramentas de linha de comando do windows e do Linux caso esteja instalado no windows.
É dos sim, era o sistema operacional da Microsoft e é a base do windows, assim como o kernel do Linux
A linha de comandos do Windows não é DOS, é um ambiente que, entre outras coisas, tem muitas das funcionalidades do DOS e tem um aspecto semelhante.
Para quem está a dizer que a base do Windows é o DOS tal como para o Linux é o kernel também está errado, a base do WIndows actual é o Kernel NT que se não me engano apareceu pela primeira vez no WIndows 2000.