Microsoft vai fechar todas as suas lojas físicas permanentemente
A Microsoft anunciou ontem uma decisão um pouco radical mas talvez já esperada por alguns. A empresa decidiu fechar permanentemente todas as suas lojas físicas.
Esta notícia deixa a todos um pouco surpreendidos, mas vem no seguimento da quarentena que obrigou à paragem e encerramento de várias lojas em todo o mundo.
Microsoft vai fechar as suas as suas lojas físicas
De acordo com um comunicado emitido pela empresa de Redmond nesta sexta-feira, todas as lojas físicas da Microsoft Store vão ser permanentemente encerradas.
A Microsoft vai tentar uma nova abordagem de vendas, colocando as equipas a exercer funções através do regime de vendas online. O objetivo é que os serviços possam também ser prestados remotamente, como a oferta de suporte e tutoriais em vídeo.
Após este anúncio, as ações da Microsoft mantiveram-se estáveis, não havendo alterações significativas. Isto pode significar que os investidores confiam nesta tomada de decisão da empresa.
De acordo com David Porter, vice-presidente corporativo da Microsoft:
As nossas vendas online crescerem à medida que o nosso portefólio de produtos evoluiu para ofertas amplamente digitais, e a nossa talentosa equipa obteve sucesso em atender clientes para além de qualquer local físico.
Agradecemos aos clientes da Microsoft Store e esperamos continuar a atendê-los online e com a nossa equipa de vendas de retalho nas instalações corporativas da Microsoft.
Esta decisão prende-se com as consequências provocadas pela pandemia da COVID-19, que obrigou ao fecho e encerramento de vários estabelecimentos comerciais. A Microsoft, assim como praticamente todas as empresas do Mundo, viraram-se para o online quando a quarentena começou e muitas obtiveram resultados bem animadores.
Vendas online tornaram-se numa experiência mais completa
Segundo a empresa de Redmond, a experiência da compra online acabou por se tornar mais completa e forte. Através deste regime, a empresa foi capaz de oferecer um melhor atendimento ao cliente do que na loja física.
Através da competente equipa que a Microsoft tem, que consegue dialogar em mais de 120 idiomas, o processo de migração para o digital ficou mais facilitado. Assim, a multinacional teve a tarefa facilitada, uma vez que a comunicação é um dos pontos chave para a concretização de vendas e serviços.
Para já ainda não há informações sobre quando este encerramento irá acontecer.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Microsoft
Neste artigo: Covid-19, loja online, Microsoft, microsoft store
R.I.P 🙁
E para quando as lojas de Apple é que vão fechar permanente?
As lojas da Apple “nunca” irão fechar! As lojas da Apple geram imenso movimento e estão integradas na relação com os seus clientes. É uma das grandes mais valias para a Apple. Mal dá para comparar com as lojas da Microsoft.
never
Qual a necessidade de falar da Apple aqui?
O simples facto é que a Microsoft não tinha grande movimento nessas lojas!
fala quem nunca lá foi….
Não preciso entrar numa para ler o que se dizia sobre o movimento nas lojas da Microsoft, nem entrar numa seria suficiente para chegar a uma conclusão sobre o sucesso da cadeia de lojas.
O facto é que elas foram pensadas numa altura em que a Microsoft achava que iria também vender muito hardware [smartphones…] e numa tentativa de imitar o protagonismo da Apple! Nas duas coisas ficou aquém…
Acho que foi uma decisão acertada e inevitável da Microsoft! A Microsoft é essencialmente uma multinacional especialista em software e embora tenha uma excelente gama de hardware (consolas,ratos,teclados,hibridos,etc) a mesma embora com qualidade não deve justificar a “cadeia” de lojas que tinham abertas! Ainda por cima têm um excelente serviço de vendas,entregas e pós vendas virtuais…
Aqui em Portugal acho que mal têm lojas…. Quando liguei para eles disseram-me que em Portugal aquilo não é para os equipamentos é só para o sistema operativo e mandaram-me ver na net um link para pedir suporte.
E quando fui ao link e recorri ao seu serviço foi surreal… vendem os produtos mas não reparam e mandam comprar outro novo. Falo disto por experiência própria para os Surfaces em que vendem mas não dão apoio nenhum. Se estiver na garantia substituem ou pensam em mexer mas tem que ir para Espanha, e se já tiver passado mandam-nos passear, não têm reparação e ainda têm a audácia de propor um equipamento abaixo e obsoleto ao preço de loja para substituir o meu.
Nunca vi nada igual… E não estou a falar de uns headphones ou earphones, falo de um portátil Surface Pro.
Mau demais para ser verdade….
1. As grandes marcas raramente reparam um equipamento avariado dentro da garantia, regra geral dão um novo. Em alguns casos a única coisa que é igual é o chassi, o interior foi tudo substituído, não reparado. Isto porque a substituição dá uma maior segurança a marca que o produto eventualmente não voltará a ter problemas.
2. Qualquer marca, após os 2 anos de garantia, deixa de fazer substituições/reparações dos equipamentos.
3. Regra geral a marca, nunca dá a possibilidade de reparação num equipamento após garantia. E se apresentar um orçamento, o valor indicado é alto de mais e não irá compensar a reparação.
Em resumo… essa experiência não é má apoio… foi azar em o equipamento avariar após a garantia.
Se tiver na garantia, e ao fim de um ano o equipamento avariar, darem um novo até é bastante bom. Acho que é sempre preferível ter algo novo do que algo reparado.
Depois, se a garantia já passou… não se pode exigir uma reparação.
Quando um artigo, não importa a marca, avaria depois da garantida, para ser reparado, tem que se recorrer a uma empresa especialista em reparação.
Temos de ter em mente que o negocio destas empresas é vender não é reparar.
“3. Regra geral a marca, nunca dá a possibilidade de reparação num equipamento após garantia. E se apresentar um orçamento, o valor indicado é alto de mais e não irá compensar a reparação.”
Só podes estar a brincar … Todas as marcas que tive até hoje sempre repararam os equipamentos fora de garantia , se o preço compensa ou não isso é uma decisão minha.
Em alguns casos compensa.
Abc
Que marcas foram essas? E que tipo de equipamentos foi? Que tido de avaria?
Se foi um frigorífico ou outro electrodoméstico, acredito que a própria marca arranje. Se foi o vidro partido de um tablet ou telemóvel, também o fazem, a própria Microsoft faz: https://support.microsoft.com/pt-pt/help/4023535/surface-cracked-screen-and-physical-damage-replacement
Discordo! Marcas como Apple, HP, Samsung, etc… são gigantes que dão apoio após a garantia ter passado. Se o custo da reparação é viável ou não, cabe ao utilizador decidir.
O que cabe a estes é apresentar a solução.
Trabalhei como responsável de pós-venda em uma multinacional sueca presente em mais de 185 países, e que esteve recentemente no Top100 da Forbes, e a regra de um grupo gigante como esse é simples, o cliente é que decide!
Cabia-nos apresentar a solução ao cliente, e fica-nos bem em explicar por A+B porque razões não é viável, mas é sempre possível e a decisão é do cliente.
Se o cliente achar que não quer fazer um investimento novo, se o cliente tem um valor sentimental pelo equipamento, etc etc etc…. cabe ao cliente decidir o que fazer.
Havia casos de equipamentos que eram dos anos 80 e ao qual as fábricas que faziam esses equipamentos, deixaram de fazer e não mais existem.
Qual a resposta? Apresentar os desenhos e características das peças a um fornecedor, ver se a consegue criar, etc etc etc… e apresentar o preço ao cliente. É simples….
O cliente pode não gostar dos valores mas é uma solução.
E assim a mesma faz com que os seus clientes voltem e são líderes de mercado no seu segmento.
Covid-19 …
Não fazia muito sentido uma vez que a empresa vende software e pouco hardware. Não há tanta necessidade de sentir e ver o produto. Ninguém vai a uma loja experimentar software.
Aqui no centro Londres então acabaram de abrir uma loja que só esteve operacional umas semanas e depois fechou por causa do COVID e para não abrir mais haha