Microsoft vai descontinuar a assistente Cortana para Android e iOS
Se utiliza a assistente virtual Cortana no seu smarthone, então hoje as notícias não são as melhores. A Microsoft acaba de anunciar que vai descontinuar a Cortana para os sistemas operativos Android e iOS.
Para além desta decisão, a empresa de Redmond anunciou outras mudanças para a sua assistente social, que já foi lançada há 6 anos.
Microsoft vai acabar com a Cortana para Android e iOS
A empresa fundada por Bill Gates acaba de anunciar que vai descontinuar a sua assistente virtual Cortana para os sistemas operativos móveis Android e iOS.
Através de uma publicação oficial partilhada nesta sexta-feira, a Microsoft divulgou todas as mudanças que tem preparadas para o software nos próximos tempos.
De acordo com a Microsoft, a assistente virtual Cortana será descontinuada do Android e do iOS para todos os países. Para além disso, a empresa de Redmond vai também acabar com o suporte da assistente para outros dispositivos.
A primeira grande mudança é que a Microsoft vai acabar com o suporte a todos os recursos desenvolvidos por terceiros. Desta forma, as skills vão deixar de estar disponíveis já a partir do dia 7 de setembro de 2020.
De seguida, segundo a empresa, o Android e o iOS vão deixar de poder contar com a assistente virtual já no início do ano de 2021.
Mas há ainda mais alterações pois a Microsoft anunciou também o fim da versão antiga da assistente nos primeiros Surface Headphones, também em 2021. No entanto os Surface Headphones e os Surface Earbuds podem continuar a usufruir da nova Cortana do Outlook.
Também o smart speaker Harman Kardon Invoke, rival do Amazon Echo, vai perder o suporte da assistente virtual em janeiro do próximo ano.
A Microsoft já havia recentemente anunciado algumas mudanças na Cortana, nomeadamente acerca das muitas funcionalidades que o software iria deixar de oferecer.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Microsoft
Grande perda sem dúvida! Por cá, a Cortana nem nos computadores funciona, quanto mais nos smartphones. A google assistant é muito melhor e já funciona cá. A Microsoft já viu que perdeu, e está a retirar do campo.
Podiam descontinuar também para Windows. Não faz falta menhuma
Comentário original do ano.
Era mas é passar tudo para Linux, isso é que era.
Se a Microsoft se ficasse mais em melhorar o design do Windows… fazendo um design consistente e não aplicações com estilo Windows 98, outras estilo Windows 7, e outras Universal Aps…faziam melhor figura em vez de estarem preocupados em Cortana que ninguém usa ou em comprar o tiktok…aprendam com a Apple…com o seu Big Sur