Microsoft vai acabar abruptamente com uma das melhores funcionalidades do OneDrive
O OneDrive da Microsoft é a proposta da empresa no que toca aos serviços Cloud. Integra-se com o Windows 10 de forma única e é já uma parte essencial deste sistema, sendo usado para guardar e proteger ficheiros essenciais.
Este serviço Cloud tem algumas funcionalidades únicas, que podem e devem ser exploradas. A Microsoft resolveu agora terminar com uma das mais interessantes, que ajudava o utilizador a aceder aos ficheiros do seu computador remotamente.
Fim de uma das melhores funcionalidades do OneDrive
Na sua forma mais básica, o OneDrive é igual a qualquer outro serviço cloud. Armazena os ficheiros dos utilizadores e tem uma interface web para ser acedido em qualquer lado. Há, no entanto, um conjunto de outras funcionalidades únicas e que o destacam dos demais serviços.
Pode ser conhecido por poucos, mas o OneDrive permite que remotamente seja feito o acesso a todos os ficheiros presentes numa máquina remota. Estes não precisam de estar alojados no OneDrive e o acesso é feito diretamente pelo browser ao computador.
Aceder a qualquer ficheiro numa máquina remota
Agora, e de forma completamente abrupta, a Microsoft resolveu acabar de vez com esta funcionalidade única. Vai ser descontinuada já no final do mês de julho, sem qualquer possibilidade para o utilizador manter esta capacidade.
A Microsoft garante que ainda assim, os utilizadores podem sincronizar qualquer ficheiro que esteja nas máquinas e assim garantir o acesso posterior. O OneDrive garante já a sincronização do Desktop, Documentos e outras pastas, podendo assim indicar outras localizações.
Microsoft não justificou a decisão tomada
Não existe uma justificação apresentada pela Microsoft para esta medida. Limitou-se a anunciar esta mudança e a indicar que acontecerá no último dia de julho, sem qualquer prazo adicional. Provavelmente estará associada principalmente a uma eventual pouca utilização desta funcionalidade.
Esta é uma perda importante para os utilizadores do OneDrive da Microsoft. A capacidade de aceder a qualquer ficheiro, mesmo os que estivessem na rede ligada ao PC, era única e uma porta para um controlo remoto facilitado ao utilizador.
Este artigo tem mais de um ano
Sempre via a opção mais não entendia para que servia… Prefiro sincronizar e depois acessar por outro lugar…
Removeram o “Acesso remoto a ficheiros não sincronizados”. Isto noutros meios chamaria-se uma backdoor.
Acho que num mundo que cada vez mais está mais ciente das invasões a ficeiros feitas, é fácil ver porque removeram a funcionalidade.
Estava a pensar o mesmo
Eu nao estava a pençar o mesmo mas enten-di a questão
Sempre via a opção mais não entendia para que servia… Prefiro sincronizar e depois acessar por outro lugar…
Offtopic
Já agora:
A Tesla que nunca mais lança o seu camião a pilhas…..
https: //observador.pt/2020/07/12/chegam-a-europa-os-camioes-a-hidrogenio-da-hyundai/?fbclid=IwAR2Z1Dw3GnhdHfNGeScI9GW-guJuForueiSKz9KgdlWpkVIo-97BpRtQl4Q
Oh @Rui, compra um Tesla de uma vez rapaz.
Pareces aqueles miudos que querem muito ter uma coisa e que enquanto os pais nao lhes compra, nao param de falar da mesma coisa.
“Esta é uma perda importante para os utlizadores…” “Provavelmente estará associada principalmente a uma eventual nâo utilização…”
Não utilização mas importante… ideias passadas algo inconsistentes.
Apesar de poder ser uma funcionalidade importante é também um possivel vector de ataque às maquinas e se não têm utilização suficiente para justificar a sua manutenção faz todo o sentido remover essa funcionalidade…
Infelizmente a telemetria já diz quase em directo à MS quais as features que o pessoal utiliza. Se uma infima parte deles é que precisa disso, descontinuam. Tem acontecido assim ao longo dos ultimos anos se formos a ver bem.
Acabar funcionalidades sem aviso prévio é típico da Mícrosoft, por isso não conseguiram entrar no ramo dos SO móveis.
Como?
A microsoft é risível! 5 GB grátis no onedrive?! A google oferece na sua drive 15 GB, com muito mais versatilidade e aplicações! Já para não falar nos serviços pagos em que a Google está muito à frente!
Eu tenho 30GB 😉
Para alguém que não pesca nada de informática (refiro-me a mim claro) e aproveitar as borlas que vão aparecendo e muitas delas sendo publicitadas pelo Pplware só prova que tenho andado com atenção… 😀 😀 😀 …
Afinal não sou assim tão estúpido como muitos de vós querem transparecer…
Até podes ter 1T
Sim mas o que tenho é suficiente para os meus gastos. Da Google tenho 17 GB e tenho também o serviço Dropbox também com 30 GB durante 1 ano…
Se tiverem 1GB de ficheiros não sincronizados no PC e acederem via Browser não precisam comprar planos do OneDrive à Microsoft… assim, com esta decisão, são obrigados a comprá-los se quiserem tudo dentro ecossistema da Microsoft… Negócios….