Microsoft investigada na Rússia por queixa da Kaspersky
A Rússia parece estar empenhada em fazer a Microsoft sair do seu território. São várias as situações em que está a confrontar a gigante do software com situações de abuso.
Na mais recente investigação, que agora foi iniciada, a gigante do software está a ser acusada de usar a sua posição dominante no Windows 10 para deixar de fora os antivírus da concorrência.
A queixa surgiu no final da passada semana e veio de uma das mais conhecidas empresas de software russas. A Kaspersky apresentou uma queixa oficial contra a Microsoft, onde a acusa de promover a utilização do seu antivírus, o Windows Defender, criando entraves e problemas para as restantes empresas que produzem software de defesa.
Na sua acusação a Kasperky começa por acusar a Microsoft de remover todo o software que não é compatível com o Windows 10, durante a actualização, o que muitas vezes deixa de fora os seus produtos. Mesmo parecendo uma atitude correcta, não é público que os programadores têm apenas 7 dias para adaptar as suas aplicações. Até à pouco tempo este valor era de 2 meses.
Outro ponto que é dado como exemplo, é o facto da Microsoft desabilitar todo o software antivírus quando estes deixam de estar actualizados, forçando aos utilizadores à utilização do Windows Defender, sem ser dada qualquer opção de escolha ou controlo por parte dos utilizadores.
A Kaspersky reclama ainda que o Windows Defender dá aos utilizadores uma protecção mínima de segurança e que nunca deveria ser oferecido como uma alternativa às restantes soluções de segurança.
O Serviço Federal Antimonopólio (FAS) vai agora investigar a queixa e declarar se a Microsoft viola as regras da Rússia contra as práticas monopolistas, esperando-se depois um castigo exemplar, caso se prove estas práticas.
A Microsoft tem estado a ser alvo de ataques repetidos por parte da Rússia. Depois do LinkedIn, a mais recente compra da Microsoft, estar a ser investigado por não armazenar os dados dos utilizadores russos no país e da vontade de abandonar todo o software da Microsoft, é agora esta investigação de monopólio que volta a colocar em risco a permanência da Microsoft neste país.
Este artigo tem mais de um ano
Esta investigação tem fundamento. Paguei €39.99 pelo Kaspersk Internet Security e quando actualizei o sistema operativo já não consegui instalar o Kaspersky perdendo desta forma os €39.99
Por que não actualizas o teu KIS ? Eu tenho o 2016 e corre sem problemas!
Decidi optar por pirata e saquei “Symantec Endpoint Protection”. Lento não é e até à data não deu problemas. Vamos ver quanto tempo aguenta.
Usar software pirata é como abrir a porta aos virus, não sei se sabes, mas é assim que proliferam os virus, software pirata é ideal ninguém se queixa e se for preciso desligam o AV so para conseguirem crakar 😀
OK, pirata nunca se sabe o que lá vem. Mas a funcionalidades básicas do antivirus estão a funcionar correctamente. Como por exemplo a detecção de virus bem como a funcionalidade Reputação de executáveis. Os updates estão a funcionar e a firewall ainda não divulgou nenhum alerta.
Para terminar, se em caso de alerta máximo posso sempre bloquear todo o tipo de ligações à internet de fontes desconhecidas utilizando um outro programa que informa sobre ligações desconhecidas que basicamente é se não têm reputação ou nunca foi analisado em laboratório então é bloqueado.
queres o melhor antivirus? Compra um mac ou usa Linux…acabam se logo os antivirus
Lá por que se “acabam os antivirus”, não quer dizer que deixe de haver virus/malware para esses sistemas — hoje em dia o malware quando nasce, nasce para todos.
Na verdade até há antivirus tanto para Mac com Linux, as pessoas é que não estão informadas e vivem no mito do “sistema impenetrável”.
+1
Uso linux já faz 5 anos e até hoje nunca tive problemas com os famigerados “virus”.
Fia-te na virgem, não corras…
Mac…..
http://eloja.kaspersky.pt/lp/eloja?typnews=SEM_GoogleAds_KLIB&gclid=CPruz9CkptACFfAV0wod_EkGdA
https://www.eset.com/pt/home/products/cyber-security/?gclid=CKWAuPukptACFUa3GwodlNYFTg
e Linux vais arranjar o que? Já agora sabes que no mac n tens direitos de superuser como no windows logo tens de aceitar que o virus te infete
Add the BitDefender repository key to the list of apt trusted keys:
wget http://download.bitdefender.com/repos/deb/bd.key.asc
apt-key add bd.key.asc
NOTE that the second command must be run as root or by using sudo
Add the following line to the /etc/apt/sources.list file:
deb http://download.bitdefender.com/repos/deb/ bitdefender non-free
Refresh your apt cache by running:
apt-get update
or
aptitude update
Install the desired BitDefender packages using your prefered apt front-end
For example:
apt-get install bitdefender-mail
For the most part, Linux is engineered in a fashion that makes it hard for viruses to run. However, there are many reasons you might want a virus scanner on your Linux PC:
you are required to have a virus scanner installed by the terms of use of the company you work for or are doing business with
to scan a Windows drive in your PC
to scan a Windows-based network attached server or hard drive
to scan Windows machines over a network
to protect a Windows virtual machine from within the virtual machine
to scan files you are going to send to other people
to scan e-mail you are going to forward to other people
some Windows viruses can run with Wine.
Linux virus infections are theoretically possible.
https://help.ubuntu.com/community/Antivirus
Sim, e alguém que meta a pen numa máquina mac ou linux, e depois a ligue a uma máquina com windows arrisca-se a ficar com o pc todo infectado lol.
melhor melhor, só desconectando o cabo de rede.
nao perdes nada… actualiza a versao… nao custa nada e tens esse direito
Deves ter mesmo pago 😀
só mesmo um atrasado compra anti virus em pleno 2016
Mas alguém no seu perfeito juízo usa o defender?
Já a muitos anos por aqui só Kaspersky, e sempre 0 infecções.
Diz isso a 95% das pessoas que usam o windows e oica as a dizer “para que outro antivirus a por o pc lento? O defender já faz isso”
+1
O mesmo argumento pode ser feito quanto ao IE, e no entanto…
so uso defender nos meus pc… 0 infecçoes.
ja vi pc’s com panda, apanharam ransomware… liguei o disco de um desses pc no meu com defender… defender apanhou de imediato onde estava o ransamware que encriptou os ficheiros….
tudo muito relativo. depende sempre e muito do utilizador
Sempre o usei. Não preciso de mais. Aliás, deverás mesmo conhecer aquela máxima : o melhor antivirus está entre a cadeira e o monitor.
O utilizador é o maior antivirus q existe.. Lol. Para quem sacou o malwarebytes com senhas pirata ao efetuar o update ficou com uma licenca validada -) tal como no win10./ nada melhor que o defender roskof e o malwarebytes along.
Desde o windows 7 que a MS n faz nada de jeito, o maior flop da historia o surface e w8.1 e w10 que ninguém usa por vontade própria e o lumias e windowsphone que apenas servem como pipa papeis com ninguém minimamente inteligente os compra
O W8.1 até é bastante bom (tirando o flop do start screen, seria facilmente o melhor Windows).
O W10 não é o melhor Windows porque a Microsoft não quer… é só dar mais controlo (a todas as licenças) sobre as actualizações e telemetria, e deixar de impingir coisas a toda a hora (essencialmente lá se ia o novo modelo de negócio).
Já o WP, só quem não se lembra da história da Microsoft no segmento mobile é que engoliu essa esparrela.
La vai o mister inteligente a falar. O surface 1 e rt foram os primeiros portanto nao foram la grande coisa, mas a partir do 3 que foi um total sucesso e a apple so tem tirado coisas do seu macbook pro, coisa que nem pro é! Vai la comprar adaptadores e mais adaptadores
Isso tudo é com base em quê ? No teu ódio ?
Baseado nos indices de satisfação do consumidor onde se fores minimente inteligente vais pesquisar e ver que o W7 continua a ser o preferido de longe das empresas e pessoas
Tu que és maximamente inteligente, diz lá o que tu achas mesmo e não o que pensas saber sobre os outros. Só assim serás útil, porque se vens para aqui falar dos outros ou das pesquisas que nós devemos fazer…então para que precisamos de ti ?
Obrigado pelo insulto senhor inteligente.
Se insultar, quebra as regras e sim, tem de ser moderado. Não entrem pelos insultos, não ganham nada com isso.
pq tanto odio?
uso um limia com wp8.1… acredita que continua a ser tao fluido e funcional desde o dia que o comprei…
um tlf no fim é um tlf. quem compra tlf para fazer de computador esta muito enganado. para mim um tlf serve como complemento ao pc, e nao o oposto.
tens 1001 apps para ios ou android, mas dessas quais sao realmente uteis para o nosso dia a dia? 5 a 10? ja é pedir muito.
ter um smartphone para ter joguinhos e apps da treta para brincar com fotos ou facebook é um pouco redutor para aquilo que realmente, pelo menos os leitores deste blog, fazemos com estes quipamentos..
Tu não sei, mas ainda hoje de manhã tive um update do Windows 10 Mobile! Agora exceto se tiveres iPhone ou Nexus/Pixel não deves saber o que isso é pois não! Quando marcas vendem telemóveis novos com versões do Kitkat ou Lolipop, ainda por cima sem os últimos patches de segurança, diz muito da sua preocupação com a segurança dos utilizadores.
Sim, confirmo.. o meu Lumia é uma pipa.
Ohh lá vem o “inteligente” amigo Mario mais uma vez em auxilio dos “limitados” utilizadores do W10m e Lumias… Sim de facto eu não uso o Lumia por “vontade propria”, Foram os malandros da Microsoft que me obrigaram…. sniff sniff…
Salva-nos óh SuperMario…..
Confirmo que houve problemas com o kaspersky security center. As máquinas tiveram que ser atualizadas “a la pata”, ou seja, impossibilitou a instalação remota em modo silent
Uso o Eset na empresa e nunca houve nenhum dos problemas relatados,não será o problema da kaspersky mesmo.
Não, não é. Aconteceu-me o mesmo com o BitDefender. Após muitos problemas com o W 10, especialmente a nível de compatibilidade com hardware e algum software, desinstalei-o, e voltei a instalar o W 7 Retail que possuía antes. Acabaram-se os problemas, até decidir optar pelo Linux.
Claro que é a versão antiga dele é que teve este problema, e como eles sao lentos nao quiseram atualizar a tempo. A versão atualizada funciona sem problemas
Em parte, a questão é que as atualizações do Windows por vezes levam a incompatibilidade de certos programas, isto não quer dizer que sempre que há uma actualização do Windows o Kaspersky deixe de funcionar mas pode acontecer.
Agora aquilo que eles se queixam é que dantes tinham 2 meses para atualizar o produto antes da versão do Windows que torna o AV incompatível chegasse aos utilizadores, agora têm uma semana.
Antimonopólio mas que palavra é esta? tenham vergonha e escrevem em português de Portugal. em relação ao anti vírus da Microsoft é uma boa treta.
Nunca tive problemas nem com o Avast nem agora com o Avira, ambos versões gratuitas.
Isso está-me a parecer um problema do Kaspersky.
Há muita gente que instala uma versao X dum Anti-Virus (na maioria “comprada”) e nao o actualiza, daí que se tens uma versao “comprada” (coff coff) antiga e nao a actualizas e ela foi desenhada para o W8.1, óbvio que se actualizas para o W10 ele desactiva-a.
Muita gente culpa a MS, mas a maioria esquece-se que gastaram €€€ foi no Hardware e foram os fabricantes que receberam o dinheiro que nunca mais desenharam Drivers actualizados, depois a MS actualiza o seu SW e como os fabricantes de HW os deixaram na mao, a culpada é a MS.
A MS que desenha o Windows é que tem a “obrigacao” de actualizar os controladores que sao da Intel, fabricantes chineses de módulos de Webcam/microfone/leitores de cartoes ou até de impressoras ou GPU???
Eu o unico tablet que tive que deu stress foi por culpa da Intel. Arranjei uns Drivers alterados por um indivíduo e no W10 já corre tudo 5 estrelas.
tivesses um mac e já n tinhas essas preocupações de drivers alterados..tudo corre bem
Mac OS X – Trabalhe simples e rápido.
(Maiúsculas) – Activa/desactiva a tecla Maiúsculas.
https://pplware.sapo.pt/apple/atalhos-de-teclado-do-mac-os-x-trabalhe-simples-e-rapido/
Olha que não é bem assim, vários djs ficaram entalados com os drivers do traktor na altura do upgrade para o Yosemite em que os equipamentos deixaram de funcionar, e por isso tiveram de ficar com o Mavericks.
Tenho Mac desde 2008 inteligência pura.
exacto. tentam usar versoes que nao foram desenhadas para o windows 10.. ele desactiva…
mas faz isto com todo o software considerado incompativel
isto acontece com todo o software que a MS considere incompativel com as builds do win10, nao so com a kapersky. eles têm razao apenas no caso de ser desactivado ou nao migrado, mas a MS nao impede de utilizar produtos deles desde que actualizados.
isto acontece com todo o software, incluido da propria MS… isto so tem interesse pq os russos andam a tentar mandar a MS para a rua… so isso. de resto, nao noticia. ja sei disto desde que o win10 foi lançado
No que respeita a antivirus, os comentários que por aqui se leem dizem muito sobre o nível de conhecimentos do utilizadores. O melhor antivirus é o utilizador. Eu só uso o defender, que é simples, prático e leve, para alem de estar perfeitamente integrado no sistema. E, diga-se, o que é que realmente andam a fazer nas vossas máquinas para precisarem de um suposto antivirus à prova de bala ?? E já pensaram bem do que vivem as produtoras de antivirus ?? Pensem bem no que instalam nos vossos pc´s.
A Microsoft quer atualizar com maior regularidade o seu sistema operativo e portanto dá menos tempo aos fabricantes de software… no meu ponto de vista isso é normal, pois não pode estar 2 meses à espera que esses softwares sejam ajustados.
Estamos num mundo cada vez mais exigente e a microsoft tem a sua politica de atualizações muito bem definida, não vai agora estar a criar exceções ou a mudar as coisas por causa de uma empresa.
Falando um pouco do karspersky quem diz bem deste antivirus não sabe certamente o que é um BOM antivirus… o karspersky é lento, consome imensos recursos (temos que pensar em todo o mercado e ainda hoje é normal ver máquinas com 2GB de RAM, alias temos os ultrabooks) e sendo de um país que não tem qualquer respeito pela privacidade dos utilizadores, não me custa nada acreditar que dê acesso aos dados dos seus clientes ao governo e outras entidades.
Por fim o Windows Defender é uma solução perfeita para os utilizadores cautelosos… com mínimo conhecimento do que se faz num computadores, consegue-se manter seguro a máquina durante muito tempo e não coloca em causa o desempenho.
Categoria isso é dois em um! Defendes a política da Microsoft o windows defender dizes mal da concorrente e ainda dás uma de político. Entendi-te……
Haters will hate! There is no way it can change…
Uso o win 10 em três máquinas desde que apareceu e tenho o bit defender a funcionar sem problemas alguns
Enquanto os trouxas brigam os gigantes enriquecem . loL
Existe uma outra história por trás disto, mais politica do que de software. A Russia é um pais que está passando por “mudanças” e estas infelizmente são passos para trás. Onde eles estão considerando tudo como extremismo . Minha impresão é que esse país ainda vai dar trabalho.