PplWare Mobile

Microsoft e OpenAI conseguem escapar à investigação da Comissão Europeia

                                    
                                

Autor: Rui Jorge


  1. gipsy89 says:

    Parece que a Comissão Europeia decidiu não investigar a parceria entre a Microsoft e a OpenAI porque a Microsoft aparentemente não controla diretamente a OpenAI. Mas isso não significa que escaparam de todas as investigações, ainda têm a FTC e a CMA a olhar para eles nos EUA e no Reino Unido. A falta de detalhes sobre o acordo e a possibilidade de concentração de mercado ainda são preocupações. Vamos ver como essas outras autoridades vão lidar com isso.

    • Fusion says:

      Imagina criares um produto, investires milhões, em estudo, treinos e tudo o resto a volta.

      Para depois vir bacanos do velho continente que está a cair aos bocados, todos com médias de idades 60 ou mais dizer o que não se pode fazer isto ou aquilo e controlar os outros.

      Bem vindos a EU, que nada inventa, nada investe, nada evolui, mas que é o melhor a regular e ditar o trabalho dos outros.

      • Helder+Coelho says:

        Ninguém está contra ou critica quem inventa, crie, invista e afins, eu pelo menos estou contra a forma sem ponderação ou preocupação com entrada da IA no quotidiano do cidadão de forma abusiva, calculista e sem escolha para o consumidor, repara que em menos de 1 ano todos os telemoveis, earphones, colunas, microfones, tv e afins vão ter implementada IA. Eu não tenho escolha, até porque é gratuito porque ainda sou o produto, quando o produto estiver pronto começa a ser cobrado. A velha Europa só está mal posicionada em não investigar e todos nós sabemos o porquê. Se velha Europa decidir investigar, vai acontecer o que aconteceu com Apple, entrada universal de carregamento e abertura de Loja. Próximo na lista recomendaria Elon Musk….

  2. TdSR says:

    Money talks.
    Nada de novo…

  3. Profeta says:

    Projecto de vida da UE para os Europeus e este. Negocios ao mais alto nivel. O resto nao interessa.

  4. Rodrigo says:

    Depois de várias vozes criticarem que a UE estava a dar um tiro no pé ao limitar o desenvolvimento livre da AI ganharam juízo.
    É que a Índia, China estão se a marimbar para as leis da Europa e é sempre a desenvolver nesta área se fossemos pelo caminho da UE (leis apertadas) mais uma vez a Europa iria ficar para trás numa tecnologia que está a revolucionar o mundo.

  5. Aves says:

    Repetindo parte de um comentário meu num post, de 02/03/2024: “Elon Musk processa toda a gente associada à OpenAI …”:
    A OpenAI tem um a estrutura corporativa única – não há uma OpenAI – há duas: a OpenAI “não-lucrativa” (OpenAI, Inc), criada no final de 2015 e uma subsidiária, criada em 2019, OpenAI “para ter lucros” (OpenAI Global, LLC). Quando se fala da OpenAI é desta que se fala – que foi criada exclusivamente para permitir pagar aos engenheiros que trabalham na IA as elevadíssimas remunerações (e que não podem ser pagas por entidades sem fins lucrativos).
    As duas empresas não têm acionistas, mas o facto de a Microsoft ter injetado 13 mil milhões de dólares na OpenAI “lucrativa” tem sido entendido como tendo o controlo de facto da empresa. (…) não é descabida a acusação de [Musk na queixa em tribunal] de que a:
    “OpenAI, foi transformada numa subsidiária da maior empresa de tecnologia de código fechado do mundo: a Microsoft. Sob o seu novo Conselho, ela não está apenas a desenvolver, mas na verdade a refinar uma AGI [artificial general intelligence] para maximizar os lucros para a Microsoft, e não para o benefício da humanidade. (…). Este caso [em tribunal] é aberto para obrigar a OpenAI a aderir ao Acordo de Fundação e a devolver à sua missão de desenvolver AGI para o benefício da humanidade, não para beneficiar pessoalmente [Sam Altman e Gregory Brockman] e a maior empresa de tecnologia do mundo.”
    Escrevi eu que, dadas as circunstâncias o processo em tribunal pode ser clarificador e impedir que a OpenAI fique nas mão da Microsoft.
    Quanto ao comentário mais recente da Microsoft, referido no post, de que “a Microsoft não possui qualquer parte da OpenAI”, La Palisse não diria melhor, visto que a OpenAI não tem estrutura acionista (nem capital) – o que interessa é o controlo de facto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.