Microsoft acabou com cópia automática do registo de sistema no Windows 10
O registo de sistema do Windows é um dos pontos mais sensíveis e ao mesmo tempo um dos mais importantes deste sistema. É por isso importante que este seja protegido e com cópias periódicas.
A Microsoft tratava deste processo de forma automática e sistemática. O problema é que com uma das recentes versões do Windows 10 este processo terminou, sem que a Microsoft o tivesse anunciado.
Apesar da maioria dos utilizadores não o saber, a Microsoft tinha no Windows 10 um mecanismo que a cada novo arranque fazia cópias de segurança do registo de sistema do Windows. Este processo garantia aos utilizadores uma forma de contornar problemas que muitas vezes surgiam.
Uma mudança muito grande trazida pela Microsoft
Com a chegada da atualização de abril de 2018, a build 1803, este cenário mudou. O processo de cópias continua a existir, mas o retorno são apenas ficheiros vazios. Segundo a Microsoft, esta mudança surgiu apenas para garantir uma diminuição do espaço de disco ocupado.
Apesar de não ser algo lógico, esta posição tem um problema ainda maior. A Microsoft não reportou esta mudança aos utilizadores, que continuavam a confiar e a depender deste processo para ter as suas cópias garantidas. Apenas o revelou num documento de suporte publicado recentemente.
A prova de que este este processo está mesmo terminado é simples. Basta aceder à pasta \Windows\System32\config\RegBack e verificar o tamanho dos ficheiros presentes. Estes devem estar com um tamanho declarado de 0 kb.
Reativar as cópias do registo de sistema no Windows 10
Apesar desta mudança, a Microsoft tem uma alternativa. Bastará aceder no editor de registo à entrada HKLM\System\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Configuration Manager\. Ai deve criar a chave EnablePeriodicBackup, do tipo Dword (32-bit), e dar-lhe o valor 1. Ao reiniciar a máquina o processo de backup é reiniciado.
Esta é uma mudança muito importante e que deveria ter sido comunicada aos utilizadores. Estes apenas dariam pela alteração no pior dos momentos, ou seja, quando precisassem da copia de segurança.
Este artigo tem mais de um ano
Em todos estes anos que uso Windows, quando contava com esse serviço para recuperar de alguma coisa, nunca funcionou.
Por mim é uma boa notícia, é menos um serviço a consumir recursos.
E agora só faltava mesmo acabarem com as dezenas de outros serviços idênticos a consumir recursos, que só têm vindo a aumentar a cada actualização. Juro que ainda estou para perceber a razão pela qual o Pplware e outros andam sempre a repetir a frase que já virou clichê de que “o Windows 10 é o melhor Windows de sempre”. Fazendo uma comparação séria e tendo em conta a época em que cada um foi lançado, tenho ideia de que este será o pior de sempre: o mais pesado, o mais lento, o que tem mais serviços inúteis e que não funcionam.
Mais pesado?
Ando a substituir o XP e o 7 em máquinas bem velhinhas e a diferença é escandalosa para melhor no Windows 10!
Pelo menos para quem usa office, net, redes sociais e vê uns filmes…
Mesmo 🙂 Igual por aqui !!!
Tens de fazer upgrade a esse pentium 3 com 1 gb de RAM….
Pentium 3 com 1 GB de Ram ??? Eu tinha um Pentium 4 com 256 MB Ram xDD
tens toda a razão um serviço que quando era preciso não funcionava, só tentei uma ou duas vezes em situações caricatas, mas como nunca tinha nada a perder simplesmente fiz de conta que tal coisa não existe, existem melhores opções de recuperar o sistema se uma pessoa estiver num aperto, no entanto com os anos, comecei a usar a unidade c apenas para sistema operativo e programas e unidade d para todos os conteúdos, assim num azar não ficava privado do acesso, e num instante facilmente repunha toda a unidade C com um backup externo, ou mesmo instalar tudo de raiz…
Eu também comecei a fazer o mesmo utilizar o C para SO e o D para ficheiros mas ultimamente quando necessitei de formatar algumas máquinas o Disco D aparece sempre vazio ou então tenho de apagar a partição para conseguir instalar o SO. Já sucedeu isto a mais alguém? Como resolveram ? Obrigado
até há data não tive qualquer problema nem conheço situação semelhante à tua…
Desde que conheço o Windows, (versão 3.1) ele causa mais problemas que qualquer outro Sistma Operacional. Infelizmente tudo é caríssimo no Brasil, diferente dos EUA, onde praticamente qualquer pessoa pode comprar um iMac.
Já ouviu falar de Hackintosh? Com isso você pode instalar o sistema operacional da Apple em qualquer máquina
Hackintosh não funciona em qualquer máquina como diz, necessita de ter componentes compatíveis.
Vai ver que é por isso que todo mundo compra iMac lá né?
Da uma olhada no Linux Deepin. Bonito, intuitivo, ótima opção para sair do Windows. Para substituir o M$Office tem o OnlyOffice, ele tem como base o M$, logo tem ótima compatibilidade. Apenas para usos profissionais de CAD, VBA, Adobe, etc… que n da pra migrar
Hombre, tens 5 anos?
Quem é que hoje em dia anda escreve M$ sem ser de forma irónica?
Também escreves Appl€? Ou Son¥? Ou ₣a₵ebook?
Bue triggered. O que tem ele escrever assim ? X)
Mas o “system restore” apesar de não ser a mesma coisa, não é melhor?!!
Às vezes não funciona, os pontos de restauro estão corrompidos.
9 meses depois descobrem a pólvora? Nem durmo esta noite. lol
Boas
Andamos um pouco distraídos, a 1803 é a actualização de Abril do ano passado, não é a de Maio, já que esta é a 1903….
Se há um ano que se foi não senti a falta….tenho um backup e depois como o restauro se precisar?
Prefiro todas as semanas fazer um backup de imagem do disco de boot do windows (c:), se precisar de algo está lá tudo.
A build de Maio é a 1903, não a 1803.
Para quem quiser automatizar o processo, é colocar isto no Bloco de Notas
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Configuration Manager]
“EnablePeriodicBackup”=dword:00000001
E salvar com um nome qualquer e extensão .reg, depois é só correr.
Algo que está no artigo desde que foi publicado 🙂
Está no artigo de certa forma … ensina a criar.
Este basta guardar como reg e correr 😉
Obrigado David Guerreiro, assim se ajuda…
E melhor usar o Linux, não tem esses problemas nele. Só não recomendo pra quem é gamer.
O linuxo TB dá pau. Já tentei usar essa bosta por diversas vezes. Com o tempo de uso, acaba dando pau. Já o wi does, do Windows 7 pra cá, só dá pau com versões piratas adulteradas. Nas minhas máquinas, rodo Windows 10, atualizado do 7, que rodou pelo menos 3 anos.
Só fazer um dual boot
Registo? N faltou uma letra nessa palavra aí não? Kkkkk
Bem-vindo a um site português, onde se escreve o português de Portugal e não o do Brasil! 😉
Não… Em br diz-se “registo”, em pt diz-se “registo”…
Segui o procedimento indicado para reativar as cópias do registo de sistema no Windows 10, mas depois de reinicializar fui verificar na pasta RegBack e estavam lá 5 ficheiros mas todos a 0 bytes. Antes do procedimento a pasta estava vazia. Outra questão: sendo o meu sistema de 64 bits a chave dword é na mesma 32-bits, ou não tem nada a ver? O que falhou aqui? Nota: a minha build já é a 1903 de Junho 2019.
C:\Windows\System32\config\RegBack -> A pasta está vazia.
Após adicionar o registo no regedit, depois do primeiro reinicio, estão 5 ficheiros a 0 KB, e a seguir ao segundo reinicio estão 5 ficheiros a 0 KB.
É isso mesmo que aconteceu comigo
Todos os SO após certo tempo irá ter um problema. Vai variar conforme o tipo de hardware que por melhor que seja terá um desgaste em algum componente que passará a ser um problemático para qualquer SO.
Descobri isso hoje da pior maneira, houve um erro no registro e meu PC não entra mais no windows, tentei reverter e não existe backup do registro. Obrigado Microsoft.
Se precisaram de mais de 1 ano para dar por isso é porque não fazia assim tanta falta.
É que como já outros comentários dizem, o sistema de recuperação do registo nunca funcionou lá muito bem, e a Microsoft melhor que ninguém sabe disso (através da tão falada telemetria).
Além disso, desde que o NTFS passou a ser o file system standard que problemas de ficheiros corrompidos são cada vez mais raros.
Afinal o Windows 10 (actualização 1903) continua a fazer a cópia de segurança do registo. Só que ela é feita para a pasta \Windows\System32\config e não para \Windows\System32\config\RegBack, como é fácil verificar. São 7 ficheiros. Portanto a informação está errada e não é necessário fazer qualquer alteração no editor de registo.