Microsoft bloqueou as pesquisas da Cortana no Google
A Cortana é actualmente uma das mais avançadas e completas assistentes virtuais. Presente em vários sistemas, procura dar aos utilizadores respostas para as suas necessidades.
Algo que até agora era possível era a pesquisa pela Cortana em qualquer motor de pesquisa e por qualquer browser. Mas a Microsoft mudou de postura e passou a bloquear a Cortana ao seu ecossistema.
A nova medida da Microsoft para a Cortana, elimina todas as recentes modificações que eram possíveis e que permitiam a utilização de outros motores de pesquisa e de outros browsers para apresentar os resultados das pesquisas na Cortana. A partir de agora tudo fica limitado ao Bing e ao Edge, deixando de ser possível usar qualquer outro elemento que não estes.
As razões apresentadas pela Microsoft baseiam-se na necessidade de dar a melhor experiência aos utilizadores, personalizada e integrada no Windows 10.
the only way we can confidently deliver this personalized, end-to-end search experience is through the integration of Cortana, Microsoft Edge and Bing.
Em concreto, e não de uma forma declarada, a Microsoft acabou com a possibilidade de usar a Google e o Chrome para as pesquisas e para a visualização de resultados. Com uma simples alteração do Registo do Windows era possível fazer esta mudança.
Na verdade a posição da Microsoft não é diferente da que a própria Google e a Apple já usam nas suas assistentes virtuais, bloqueando-as aos seus produtos e aos seus motores de pesquisa.
A ideia da Microsoft é recolher estas pesquisas e dar aos utilizadores respostas contextualizadas com as suas procuras anteriores, conseguindo da mesma forma obter informação útil e importante sobre os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Depois da desilusão que foi a Cortana em termos de uso em conjunto com o windows em que faço uma pergunta simples e manda-me para o browser e nem sequer consigo controlar as janelas do windows por voz com ela muito menos fazer redacção de texto com ela, acho que é desta que digo adeus à Cortana de vez.
Precisamente. A Microsoft acha que consegue ganhar utilizadores para os seus serviços desta maneira, mas serão poucos.
Não me deixam usar as apps/serviços que eu quero? Não uso Cortana.
Deixei de usar quando decidiram bloquear os controlos de música ao Groove, que é uma aplicação terrível e gasta 5x mais RAM do que o necessário.
A Microsoft devia era retirar o Office da Playstore.
De certa forma faz sentido. Porque se as pesquisas são encaminhadas para a Google, seria a Google a recolher essas informações e a melhor os seus serviços.
Se a Microsoft quer melhor o seu serviço de pesquisa, não pode deixar “fugir” informação que permite melhora-lo para outro serviço.
Discordo. É verdade que fica com menos, mas se a pesquisa/pergunta for feita à Cortana, essa informação pode e quase que garantidamente é guardada pela Cortana e esta depois pode reencaminhar para os serviços google. E esta interacção possivelmente até podia abrir portas a um acordo entre Microsoft e Google para este caso em especifico.
Acordo entre a Microsoft e a Google? Pfft! Mais depressa a MS faz acordo com a Apple!
Desde o momento em que a Google andou com tretas para evitar que a MS implementasse os serviços da Google nos seus devices fiquei de pé atras com esses mecos…
faz sentido num serviço de pesquisas que obviamente terá que estar integrado com um motor de buscas, mas deixa de fazer que um interface que aceita comandos sobre diversas aplicações e o sistema operativo, tenha bloqueado qualquer forma de fazer outro tipo de pesquisas.
Concordo. E não estou a ver porque há gente a queixar-se se a Google e a Apple faz a mesma coisa.
A Apple não faz o mesmo
Qual é o mal?
O Google Now dá para usar o Bing?
Obrigado!
Amor com amor se paga
mal não tem, é só mais 1 tiro no pé…
O dia em que a Microsoft fizer alguma coisa que não seja declarado como “tiro no pé” será interessante.
Sim, coitados ha 40 anos sempre só a sobreviver financeiramente…
Milhares de milhões ao ano não é sobrevivência financeira.
2 coisas:
1 – Google now não é um assistente pessoal, é um gestor de informações que tem funcionalidade de pesquisa por voz.
2- Google now faz sentido que seja ligado ao motor de busca google. A Cortana não faz sentido que esteja ligada ao bing. Para isso chamassem-na de Bing Now.
Bonus – A integração que o motor de busca google tem com serviços é muito maior do que o Bing.
A Cortana *também* faz muito daquilo que o Google Now faz – pesquisa por voz, resposta a questões, etc -, mas, enquanto assistente virtual, faz isso e mais. A tua justificação é não existente. Vejamos: no Google Now fazes uma pesquisa por voz e ele usa só o Google; na Cortana fazes uma pesquisa por voz e ele usa agora só o Bing – então no Google Now está tudo bem, mas na Cortana já não? Isto porque a Cortana é uma assistente virtual e o Google Now não? Apesar de a primeira fazer boa parte daquilo que o segundo faz? Enfim.
Google now não é um assistente pessoal, é um gestor de informações que tem funcionalidade de pesquisa por voz.”
O Google Now é sim um assistente pessoal, ou quando te diz que é melhor ires andando porque senão vais chegar atrasado à reunião que tens na agenda, ou quando te diz para te despachares e saíres de casa que está na hora, ou quando te diz para em vez de ires pela estrada X ires antes pela Y porque houve um acidente, está a fazer o quê?
“Google now faz sentido que seja ligado ao motor de busca google. A Cortana não faz sentido que esteja ligada ao bing. Para isso chamassem-na de Bing Now.”
Pera, o teu argumento é que a Microsoft não pode dar o nome que quiser ao serviço e tem de copiar o nome da Google? A sério?
“A integração que o motor de busca google tem com serviços é muito maior do que o Bing.”
Isso é um argumento a favor ou contra a pesquisa na web na Cortana só usar o Bing? Ou estás a dizer que a Microsoft não pode integrar serviços como o Outlook.com ou o Office Online no Bing?
Se dissesse que é um bocado estúpido forçar a usar o Edge ainda vá que não vá, porque a razão para isso é mais duvidosa (resumidamente é garantir que estás a aceder ao Bing logado na tua MSA) mas modificar a Cortana que já usa o Bing como backend para usar também o Bing parece-me uma coisa óbvia a fazer.
Acho que ele quis dizer, já que o serviço cortana é uma “copia” do google now deveriam copiar logo o nome também.
Alguem me sabe dizer se o site Antelife.com ê de confianca? estava a pensar mandar vir um smartphone, visto que està mais barato nesse site do que na honorbuy ou gearbest!
obrigado e desculpem o comentàrio “off topic”
Onde dizem que a Apple faz o mesmo, isso não é inteiramente verdade. O Siri está integrado com diversos serviços de pesquisa que não são da Apple para apresentar directamente resultados, mas ainda permite pesquisar com outros serviços na Web; por exemplo quem quiser pesquisar com a Google só precisa de dizer Google no início da frase e o resultado da pesquisa aparece no browser.
Fazer pesquisas é com a google. Nem que a MS faça o pino que vai conseguir chegar perto. O Bing é muito fraco.
Já experimentaste o bing recentemente? Os resultados de pesquisa não são assim tão maus como dizes, e tem visto uma melhoria significativa
O Bing USA anda muito bom. Para quem costuma pesquisar em inglês, como eu, é uma alternativa natural ao Google.
Eu também não li o post da Microsoft mas acho estúpido fazerem isso.
Ainda bem que não consigo ativar a Cortana no Windows 10, por mais que tente…
Portanto, a mim é me indiferente! 😉