Microsoft anuncia grande mudança nas contas do Hotmail
A Microsoft anunciou alterações significativas às contas de correio eletrónico gratuitas. Todos os utilizadores com um endereço Hotmail, Outlook ou Live terão de iniciar sessão de uma forma diferente da que estão habituados.
Microsoft quer modernizar a segurança
A Microsoft vai desativar a autenticação básica que requer apenas um nome de utilizador e uma palavra-passe, acrescentando um passo extra para reforçar a segurança.
Numa publicação no blogue do Outlook, a Microsoft detalhou que, a partir de 16 de setembro de 2024, todas as contas de correio eletrónico pessoais terão de utilizar métodos de autenticação modernos. Isto significa que os endereços @hotmail.com, @live.com e @outlook.com terão de adicionar um fator de segurança adicional, como um número de telemóvel, um endereço de e-mail alternativo ou um token de segurança. A gigante de Redmond avisou que este requisito será indispensável para o início de sessão.
Embora a autenticação básica tenha sido o padrão durante algum tempo, também tornou mais fácil para os criminosos capturar as informações de login de uma pessoa. Isto aumentou o risco de essas credenciais roubadas poderem ser reutilizadas para obter acesso ao correio eletrónico ou aos dados pessoais de uma pessoa.
Disse a Microsoft.
Com o número de ciberataques em ascensão, a empresa de tecnologia acredita que é hora de migrar para métodos de autenticação modernos. A empresa afirma ter implementado processos adicionais para proteger a segurança da conta e evitar que esta caia nas mãos de terceiros. O único inconveniente é que a autenticação moderna exige o abandono de um procedimento a que os utilizadores comuns estão habituados há décadas.
O que vai mudar para as contas Hotmail e Outlook?
Os logins que requerem apenas um nome de utilizador e uma palavra-passe vão desaparecer do Hotmail, Outlook e Live a 16 de setembro de 2024. Isto deve-se ao facto de a Microsoft ir desativar a autenticação básica para migrar completamente para métodos de autenticação modernos. Se não tiver registado dados de segurança adicionais na sua conta, receberá alertas e falhas de início de sessão.
A Microsoft sugere o download da aplicação oficial do Outlook ou a utilização de um cliente de correio eletrónico como o Apple Mail, o Mozilla Thunderbird, a versão Web do Outlook ou a aplicação de ambiente de trabalho do Outlook que vem incluída no Microsoft 365. Os utilizadores também poderão configurar a sincronização do Exchange, embora esta etapa exija a criação de um perfil de ambiente de trabalho para o Outlook.
A autenticação básica é um padrão ultrapassado da indústria. As ameaças que representa só aumentaram ao longo do tempo e descontinuámos a autenticação básica em muitos produtos. Existem alternativas de autenticação de utilizador melhores e mais eficazes.
Microsoft
A equipa do Outlook definiu um período de transição a partir de hoje com o anúncio. Todos os utilizadores com contas Hotmail, Outlook ou Live receberão um e-mail a notificá-los da alteração. Se não adicionarem um passo de segurança adicional - como a verificação em dois passos - irão sofrer erros ao ponto de não conseguirem iniciar sessão em setembro.
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Iniciar uma sessão no windows com uma conta deverá seguir esse mesmo prcedimento?
Pelo menos na primeira vez sim
Uma vez que o Dispositivo que tem a conta Microsoft, fica registado na conta como dispositivo de confiança após concluir a configuração, se for feito o login do mesmo equipamento com frequência, tal não deverá ser necessário.
Nada de estranhar! A segurança obriga a complexificação dos processos!
Ops, procedimento.
Humor!
Alguém sabe como ativar as onetime passwords?
O sistema deles é confuso como tudo.
Tinha o meu tlm registado para recuperação de conta há anos.
Entretanto, sempre que fazia login com o browser era obrigado a mudar a password porque tinha “demasiadas tentativas de recuperação de password”. Eu não as fiz, mas já sabemos que é possível. No entanto, nunca nada entrou na minha conta. Contactei o suporte e aconselharam-me a adicionar um número de telefone e a ativar a autenticação de dois fatores que nunca mais teria esse problema. Ativar a autenticação de dois fatores foi um desatino. Como o número de telefone já estava registado para “recuperação” não podia ser usado para autenticação de dois fatores. Para isso, precisaria de outro número ou outro email para autenticar e depois podia ativar com o mesmo número. Lá tive de usar um email de trabalho, ativei (depois de algumas cabeçadas) para o meu único tlm. Agora não me deixa remover o email que adicionei e já me tem pedido para me autenticar com esse email. E nisto tudo, continuo a ter de alterar a pass, mas só se entrar pela web. Usado uma app (não microsoft) no tlm ou a xbox, não tenho qualquer problema… enfim, um desastre como sempre na Microsoft.
Depois que a lei de protecção de dados foi implementada nunca mais me senti seguro….bombardeado mil vezes mais com esquemas fraudulentos e spams e publicidade em barda….a juntar a isso a “treta” dos métodos “modernos” de autenticação de segurança que me “obriga” a ter comigo o “tijolo”….
Nunca me senti tão inseguro como agora. Mas está fácil de ver: quanto maior a “segurança ” mais aguçado fica a necessidade de a quebrar…..
Eu cá não tenho problemas com isso, tenho as minhas passwords e respostas de segurança todas apontadas num papel, num ficheiro no PC e outro no telemóvel.
Há 2 dias que não consigo entrar no meu email, estou tentando frequentemente e nada.
Para gente de 66 anos que não domina as novas tecnologias isto está a tornar se um inferno.
Pensei que poderia ser até problema com o PC, mas consigo entrar em outros sítios, mas hotmail….é que nada.
Por favor expliquem minuciosamente o que fazer para pessoas com mais dificuldades a nivel informático possam continuar a usufruir dos serviços.