É o fim? Internet Explorer cai 50% em apenas um ano
Com o Windows 10, a Microsoft apresentou também o seu novo browser, preparado para melhorar e fazer esquecer o que o Internet Explorer foi durante muitos anos.
Embora pareça que os utilizadores se recusam a abandonar o Internet Explorer, continuando a usá-lo no dia-a-dia, este está a caminhar para o fim, tendo registado uma perda de mais de 50%.
Os mais recentes dados da Net Market Share mostram que, no mundo dos browsers, muito anda a ser mudado. Não vamos falar do domínio absoluto do Chrome, que é hoje um dado adquirido e que parece que se manterá ali por muitos anos.
Falamos sim do, tantas vezes vaticinado, fim do Internet Explorer que, mesmo com várias acções da Microsoft, se recusa a desaparecer e a deixar de ser usado.
Os dados apresentados mostram que, no último ano, o Internet Explorer perdeu mais de 50% da sua quota, estando agora nos 20,84%, isto depois de começar 2016 com 43,82%.
No caso do Edge, de quem se esperava muito mais por estar nativo no Windows 10, o cenário é ligeiramente melhor. Este browser não perdeu terreno face aos meses anteriores, estando agora com 5,33% de quota de mercado, tendo começado 2016 com 3,07%.
Tanto o Chrome como o Firefox continuam a crescer, com o browser da Google a reclamar já mais de metade do mercado. Estes browsers apresentam 56,43% e 12,22%, respectivamente.
A Microsoft tem tentado mostrar aos utilizadores que o Edge é o browser que necessitam, nem sempre com o sucesso esperado, mas, mesmo assim, este não tem conseguido cativar.
Fonte: Net Market Share
Este artigo tem mais de um ano
pode ter defeitos mas uso o chrome. agora o windows 10 ter ainda 2 browsers incluídos não sei porquê. melhoravam mais o edge e matavam de vez o ie
O ie esta tao penetrado no sistema que sera praticamente impossivel remover a certo prazo
para trabalhar em sites como o das finanças é o melhor.
Para mim o firefox substitui bem o ie.
E depois usavas o IE nos sites que precisas de que forma?
O problema esta nos sites que apenas suportam o IE!
o bom é que a Microsoft dá sempre um tiro no próprio pé, a política de não ouvir os programadores e seguir os suas obsoletas ideias ultrapassadas esta a ter os resultados
Porque o IE tem certas dependências e e funcionalidades que a MS não quer meter no Edge. O Edge é futuro, o IE é passado. Como os sites atualmente ainda existem muitos no passado, o IE tem de continuar a existir.
Na verdade, se você for em Configurações, Aplicativos, Aplicativos e Recursos, Recursos Opcionais, você vai ver IE e o WMP que são dois apps que podem ser desinstalados
Olá, Sou Charlie Lima, brasileiro, 30 anos, e recente mas muito fã de Linux (meu comentário não tem nada a haver com o post em questão), mas gostaria de saber quando pretendem continuar com o tutorial “Linux pra Totós”?????? – Mencionam que iria até o número 100, mas só encontrei até o número 32, por favor, deem continuidade ao projeto.
Alguma previsão para modernizar a app Android do pplware? Até mesmo ver vídeo e coisas assim. Abraço
Já agora, também a de w10M
Mesmo “morto” tem no mínimo o triplo de users que o safari tem….
Se considerarmos mobile e desktop, o safari tem uma quota de quase o dobro do IE. Lembro que em novembro de 2016 a navegação na internet em dispositivos móveis ultrapassou a utilização em desktops sendo por isso actualmente mais relevante (statcounter).
Nesse caso sim, mas mesmo assim o safari continua a ter uma cota inferior a 2%
Não.
O safari tem uns 15% de share global, pois é muito usado em tablets e smartphones.
O ie tem os dias obviamente contados, o Edge tem o futuro periclitante – quase todo o terreno perdido pelo ie parece estarem a ir para Firefox e principalmente chrome.
O crescimento do Edge tem sido um erro de arredondamento.
Atendendo a que algumas coisas funcionam com o ie apenas (Silverlight por ex), não me espantava que na prática o Edge desapareça primeiro que o ie – o que seria estranho mas na minha opinião possível.
Até q em fim a morte muito desejada pela maioria dos programadores
<! —
Eu uso o Chrome no W10 e notei que as vezes esta travando. Entro no Edge e funciona. Acho que o Windows 10 esta sabotando o Chrome para tentar empurrar o Edge.
A Google é que se está a auto-sabotar… azares,,,
Uso o Edge, e a nível geral está muito bom.
Apenas precisa de umas alterações aqui e ali, e fica perfeito. Chrome só em ultimo recurso quando algo não funcione no IE ou Edge, o que é raro
Mudei para o Edge à coisa de 3-4 meses e agora é impensável mudar para o Chrome ( a não ser que algum website assim o obrigue).
Edge está longe de estar completo ainda falta muita mas mesmo muita coisa que o Chrome tem, nomeadamente:
– Selecionar textos precisamente com Shift + setas
– Ecrã Completo
– Abrir Imagens em Novo Separador
– Performance de Múltiplos Separadores (é comum criar uma nova janela quando se quer mover um separador)
– Personalização (considero os ícones demasiado grandes, o que sem a funcionalidade Fullscreen torna a visibilidade do conteúdo na janela, menor – para quem tem monitores de baixa resolução)
– Fluidez
Mais importante de todas falta a SINCRONIZAÇÃO em tempo real com o telemóvel! Sincroniza quando lhe apetece.
Posto isto, a diferença que notei foi que o Edge parecia mais lento com o Chrome a abrir as páginas mas fiz uns testes caseiros e vai tudo dar ao mesmo, só que enquanto no Edge demora uns meros segundos extras mas carrega a página completa, no chrome aparece de imediato a página mas só depois vão sendo carregadas as imagens .
7/10
Entao quais sao as vantagens do Edge em relacao ao Chrome.
– Mais separadores abertos sem quebrar a performance (Não confundir com o que escrevi acima que acontece quando se tenta organizar os mesmos!)
– Vista de Leitura!
– Desenhar/Escrever em qualquer página com as notas Web.
– Sincronização com o telemóvel (Sim nem sempre funciona, mas funciona lol)
Mais importante: Qualidade de imagens e vídeos inacreditavelmente melhor em relação ao Chrome.
Está longe de ser um produto acabado e já me dá imensas garantias, portanto quando atingir o patamar de produto acabado não tenho dúvidas que irá rivalizar com o Chrome.
Mas o objetivo da ms é mesmo acabar com o IE, onde está aqui a novidade? O Edge vai ganhando terreno aos poucos.
Curioso é o facto do Safari ter perdido mais de 1% na sua tão reduzida quota… que eu saiba a Apple não o quer “matar”.
Opera é o mais seguro! Utilizo Firefox e Chrome também.
Tendência é ele cair de uso mesmo ao longo dos próximos anos a MS quer motivar o uso do EDGE
Opera Windows, Chrome Android.
A noticia também podia ter sido Edge cresce quase 100% num ano 🙂
Poder podia, mas seria pouco informativo e enganador, porque uns 95% dos utilizadores que abandonam o ie não vão para o Edge.
Na prática o ie está a desaparecer em velocidade acelerada, o Firefox tem aguentado, o Chrome domina e o Edge é pouco mais do que o grupo dos outros (ao qual pertence o browser onde escrevo isto).
Se dissessem que o Edge creseu 73% num ano não seria enganador.
Nem os comentadores estão interessados.