Intensificam-se os rumores sobre mais um dispositivo Surface
Depois de anunciado o fim do Windows 10 Mobile, muita tinta tem corrido sobre um dispositivo Surface que possa vir a ser inserido numa categoria similar à da antiga gama Lumia.
São vários os rumores sobre o hipotético Surface Phone e muitos deles vão ao encontro das últimas declarações proferidas por executivos da Microsoft e pelo próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella.
Satya Nadella tem afirmado que a Microsoft não vai lançar um dispositivo que esteja dentro da categoria "smartphone" completamente dominada pelo Android e iOS. Ao longo dos últimos anos foi isto que a Microsoft tentou com a gama Lumia e os resultados nunca foram expressivamente positivos, levando até à extinção dos modelos.
No entanto, o CEO da Microsoft não abre muito o jogo sobre o assunto e outros executivos da Microsoft não têm feito declarações comprometedoras. Todavia, isto não quer dizer que não haja informações sobre tal dispositivo. Ao longo das últimas semanas temos tido acesso a vários rumores, uns fundamentados com patentes e declarações, sobre este equipamento.
Os únicos parâmetros que estão praticamente garantidos é que, a lançar algum equipamento deste estilo, será um equipamento destinado a um nicho de mercado devido ao seu conceito e com um preço alto. Segundo o que tem sido noticiado, anda a ser desenvolvido na Microsoft um dispositivo com nome de código "Andromeda" que nos remete logo para a plataforma que pretende unir ainda mais o núcleo do Windows 10 e de todas as suas variantes.
Tal equipamento poderia também estar associado a uma fusão de conceitos, quiçá uma fusão entre smartphone e tablet mas com um poder e capacidade ao nível de um computador, potenciado pelos processadores ARM da Qualcomm e a executar Windows 10 on ARM.
Quanto ao próprio conceito, os indícios apontam para um dispositivo dobrável equipado com dois ecrãs táteis a trabalhar em conjunto, algo idêntico ao conceito Courier desenvolvido há uns anos mas que não viu a luz do dia. Tal protótipo já foi patenteado anteriormente pela Microsoft e mostra uma dobradiça idêntica à do Surface Book que permitiria usar o dispositivo em formato "telemóvel" e formato "tablet", conforme a necessidade do utilizador.
Para além disso, estão a ser concebidas aplicações e ferramentas destinadas a explorar todo o potencial deste ecrã duplo do dispositivo ilustrado na patente. Um periférico "obrigatório" na gama Surface Pro e que estaria disponível neste caso é a Surface Pen, que elevaria a produtividade deste equipamento devido às suas caraterísticas que conquistaram os utilizadores de outros dispositivos da gama Surface.
A colaboração de Alex Kipman, elemento importantíssimo no desenvolvimento do Kinect e dos HoloLens, leva a crer que a Microsoft poderia estar a adicionar neste aparelho certos elementos de realidade aumentada e virtual, sendo os rumores mais ambiciosos apontam para um ecrã com projeção holográfica a marcar presença neste equipamento.
Como é expectável, não há muita informação concreta e concisa sobre o hipotético dispositivo Surface mas estes rumores apontam para o que tem sido exposto pela Microsoft: um dispositivo que se afastasse do mercado de smartphones e que fosse algo único no mercado, criando novamente uma tendência e categoria de equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
Gostava que o windows continuasse presente nos smartphones. O que não correu bem com o windows mobile foi a falta de aplicações de suporte ao sistema, porque este em nada é inferior ao android. Mas não creio que um dispositivo híbrido possa vir a relançar a marca no mercado. Como disse, bastava existirem aplicações no windows para ganhar utilizadores, não é uma questão de dispositivos, que o android tem aos milhares, dos excelentes aos detestáveis.
Dois écrans separados não me parece bem. Melhor só um dobrável.
O surface morreu pois n se vende , um iPad Pro faz muito melhor por metade e nunca tem blue screens ou problemas de drivers
Sabes o que escreves?
Estamos em 2017, não em 1995.
Já usaste algum? Não tenho qualquer problema com o Surface, nunca tive blue screens desde que o tenho e acrescentando o facto de ter windows 10 noutras máquinas, posso dizer que também nunca tive nenhum desses problemas. Drivers? Idem, tudo funciona à primeira sem problemas. O iPad Pro tem um SO móvel, não está sequer na mesma categoria que os Surface.
Pois, não se vende. Certo. Por acaso vê televisão, nomeadamente os blocos noticiosos?? É que os pivôs, e é transversal aos 3 operadores em Portugal (RTP, SIC e TVI) utilizam SURFACE. Deve ser para exibição apenas. Afinal, o iPad pro custa metade do valor…..
Mais um Techmanja especialista especializado em especialidades! Está a falar da famosa tentativa de meter um iPad Pro a fazer o mesmo que um Surface Pro 4 ou Book faz!
Mostra lá as métricas que dizem que o Surface não se vende. Lá porque o site X diz tem que ser verdade. Enfim, podia continuar mas fiquei sem pipocas!
Oh Helder, és sempre o mesmo agitador clickbite…
LOLOLOL. Gostei desse teu sarcasmo (espero bem que tenha sido sarcasmo, pois nao da sequer para comparar dois equipamentos de classes distintas. O Surface e muito mais ue um tablet, e um computador com o total das suas capacidades, o iPad e apenas um simples tablet com todas as limitacoes a que a Apple nos tem habituado). E nao venham com a merda das desculpas esfarrapadas, eu tive Apple, iMacs num passado longiquo, iPods, um iPhone pessoal, um iPhone da empresa, dois iPads da empresa, e a conclusao e: desde o meu primeiro Apple ate aos dias de hoje muito pouco mudou no universo Apple em relacao a limitacoes de Software, iPad e definitivamente muito inferior a qualquer Surface, os equipamentos Apple teem vindo a piorar em qualidade de fabrico e ha muita marca barata Chinesa que consegue fabricar equipamentos muito mais robustos e fiaveis a precos muito mais baixos.
Ha uns anos atras achava piada a Apple, embora nao achasse que valiam o preco pedido, mas agora acho mesmo uma marca ridicula com politicas ridiculas.
Falando do artigo: Venha de la esse Andromeda ou seja la como se ira chamar, se realmente for o que se diz, irei com certeza adquirir um, ate ja tenho uns trocos de lado para ele e possivelmente um HoloLens, espero que a MS nao se estique muito nos precos, estou diposto a gastar ate 5000/6000 nas duas coisas, mas nao mais que isso.
Eles vão lançar de certeza algo so para o mercado empresarial
Eu acredito na MS, seja lá com o que for que faça a intermodalidade entre dispositivos. Manter dispositivos lumia no mercado devia ter sido o correcto. Este é o momento em que entendo que o w10m está em coma.
Por outro lado sinto-me poderoso com o meu L650. Que nunca me deixou mal. Vou ver quanto vale