Falta de espaço no Windows 10? 5 ferramentas para o ajudar
O Windows 10 é provavelmente o sistema operativo mais evoluído da atualidade! No entanto, em alguns aspetos, outros sistemas disponibilizam ferramentas bem mais completas e intuitivas, como, por exemplo, o gestor de discos.
Se quer saber o que ocupa mais no seu disco, através de uma interface gráfica bastante intuitiva, conheça 5 ferramentas para o efeito.
#1 - WizTree
Para evitar uma crescente desorganização e perda de controlo ao nível do espaço em disco, uma das nossas sugestões é o WizTree. Esta é uma ferramenta cujo objetivo passa por nos ajudar a encontrar quais os ficheiros e pastas que mais espaço ocupam nos nossos discos.
O WizTree está disponível para Windows XP, Vista, 7, 8 e 10 e a interface é simplesmente fantástica. Com o WizTree podemos ainda criar um ficheiro .csv com a informação que temos em disco.
#2 - HDGraph
O HDGraph é outra interessante ferramenta para saber quais os ficheiros que mais espaço ocupam no seu disco. Apesar de não ter tão completo como o WizTree, é sem dúvida uma boa ferramenta para ter no seu Windows. Ao carregarmos numa área, conseguimos obter informação mais detalhada.
#3 - RidNacs
Apesar da interface gráfica não ser tão intuitiva como a das ferramentas apresentadas anteriormente, o RidNacs cumpre bem o objetivo a que se propõe. Com esta ferramenta podemos saber qual a percentagem de ocupação de um diretório no disco, guardar essa informação em XML, HTML, CSV e TXT.
Esta ferramenta funciona em várias versões do Windows, incluindo o Windows 10.O RidNacs é extremamente simples e rápido de usar. Conseguem facilmente ter informação do estado de ocupação de todo o disco rígido, drive de rede ou de uma pasta em particular.
#4 - Spacesniffer>
Tal como o nome desta app sugere, o objetivo é “localizar” a ocupação de espaço em disco. O SpaceSniffer é uma aplicação que varre o disco de ponta a ponta identificando graficamente espaços ocupados pelos diversos programas, drivers e outro tipo de ficheiros.
#5 -TreeSizeFree
Por fim a nossa sugestão vai para o TreeSizeFree. Esta ferramenta permite-nos saber, por exemplo, qual o diretório ou sub-diretório que mais espaço ocupa, cria uma mapa 2D e 3D da alocação dos ficheiros, disponibiliza vários filtros entre muitas outras informações.
E são estas as nossas sugestões para hoje. Se conhecerem outras ferramentas do tipo, deixem nos comentários o nome. Com estas ferramentas é certamente muito mais fácil gerir o espaço em disco. Experimentem e digam-nos de qual gostaram mais.
Este artigo tem mais de um ano
Mais algumas dicas, não instalem porcaria que não usam.
Outra dica muito importante e qual aconselho é removam tudo o que tenha haver com iObit aquilo é só bloatware. O advanced system care é uma treta total, aquele “anti-malware” nunca detecta nada, o limpador de registos não presta.
A própria EMPRESA Malwarebytes classificou a iObit como adware / PUP e têm toda a razão, aquilo é pura ilusão.
Tudo o que fazes no iObit advanced care fazes no Windows manualmente e está disponível e acessível a todos.
Cuidado com o limpador de registos depois admiram se de terem falhas ao abrir X ou Y programa ou de terem corrompido algum ficheiro importante!
Quem avisa vosso amigo é, basicamente iObit = só para consumir memória e CPU.
Até um limpador básico serve e faz muito melhor que isso.
Não precisas de instalar. Grande parte são “portable”
Bom conselho, já agora, acrescentas o ccleaner a essa lista?
O CCleaner se for usado com cuidado sim, mas ainda assim não recomendo, desde que foi comprado pela Avast, é preciso ter cuidado eles instalam o antivirus dele digamos a “suite” se não tiveres atentos as caixas marcadas, ou as letras pequenas.
Recomendar, não recomendo. Recomendo é que uses uma versão portable (portatil) e verificar bem se não tem o Avast marcado para instalar.
Recomendo antes algum destes
https://privazer.com/ (desativa a limpeza de registo e/ou defragmentação de registo / regedit)
https://www.bleachbit.org/ (mais clean e sem grandes confusões, recomendo!)
O Privazer é muito melhor que o CCleaner na minha opinião, faz coisas que o CC não faz.
@Pedro Pinto, mas não é essa a questão. A iObit não presta, tudo o que tem la dentro é bloatware / PUP, se fores ao forum do MalwareBytes ou pesquisares no google, a MalwareBytes classificou a iobit como um programa “PUP” totalmente desnecessário.
Alem disso recolhem muitos dados, oferecem ferramentas que não fazem praticamente nada a não ser alterar o visual do Windows e o newbies caiem nessa ilusão e dizem “WOOOW realmente esta mais rápido” claro que esta, ao desactivar algumas funções do Windows faz com que ele fique menos pesado, no entanto continua tudo na mesma!
Se houvesse optimizadores que realmente funcionam como a iObit utiliza na sua homepage onde diz acelere o seu pc, optimize. Não achas que todos os tecnicos e experts de TI em Windows Server ja teriam gastado bilhões ou milhoes em vez de ir comprar novo hardware ou novos servidores!? A industria “Empresarial” agradecia era menos dinheiro que gastavam em novos servidores, quando os mesmos estivessem obsoletos a nivel de Hardware.
além disso, fujam do Bootspeed, vai provocar problemas de segurança ao utilizador “distraido”, então ele sugere que o windows passe a fazer login automático, não peça password depois do modo sleep… mexe com o ambiente do windows, como mudar icons e temas…
a auslogics tem uma imagem muito interessante no seu site: mostra-te uma imagem muito bonitinha de umas engrenagens limpinhas e brilhantes… quando elas precisam de estar embebidas em Oleo para serem lubrificadas ou irão partir devido à fricção… essa imagem ilustra bem a auslogics e todos os outros programas do genero, é tipo a imagem, são tão bons mas tão bons que até o oleo do motor te limpam…
sabem quando é que se limpa o oleo do motor? quando o motor já não vai ser mais usado, porque se lhe tiras o oleo e continuas a usar, o motor parte.
é uma comparação que não tem nada a ver uma com a outra, mas entendedores entenderão.
Lá está… Mas olha que a iobit é pior.. Recolhe muitos dados e muitos desses dados passam a ser spam. Já me aconteceu registar o meu email e horas depois recebo spam de produtos alheios a iobit.. Estranho não é? Não. Eles recolhem e vendem.
Não gosto nada e desaconselho o Ccleaner vai pelo mesmo caminho, desde que a Avast comprou é : instalações silenciosas e escondidas de produtos da Avast.
Não é ao acaso que a maioria dos que apanham vírus e malware em fóruns de segurança são utilizadores Avast/AVG.
O Avast da uma bonita imagem mas deixa passar muita porcaria. 😉
eu não uso nada da iobit, o mais parecido será a auslogics, mas os programas em separado que eles têm, como o duplicate files finder, que me ajuda bastante porque eu crio muitas versões da mesma coisa no meu computador. desses não tenho queixa, se enviam muita informação não sei, mas ao menos não me incomodam com publicidades.
Very good article 🙂
mais umas ferramentas que podem dar jeitinho
Uso o Windirstat. com este artigo fiquei a conhecer o Wiztree. muito parecidos estas duas ferramentas. Alguem sabe me dizer se existe alguma relação entre elas?
Tenho a mesma dúvida, também me chamou a atenção o WizTree pelas parecenças com o WinDirStat
Ferramenta built-in -> WinKey + R -> cleanmgr.exe
Ferramenta c/GUI-> WinDirStat
Ou então o amigo DU (sysinternals)
A meu ver, mais simples, fiáveis e servem para o efeito.
Já testei esses todos mas para mim nada bate o TreeSizeFree, que dá muita informação, de forma mais eficiente e muito rápida.
Aqueles gráficos do WinDirStat e do WizTree não me dizem muito.
Psssss, instalar Windows 10, sem espaço no disco, imagina como anda a memória, win 7 volta