E o último software Open Source da Microsoft é… a Calculadora
Nos últimos anos a aposta por parte da Microsoft em produtos Open Source é mais que evidente. Um bom exemplo é a plataforma cloud Azure, onde grande parte das plataformas é Open Source. Em 2017, 40% das das máquinas virtuais da plataforma Azure tinham como sistema base o Linux.
Recentemente a gigante do software passou a disponibilizar o código fonte da popular calculadora do Windows.
A Microsoft passou a disponibilizar o código fonte da sua calculadora no GitHub sob a licença MIT. O objetivo é que os programadores usem o código fonte para desenvolver novos projetos, novas interfaces, novas funcionalidades, etc.
De referir que o código disponibilizado não é de nenhuma versão antiga da calculadora. O código é da calculadora que vem com o Windows 10 segundo revela a própria Microsoft.
Quem quiser espreitar e usar o código da calculadora pode fazê-lo aqui. A Microsoft irá avaliar todas as contribuições antes de as implementar no sistema.
De acordo com a Microsoft, ao libertar o código da calculadora "os programadores podem aprender com o ciclo de vida de desenvolvimento da Microsoft assim como reutilizar o código para criar as suas próprias experiências”.
A Microsoft é atualmente a maior [empresa] apoiante de open-source à escala mundial.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Esta fez-me rir.
+1
Já disse,
O Windows vai virar Linux um dia.
Essa aproximação do mundo open source, o fato de está abrindo código… Uhmm… Azure, IoT… Hmmm
Só isto diz tudo, se tivesse lido o artigo …
” A Microsoft é atualmente a maior [empresa] apoiante de open-source à escala mundial.”
e não é de agora, as parcerias já tem 15 anos
Só que agora está mais open source do que nunca. Só falta abrir o código do DirectX. Não ouviu falar do MSIX? Pois deveria…
@Luis O maior medo dos fanboys é ver a MS virar Linux. Aí não poderão vir em comentários como estes falar que Linux é um lixo, pois estarão a usar Linux no seu amado Windows. Isso quando não usam no Android e nem sequer sabem.
Ser open source não quer dizer que seja Linux!!!
Não percebes nada do que é open source, pois não?
Ah, sério? E percebes tu com o nome “Cortano”? Por favor.
“Ser open source não quer dizer que seja Linux” says the Mr Obvious.
Se é tão óbvio ainda menos percebo o teu comentário com referência ao Linux.
Coitado dos fanboys já estou rindo deles kkkkkkk
@Rafael: Há fanboys e há fanbois, tu pareces-me o último. Que tenhas um bom dia, fanboi aziadinho adorador de Pinguins :)))))
O Windows 10 já corre aplicações do Linux, portanto, de certa forma aconteceu exatamente o contrário.
O que acontece é que, e estão aí os smartphones para demonstrar que o que interessa são as aplicações, não o sistema operativo. Pessoas que ainda falam em guerras de macOS contra Windows, ou Linux contra Windows vivem no passado e ainda não perceberam que o melhor SO é aquele que permite aos seus utilizadores sair da frente e deixá-los fazer o que eles querem.
No fundo sempre foi esse o grande objetivo da Microsoft, não é por acaso que hoje em dia as grandes áreas da Microsoft são o Azure, o Office e o gaming. Nota que o Windows nem sequer aparece na lista.
A grande diferença é que desde o Satya Nadella subiu a CEO passaram a usar a cenoura em vez do pau, dantes queriam forçar toda a gente a usar o Windows com ameaças, truques sujos e até processos judiciais, agora querem que as pessoas voluntariamente usem o Windows, porque o Windows lhes permite fazer tudo o que querem, e com muitos melhores resultados.
Olha a Microsoft finalmente percebeu que a melhor forma de ganhar dinheiro é por serviço (como a Google faz) então para o usuário final pouca importa se o Windows é Linux ou não o Android estar aí para confirmar, a única coisa que acho que a Microsoft não deverá abrir é o seu DirectX, porte de programas (como o Office para outros S.O já vem acontecendo)
Pode não ser tão rápido Windows ser tornar uma distro Linux (Ou um sistema operacional OpenSource) deverá acontecer, claro aos poucos o Windows irá migrar para se tornar um sistema operacional opensource (A única que acho dificil é abrir o código do Directx no máximo portar para outros sistemas operacionais), quem conhece o MSIX sabe o que estou falando.
Agora só falta criar vergonha na cara e liberar o NTFS para os usuários poderem acessar o sistema de arquivos.
Deveriam abrir o Microsoft Money, ai sim seria um a baita vantagem.
Quando há falta de inovação …
Como deixar a barra transparente (praticamente invisível) no Windows 10, igual na imagem desse artigo?
ailton o google serve para isso mesmo, mas já percebi que tu és daqueles que prefere que sejam os outros a ter o trabalho. Hoje tens sorte porque me apanhaste bem disposto. Ai tens: https://www.youtube.com/watch?v=gv-Sb0S0f_o
E ainda tens também outra app que podes descarregar diretamente através da Loja do Windows, que poderás encontrar aqui: https://www.microsoft.com/pt-pt/p/translucenttb/9pf4kz2vn4w9?rtc=1&activetab=pivot%3Aoverviewtab