Dica Windows: Aprenda a desativar a reserva dos 7GB para atualizações
Como revelamos recentemente, a próxima versão do Windows 10 vai reservar pelo menos 7GB para guardar atualizações. A Microsoft parece querer "mandar" no sistema dos utilizadores o que pode criar alguns inconvenientes.
Felizmente o próprio sistema operativo Windows permite que se desative esta reserva de espaço em disco...apesar de não ser um processo muito acessível. Saiba como o fazer.
Agora que sabemos que as futuras atualizações do Windows 10 irão reservar, no mínimo, 7 GB de espaço em disco rígido, é altura de procurar uma solução para quem pretender evitar tal ação.
Embora esta reserva de espaço em disco apenas aconteça atualmente para utilizadores inscritos no programa Insiders (Fast Ring), para breve estará disponível o lançamento público da nova versão 1903 do Windows 10 que trará tal novidade.
O problema é que nem todos os sistemas têm 7 GB de espaço disponível para reservar e, além disso, esse espaço pode ser utilizado para guardar informação do próprio utilizador.
Como desativar a reserva dos 7GB para atualizações
Para desativar tal "funcionalidade" do sistema basta abrir o registo do Windows e depois entrar em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ReserveManager. Em seguida ir a ShippedWithReserves e depois duplo clique na chave ShippedWithReserves. No valor mudem de 1 para 0.
Depois de realizada esta configuração, reiniciem o PC para que a reserva de espaço em disco seja desativada. Após reiniciar, podem validar a configuração indo a Definições > Armazenamento e verificar o espaço reservado em memória para atualizações.
Este artigo tem mais de um ano
Se calhar reserva 7 GB por alguma razão válida, não? 🙂
Deixa esse tipo de comentarios de fora.
Se quiseres saber muito bem, mas nao faças comentarios desnecessários como este.
E qual será essa razão válida ?(que não seja para a Microsoft)
7 GB ainda e muito, faz um backup automático antes de atualizar? E que não faz sentido esse tipo de reserva.
A reserva é para manter a última cópia de segurança (caso apareça algum problema) e para ter espaço para o próximo update.
Com discos de 32gb, é normal ficarem sem espaço para updates e acabam a apagar a cópia de segurança… acontece algo, precisam de reinstalar tudo.
É para os discos pequenos não usarem o espaço todo e deixarem de receber updates ou não poderem criar pontos de restauro. A maioria das pessoas que tem discos de até 128gb, acabam por os encher e tem menos de 3gb livres. Quando ficam sem espaço, removem as cópias de segurança e pontos de restauro para ganhar espaço… acabam por o ocupar e o update seguinte não é possível de instalar.
Ficando com o espaço reservado, a última cópia de segurança e o último ponto de restauro estão protegidos e só podem ser removidos por quem o saiba, assim como há espaço para um GRANDE update que apareça.
Para todos os updates, que incluem os grandes.
Sim, desactivem e depois queixam-se que ocorrem erros com as actualizações.
Quando lhes acontecer, vão culpar a microsoft e vão a correr comprar um Imac. 😀
Aqui para mim, nao apareceu a chave ReserveManager
Espera pelo próximo, grande (5,4GB) update da versão. Nessa altura já aparece no armazenamento aquela opção e a chave também lá estará.
Nem todas as máquinas estão a receber já essa versão.
Por acaso pensei que a Microsoft iria voltar a usar a opção “secreta” que apareceu no XP que permitia ter uma partição, escondida, onde ficavam arquivadas as cópias de segurança e onde se podiam guardar instaladores dos principais programas, para o caso do computador bloquear, bastava iniciar o reparador e usar o que estava naquele espaço.