Andromeda OS: Conhecidos os planos do sistema que ia ser o herdeiro do Windows Phone
O passado da Microsoft mostra que esta teve um papel importante no campo dos smartphones. Com o seu sistema próprio, a gigante do software quis dominar o mercado e para isso conseguiu puxar a si a Nokia e todos os seus ativos.
A verdade é que este cenário acabou por morrer e a Microsoft focou-se noutras áreas mais importantes. Agora, e fruto de uma fuga de informação, surgiu o que era o sistema herdeiro do Windows Phone. Falamos do Andromeda OS, que esteve para vir a público com o Surface Duo.
Microsoft criou o herdeiro do Windows Phone
Ao preparar o Surface Duo, a Microsoft quis apostar nos seus sistemas. Este smartphone com dois ecrãs, mas não dobrável, acabou por ser lançado com o Android, mas não sem antes surgirem rumores do Andromeda OS.
Esta proposta da Microsoft acabou por não se tornar real, mas isso não impediu de surgirem algumas versões de testes. Estas estiveram limitadas aos funcionários da gigante do software, mas agora acabou ser revelada uma destas versões de testes.
Novidades do Andromeda OS ficaram no Android
O que o site Windows Central revelou acaba por mostrar tudo o que a Microsoft conseguiu criar para esta versão. Destacam-se vários elementos e que iriam melhorar ainda mais o Windows Phone, que acabou por morrer com o tempo e com a falta de desenvolvimento da Microsoft.
Um dos grandes focos parecia ser o ecrã de bloqueio. Para além da informação útil presente, havia também a possibilidade de tomar notas diretamente nesta área do Andromeda OS. Outra presença importante era a Cortana e a sua possibilidade de interação.
Surface Duo acabou por seguir outro caminho
Outra grande parte deste sistema estava focado na sua utilização e na possibilidade de usar gestos para o gerir e interagir. Estes podem ser vistos em quase todas as áreas, desde as apps até à sua interface, nos seus elementos.
Do que podemos ver, muito do trabalho realizado acabou por ser aproveitado para várias áreas. Falamos da versão Android que acabou por acompanhar o Surface Duo e até o próprio Windows 11. O Andromeda OS acabou por não se tornar uma realidade, mas todo o trabalho realizado foi aproveitado e é hoje usado em vários lados.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Windows Central
Neste artigo: Android, Andromeda OS, Microsoft, Surface Duo, Windows Phone
Um dos melhores sistemas operativos de todos os tempos, acabou por ficar pelo caminho porque a Microsoft entrou numa aspiral de projetos inacabados.
Não, a Microsoft acertou em cheio mas chegou muito tarde ao mercado. Não teve hipótese e cedo perceberam isso.
Concordo com o Mindo… falhou apenas porque nas lojas não tinhas quase escolhas.
Porque a Microsoft nunca deu muita atenção, os SO’s sempre foram inacabados e depressa começaram a retirar APPS em vez de adicionar.
Também falhou quando prometeram diversas coisas, como porting de apps do Android e nunca chegaram.
Sem dúvida, para além de terem mudado a plataforma aquando do WM10 o que forçou empresas como a Here a não atualizerem as suas apps…
Pois foi, até APPS deles, como Radio, Camera nunca ficou 100% acabada, MixRadio
Sem dúvida o melhor.
Falhou nas apps .
Lembram do Palm OS, rodava tudo, tinha word, tocava música, assistia vídeos, editava textos, emulava jogos (zerei vários nele) e morreu. Os sócios brigaram e se perderam no tempo. Hoje está nas TV´s LG. Eu queria mesmo é um windows no meu celular, para ter as mesmas funcionalidades do PC, mesmo que pra usar tivesse de usar na tomada e quando tirasse, voltasse a ser um celular mais limitado.