Microsoft diz ter 330 milhões de dispositivos ativos a usar o Edge
O Edge é a grande aposta da Microsoft no segmento dos browser. Lançado juntamente com o Windows 10, este browser tinha a difícil tarefa de suceder ao Internet Explorer e à fama herdada. No entanto, mostra ser um browser bem mais evoluído e aprimorado do que o Internet Explorer e tem recebido várias atualizações que trazem cada vez mais atributos para ser a escolha dos utilizadores.
Na edição deste ano do Microsoft Edge Web Summit, Charles Morris afirmou que o Edge é usado, mensalmente, em 330 milhões de dispositivos.
Comparando com os números apresentados na edição de 2016, o Edge mais do que duplicou a sua base de utilização, tendo em conta que no ano passado tinha sido anunciado que este era usado, mensalmente, em 150 milhões de dispositivos.
São números impressionantes e surpreendentes, mas as conclusões que retiramos destes resultados poderão ser um pouco falaciosas. Consideramos as fontes que afirmam existirem 1500 milhões de computadores ativos em todo o mundo.
Com um cálculo simples podemos conferir que o Edge é executado em cerca de um quinto, 22%, dos computadores em todo o mundo, independentemente do sistema operativo. Estes resultados acabam por contrastar com os divulgados mensalmente pelo NetMarketShare que afirmaram que o Edge tinha uma quota de utilização de 5,66%.
Microsoft Edge users are active on 330 million monthly devices! Tune in now to Edge Summit keynote https://t.co/ji5PQOQppb #msedgesummit
— Microsoft Edge Dev (@MSEdgeDev) September 13, 2017
Não obstante, isto não significa dizer que os dados da Microsoft ou do NetMarketShare estejam errados. A diferença está na abordagem retirada desses dados.
A Microsoft afirma ter 330 milhões de dispositivos a usar o Edge, mensalmente, mas não especifica com que quantidade ou se este é o browser predefinido destes 330 milhões de dispositivos.
Ou seja, basta que um utilizador assíduo do Google Chrome ou do Mozilla Firefox abra um endereço no Microsoft Edge e já estará a ser usado nesta estatística da Microsoft. Convém também salientar que o Edge é usado como leitor de ficheiros PDF no Windows 10, fazendo com que estes 330 milhões de dispositivos ativos mensalmente façam ainda mais sentido.
Por outro lado, os dados do NetMarketShare são baseados na base e quota de utilização dos consumidores e por isso acaba por ser um meio mais fidedigno para comparar o sucesso comercial dos browser.
De qualquer modo, são resultados muito positivos para o Edge, atendendo a que duplicou o número de dispositivos ativos em cerca de um ano. Isto mostra que a Microsoft está no bom caminho no desenvolvimento do seu browser e receberá ainda mais novidades na próxima grande atualização do Windows 10, a Fall Creators Update que será lançada dia 17 de outubro.
Costuma usar o Microsoft Edge? Qual o veredicto da sua experiência e como o compara com a concorrência? Deixe a sua opinião nos comentários!
Este artigo tem mais de um ano
Estou nesta estatística pois usei ele uma vez pra baixar o Firefox…
me two
Atenção que 330 não são para converter em euros! 330 milhões não são 66 milhões de euros, são 330 milhões de unidades!
I love Microsoft!
Eu uso bastante…os meus navegadores preferidos são o Edge e o Vivaldi.Durante alguns anos usei o Chrome e o Firefox…mas o Chrome fica a cada atualização mais “pesado” e o Firefox continua “parado” no tempo! O Edge é o meu browser preferido e em termos de segurança deixa TODOS os outros a “milhas”! Minha opinião…apenas isso!
Eu sou um deles.
O EDGE tem de facto crescido lentamente, mas a cada update começa a deixar Chrome e Firefox para trás.
Tenho usado também o Yandex e também é excelente.
Eu uso o Edge como substituto do Adobe Reader
Uso o Chrome pois fico com a navegação mais rápida do que se fosse com o Edge. Ainda ontem o meu pc esteve a fazer uma actualização e deu-me para ir experimentar o Edge novamente e pouco tempo depois ficou com a navegação lenta , demora a abrir paginas o que no Chrome não acontece com essa frequencia.
Uso no mobile e estou lentamente a mudar no desktop do Chrome para o Edge. Até me está a surpreender. Falta agora lutar contra hábitos antigos.
O Edge é um excelente Chrome downloader , mais nada.
O único problema é que o acho um bocado feio e por isso mantenho o Firefox no desktop. No portátil que é fraquito só uso Edge e é uma maravilha, além disso funciona perfeitamente com touch.
Será que os números do edge têm a mesma origem do número de users que o google plus tinha (antes ao criar uma conta gmail era-se automaticamente user do google plus, será que aqui acontece o mesmo, ao ser user do 10, automaticamente é-se user do edge).
E para ajudar, como o edge é o leitor de PDF predefinido, ainda “falsifica” mais os números.
E ainda o Edge é o único browser que a cortana usa, mais uns users “falsificados” para aumentar a estatística.
Pessoalmente uso o firefox mas quando a microsoft ou disponibilizar o edge no android ou começarem a aparecer telefones windows mobile novos, mudo para o edge, só não mudei ainda porque gosto de ter o browser sincronizado nos dispositivos todos.
Sem dúvida um excelente browser.
No entanto o pessoal anda viciado na lentidão do Chrome que até já se habituaram
Lento porque secalhar a tua máquina é fraquinha
Esqueceu-se de dizer que o Hotmail hoje parou de manha e ainda nem mexe para todos. Comigo os emails vêm aos pingos e só a partir das 9pm.
https://downtoday.co.uk/outlook-problems/
Uso diariamente a par do Firefox e estou satisfeito com as melhorias e o aparecer de mais extensões.
Sou daqueles que desinstalou o Chrome do PC, fartei-me da lentidão, do peso e das novidades anunciadas mas que eu não tirava partido por esta ou aquela razão.
Nas últimas atualizações houve melhorias no Chrome mas como cada vez mais sou anti-Google dificilmente volta ao meu PC (já há muito que não o uso para pesquisas e o e-mail é cada vez mais depósito de lixo).
Há outras soluções e menos intrusivas 🙂
Uso o chrome (main) e o firefox. É difícil para mim dar oportunidade a outro browser, seja ele o edge ou outro, quando estou bastante satisfeito com aqueles que uso diariamente. Nunca notei que o chrome fosse pesado mas tb é normal pois tenho um PC bastante potente. Como faço alguns trabalhos de frontend gosto tb do firefox que possui boas ferramentas para desenvolvimento. Talvez um dia destes perca a cabeça e experimente o edge… é bom que ele seja muito melhor que os outros para me fazer mudar de hábitos!