PplWare Mobile

ZorinOS 12.3: A distro Linux que tem cara de Windows


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

29 Respostas

  1. Allez says:

    Mas com coração e alma GNU/Linux!
    Boa distro para quem quer começar a aventurar-se e libertar-se de outros sistemas proprietários 😉

  2. Rui Carriço says:

    Mas se querem o OS que faz o que o windows, faz, corre o que o windows corre e seja igual ao windows, porque não instalar o Windows?

    • Dandan says:

      Privacidade
      Alternativas de ambientes gráficos diferentes
      Modus operandi do Linux ~ poder usar o terminal para baixar programas
      Maior poder de customização
      É grátis, não precisa pagar nem precisa de licença.
      Você é livre pra modificar totalmente o sistema e tem acesso ao código fonte do mesmo.
      Não é necessário usar antivírus, um firewall e navegador bem equipado já basta.

    • informado says:

      O Linux Zorin não tem nenhum software do Windows .. não corre nenhum software do Windows. O Wine é que pode correr software do Windows . Windows tem o pior código que já vi. Não há nenhum anti-vírus, anti-trojan, anti-worm, anti-rootkit, firewall que consiga deter o malware de atacar um computador com Windows…

      • André Fontes says:

        “Windows tem o pior código que já vi.”
        Já tiveste acesso ao source do Windows?! Sortudo!

      • Dandan says:

        Dizes isto pois não sabes usá-lo, sem contar que há a versão 3.0 já pré-instalada no Zorin diferente de outras distros. Use o site WineHQ e procure a aba AppDB e procure por jogos, programs lá.
        Outra coisa, existe uma versão bem superior ao Wine, porém poucos falam sobre por um simples fato: É paga.
        Chama-se Crossover. O Deepin é uma das únicas distros que a embarcam consigo, porém ele não tem 100% das funções disponíveis através da versão paga. Até GTAV eu consegui rodar via Crossover.

    • Franco lafayette says:

      O Windows é um time que entra em campo sem bola e sem gramado. A disputa é desigual. Quem vẽ e utiliza o Linux sabe a diferença.

  3. Dandan says:

    É uma excelente distro, muito podem chiar e falar que só uma mera cópia do Ubuntu… Mas se deve salientar que é uma cópia muito bem feita e estilosa… e claro, vem com o suficiente para o usuário comum. Eles não empurram um monte de programas inúteis como certas distros baseadas em KDE fazem como propaganda de seus programas em Qt.
    Outra coisa, quem tem um PC/laptop com “bad specs” e gostou do Zorin, eu sugiro que baixe a versão Lite que vem embarcada com Xfce ao invés do Gnome. É uma boa alternativa, o tema que a distro traz consegue embarcar muitos programas, como LibreOffice, navegador, file manager… Em outras distros, as vezes você instala um tema e o mesmo não fica embarcado na maioria dos programas.
    A versão nova, 12.3 também vem com o Wine 3.0 e suporte ao Direct3D 10 e 11 pra quem deseja rodar aplicações Windows no Linux.

  4. Flor says:

    Essa distro não é pouca bost* não
    Vejam: https://zoringroup.com/blog/2017/11/01/one-million-downloads-for-zorin-os-12/
    Isso foi em 2017… Imaginem agora =)

  5. Esperançado says:

    Não tem haver com o assunto, mas alguém pode dar informações sobre o site on9.com que a pplware faz propaganda. Obrigado.

  6. informado says:

    Linux Zorin é feito para quem vem de outros sistemas Windows ou Mac para o Linux. É para principiantes e não só. Para quem quer mesmo ter uma coisa muito semelhante ao Windows eu recomendo o Linux ChaletOs >>> https://sites.google.com/site/chaletoslinux/home . Se possível o PPLWARE poderia fazer uma análise ao Linux ChaletOS

  7. Jota says:

    Se não quero o Windows porque hei-de querer um Linux com aspecto do Windows?
    Sinceramente, não percebo….

    • Dandan says:

      Talvez porque usar Linux não signifique que você tenha que odiar a aparência do Windows. Se o Windows faz sucesso hoje, sua aparência também um fato importante. Eu por exemplo, não tenho ódio do Windows/Microsoft, apenas não gosto dos termos e condições e regras impostas por eles, mas nem por isso, se eu quiser, posso transformar toda minha distro com a cara e aspecto do Windows. Isso é bom pra usuários novos, que estão ainda em modo de transição. É bom saber que atualmente existe essa possibilidade. Sem contar que boa parte das interfaces gráficas utilizam o jeito do Windows, menu iniciar + barra inferior. Não tem problema nenhum nisso.

  8. André Fontes says:

    As versões Lite com LXDE ainda eram lite,agora as que passaram a ser com XFCE, Jasus!

    • Dandan says:

      Xfce dá mais possibilidade de customização que o LXDE. Acredito que a troca tenha sido melhor.

      • Amilcar Alho says:

        Concordo com André. Com o Zorin OS Lite 9 (que tinha LXDE, base Lubuntu 14.04), usei/uso em P4 + 512Mb e aquilo “voa”!
        Testei a versão 12 (XFCE, base Ubuntu 16.04), mesmo com 2Gb de RAM arrasta-se…
        Com LXDE, voltei a usar o Lubuntu.

        • Dandan says:

          Não percebi isso quando a testei, talvez por ter 16 GB de RAM. Agora quem tem míseros 2 GB nem deveira está usando distros assim.

          Só pra teres uma noção, o Zorin com Xfce upa entre 250 a 350 GB de RAM. Acho bem pouco para os padrões atuais, perceba também que a distro não é crua como o Linux Mint Xfce e Xubuntu (feio pra doer), eles tem um design próprio e já conseguiram fazer milagres na interface. O tema deles cobre muitos aplicativos diferente de diversas distros por aí que você instala algum programa a parte e o tema não funciona nele. Tente por exemplo, fazer seja qual tema for, deixa o programa Clementine (tocador de áudio) com aparência aceitável.

    • informado says:

      Para um LXDE tem o Linux WattOS . Isos em 32 bits ou 64 bits.

  9. Clodoaldo says:

    Zorin 12 Lite é muito bom, assim como LinuxMint-MATE , é uma boa opção para iniciantes no Linux

    • Dandan says:

      Concordo, mas acho que o Ubuntu MATE é melhor por ter algumas funções como o Software Boutique. Mas concordo que o Mint é também um ótima opção.

      Este grupo é o melhores pra novatos: Ubuntu, Mint, Zorin, Elementary e Deepin. Há também as derivadas do Linux que tem um nicho específico como Linux Lite e Peppermint.

  10. Carlos says:

    É caso para dizer – melhor que o original! –

  11. Al CiD says:

    Uma boa entrada para quem pensa em experimentar um Linux.
    Outra boa escolha com a mesma base (Ubuntu) e com “cara” do Windows pré-configurado é “ChaletOS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.